Descubra o Melhor Gin: Uma Viagem Pelos Sabores e Histórias

by Romildo

O gin é uma das bebidas mais antigas que existem. Inicialmente, foi desenvolvido como uma mistura milagrosa contra doenças sem cura, um típico exemplo da medicina rudimentar. Com o decorrer do tempo, o gin foi ganhando fama e passando dos frascos assustadores de receitas medicinais a uma bebida alcoólica de alto padrão em bares e restaurantes.

A verdade é que um bom drink de gin é tão atrativo quanto um vinho fino e, para os bons apreciadores, pode ser ainda mais interessante: sabores únicos, combinações diversas e um bom toque frutado no coquetel. A depender da marca, o gin proporciona experiências diversas, com combinações tradicionais de cada região do mundo.

Criamos este guia de compra com os melhores gins do mercado para te ajudar a encontrar a bebida ideal para cada ocasião.

Top 5 Melhores Gins

Possui açúcar
Graduação alcoólica de 29%
Gin ultra premium
Gin especiado
Até 47 notas botânicas
Sem adição de açúcar
Graduação alcoólica de 37,5%
Gin premium e clássico
Até 10 notas botânicas
Sem adição de açúcar
Graduação alcoólica de 47%
Gin premium e clássico
Até 9 notas botânicas
Possui açúcar
Graduação alcoólica de 41,3%
Gin padrão e cítrico
Até 5 notas botânicas
Sem adição de açúcar
Graduação alcoólica de 44%
Gin super premium
Gin clássico
Até 11 notas botânicas

Melhores Gins de 2024

Bastante difundido em todo o mundo (sobretudo no continente europeu), o gin é conhecido como um dos “espíritos” mais populares do mundo: recebe este título por ser o destilado premium com maior diversidade e cultura botânica. Não distante de bebidas como a tequila e a própria cachaça, o gin está no 3º lugar dos destilados mais consumidos no globo, e pode ser a sua próxima bebida!

Aperitivo Monkey 47 Sloe Gin

Um gin exclusivo para momentos únicos

O Monkey 47 é um gin de ótimo padrão, considerado um dos melhores para quem busca uma experiência bastante particular. Tradicionalmente consumido na Alemanha, ele foi criado por um inglês e tem 47 botânicos na sua composição. É uma bebida com adição de açúcar, graduação alcoólica equilibrada e alta diversidade em sua receita.

Por que escolher o Monkey 47?

Vendido em um frasco que relembra os primeiros exemplares da bebida, o gin Monkey 47 é uma bebida ultra premium com diversas especiarias, além de ter um leve toque cítrico. Por sua alta variedade botânica, também é possível encontrar notas apimentadas, florais, doces e, é claro, o clássico toque do zimbro.

Escolher o Monkey 47 é dar vez para um mix de experiências, abrindo mãos das bebidas estilo clássico e indo em busca de uma representação única do gin artesanal.

O que compõe o Monkey 47?

Além do próprio zimbro, esse gin tem especiarias como o lingonberries da Escandinávia, a camomila, a raiz de angélica, o coentro e a sloe (fruta azulada nativa de regiões mais frias da Europa). O Monkey 47 também possui a sálvia, com forte sabor adstringente.

Como apreciá-lo?

Este gin combina com diversos coquetéis, mas consumi-lo puro é a primeira alternativa para “desbravar” as especiarias utilizadas na sua fabricação, com toda a sua profundidade de sabores.

Entretanto, como todo bom gin , ele também harmoniza com coquetéis mais clássicos, como o próprio Gimlet (drinque com suco de limão) e o Dry Martini, de sabor mais seco.

Aproveite e aprenda a fazer um drink incrível com o Monkey 47 nesse vídeo.

Características gerais

Originário da Alemanha (safra de 2012)
À base de álcool neutro, açúcar, sloe berries, ervas, raízes e especiarias
Garrafa de 500ml
https://www.youtube.com/watch?v=jjdHwdWRA0g

Vantagens


Possui 47 botânicos
Graduação alcoólica bastante equilibrada
Gin ultra premium de forte identidade
Um dos gins ultra premium mais bem-avaliados do mundo
Perfeito para beber puro ou num drink clássico
O sabor adocicado ajuda na boa experiência para iniciantes

Desvantagens


Tem adição de açúcar

Bombay Bramble, Dry Gin

O gin premium inglês com o melhor custo-benefício

Na categoria dos gins clássicos, o gin Bombay Bramble é um London Dry Gin premium ideal para coquetéis de verão, com alguns toques herbais que fazem a diferença na hora de degustar uma bebida bem preparada. A sua cor avermelhada e o seu sabor refrescante são características que o tornam perfeito para drinks à beira da piscina ou na praia.

Por que escolher o Bombay Bramble?

Entre as primeiras receitas de gin a serem registradas, o Bombay é excêntrico e versátil, podendo ser utilizado em diversos tipos de coquetéis.

Além de ser um gin premium com ótimas avaliações ao redor do mundo, ele está entre os mais vendidos e é bem fácil de encontrar. Para quem já conhece o Bombay Sapphire (o gin inglês azul), o Bombay Bramble certamente será uma boa escolha, já que traz o sabor de especiarias famosas da região, como as framboesas e as amoras frescas.

O Bombay Bramble é adoçado naturalmente, sem adição de açúcar refinado (diferente de outros gins premium do mercado).

O que compõe o Bombay Bramble?

O Bombay tem 10 botânicos em sua composição. Dentre eles estão coentro, casca de limão, raiz de angélica, raiz de lírio e amêndoas: são as notas mais presentes no sabor deste gin.

Como apreciá-lo?

Com sabor de frutas vermelhas sobressalentes, o Bombay é normalmente utilizado em drinks mais cítricos, deixando-os avermelhados depois da mistura. Alguns drinks tropicais interessantes são o Clover Club, o Bramble Highball e o Bombay Tropical. Tônicas também vão bem com esse gin.

Características gerais

Originário da Inglaterra (safra à disposição)
À base de Gin Bombay Sapphire, infusão de framboesa e amoras
Garrafa de 700ml

Vantagens


Um dos gins ingleses mais bem-avaliados
Ótimo custo-benefício
Perfeito para coquetéis tropicais
Não possui adição de açúcar refinado
Versátil (harmoniza com diversas receitas)
Sabor marcante

Desvantagens


Costuma ser mais aceito em drinks do que puro

Gin Beefeater London Dry

O gin importado com duzentos anos de história e o melhor preço do mercado

Sendo um dos gins mais antigos de Londres, o Beefeater London também é um dos mais premiados do mundo em termos de qualidade. Recebendo diversos prêmios do Spirits Awards, o Beefeater é uma bebida incolor com 9 botânicos, de sabor cítrico, herbal e um bom toque de zimbro.

Por que escolher o Beefeater London Dry?

Classificado como um gin clássico, o Beefeater London se destaca pela presença tradicional e sobressalente do zimbro, que se realça dentre todas as outras especiarias utilizadas na sua fabricação.

Se você busca uma bebida que combine com qualquer água tônica, esse gin é o mais indicado. O Beefeater também é uma das bebidas importadas com o menor preço do mercado, sem deixar de lado o sabor característico das bebidas clássicas inglesas.

O que compõe o Beefeater London Dry?

O zimbro é o sabor que mais se destaca, mais ainda existem outros botânicos que aparecem nas notas gustativas, dentre os quais estão a casca de limão-siciliano, a casca de laranja de sevilha, as sementes de coentro e a amêndoa.

Como apreciá-lo?

Esse gin vai bem com uma boa tônica, marcando presença em drinks como o Fresh Martini, o Negroni, o Tom Collins e a Gim Mimosa.

Características gerais

Originário da Inglaterra (safra à disposição)
À base de zimbro, cascas de limão siciliano, sementes de coentro, amêndoas, cascas de laranja sevilha, raíz de lírio, raiz de alcaçuz, raiz de angélica e semente de angélica
Garrafa de 750ml

Vantagens


Possui ótimas avaliações na Amazon
Um dos menores preços de gins importados
Harmoniza bem com tônicas
Já recebeu diversos prêmios internacionais de qualidade
Sabor do zimbro é mais acentuado, perfeito para os amantes dos gins clássicos
Não tem adição de açúcar

Desvantagens


Tem apenas 9 botânicos na sua composição (pouca diversificação de notas no sabor)
O maior teor alcoólico da nossa lista de recomendações

Gin Tanqueray Sevilla

O London Dry com as melhores avaliações e sabor frutado

Alternativa perfeita aos gins London Dry tradicionais, o Flor de Sevilla é um gin de alto teor alcoólico e sabor marcante das laranjas de Sevilha (fruta tradicional da província espanhola, com forte característica e amargor). Apesar de ser um London Dry, possui notas frutadas que adicionam mais complexidade ao seu sabor. Para quem busca por uma bebida mais barata, ele também é ideal.

Por que escolher o Tanqueray Sevilla?

A Tanqueray já é uma marca bastante conhecida quando se trata de bebidas de qualidade, sobretudo os gins de forte identidade desenvolvidos em Londres. A sua linha com notas frutadas proporciona versatilidade na hora de montar um bom drink, assim como ocorre com o Flor de Sevilha.

Pronto para servir diversos coquetéis, o gin combina com uma boa tônica e oferece um sabor bem atrativo quando consumido puro.

O que compõe o Tanqueray Sevilla?

Tem um toque adicional de laranja de Sevilha, e o único elemento que se destaca mais que este é o Zimbro. Além dele, outros 3 botânicos são encontrados no gin Flor de Sevilha: o coentro, a raiz de angélica e o alcaçuz.

Como apreciá-lo?

A melhor forma de experimentar o Tanqueray Sevilla em um drink é preparando a receita do Negroni Tanqueray Sevilla, feito exclusivamente com este gin.

Características gerais

Originário da Inglaterra (safra à disposição)
À base de zimbro, cascas de limão siciliano, sementes de coentro, laranja Sevilha, raíz de alcaçuz e raiz de angélica
Garrafa de 700ml

Vantagens


O gin mais bem-avaliado da nossa lista
Está entre os melhores gins baratos do mundo
Sabor refrescante e forte presença do zimbro
Sabor mais agradável que o Beefeater
Versátil para qualquer tipo de drink tropical

Desvantagens


Tem apenas 4 botânicos na sua composição

Gin Hendricks 750 Ml

Uma alternativa ao gin super premium Monkey 47

Os gins super premium costumam ser os mais caros do mercado, mas também carregam consigo mais personalidade e sabores à altura. Se você não encontrou no Monkey 47 o gin ideal, o Hendricks escocês é a nossa indicação de compra. Entenda mais por que recomendamos este gin:

Por que escolher o Hendricks?

Os gins ingleses certamente estão entre os mais vendidos do mundo, mas, ao lado de Londres, está um dos gins mais “encorpados” da nossa lista. O Hendricks é sinônimo de personalidade forte e de botânicos mais específicos que os outros gins. Criado em 1886, ele foi o primeiro da categoria dos super premium, com diversas avaliações positivas pelo mundo.

Premiado em 2018 com o troféu Quality Award, degustar o Hendricks é conhecer mais que um simples gin, é a tradição dos botânicos e das combinações escocesas.

O que compõe o Hendricks?

Além dos compostos de um gin clássico (zimbro e raízes de lírio e angélica), o Hendricks também possui pimenta de java (nativa da Indonésia), sementes de cominho, notas de flores de camomila, sabugueiro-da-europa e milefólio.

Como apreciá-lo?

Um drink exclusivo com o Hendricks é o Hendrick´s Time, mas você também pode produzir coquetéis como o London Calling, o Tom Collins, o Dry Martini e o Hendrick’s Tônica. Ele também pode ser tomado puro, para aproveitar ainda mais das notas presentes na sua composição.

Características gerais

Originário da Escócia (safra à disposição)
À base de zimbro, sementes de coentro, cascas de laranja e limão, raízes de lírio e angélica, pimenta de java, sementes de cominho e, por fim, um toque de flores de camomila, sabugueiro e milefólio
Garrafa de 750ml

Vantagens


É fácil de beber
Melhor gin escocês
Premiado pelo Quality Award
Ótimas avaliações na Amazon
Preço mais acessível que o Monkey 47
Sem adição de açúcar

Desvantagens


O Monkey 47 oferece mais complexidade nas suas notas

Como escolher o melhor Gin?

Os gins estão entre as bebidas mais consumidas em todo o mundo.Hoje, o gin está entre os destilados engarrafados mais caros e complexos.Para escolher o gin perfeito para cada momento, você também precisa considerar diversos fatores.

Seu paladar

Os tipos de gin são bons guias para encontrar a bebida que combina com o seu paladar. Considerar as especiarias utilizadas na composição é a nossa dica para ter em mãos a bebida mais agradável para você.

Seu orçamento

A ideia de que um bom gin deve ser caro é um mito. Um bom gin pode ter um valor acessível, pois o preço está mais associado às especiarias utilizadas na fabricação do gin que à própria qualidade dos drinks.

Pensando nisso, você também deve definir um orçamento antes de começar a buscar pela melhor garrafa de gin para você.

Estilo do Gin

Para os amantes dessa bebida, o estilo de gin é um bom guia para indicar qual garrafa comprar. Alguns dos estilos mais famosos de gin são:

  1. Old Tom
  2. Plymouth Gin
  3. Navy Strength
  4. Genever
  5. Sloe Gin

Vale a pena entender esses estilos se você quer realizar uma busca mais refinada para o seu paladar!

Teor alcoólico

Os gins estão entre os destilados com o maior teor alcoólico, e isso faz deles uma das bebidas mais apreciadas. Ao mesmo tempo, seu alto teor alcoólico cria uma bebida um pouco mais “seleta”, com sabor mais adstringente e forte. Portanto, se você está começando no mundo dos gins, recomendamos bebidas com menor graduação de álcool. Você pode ir avançando gradualmente entre os rótulos mais famosos com o decorrer do tempo.

Quais são as características de um bom Gin?

O gin é um destilado especial com algumas diferenças em relação a outras bebidas, e uma delas é o primeiro diferencial para um bom gin: o aroma. Através do aroma você poderá perceber a presença de diversas notas na bebida, dando uma boa noção sobre a complexidade e a composição dos coquetéis.

Além do zimbro, compostos como a laranja, o limão e as notas herbais estão entre os mais utilizados. Caso tenha a oportunidade de sentir o aroma, você também pode utilizá-lo para guiar na melhor escolha: cítricos, clássicos ou dry.

Além do aroma, características como a presença de botânicos mais “exclusivos” e raros também fazem parte da complexidade do gin. Um bom exemplo é a nota de pimenta de java, presente no Hendricks. Esta presença faz do gin uma bebida mais elaborada e cheia de personalidade, um mar de experiências para um drink.

Assim como os vinhos, os gins também recebem uma “identidade” de cada país, o que faz com que alguns deles contenham receitas particulares e sejam uma experiência cultural durante o happy hour. Buscar conhecer um pouco mais sobre algumas receitas populares aprimorará a sua degustação.

Vale considerar a harmonização da bebida com algumas receitas de drinks específicos. Se você prefere taças mais cítricas, buscar um gin que combine é a melhor escolha.

O mesmo ocorre para drinks mais clássicos, como o Dry Martini.  Mas, antes de encontrar o gin ideal, conhecer os seus tipos é indispensável.

Quais são os tipos de Gin?

Os gins são bebidas segmentadas, sobretudo no seu estilo e padrão. Falaremos um pouco mais sobre os estilos mais comuns no mercado de bebidas para este destilado:

Clássico

O gin clássico é um dos mais consumidos no mundo. Trata-se de uma bebida “convencional”, apesar de haver opções que “saem” da curva quando falamos sobre padrões. No geral, os gins clássicos são os que se destacam pela forte presença do zimbro (único elemento fundamental na receita de um gin).

Também é comum que estes tipos de gin tenham notas picantes ou cítricas. São conhecidos como gins “secos” ou “London Dry Gin”, com referência às bebidas fabricadas na Inglaterra.

Cítrico

Os gins cítricos são aqueles que têm em sua composição alguma fruta cítrica, como a laranja e o limão. Apesar de também conterem o zimbro, ele não se destaca tanto quanto nos gins clássicos.

Herbal

No caso dos gins herbais, as ervas estão mais presentes. Algumas delas são o alecrim, o manjericão e a hortelã. Ervas específicas de cada região também costumam ser utilizadas para deixar o gin com uma identidade característica.

Floral

Sim, algumas flores também fazem parte da receita de algumas bebidas. A violeta e o jasmim são algumas das mais utilizadas em gins. Além das flores, frutas não-citrinas contribuem para um bom gin floral, a exemplo da uva verde e do cassis.

Especiados

Alguns gins mais formulados contém especiarias (ingredientes difíceis de encontrar no mercado e próprios de algumas regiões). Estas especiarias são essenciais para criar um gin único e com maior diversificação. O coentro, a pimenta e a noz são alguns deles.

Qual é a composição do Gin?

O gin é obtido, principalmente, a partir da destilação de álcool de alguns cereais e tem como principal componente o Zimbro (Juniperus), um pseudofruto cultivado nas regiões mais frias do continente europeu. Além deste, outros elementos botânicos também fazem parte da bebida, a depender da receita desenvolvida por cada fabricante.

Conclusão

Após conhecer detalhadamente os melhores gins disponíveis no mercado, você já pode começar a sua aventura na busca pela melhor bebida, seja para diversificar a sua adega ou para curtir um bom rótulo no momento ideal. Escolhemos o gin Bombay Bramble por estar entre um dos clássicos mais bem-avaliados do mercado, com ótimas recomendações e um bom custo-benefício entre as bebidas importadas.

Perguntas Frequentes sobre Gin – FAQ

Leave a Comment