Qual é o melhor fones de ouvido intra-auricular?

Existem vários bons motivos para ter um fone de ouvido intra-auricular. O principal? Ele elimina a distância entre você e a música. Eles são ótimos para criar um efeito sonoro imersivo, aumentar a motivação e trazer emoção. Podem ser relaxantes e agradáveis, acompanhar você todos os dias, com a melhor escolha de áudio e sempre com muito estilo.

Tem muita tecnologia embarcada nesses pequenos fones, que traz um ar de modernidade, e combina perfeitamente, com o movimento da vida fitness.  A mobilidade de um companheiro incrível para pedalar, correr e treinar na academia. Extremamente portáteis, se tornam ideais para transportar, usar no escritório e nas viagens. São perfeitos no home office e na hora do lazer em casa.

Fones de ouvido são muito mais que simples acessórios, eles marcam presença em todo lugar hoje em dia, alguns dos melhores, você vai ver listados aqui.

Aproveite para conferir!

Reunimos 6 dos melhores fones de ouvido intra-auricular que estão disponíveis no mercado.

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções, conheça nossas 3 recomendações de fone de ouvido intra-auricular.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

Design ergonômico, confortável. Recursos adaptativos de som, equalização e cancelamento de ruído ativo, diferenciados. O AirPods Pro é um TWS, com Bluetooth 5.0, e recursos robustos. Impressiona a tecnologia embarcada nos pequenos fones, e justifica o preço mais alto.

Nossa recomendação

O Buds Pro reúne vários recursos com excelência. Cancelamento de ruído ativo, resistência à água, áudio tridimensional, controles capacitivos, função de detecção de voz e modo jogo. Considerado o melhor TWS desenvolvido pela marca na atualidade e a nossa melhor escolha.

Melhor para o seu bolso

AirDots 3 tem novo codec de áudio, o APTX Adaptive da Qualcomm, que promete áudio premium. Bluetooth 5.2 aprimora transmissão e velocidade, o fone tem certificação IPX4. Bateria com autonomia de 7 horas, o case amplia em até 30 h, é o menor preço entre as opções.

Você também pode se interessar por alguns dos outros fones de ouvido intra-auricular.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa dos fones de ouvido. As melhores opções de compra, em diferentes categorias

Os melhores fones de ouvido

icon

Índice

Mini Guia

Como encontrar o melhor fone de ouvido? Você certamente já constatou que são muitas opções. Infelizmente, nem sempre o conteúdo relacionado ao dispositivo é relevante. E o tempo gasto na busca por informações importantes, pode ser tão grande quanto o número de produtos disponíveis, ou seja – enorme.

Sendo que uma das maneiras mais eficazes para encontrar um fone ideal, é acessar uma síntese sobre algumas das melhores opções, que estão disponíveis no mercado. Consideramos tudo isso, selecionamos cinco dos melhores fones de ouvido intra-auricular e desenvolvemos um Mini Guia.

Reunimos marcas confiáveis, referência em padrão de qualidade mundial, são elas: Apple, Samsung, Sony, JBL, Jaybird e Xiaomi. Analisamos requisitos importantes como recursos de áudio, isolamento de ruído, autonomia de bateria, conectividade, certificação de proteção e conforto.

Assim fica mais fácil identificar suas preferências sonoras, constatar quais características agradam ou não, considerar as vantagens e desvantagens, e fazer a melhor escolha.

Confira abaixo!

Fone de ouvido Apple AirPods Pro - Melhor em áudio com ANC

A Apple traz para o AirPods Pro recursos adaptativos de som, equalização e cancelamento de ruído. O design é mais discreto, menor em tamanho e volume, em relação aos outros modelos. O fone de ouvido vem com três tamanhos de pontas de silicone, e você pode configurar um teste para analisar a melhor ponteira para seu ouvido.

Esse AirPods tem um sistema de equalização de pressão, que ajuda a evitar possíveis incômodos ao usar os fones. Os fones intra-auriculares ficam firmes no ouvido, e segundo usuários, é seguro para corridas e nos treinos da academia. A certificação é IPx4, resistência para “suor e respingos de água”.

O sensor do AirPods Pro é de pressão e não mais por toque capacitivo. Ele é bem intuitivo e basta pressionar a haste do fone de ouvido, para pausar, avançar ou retroceder a música. Se você faz uma pressão longa no fone, consegue alternar entre o cancelamento de ruído ativo e o modo ambiente. Dessa forma, é possível escutar os sons ao redor, ou conversar com alguém, sem tirar os fones do ouvido. O fone de ouvido intra-auricular da Apple, tem microfone dedicado para fazer chamadas e ativar a Siri. O som é limpo, nítido, sem distorções.

O sistema de cancelamento de ruído ativo ANC do AirPods Pro é excelente. Ele detecta sons indesejados para seus ouvidos, e elimina esses ruídos por onda sonora invertida. O que melhora expressivamente a qualidade do som, evitando que você aumente o volume para ouvir bem. No entanto, o ANC não consegue cancelar totalmente, algumas frequências muito agudas, ou os sons repentinos. Eles serão atenuados. Então, você vai escutar buzinas, ou vozes muito altas, por exemplo. O que não precisa ser um ponto negativo, ao considerar a segurança, quando você está em espaço aberto, e tem trânsito. 

A alta qualidade de áudio do AirPods Pro é inegável. E contribuem para isso, o novo driver exclusivo e personalizado, o cancelamento de ruído e a equalização adaptativa. Os fones conseguem ajustar o som de acordo com o ouvido do usuário. Obter o melhor equilíbrio, nos níveis de áudio. E como resultado, você obtém um som encorpado, mas com ótima percepção de detalhes. Graves potentes, sem evidenciar distorções sonoras.

Quer os recursos de som surround, para criar uma experiência imersiva de cinema?  É só ativar o recurso de áudio espacial 3D no AirPods Pro. Essa tecnologia usa um sensor, para rastrear a posição da sua cabeça e manter o som no lugar certo. O som surround, alinhado à percepção de para onde você está olhando, cria uma ótima  sensação de imersão.

A conexão é via Bluetooth 5.0, com autonomia da bateria para até 4:30 horas de duração. Com carga adicional do case pode chegar até a 24 horas. Em uma recarga rápida, 5 minutos no estojo equivale há 1 hora de reprodução. O AirPods envia notificação para o iPhone quando a bateria estiver baixa. O carregamento do case é por indução (Qi), ou por meio de cabo Lightning.

Quando você for usar o fone de ouvido, pela primeira vez, na tela do seu iPhone aparece uma janela com dados do AirPods, ao confirmar o pareamento e a conexão Bluetooth, as informações são salvas na sua conta iCloud. E o pareamento para seus outros dispositivos Apple será automático.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Fone de ouvido Galaxy Buds Pro - Melhor em som e recursos extras

O Galaxy Buds Pro com tecnologia true wireless stereo, tem design com detalhes sofisticados e acabamento espelhado. Um fone de ouvido intra-auricular, que alia ergonomia e conforto, com alto grau de estabilidade. O fone vem com 3 tamanhos diferentes de ponteiras, para você encontrar o melhor ajuste, e obter maior segurança.

Áudio com desempenho aprimorado, ótimo equilíbrio entre os graves, médios e agudos. Mantém alta qualidade sonora, agradável e consistente em diferentes frequências. Um som com graves e agudos nítidos, que não sofre distorções, mesmo em volumes mais altos. Você pode personalizar o som do Buds Pro, no equalizador do aplicativo Galaxy Wearable, e escolher entre as seis opções de configurações disponíveis.

No Buds Pro a Samsung integrou funções exclusivas para o ecossistema Galaxy. Como a alternância rápida e mudança da prioridade do áudio, entre os fones e outros dispositivos da marca. E o áudio 360 graus, que como no AirPods Pro, o sensor rastreia os movimentos da sua cabeça, e reproduz um som tridimensional, com efeito imersivo, ideal para você assistir filmes. Observando, que esse recurso precisa de celulares com One UI 3.1.

O sistema adaptativo com 3 microfones é realmente bom, garantindo melhor captação de som. São 2 microfones externos e 1 microfone interno, que trabalham em sincronia. Eles captam e preservam o som dos ruídos de fundo, para que ao falar sua voz seja nítida, nas chamadas ou gravações de áudio.

A experiência com o cancelamento de ruído ativo, nesse fone de ouvido segundo a Samsung, visa reduzir em mais de 99% os ruídos externos. Você tem a opção de controlar os níveis de intensidade do ANC. Mesmo que os ruídos repentinos sejam atenuados, ainda são perceptíveis no Galaxy Buds Pro. Dessa forma, o bloqueio não elimina a atenção do usuário nos ambientes externos.

Com simples toques nos fones de ouvido, você ativa ou suspende o cancelamento de ruído. Ajusta o volume, alterna entre as músicas da lista de reprodução e realiza chamadas. É possível personalizar os comandos no aplicativo da Samsung, e ativar a assistente de voz Bixby na área capacitiva do Buds Pro.

O recurso de detecção de voz automático no modo ambiente, é um diferencial interessante nesse fone de ouvido. Quando você fala, os fones pausam a música para dar maior clareza a voz, e aos ruídos externos. Após alguns segundos em silêncio, o Buds Pro volta a reproduzir a música, desativando o som do ambiente.  Outra funcionalidade que se destaca no Galaxy Buds Pro é Modo Jogo, quando ativado ele reduz a latência, para melhorar a jogabilidade. Esse fone intra-auricular tem certificação IPX7, de proteção contra os efeitos de imersão de até 1 metro de água.

A bateria tem autonomia de 5 horas com o cancelamento de ruído ativado, e 8 horas se o cancelamento de ruído estiver desativado. O case possibilita mais 2,5 cargas adicionais para os fones, e leva em média 1h15 minutos para carregar completamente o estojo. A recarga do estojo pode ser via cabo USB, tem suporte para carregamento sem fio no padrão Qi ou diretamente através do seu smartphone Galaxy.

O Galaxy Buds Pro está sendo considerado o melhor fone de ouvido desenvolvido pela Samsung até o momento.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Fone de ouvido Redmi AirDots 3 - Melhor em custo-benefício

Redmi AirDots 3 é um TWS da Xiaomi, que no design, lembra os dots das gerações anteriores da marca. Nas cores e nos recursos eles se diferenciam. São três opções de cores: azul-marinho, rosa e branco, o acabamento brilhante dá maior beleza e refinamento aos fones e case. O intra-auricular vem com 3 variações de tamanho das ponteiras, para você encontrar o melhor ajuste dos fones nas orelhas.

É destaque no AirDots 3 a presença de um novo codec de áudio, o APTX Adaptive da Qualcomm, que promete qualidade de áudio premium, com baixa latência na transmissão. Essa tecnologia se adapta de forma automática ao conteúdo reproduzido e ajusta as configurações para alcançar melhor qualidade sonora. O áudio tem som nítido, encorpado, com graves perceptíveis, ótimo também para podcasts e chamadas telefônicas.

O bluetooth 5.2 aprimora a transmissão, traz maior velocidade e estabilidade de conexão, o que também ajuda a diminuir o lag do áudio. Entretanto, existe um atraso que pode ser perceptível em jogos, mas isso ocorre em grande parte dos fones de ouvido sem fio. O alcance é de até 10 metros de distância, do aparelho que está reproduzindo o áudio.

Esse fone de ouvido não tem cancelamento de ruído ativo, mas a Redmi integrou uma tecnologia de redução de ruído ambiental, que visa minimizar barulhos externos.

O AirDots 3 possui alto-falante de driver duplo, o que melhora a reprodução do som e as frequências. Os fones podem ser usados individualmente, esse modelo incorporou o modo touch. São dois toques para reproduzir ou pausar e dois toques do lado esquerdo para ativar a assistente de voz, que pode ser a XiaoAI, Siri ou Google Assistente. Novos sensores, pausam a música sempre que o fone é retirado do ouvido, e retomam a reprodução quando ele é recolocado.

O estojo está mais robusto, tem cabo USB-C e recarrega os fones completamente 4 vezes. Um upgrade na bateria permite autonomia de 7 horas nos fones e mais 23 horas fornecidas pelo case, no total são até 30 horas de reprodução.

A certificação IPX4 de proteção contra suor e respingos de água, torna o fone interessante para atividades físicas.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Fone de ouvido Sony WF-1000XM3 - Melhor em cancelamento de ruído

Um fone de ouvido intra-auricular, truly wireless stereo (TWS) premium e tecnologia Sony para cancelamento do ruído externo. O WF-1000XM3 tem um visual minimalista e refinado, o design com estrutura ergonômica, é projetado para ter contato com três pontos da sua orelha, visando maior conforto. A superfície em borracha de silicone híbrido, vai manter os intra-auriculares firmes em suas orelhas. Com as 7 opções de tamanhos das ponteiras, você vai conseguir encontrar o ajuste perfeito.

O processador de Noise cancelling QN1e HD, é uma tecnologia avançada para cancelamento de ruído, atuando através de, quase todas, as frequências. Isso faz com que a maioria dos ruídos ao seu redor sejam bloqueados. No entanto, ruídos muito altos serão ouvidos.

O áudio do fone de ouvido da Sony é encorpado na medida certa, driver de 6 mm entrega um som equilibrado, são graves precisos que se destacam, mas não interferem na nitidez dos médios, já os agudos têm realce. Esse equilíbrio de frequências se traduz em qualidade sonora, um som nítido e expansivo. O WF-1000XM3 suporta apenas dois codecs de áudio: AAC (Apple) e SBC (Android e Windows).

Você personaliza as configurações do WF-1000XM3 conforme suas preferências de som, no App da Sony, Headphones Connect. Especifica funções diferentes para cada fone, e mantém o controle, através da superfície capacitiva. Recursos Adaptive Sound Control, com base na localização e ação, permitem que o dispositivo detecte seus movimentos, e  adapte à reprodução do som, e níveis do isolamento de ruído, de forma automática. Bons microfones vão permitir que você se conecte e interaja por voz com a Alexa, Siri e Google Assistente. Faça ligações telefônicas, mande áudios e converse por Skype.

A localização da antena Bluetooth 5.0, foi projetada para garantir uma cobertura mais ampla, e um sinal mais forte. Mesmo que seja esperado uma latência em dispositivos sem fio, nesse fone ela é quase inexistente, mesmo em jogos. Já o alcance aumenta significativamente, o esperado de 10 metros, em testes realizados, pode ultrapassar a 18 m, em locais abertos.

Esse fone de ouvido intra-auricular, quando não está em uso, tem desligamento automático. Ou seja, quando é retirado da orelha o som para, após 5 minutos de inatividade, eles se desconectam e desligam. A bateria tem autonomia para 6 horas, mais 3 cargas adicionais com o case, que somam até 24 horas de uso. Se for preciso carregamento rápido, USB-C, em 10 minutos você obtém 90 minutos de reprodução.

Não é um fone indicado para esportes, ele não específica proteção contra água nem suor, no entanto, é perfeito para a mobilidade do dia a dia, no trabalho, nas viagens e em casa.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Fone de ouvido JBL Club Pro+ - Melhor em combinação de recursos

JBL CLUB PRO + TWS True Wireless Stereo é um fone de ouvido intra-auricular, com certificação IPX4 de resistência ao suor e respingos de água. Fone muito bem projetado, a marca JBL é referência quando se trata de dispositivos e equipamentos de áudio, o que é constatado no perfil sonoro desses fones.

Recursos de áudio pensados para oferecer a melhor experiência ao usuário. Você personaliza o som com o equalizador paramétrico, no app My JBL Headphone, conforme a sua preferência. Pode escolher entre as predefinições do Stage+, opções criadas por alguns dos melhores DJs do mundo: Armin van Buuren, Sunnery James, Nicky Romero e Ryan Marciano.

O design é ergonômico e confortável, para serem usados ​​durante longos períodos. Quando você for usar pela primeira vez, o Check My Best Fit da JBL, orienta através de testes sonoros, o melhor ajuste, entre os 3 tamanhos de ponteiras do fone de ouvido. Os fones são estáveis, para atividades físicas de baixa intensidade. No entanto, como são fones sem barbatanas, não são indicados para exercícios de maior impacto.

Esse fone intra-auricular da JBL, tem cancelamento de ruído ativo (ANC) eficaz e adaptativo. Permite a passagem de som externo no Ambient Aware, para você ouvir o que acontece ao redor. Já no modo Talk Thru, diminui o som, para que você converse sem precisar tirar os fones do ouvido.

A função Dual Connect, permite o uso de apenas um dos fones para atender chamadas, ajustar o volume ou ativar a assistente virtual, Google Assistant ou Alexa. São 3 microfones de alta sensibilidade, que você ativa na logo JBL.

A conectividade é robusta, Bluetooth 5.1. O fone tem tecnologia Fast Pair Google, para conexão instantânea com smartphones Android, quando você abre o case. Mas não suporta NFC ou emparelhamento de vários dispositivos simultaneamente.

Autonomia da bateria é de 8 horas e mais 3 cargas no case de 24 horas, um total de reprodução de 32 horas. Em uma carga rápida, com 10 minutos de carregamento, você tem 1 hora de uso. São fones com temporizador de desligamento automático. O case tem estilo, suporta carregamento Qi e conector USB-C.

São ótimos para uso em escritório, porque o vazamento de som é muito pouco, e o bloqueio dos ruídos é eficaz. Porém, devido à latência, não são a melhor opção para jogos.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Fone de ouvido Jaybird Tarah Pro - Melhor em multiesportivo

icon

O Tarah PRO é um fone de ouvido intra-auricular resistente, com classificação IPX7 para resistência ao suor, água, lama, frio e calor intenso, um perfeito multiesportivo. Versátil esse modelo da Jaybird é ótimo para uso casual no dia a dia, sendo que os excelentes recursos do fone se destacam na hora que você for fazer trilha, correr, pedalar e durante os treinos na academia.

Design confortável, o fone de ouvido pode ser usado sob ou sobre as orelhas. São 3 opções de ponteiras e barbatanas intercambiáveis, e o “Switch Fit”, que permite girar os fones, para encontrar o melhor ajuste e uma vedação de alta qualidade. O cabo do Jaybird Tarah Pro é em nylon reforçado, os buds magnéticos se unem e permitem que o fone fique em volta do pescoço. O desligamento é automático quando não estiver em uso.

Com o controle no cabo do fone, além de ligar e desligar os fones, é possível aumentar e diminuir o volume, reproduzir, pausar e passar para outra música, além de atender chamadas. É possível ativar as assistentes de voz, Siri e Google Assistant, para realizar os comandos.

Você vai ser capaz de obter graves e agudos consistentes, médios marcantes, ou seja, os melhores efeitos sonoros para acompanhar e dar um “gás” nas suas atividades físicas. Mas para isso acontecer, é preciso personalizar o áudio com o aplicativo JayBird, é assim que o som apresenta diferenciais importantes. Configure o som conforme as suas preferências, use o equalizador personalizado analisando audiometria, crie e compartilhe playlists, sincronize o Spotify. Tudo de maneira simples e intuitiva, esse aplicativo completo é compatível com Android e iOS.

O Tara Pro tem um bom isolamento passivo de ruído, mesmo não contando com um recurso ANC. Com relação ao vazamento, o desempenho do fone de ouvido é muito bom, os fones praticamente não vazam, e o som não vai perturbar quem estiver próximo de você. Ele não é ideal para assistir filmes, nem jogar, porque ocorre uma latência que pode interferir.

O Tarah Pro tem conexão Bluetooth 5.0, o que permite melhores resultados em alcance e estabilidade. Mas o fone só se conecta a um dispositivo por vez. O alcance ao ar livre ultrapassa em muito os 10 m.

A autonomia da bateria do fone de ouvido Tarah PRO é longa, chegando a durar até 14 horas de reprodução contínua. Outro ponto importante é que você consegue no recurso de recarga rápida, em apenas 5 minutos, 2 horas de carga. O carregamento é por cabo USB com conector Pogo pin.

É considerado um dos melhores fones esportivos, em reviews nacionais e internacionais, por manter um áudio estável e ter resistência para várias atividades esportivas.

Conheça os prós e os contras desse fone de ouvido intra-auricular

Guia Do Comprador

O nosso Guia aborda alguns detalhes importantes, que não podem ficar de fora, quando você escolhe um fone de ouvido.

A tecnologia TWS

É referência de maior qualidade de som em fones de ouvido intra-auriculares. A conexão é via Bluetooth e a tecnologia True Wireless Stereo é usada na reprodução das músicas. Ou seja, é som estéreo sem fio. Através da TWS é possível a separação de canais de som nos fones, o que resulta em melhor acústica. Dificilmente um fone com conexão por cabo, possui o mesmo padrão de áudio de um True Wireless, por esse motivo, a diferença de valor entre os modelos é bem significativa.

Cancelamento de ruído ativo – ANC (Active Noise Cancelling)

O cancelamento de ruído ativo se torna interessante, ao eliminar os ruídos externos e proporcionar maior imersão, quando você usa os fones de ouvido. A tecnologia ANC é a combinação de materiais com isolamento sonoro e hardware. Ela capta os barulhos externos, e gera ondas de mesma intensidade, no sentido oposto, que anulam os sons vindo de fora.

Esse recurso considerado premium, foi projetado para tornar praticamente inaudíveis alguns ruídos que podem interferir e diminuir a qualidade de áudio do fone. O isolamento aprimora a audição, e permite escutar um som com riqueza de detalhes, sem precisar aumentar o volume do fone de ouvido. 

Isolamento de ruído passivo

O controle passivo de ruídos não é tão eficaz como o ativo, mas também, são uma excelente opção, para diminuir barulhos indesejáveis. Esse recurso utiliza materiais com bom isolamento sonoro, para obter qualidade acústica. Os ruídos externos, são isolados com o uso de uma barreira física, como espumas e silicones especiais nas ponteiras.

Certificação de proteção

Considere para qual atividade o seu fone de ouvido será usado, porque você pode precisar que ele tenha proteção extra. É importante observar qual a resistência do fone em relação à água, poeira, etc.  Em atividades físicas como corridas, exercícios de alto impacto e natação, é essencial uma proteção mais alta. Já para uso casual no dia a dia, ela pode ser menor, em alguns fones chega a ser inexistente. No entanto, é bom não esquecer que a falta da proteção necessária, pode causar danos aos componentes dos fones. Por isso, existem padrões de certificação, que definem os níveis de resistência dos dispositivos:

Conclusão

O Galaxy Buds Pro torna-se uma recomendação fácil, para nossa melhor escolha. Fone muito bem projetado, design com detalhes sofisticados. A tecnologia é true wireless stereo, conectividade Bluetooth 5.0. Com certificação IPX7, de proteção contra os efeitos de imersão de até 1 metro de água.

Áudio do fone de ouvido com desempenho aprimorado, som 360 graus, tridimensional, com efeito imersivo, usa sensor de rastreamento de movimentos.

O cancelamento de ruído ativo (ANC) é eficaz e adaptativo. Permite a passagem de som externo ou diminui o áudio para você conversar. O Buds Pro tem funções adicionais como, Modo Game, para reduzir latência e melhorar a jogabilidade. Recurso de detecção de voz automático no modo ambiente, que pausa a música quando você fala, para maior clareza da voz.

Mesmo que a autonomia da bateria não seja tão robusta como outras funcionalidades do Buds Pro, ela permite 5 horas de reprodução com o cancelamento de ruído ativo. E chega até 8 horas, se a função não estiver ativada. No case são mais 2,5 cargas adicionais. Para muitos, entre analistas e usuários, o Galaxy Buds Pro é considerado o melhor fone de ouvido desenvolvido pela Samsung até o momento.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha, que a música vai acompanhar você por muito tempo.

FAQ

O JBL Tarah PRO é um fone de ouvido intra-auricular resistente, com classificação IPX7 para resistência ao suor, água, lama, frio e calor intenso, um perfeito multiesportivo.

JBL CLUB PRO + TWS True Wireless Stereo, é um fone de ouvido intra-auricular, com certificação IPX4 de resistência ao suor e respingos de água. Fone muito bem projetado, a marca é referência quando se trata de dispositivos e equipamentos de áudio…

Redmi AirDots 3 é um TWS da Xiaomi, que no design, lembra os dots das gerações anteriores da marca. Nas cores e nos recursos eles se diferenciam.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados