Headset Gamer: Qual é a melhor escolha em 2020?

Nos últimos anos, os jogos deixaram de ser apenas um passa tempo infantil, passando a ser, em muitos casos, uma profissão. Campeonatos, gráficos em alta resolução e, claro, áudio digno de uma sala de cinema, estão cada vez mais presentes – até nos games mais simples.

Por conta disso, os equipamentos estão se tornando mais variados e sofisticados a cada ano. Tudo isso faz com que o mercado passe a oferece uma quantidade absurda de modelos diferentes.

Um dos muitos aparelhos utilizados nas partidas é o headset. Esses fones de ouvido devem contar com qualidade diferenciada. Esta, não apenas do ponto de vista sonoro, mas também na construção.

Afinal, estes equipamentos serão utilizados durante horas. Sendo assim, é preciso proporcionar conforto e bom funcionamento durante todo o período.

Podemos dizer que há várias características a serem levadas em conta antes da compra. Com tudo isso em mente, vamos analisar alguns modelos e te ajudar a escolher o melhor headset gamer para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de velas decoradas.

Escolha Premium

Esse é um fone de ouvido muito indicado para aqueles que desejam uma experiência completa de imersão em seus jogos.

Ele foi projetado para cancelar os ruídos externos e conta com tecnologia surround 7.1.

Além disso é resistente e sua espuma memory foam com almofadas em couro sintético proporciona todo o conforto de que você necessita durante o uso.

Nossa recomendação

Mais uma excelente opção dotada de sistema surround 7.1 para garantir um som nítido, não importa a situação. Além disso, o produto conta com cancelamento de ruído em seus microfones ocultos.

Seu acolchoamento garante conforto mesmo durante longas maratonas de jogos, sem contar na construção, que é toda resistente. Por fim, traz a possibilidade de baixar conteúdo exclusivo para o PlayStation.

Melhor para o seu bolso

Fone de ouvido mais básico, mas suficiente para um iniciante. Conta com um microfone retrátil e um controle de áudio embutido ao cabo para permitir uma melhor comunicação.

É compatível com diversos consoles, funciona através de cabo e seu acabamento interno é todo almofadado para garantir conforto ao usuário. É a escolha mais indicada para aqueles que não possuem muito dinheiro para investir.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui várias sugestões de capas que podem te interessar

Melhor Headset Gamer

Índice

Miniguia de Compra

Com o mercado gamer cada vez mais aquecido, o setor está tomado de opções de várias marcas e para todos os gostos.

Desse modo, a cada dia que passa, torna-se mais difícil escolher um headset. Isso porque existem tantos modelos que os jogadores acabam ficando confusos e inseguros com suas escolhas.

Felizmente, não é necessário analisar uma quantidade infinda de critérios antes de comprar o seu headset.

Os principais critérios – que nós utilizamos como base para as nossas análises – são a qualidade do som, a qualidade do microfone, o conforto e a possibilidade (ou não) de funcionamento wireless.

Ao se avaliar todas essas características em conjunto e comparar às necessidades e expectativas do player, é possível fazer uma escolha mais acertada.

Vamos dar alguns exemplos de análises de seis aparelhos disponíveis no mercado e mostrar como essas características se apresentam como vantagens ou desvantagens no dia-a-dia.

Depois disso, você será capaz de fazer a melhor escolha, de acordo com o seu perfil.

Headset Gamer Hyperx Cloud II – O modelo ideal para uma experiência completa

Se você está procurando um headphone gamer resistente, confortável e que te proporcione uma experiência completa no jogo, então você precisa conhecer o Headset gamer Hyperx Cloud II.

Este modelo se destaca porque conta com uma tecnologia que permite a reprodução de som surround 7.1, capaz de garantir ao usuário uma excelente experiência, seja jogando, assistindo um filme ou ouvindo uma música, visto que é esse recurso que aproxima o som da realidade.

Adicionalmente, esse fone de ouvido gamer ainda possui uma tecnologia capaz de cancelar ruídos externos. Por isso, além de ser utilizado durante o jogo, ele também é um ótimo acessório para escutar música, assistir filmes, séries e realizar reuniões virtuais via Skype, Zoom e Google Meet, por exemplo.

Além disso, esse headset possui um design bastante confortável, ideal para ser utilizado durante longos períodos. Afinal, ele conta com espuma memory foam no arco, que possui regulagem de altura, e almofadas de couro sintético, que podem ser cobertas com os earpads aveludados e muito confortáveis que são enviados juntos com esse produto.

Outro ponto positivo está relacionado ao seu microfone, que é destacável e muito sensível, reproduzindo um som nítido e claro, ideal para se comunicar com sua equipe. Contudo, essa sensibilidade pode desagradar algumas pessoas. Isso porque ele consegue captar até mesmo o barulho de teclas de teclado mecânico, por exemplo.

Vale lembrar que esse heatset gamer conta com conexão 3,5 mm (P2) e entrada USB, sendo compatível com PC e Mac, Play Station 4, Xbox One e outros dispositivos que aceitam essas conexões. Porém, por apresentar todas essas qualidades, esse produto apresenta um preço elevado em comparação a outros exemplares. Mas, pelo conjunto de características, esse fone foi eleito nosso modelo premium.

Headset Sem Fio Série Ouro – Custo-benefício em alta qualidade

Mais uma opção de headset gamer perfeita para te acompanhar por longos períodos de jogos. O Headset sem fio Série Ouro, projetado pelos mesmos desenvolvedores do PlayStaion, garante uma incrível experiência sonora. Para começar, ele também conta com o sistema surround 7.1, que vai te permitir escutar com nitidez desde explosões até sussurros – nada vai passar batido.

Além disso, esses fones contam com um interessante recurso de cancelamento de ruídos externos. Isso permite que você consiga se comunicar perfeitamente com seus parceiros enquanto joga – ou mesmo durante suas chamadas telefônicas no dia-a-dia. Ou seja, este produto também é perfeito para outras atividades – como ouvir músicas ou realizar vídeo-chamadas.

Também podemos destacar a sua construção resistente, com acolchoamento para a melhora do conforto durante o uso. Suas almofadas externas ajustáveis te mantém à vontade mesmo após longas horas de uso. Seja enquanto joga, assiste a filmes ou participa de reuniões, seus fones não vão te causar dores de cabeça.

Por fim, esse fone foi desenvolvido especialmente para usuários de PlayStation, o que significa alguns conteúdos exclusivos. Você pode fazer download de customizações de áudios – feitas pelos próprios estúdios – dos seus principais jogos. Sendo assim, você pode ter a melhor experiência de áudio possível para cada jogo. Ele também já foi projetado pensando na imersão em realidade virtual, sendo compatível com o PlayStation VR.

Ele acompanha adaptadores e cabo de áudio 3,5 mm, que permite o seu uso sem bateria. No entanto, nessa situação, a qualidade do áudio cai e alguns recursos não podem ser bem utilizados. Além disso, pode apresentar alguns problemas de compatibilidade em celulares e notebooks mais antigos.

Seu excelente custo-benefício fez desse fone a nossa melhor escolha para você.

Headset Gamer Com Led Warrior – Uma opção de entrada

Não só de opções sofisticadas se fazem os modelos de headset. Para quem não tem muito para investir e está pensando em adquirir um fone mais específico para os jogos, esse modelo da Warrior é uma boa opção. Esse se trata de um headset mais simples, que não conta com tecnologia sem fio e nem possui muitos controles.

Todo o acabamento interno desse fone é acolchoado – não só na região das orelhas, mas também em cima – para entregar ao usuário algum conforto durante o uso. Também possui um microfone retrátil para permitir a comunicação com seus amigos. Além disso, seu cabo P2 é compatível não só com consoles, mas também com computadores e celulares.

Infelizmente, o fato de não funcionar sem fio pode ser bastante desagradável para muitos. Além disso, não há um sistema sofisticado de cancelamento de ruídos ou, no caso do microfone, de captação de som. Isso, somado à qualidade de áudio modesta, pode prejudicar a experiência e a imersão, especialmente em lugares barulhentos.

Claro que esses são defeitos já esperados de um modelo mais barato que, de qualquer forma, ainda é a melhor opção para o seu bolso.

Headset CloudX Stinger Core – Simplicidade otimizada

Engana-se quem pensa que apenas as opções mais caras podem ser customizadas para os consoles. Aqui, temos mais um modelo de entrada. Desta vez, trata-se de um headset testado e otimizado para uso em Xbox.

Assim como o fone anterior, aqui temos uma construção simples, que não funciona sem fio e também não possui muitos controles. Esse headset conta com um acabamento razoavelmente bem-feito, todo acolchoado para melhorar o conforto do jogador e com um design discreto.

Seu microfone flexível e giratório te permite posicioná-lo de acordo a sua preferência, garantindo uma melhor captação de áudio. Apesar de fabricado para Xbox, ele também é compatível com outros consoles, computadores e celulares.

Mais uma vez temos como desvantagem o fato de o fone não funcionar sem fio. Não há sistema específico para cancelamento de ruído e a qualidade do áudio é apenas razoável. Em outras palavras, ele não oferece a melhor das imersões. Mesmo assim, por seu preço atrativo, pode ser considerado um modelo de entrada aceitável.

Headset Gamer Harve – Ideal para quem quer gastar pouco

Mais uma opção para aqueles que contam com poucos recursos para investir em um fone específico para seus jogos. Esse modelo, da empresa Warrior, é bastante simples, não funciona sem fio, usa uma tecnologia mais antiga – conector do fone e do microfone são diferentes – e possui poucas funcionalidades.

Possui acabamento acolchoado para melhor conforto do usuário e um microfone flexível do tipo giratório para melhor posicionamento. Também conta com um filtro de ruídos para reduzir a interferência de sons externos e melhorar a experiência do usuário.

Além de somente poder ser utilizado com fio, o fato de ter dupla conexão o torna incompatível com a maioria dos computadores atuais e impede o uso do microfone em telefones celulares. Devido a isso, pode ser necessário comprar um adaptador à parte.

HyperX Gaming Headset Cloud Alpha – Foco na nitidez

Outro modelo com proposta voltada para o público mais exigente. Esse headset aposta na nitidez dos sons como diferencial. Além disso, sua estrutura resistente separa seus drivers em duas câmaras: uma para graves e outra para agudos e médios.

O resultado final é uma maior qualidade sonora, com menos distorções. Esse fone não utiliza tecnologia sem fio, mas sim um cabo trançado para maior durabilidade e controle do áudio. Quanto à construção, ele é todo feito em alumínio e utiliza espuma memory foam e couro sintético para melhor conforto da utilização.

O produto também conta com microfone ajustável para a captação de áudio. Tanto o microfone quanto o cabo P2 são removíveis para garantir uma maior portabilidade e segurança ao guardar. Além disso, é compatível com diferentes consoles, computadores e celulares.

Apesar de ter aparente foco na qualidade de som, esse fone não conta com tecnologia surround como outros concorrentes na mesma faixa de preço. Também há o fato de não poder ser utilizado sem fio, o que é um inconveniente para algumas pessoas.

Guia do comprador

Saiba se você precisa de um headset

Normalmente, não há necessidade de investir muito se você é o tipo de pessoa que joga apenas ocasionalmente – fones comuns ou modelos baratos são suficientes.

No entanto, se está começando a ter mais constância nos seus jogos ou se faz questão de uma melhor experiência, o headset é um equipamento que faz toda a diferença.

Existem diversas marcas no mercado. Algumas com um pacote completo de qualidade de som e construção, outras otimizadas para determinados tipos de console.

Há ainda aquelas com foco em características específicas – o que permite baratear o produto. De qualquer forma, é muito importante não se deixar levar por aparência moderna e luzes LED. Apesar de isso tudo ser legal, não significa que o modelo seja bom, ok?

Quais critérios devo analisar em busca do meu headset?

Por incrível que pareça, não há muitos detalhes a serem observados na compra dos seus primeiros headsets. Sua escolha vai se tornar muito melhor se você apenas cuidar dos principais:

Conforto

É muito comum que quem jogue passe várias horas seguidas fazendo isso. Por isso é muito estranho que o aspecto do conforto seja tão negligenciado por vários jogadores no momento da compra.

Materiais pesados podem te dar uma bela dor de cabeça ao longo do uso. Sendo assim, é sempre importante checar o peso. Também é importante verificar a qualidade da espuma auricular (aquela que cobre a sua orelha) para ter certeza de que se ajusta bem a você.

Microfone

Esse item é indispensável durante conversas online, especialmente para jogos em equipe. Existem modelos fixos, removíveis, retráteis, ocultos… tudo depende muito das suas preferências.

É interessante que seja ao menos maleável o bastante para ajustar a altura adequada para a sua boca. Se você pretende fazer transmissões ao vivo e não tem dinheiro para investir em um bom equipamento de som, esse microfone pode ser um quebra-galho inicial.

Caso não costume jogar em multiplayer (e nem faça transmissões), pode escolher um mais simples ou removível, para não te atrapalhar.

Qualidade do som

Quesito padrão ouro na análise de um headset. Afinal, a função primordial dele é ser um fone de ouvido. Normalmente os headset possuem graves mais marcados. Além de melhorar a experiência em geral, em alguns jogos essa imersão mais aprimorada pode ser essencial para perceber a aproximação de um adversário.

Os tipos mais comuns de fone oferecem áudio em estéreo, que apesar da simplicidade podem oferecer uma ótima experiência. A alguns modelos mais caros simulam a tecnologia surround para aumentar a imersão e precisão. Por fim, temos aqueles com tecnologia para som dimensional, o que permite a sensação de sons de todas as direções.

Atenção ao isolamento acústico

Quem deseja ter uma experiência da mais alta qualidade ao jogar precisa de um isolamento em relação ao ambiente.

Por isso, preste atenção se o seu fone oferece isolamento acústico e sistema de isolamento de ruídos antes da compra.

No entanto, saiba que isso tem um preço. Esse preço não é apenas em dinheiro – já que com certeza vai ser mais caro. Mas também em conforto, já que o isolamento pode causar aquecimento durante o uso.

Cuidado com promessas de qualidade premium por preço baixo

Viu um headset com uma super tecnologia com um preço mega acessível? Tome cuidado.

Um exemplo claro que temos é no caso surround 7.1. Apesar de teoricamente ser um recurso superior em termos de som, ele precisa que o aparelho tenha um mínimo de qualidade para funcionar.

Mais vale um som estéreo de qualidade do que um surround meia-boca. E o mesmo vale para todos os outros recursos.

Conclusão

Um bom headset é essencial para permitir sua imersão durante os jogos. Além disso, pode ser usado em reuniões, filmes ou simplesmente ouvir suas músicas favoritas.

Existem vários modelos, com diferentes características. Ou seja, atendem e se adequam a diversas necessidades e bolsos. Então, com certeza, você deve achar algo apropriado para as suas preferências.

Ao se considerar o custo-benefício, bem como os recursos oferecidos, a melhor escolha é o Sem Fio Série Ouro PlayStation. Ele oferece boa construção, conforto, possibilidade de uso com ou sem fio e alta qualidade de imersão e áudio.

Além disso, caso você tenha um console PlayStation, terá acesso a modos de áudio exclusivos para melhorar a sua experiência nos jogos. Não deve nada a nossa opção premium.

Já escolheu seu headset? Está pensando em adquirir um? Conta para a gente sua experiência aí nos comentários!

F.A.Q.

Apesar de muitas vezes headset e fone de ouvido serem utilizados como termo intercambiáveis, existe uma pequena diferença: o microfone. Os fones de ouvido em geral (inclusive os headphones, que possuem um aspecto muito semelhante aos modelos que analisamos) não possuem um microfone. São totalmente dedicados à escuta.

Quando os fones sem fio surgiram alguns jogadores ficaram desconfiados, com medo de atrasos na transmissão dos dados. Hoje esse problema está praticamente resolvido nos modelos de boa qualidade. Se você não abre mão da liberdade de movimento enquanto joga vai precisar de um modelo sem fio. Porém, se prefere algo mais barato e sem preocupação com bateria pode optar por algo mais tradicional.

Na maioria das vezes você pode utilizar o seu headset como um fone de ouvido comum sem maiores problemas. Porém, em alguns modelos pode ser necessário o uso de um adaptador – tenha isso em mente antes de fazer sua comprar. Além disso, às vezes pode ser necessária a instalação de alguns programas no telefone (não é muito comum, mas pode acontecer).

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados