Kindle Paperwhite: Conheça o leitor digital com melhor custo-benefício de 2020

Continuando as nossas resenhas sobre os modelos de Kindle disponíveis no mercado, agora vamos falar um pouco a respeito do Paperwhite. Esse é considerada uma opção intermediária com recursos completos para os mais diferentes tipos de usuários. Isso, juntamente com o ótimo custo-benefício, faz com que ele seja muito bem visto entre os usuários.

O Paperwhite é constantemente elogiado por seus usuários, então há quem se pergunte se esse Kindle é mesmo tudo isso que as pessoas falam. Por conta disso, agora vamos apresentar um panorama mais completo das qualidades e defeitos desse modelo. Assim, você mesmo pode decidir se vale a pena investir os seus recursos nesse famosos e-reader.

Kindle Oasis Conheça o leitor digital mais completo do mercado em 2020
Economia GIGANTE devido ao Amazon Prime Day - por tempo limitado

Kindle Paperwhite - Economize R$100,00 (20%) por tempo limitado

Muitos produtos Amazon  (tipo Echo Smart Speaker ou Kindle ebook reader) terá um grande desconto como parte do Amazon Prime Day (Veja todas as promoções). Esse provavelmente seja o preço mais baixo do ano e sugerimos que compre agora – pode esgotar / apenas quantidades limitadas disponíveis.

Kindle Paperwhite 32 GB - Agora à prova
d'água

Índice

Resumo

Kindle Paperwhite 32 GB - Agora à prova
d'água

O Kindle Paperwhite, o modelo de leitor digital intermediário da Amazon, representa um avanço tecnológico em relação aos Kindles existentes até então. Seu aspectos é muito semelhante ao da versão mais básica. No entanto, ele possui uma maior resolução de tela, iluminação embutida e resistência à água. Também conta com possibilidade de ajustar a luz, o que promete tornar a leitura ainda mais confortável durante a noite. Além disso, sua memória interna pode chegar a 32 GB.

Infelizmente, há alguns problemas com essa tecnologia. Por exemplo, são poucas as lâmpadas responsáveis pela retro iluminação. Isso faz com que a distribuição da luminosidade seja pouco uniforme. Também vale mencionar que o ajuste da luz não é automático e também não há a opção de fazer o ajuste da temperatura (coloração) dessa luz – características que reduzem o conforto de visualização.

Resenha completa

Conheça todas as características do Kindle PaperWhite!

Design

Ao contrário do que ocorre com a versão premium do Kindle, o modelo Paperwhite segue um design mais básico. O aparelho possui uma aparência semelhante ao de um tablet comum. Devido a isso, não tantos destaques que possamos dar a construção desse Kindle. No entanto, isso não significa que ele seja ruim.

Ele é realmente leve, com apenas 182 gramas, sendo bastante fácil de transportar e utilizar por períodos de tempo mais prolongados. Mas não espere por botões! Aqui a única forma de passar as páginas é através da tela sensível a toque, o que pode reduzir a qualidade da experiência na leitura de textos mais longos.

A função touch apresenta um bom funcionamento. Claro que não é igual a tela de um celular ou tablet convencional, mas ainda é uma responsividade aceitável.

Importante lembrar que que o Kindle Paperwhite é à prova d’água, com classificação IPX8 de impermeabilidade, e pode ser utilizado sem medo na praia, piscina, banheira etc. Segundo a Amazon, assim como o Oasis, esse modelo consegue suportar até 60 minutos debaixo d’água doce, numa profundidade de dois metros.

Tela

O modelo Paperwhite do Kindle apresenta uma tela de 6 polegadas com resolução de 1448X1072 pixels, com uma densidade de 300 pixels por polegada. Com essas características as imagens apresentam melhor definição, sendo possível até mesmo fazer a leitura de algumas histórias em quadrinhos. Como é de praxe nos Kindles, a tecnologia usada é a e-ink, que reduz bastante o desconforto visual, é também é antirreflexo.

Podemos dizer a tela do Kindle Paperwhite tem qualidade o suficiente para se aproveitar bem as funcionalidades do e-reader e proporcionar uma boa experiência para o seu usuário.

Desempenho

Quanto ao desempenho, é um leitor digital que raramente apresenta algum problema de lentidão. A Amazon faz questão de que a programação de seus Kindles funcione de forma leve, sendo eu você não terá dificuldades para acessar a loja virtual. Uma vez realizado o download (que também será rápido, caso você utilize uma boa internet) a sincronização ocorre de forma ágil e sem complicações.

Ao adquirir um e-book é preciso estar atento se o seu formato é compatível com o seu leitor digital, já que nem todos os formatos de livro são compatíveis com o Kindle. Em geral, há vários formatos disponíveis, sendo que o único que pode te dar dor de cabeça é o PDF – alguns arquivo em PDF podem ficar com a visualização ruim, mesmo após convertidos para outros formatos. Quanto ao armazenamento, temos opções de 8 e 32 GB, sendo o último ideal para áudio books, revistas e outros arquivos mais pesados.

Funcionalidades

Todos os Kindles contam com diversas funcionalidades que visam melhorar a experiência do usuário – e tornaram esses aparelhos realmente famosos. Os três modelos compartilham o mesmo software. Isso significa que você pode marcar páginas, destacar trechos que achou interessante ou até mesmo escrever as sua observações. Tudo isso é armazenado em nuvem e pode ser visualizado em outros eletrônicos, como smartphones.

Também é possível compartilhar os seus trechos preferidos, consultar o dicionário e o tradutor e consultar a Wikipedia em busca de informações complementares. Tudo isso apenas clicando sobre a palavra de interesse, sem ser necessário sair da sua leitura. Você ainda conta com várias personalizações de texto, podendo alterar por exemplo o tamanho da fonte (o que torna a leitura mais fácil). Outra função interessante desse leitor digital é a indicação do tempo de leitura, o que te permite estimar quanto tempo falta para terminar o e-book baseado no seu ritmo de leitura.

Falando de modo mais específico dos recursos do Kindle Paperwhite, nós temos a possibilidade de alterar a luminosidade da tela. São 5 lâmpadas LED embutidas na tela que permitem a leitura em locais escuros ou durante a noite. No entanto, essa pequena quantidade de lâmpadas não garante uma luminosidade uniforme. Além disso, ao contrário do que ocorre no Kindle Oasis, esse ajuste da iluminação não é automático. Também não e possível alterar a temperatura da luz.

Apesar dessas pequenas limitações, a experiência de leitura do Kindle Paperwhite é suficiente para agradar a maior parte de seus proprietários. Suas opções de personalização e ajuste de luminosidade permitem que você adapte o aparelho para as suas preferências de acordo com o livro que está lendo.

Bateria

É importante lembrar que esse ajuste de luminosidade ocasiona um maior gasto de bateria. Então, se você não quer recarregar tão cedo, é melhor priorizar as leituras diárias. Mesmo assim, a bateria do Kindle continua tendo uma durabilidade incrível. Além disso, a quantidade menor de lâmpadas e as poucas opções de ajuste de luz fazem com que esse modelo tenha uma bateria mais durável do que o Oasis.

Em outras palavras, esse modelo é mais econômico. O resto dependerá da maneira como você o utiliza, do tempo de utilização e do tipo de arquivo visualizado. Luminosidade intensa, arquivos pesados e longos períodos de leitura podem pesar para a bateria do Kindle, mas nada que vá te atrapalhar muito. Os e-readers continuam com uma carga muito mais durável que a dos tablets.

Confira esse video:

Conclusão

Com uma boa relação custo-benefício o Kindle Paperwhite consegue agradar a maioria de seus usuários, com ótima experiência de leitura e diversos recursos. O valor cobrado é semelhante ao de tablets mais baratos e é relativamente acessível. No entanto, suas configurações diversas vezes se assemelham ao do modelo mais básico da empresa.

Vale a pena investir nele se você precisar de mais memória e de uma maior resolução de tela. Essas características podem ser especialmente atraente para quem gosta de áudio books, revistas em quadrinhos e outros arquivos mais pesados. Porém, se você não tem experiência com e-readers ou quer economizar na compra, pode adquirir o Kindle básico – que apresenta prejuízo nesses quesitos citados, mas ainda é um ótimo leitor.

De qualquer forma, o Kindle Paperwhite tem um lugar na lista de desejos de vários leitores exigentes e com certeza não vai te decepcionar.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados