Evernote: Guia completo do Aplicativo de Anotações

Ótima ferramenta para quem trabalha com textos e notas frequentemente, o Evernote é hoje um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados no momento. Isso não é incrível?

E não poderia ser diferente, afinal, o Evernote oferece uma série de vantagens como uma maior flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão.

Disponível para Android, iOS e computador, o aplicativo nos permite organizar projetos, tarefas diárias ou idéias de maneira prática, sem a necessidade de ter papel e caneta mão ou internet, já que ele funciona mesmo sem estar conectado.

O que, no final, nos permite mantermos a nossa organização em um só lugar, facilitando a busca e sem a necessidade de ter um caderno para cada projeto.

E para conhecer mais detalhadamente todos os benefícios e funcionalidades deste aplicativo, basta continuar com a leitura desse artigo até o final.

 

Principais alternativas para Evernote

Antes de nos aprofundarmos em todos os recursos que este app pode oferecer, elaboramos também uma lista com algumas das principais alternativas ao Evernote. Opções desde pagas até gratuitas.

Conheça agora:

Microsoft OneNote

Aplicativo gratuito de anotações para Android e iPhone (iOS), o OneNote foi desenvolvido pela Microsoft e funciona como um bloco de notas, permitindo ao usuário anotar lembretes no celular.

Prático e fácil de usar, o acesso pode ser feito via smartphone ou na versão web, pelo computador.

Outro ponto muito interessante é que, dentre as funções oferecidas pelo aplicativo, estão a possibilidade de usar listas de tarefas, notas autoadesivas e recursos visuais nas anotações.

Caderno Zoho

Outro aplicativo que oferece uma poderosa experiência de anotações sendo também comercializado como uma alternativa do Evernote é o Zoho Notebook.

O Zoho oferece quase todos os recursos do Evernote, sendo possível adicionar imagens e vídeos, você pode anexar qualquer arquivo às suas anotações.

O aplicativo também suporta notebooks e codificação de cores para categorização. Você também pode ver as versões anteriores de suas anotações e pode voltar a elas se quiser.

Notas do Google Keep

Aplicativo do Google que permite criar notas em formato de texto e áudio, classifica suas anotações por cores, entre outras funções, o Google Keep é um aplicativo, disponível para celulares com Android, iPhone (iOS) e versão web, que ajuda usuários a organizarem suas anotações

Com o Google Keep, você pode criar, compartilhar e colaborar com pessoas em notas e listas.

O Keep também sincroniza notas e listas em todos os seus dispositivos para você acessá-las onde estiver.

Simplenote

Simples e organizado, o Simplenote é uma outra excelente opção capaz de oferecer recursos interessantes como colaboração, tags, sincronização rápida e uma incrível interface de usuário.

Hoje sabemos que o objetivo por trás do Simplenote foi torná-lo um aplicativo de bloco de notas leve, simples e extremamente eficiente, diferenciando-se de concorrentes como Evernote e Google Keep. O app se destaca pela agilidade na criação e edição de notas, bem como pela interface limpa e direta.

Veloz e direto ao ponto, o app facilita e muito a criação de anotações sem perguntas ou pré-configurações.

Google Docs

Disponível para grandes plataformas e com excelente facilidade de sincronização, o Google Docs é um serviço para Web, Android e iOS que permite criar, editar e visualizar documentos de texto e compartilhá-los com amigos e contatos profissionais.

Trata-se de um ótimo processador de texto que permite trabalhar em documentos grandes e é semelhante ao Microsoft Word. Além disso, oferece alguns recursos adicionais, como tabelas, gráficos, melhores opções de formatação, etc.

ClickUp

Plataforma de gestão de equipes amplamente conhecida no mercado, o ClickUp é uma ferramenta de colaboração e gerenciamento de projetos baseada em nuvem, adequada para empresas de todos os tamanhos e setores.

Entre os recursos disponíveis temos ferramentas de comunicação e colaboração, atribuições e status de tarefas, alertas e uma barra de ferramentas de tarefas.

Além disso, os usuários também podem atribuir comentários e tarefas a membros específicos da equipe ou grupos de membros da equipe. Comentários e tarefas podem ser marcados como resolvidos ou em andamento, ou os usuários podem criar status personalizados. No final, o fluxo de atividades exibe as tarefas conforme elas são criadas e concluídas em tempo real.

ClickUpestá disponível para Android, iOS, Windows e Mac.

Trello

Aplicativo de gerenciamento de projetos com estrutura baseada no Kanban, uma metodologia ágil de gestão de fluxos de trabalho que foi criada no Japão, o Trello ajuda no gerenciamento de projetos, com o acompanhamento de cada etapa a ser realizada e a identificação de quem é responsável por cada atividade.

Com uma interface colorida e intuitiva, no Trello as tarefas são apresentadas em quadros e por meio destes quadros, a ferramenta informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê, e onde algo está em um processo tornando a visualização e organização de tarefas diárias um processo simples e prático.

Além da versão para Windows e macOS, o Trello também está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Aplicativo de anotações: entenda porque essa ferramenta é hoje tão essencial

Nos dias atuais é muito comum precisar salvar suas anotações em locais que sejam acessíveis independente de dispositivo. Não é mesmo?

A grande verdade é que ser organizado muitas vezes é complicado e na era digital onde as informações vêm e vão a todo instante está mais complicado ainda manter organizado as nossas tarefas e anotações.

Neste caso, se você é estudante ou trabalha muito com textos, sabe que é fundamental anotar o que está lendo ou aprendendo e principalmente organizá-los de forma que possa rapidamente buscar as informações que desejar.

No final, não importa a sua função ou obrigações – a capacidade de fazer anotações em um dispositivo móvel pode ser um benefício real.

Tudo isso tem tornado a necessidade de um bloco de anotações cada vez mais essencial.

E neste texto vamos falar sobre um desses blocos de anotações que tem feito mais sucesso ultimamente, o Evernote.

Neste caso, para saber tudo sobre essa ferramenta, funcionalidades e benefícios, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.

Conheça agora:

Evernote: tudo que você precisa saber!

Excelente ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações, o Evernote é, sem dúvidas, um aplicativo de anotações que pode fazer diferença na forma como você gerencia suas tarefas.

Disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web, seja para questões pessoais ou de trabalho e estudo, o app é uma boa alternativa para quem deseja organizar textos, áudios, imagens e vídeos.

Todo o conteúdo do Evernote é sincronizado automaticamente quando o aplicativo está conectado à internet e tudo fica disponível no seu celular e computador.

Neste caso, se você adicionar uma nota pelo celular, também conseguirá visualizá-la pelo computador tornando prático para guardar, consultar e flexível para organizar do jeito que quiser.

Este aplicativo possui o plano Basic que é o gratuito, e os planos pagos que são o Premium e o Business.

Com o plano gratuito você tem acesso a bastantes ferramentas e no plano pago não existe limite de acesso.

As contas pagas também dão direito a funções extras, como o Context, que permite visualizar conteúdo de jornais internacionais; a capacidade de deixar notas e cadernos disponíveis offline e a identificação de textos em PDFs.

A grande verdade é que seja qual for a sua área de atuação ou ocupação, você com certeza tem muitas informações, tarefas e ideias para gerenciar e organizar. O Evernote pode ser a ferramenta ideal para lhe ajudar nisso.

E para entender quais são as principais vantagens e benefícios de utilizar essa ferramenta no seu dia a dia, basta continuar com a leitura do artigo.

Entenda agora:

Para que usar o evernote?

Como foi possível demonstrar até aqui, o Evernote veio para facilitar a sua vida, com ele você pode fazer listagem de atividades, anotações importantes e também fazer clipagens.

Ou seja, o trabalho em equipe será mais fácil do que nunca com o Evernote. Porém, não há dúvidas de que uma das principais vantagens de se utilizar o Evernote é o fato de você poder agrupar todas as suas ideias em um lugar totalmente seguro.

Com o Evernote, você terá um sistema único para fazer anotações e arquivar informações e poderá encontrar o que procura com muito mais facilidade.

A ferramenta te permite dizer adeus aos blocos de notas em seu celular, pedaços de papel, vários post-its e informações espalhadas pela sua mesa.

O Evernote possui também a possibilidade de integração com o Trello. Dessa forma, um cartão criado no Trello pode ser transformado em uma nota no evernote, simplesmente utilizando o Powerup Evernote.

E o melhor, não importa o tipo e formato de informação que você deseja armazenar, o Evernote pode armazená-lo, incluindo notas do mundo físico podendo ser desde textos, imagens, vídeos, documentos, páginas da web e gravações de áudio.

O Evernote permite uma sincronização entre diferentes dispositivos, desde celular, tablet e computador, podendo acessar o documento a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Outro ponto muito importante é que você pode criar lembretes e ser notificado. Graças aos recursos de compartilhamento do Evernote, também é possível compartilhar notas e informações em segundos.

Você pode também dar acesso a notas pessoais ou cadernos completos para seus colaboradores.

Além disso, você também pode postar notas online com um link de URL público.

Conheça agora quais são principais pontos chaves dessa ferramenta:

Evernote: pontos chaves da ferramenta

Basicamente, e de certa forma, o funcionamento do Evernote se dá através de 3 pontos chaves:

Inicialmente, para começar a utilizá-lo, você terá que criar o seu primeiro caderno.

Depois disso, é uma questão de aprender a classificá-los corretamente. Você pode, por exemplo, criar diferentes “notas” dentro de um caderno.

A ideia, neste caso, é classificar suas diferentes notas em diferentes temas ou categorias.

Você pode também associar “etiquetas” a cada uma das suas notas. No final, essas são palavras-chave à sua escolha, que permitem etiquetar as suas notas de acordo com temas mais precisos.

Basicamente, isso não apenas permite que você faça anotações, mas também as organize de forma clara e centralizada, para compartilhá-las e acessá-las de qualquer lugar!

Ao seguir esses passos, você se tornará muito mais produtivo, pois todas suas anotações estão em um só lugar, bem organizadas.

Conheça agora de uma forma mais detalhada quais são os principais recursos do Evernote:

Recursos do Evernote: conheça todos os recursos disponibilizados pela ferramenta

Sincronize e Organize

Com o Evernote você poderá ter uma Integração total de suas notas em todos os dispositivos.

Este recurso permite que todos os arquivos sejam salvos online e disponibilizados por backup.

Além disso, você também terá acesso offline, com a sincronização, mesmo estando sem sinal de Wi-Fi ou dados, é possível acessar seus arquivos.

Spaces

Outro recurso muito interessante do Evernote são os espaces, local ideal para todas as suas ideias de trabalho, com sua equipe tendo acesso a todos os arquivos disponíveis no Space.

Este recurso te permite coletar, organizar e compartilhar informações de trabalho são o foco dessa função.

Web Clipper

Outro recurso muito útil do Evernote é o Web Clipper. Este recurso, basicamente, permite salvar todas as informações úteis encontradas online, capturas de telas de página inteira, uma parte específica do site ou PDFs disponibilizados na internet.

Pesquise na escrita manual

Outro ponto muito interessante é o fato do Evernote te permitir pesquisa na escrita manual, pois, ele consegue identificar palavras nas suas notas escritas a mão no app.

Fotos de quadros, Post-Its, lista de tarefas, todas podem ser digitalizadas e identificadas pelo aplicativo, e o melhor, em diferentes idiomas. 

Atualmente, o Evernote consegue identificar até 28 idiomas digitados e 11 escritos à mão, podendo ser configurado no “Reconhecimento de Idioma”.

Pesquisa em PDF e documentos

O aplicativo Evernote te permite também fazer pesquisas rápidas sobre qualquer conteúdo que esteja armazenado, PDFs, documentos do Office, imagens e apresentações.

E como falamos anteriormente, você pode encontrar o texto dentro de todos os documentos, mesmo se escritos à mão.

Digitalizando Documento

O Evernote te permite também digitalizar todos os documentos importantes que precisam estar com você, recibos, contratos, garantias, faturas.

Pois é, sabe aquele cartão de visita que você acaba perdendo? Pois bem, digitalizando com o Evernote ficará mais difícil esquecer o telefone.

Integrações

Como você provavelmente já deve saber, um software não é o suficiente para os tempos atuais, por isso, o Evernote permite a integração com diversos outros produtos, para otimizar o seu trabalho e da equipe.

Atualmente, entre os apps suportados estão: Gmail, Outlook, Salesforce, Google Drive, Slack, Microsoft Teams.

Modelos

O Evernote disponibiliza diversos modelos para serem utilizados pelo consumidor.

A página com modelos tem muitos exemplos, e todos podem fazer o download de graça para seu aplicativo.

E o melhor, as opções são divididas em categorias, facilitando a busca do usuário pela necessidade no momento.

Algumas das opções disponíveis são: Escrita Criativa; (GTD) Lista de afazeres; Casa e Jardim; Gerenciamento de Recursos; Marketing e Vendas, reuniões,  planejamento de Festa, bem estar pessoal, gerenciamento de projetos, escola e viagens.

Ajuda e aprendizagem

Por último, mas não menos importante, o Evernote possui também em sua página oficial uma área de aprendizagem.

Nesse setor o usuário terá, por exemplo, acesso ao fórum da comunidade, onde poderá interagir e tirar dúvidas com outros membros ativos no app.

O site também disponibiliza diversos artigos de profissionais, sobre otimização de tempo e formas mais efetivas de utilizar as funcionalidades do aplicativo dentro do blog Evernote.

Evernote x ClickUp: afinal, qual é a melhor escolha?

Segundo a nossa análise, assim como a de muitos usuários, as duas ferramentas são ótimas, porém podemos dizer que sim, o Evernote é muito mais intuitivo que o ClickUp.

E sim, o ClickUp pode ser, por exemplo, mais completo que o Evernote, inclusive porque diferente do ClickUp, o Evernote não é um gerenciado de tarefas mas sim um aplicativo de anotações.

Porém, para que você possa usufruir de todos os benefícios do ClickUp, diferente do Evernote, é preciso investir na versão paga, por exemplo.

Portanto, o que podemos concluir é que, no final, tudo depende da sua necessidade.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, o Evernote é realmente uma excelente ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações.

Trata-se de uma ferramenta organizacional, simples, prática, que atende bem seus usuários

Portanto, e como base nisso, podemos dizer que o Evernote é, sem dúvidas, um aplicativo de anotações que pode fazer diferença na forma como você gerencia suas tarefas.

E você? Usa alguma ferramenta para controlar as suas anotações? Se sim, qual? Se não, como tem mantido um registro de documentos e conteúdo geral?

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

O Evernote é uma plataforma organizacional disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web.

Sua função é coletar, organizar e anotar informações anotadas no seu computador, celular, ou até mesmo através do website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual só seu.

O aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) oferece flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão.

O Evernote está presente em todas as plataformas atuais. Disponível para iPhone, iPad, Android, BlackBerry e Windows Phone. Você pode usar através do site ou baixar o aplicativo para uso no seu desktop.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados