Fire Stick da Amazon: Vale a pena? Veja se a Smart TV box é uma boa alternativa!

Você talvez já tenha visto esse nome por aí e ficou com dúvida se vale a pena investir em um e como funciona. Primeiro é bom explicar que o Fire TV Stick Lite, também conhecido como Amazon TV Box, é um aparelho da Amazon que permite transformar qualquer TV em smart. Seu sistema operacional permite acesso aos principais serviços de streaming, como  Amazon Prime Video. O serviço conta com um grande catálogo de filmes, séries, reality shows, e diversos outros conteúdos que podem ser acessados quando conectados a uma rede WI-FI. 

O Fire TV Lite vem integrado com a Alexa o que permite o Controle por Voz (Modelo 2020)

 

Diferentes de outros aparelhos com a mesma finalidade, o Fire TV Stick permite que o você navegue através do controle remoto sem a necessidade de um smartphone. Isso facilita a sua experiência de usuário e dá mais liberdade para na hora de usar sua smart TV. Neste artigo você vai entender melhor como usar os aplicativos disponíveis no Fire Stick e quais são suas principais vantagens e desvantagens.

Recomendação

Nossa recomendação

O Fire TV Stick permite que você acesse o conteúdo do mais de 4 mil apps e jogos, em mais de 100 países. Dentre eles o Prime Video, Prime Music e Netflix. Você pode ainda acessar milhões de sites como o YouTube, Facebook e UOL com os navegadores Firefox e Silk.

Para usar basta inserir o Fire TV Stick em sua HDTV, ou pode ainda usar o extensor HDMI. Depois basta ligar o Fire TV Stick à tomada. Para que ele funcione normalmente é necessário que esteja conectado à uma rede de internet. Tudo pronto e você já pode aproveitar sua smart TV.

Índice

Mini Guia de Compra

A smart Tv box da Amazon é bastante prática e, como o nome sugere, transforma seu aparelho em smart TV. Isso expande sua experiência de usuário sem ter de abrir mão do aparelho que já possui. Além disso, você conta com serviços exclusivos da Amazon, como o Primi Video e Music. Assim garantindo acesso à milhares de programas de tv, filmes, séries e mais de 2 milhões de músicas sem intervalo.

Também é possível acessar outros aplicativos e sites. Segundo a Amazon, são mais de 4.000 aplicativos e games compatíveis com o Fire Stick TV no Brasil. O Fire stick ainda conta com 8 GB de armazenamento e 1 GB de memória para executar apps e jogos. Diferente de outros aparelhos com a mesma função ela não é controlada por smartphone, mas por um controle que acompanha o Fire stick. Se preferir, é possível baixar um aplicativo para Android e iOS que vai simular esses comandos na interface

Sua instalação também é bem simples por meio da entrada HDMI e da rede Wi-Fi local. Seu formato de pendrive possui 30 mm de largura, 85,9 mm de altura e 12,6 mm de espessura. Esse formato ajuda  na hora instalação em TVs que ficam com a parte traseira bem próximas de paredes ou estantes, por exemplo. Sua imagem é compatível com imagem Full HD (1080p) a 60 fps, ou seja, quadros por segundo.

Fire TV Stick (Para quem procura uma TV Box)

O novo Amazon Fire TV Stick Lite inclui não só o acesso Prime Vídeo e Prime Music mas a integração com o Amazon Echo Alexa. Assim, voce pode usa sua voz para buscar e iniciar programas facilmente no Prime Video, Netflix, YouTube e milhares de aplicativos, incluindo Netflix e Twitch. Assim como, pode ainda baixar outros, já que o aparelho possui  8 GB de armazenamento e 1 GB de memória para executar apps e jogos.

No entanto, o controle Remoto Lite por Voz com Alexa incluso não permite ligar ou ajustar o volume da TV via botão ou por comando de voz da Alexa.

Ele é muito fácil de usar, basta inserir o Fire TV Stick em sua HDTV, ou pode ainda usar o extensor HDMI. Depois basta ligar o Fire TV Stick à tomada. O Amazon TV box funciona através da internet, por isso tenha certeza de ter acesso no local onde ele será colocado. Depois disso basta usar através do controle remoto ou ainda por meio do aplicativo disponível para IOS e Android.

Guia do comprador

Qual o custo benefício?

Em comparação à outras marcas de TV Box disponíveis no mercado o seu preço não é alto. Pode ser uma boa alternativo caso você tenha uma TV que não é Smart. É necessário levar em conta também que sua compra inclui serviços Prime da Amazon. Ou seja, você terá acesso a serviço de stream de filmes, séries e música. Além de diversos aplicativos de jogos.

No entanto é necessário levar em conta que mesmo certos aplicativos estando presentes, como Netflix, você deve ter uma assinatura para poder usar os mesmos. Fico atentando quanto aos aplicativos disponíveis no dispositivo para ter certeza que são os que você mais usa. As opções são diversas, além de possuir espaço extra para que sejam instalados novos.

Quais são os aplicativos disponíveis?

O Amazon Fire Stick acompanha dezenas de milhares de canais, aplicativos e habilidades com o Alexa, com acesso a mais de 500.000 filmes e episódios de TV. Você pode acessar serviços de streaming como Netflix, Prime Video, Hulu, HBO, SHOWTIME, NBC e muito mais. Ainda é possível ter acesso ao melhor da TV e esportes ao vivo da AMC, HGTV, ESPN, FOX e outros com uma assinatura do DIRECTV NOW, PlayStation Vue ou programas de horário nobre com a melhor classificação no CBS All Access.

Além disso você poder entrar em milhões de sites como YouTube, Facebook e Reddit com navegadores como Silk e Firefox. O Fire Stick ainda garante acesso aos serviços do Amazon Prime, o que desbloqueia milhares de filmes e séries de TV, Amazon Original Series, Prime Video Channels e escuta sem anúncios de milhões de músicas com o Prime Music.

Possui boa qualidade de imagem e som?

Amazon Fire Stick é compatível com imagem Full HD (1080p) a 60 fps (quadros por segundo). Portanto, ela não exibe em 4k. Isso pode ser um detalhe importante de se notar, caso seja importante para você. Por isso, veja se ela é compatível. Além disso, o som cinemático do áudio Dolby, possui qualidade consistente e altos níveis de volume via HDMI.

Fique atento, no entanto, a qualidade da sua TV. Isso porque dependendo de sua resolução, não é possível chegar à uma exibição em 4k. O Fire TV Stick é rápido graças ao seu processador quad-core e 8GB de armazenamento o que é destinado a conteúdo e sistema operacional. Isso garante uma maior qualidade de som e imagem.

É possível ainda ter acesso ao Prime Music com mais de 2 milhões de música sem interrupção de propaganda. Esse serviço conta com a funcionalidade de poder ser controlado Smart Speaker (Alexa). O Fire Stick garante também mais de 4 mil apps e jogos, dentre eles Netflix. E mais milhões de sites como o YouTube, Facebook e UOL com os navegadores Firefox e Silk.

Como funciona a navegação?

A interface responsiva do Fire TV Stick está disponível nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Na página inicial de navegação é possível acessar plataformas de streamings, jogos e outros aplicativos variados. Já na página Categorias, é possível encontrar os aplicativos separados de acordo com diversos interesses, além de algumas recomendações do sistema.

A navegação é feita através do controle remoto que vem com o aparelho, também compacto e bem fácil de usar. Sendo bastante parecida com o que você encontra em algumas smart TVs. Seu uso é fácil e bastante intuitivo.

É possível ainda baixar um aplicativo para Android e iOS que vai simular esses comandos na interface. Não é obrigatório, no entanto, pode ser uma boa alternativa para quem prefere usar um teclado QWERTY virtual nas buscas.

Além disso, o leitor de tela VoiceView permite acesso à grande maioria de recursos do Fire TV para usuários com deficiência visual. O usuário ainda tem a opção de assistir a vídeos e séries com legendas ocultas, estas estão disponíveis para uma seleção de conteúdos.

Como é feita a instalação?

O Amazon Fire Stick acompanha: Fire TV Stick e controle remoto Fire TV, cabo USB, duas pilhas AAA para o controle remoto, cabo extensor de HDMI. Seu visual parece com de um pendrive, mas um pouco maior, com 30 mm de largura, 85,9 mm de altura e 12,6 mm de espessura. Basta encaixar na televisão e ligar o aparelho na tomada.

Portanto para isso é necessário ter disponível uma televisão em alta definição com entrada HDMI disponível, conexão à internet via Wi-Fi e uma tomada. O Fire Stick é compatível com TVs de alta definição com capacidade para HDMI de 1080p ou 720p a 60/50Hz, incluindo modelos populares compatíveis com HDCP das marcas: Hitachi, JVC, LG, Mitsubishi, NEC, Panasonic, Philips, Pioneer, Samsung, Sharp, Sony, Toshiba, Vizio, Westinghouse e outras

Por ser fácil de instalar e ter um tamanho e peso portátil, você pode colocar ele em qualquer cômodo da casa. É possível ainda tirar e colocar facilmente, ou até mesmo, levar com você para outros lugares. A única coisa que precisa é de acesso à uma rede WiFi.

Conclusão

O Amazon Fire Stick possui diversas funções, e pode ser classificado como uma TV Box bastante completa. Sua grande vantagem são os serviços Prime da Amazon, o que garante ao usuário um serviço extra independe de ele ter assinatura de qualquer outro serviço de stream.

Além disso, por ser fácil de instalar e usar é muito adaptável. Sendo possível levar ele de um cômodo para ou outro, ou até mesmo em viagens, por exemplo. Sua interface é simples, e possui ótima qualidade de som e imagem. Além disso, ainda oferece a possibilidade de usar controle ou aplicativo para controlar a plataforma, o que garante mais liberdade e conforto.

O que achou do artigo? Você entendeu como funciona o Fire Stick da Amazon? Divida conosco sua escolha e deixe sua opinião. Curte e compartilhe essas dicas com seus amigos que também estão procurando por acessórios para seu celular e escritório.

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

Basta encaixar o Fire Stick na televisão e ligar o aparelho na tomada. O próprio aparelho acompanha um cabo USB, cabo extensor HDMI e duas pilhas AAA para o controle remoto. Seu visual parece com de um pendrive, mas um pouco maior, com 30 mm de largura, 85,9 mm de altura e 12,6 mm de espessura. Ele ainda é portátil, e para funcionar basta estar conectado à uma rede WiFi.

Depois de conectado à sua TV é ligado à uma rede Wifi, bastante iniciar o aparelho. Ele pode ser usado com o controle remoto ou ainda por meio de um aplicativo disponível para IOS e Android.  O seu leitor de tela VoiceView ainda permite acesso à grande maioria de recursos do Fire TV para usuários com deficiência visual.

Sim. Você pode acessar serviços de streaming como Netflix, Prime Video, Hulu, HBO, SHOWTIME, dentre outros. Ainda é possível ter acesso a canais de TV e esportes ao vivo da AMC, HGTV, ESPN, FOX e outros com uma assinatura do DIRECTV NOW, PlayStation, etc. Além de poder ter acesso a sites, como Youtube e Facebook, além de navegadores como Firefox dentre milhares de outros serviços.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

13 Responses

  1. Tenho uma Lg fullhd não é smart, tenho internet cabeada fibra óptica de 20Mbps. Pergunto: não consome minha internet? Preço do aparelho?

    1. O Fire TV custa R$148. E sim, ele consome a sua internet e é assim que ele acessa os produtos prime e outros app.

  2. Minha TV é Sony Bravia.Devo ter ela a uns 10 anose não é SmarthEstou na dúvida:Qual o melhor produto:O Cromecast ou esse Fire Stick.A minha Internet é 15 MB da Oi?

    1. Oi Marcos, A velocidade da sua internet nao vai definir qual produto seria melhor. Se voce ja tem a assinatura da Amazon Prime sugeria o Fire Stick pois ele agrega mais coisas.

  3. Boa tarde!!! Eu já tenho a Tv Smart, eu poderei usar o aparelho, funcionará sem problema algum!!? Uma outra informação, quais os CANAIS DE ESPORTE que poderei ASSISTIR caso eu velha a adquiri-lo???

    1. Se a sua TV ja e Smart voce nao necessariamente precisa do Fire Stick. A sua Smart ja oferece tudo que o FireStick oferece.

  4. A minha tv é smart mas não tem a Amazon, já tentei baixar e não tem. É uma boa escolha comprar esse aparelho só pra ter acesso ao Amazon prime?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados