Qual o melhor Mouse Gamer de 2020? E é como escolher o melhor mouse para jogos?

Os jogos estão cada vez mais inovadores, realistas e competitivos. E mesmo para um jogador hábil, fica difícil contornar limitações técnicas. A importância de um bom mouse gamer, está no fato que ele pode ajudar no seu desempenho e na sua experiência nesses games. Já que precisão de comandos se reflete em melhor jogabilidade.

Você precisa encontrar o mouse gamer que melhor se adapte ao seu estilo e aos objetivos dos seus jogos. Com os recursos certos desses mouses, você estrutura estratégias, aumenta seu potencial como jogador e a sua vida de gamer mesmo que casual vai ter pegada profissional.

Hora de escolher o seu mouse gamer!

Recomendações

Antes de você entender como escolher o melhor mouse gamer, conheça nossas 3 recomendações dos melhores mouses gamers.

Confira nossas sugestões:

Escolha Premium

Mouse com tecnologia de ponta, conta com um dos melhores sensores do mercado gamer o 5G Razer – Pixart, com 99,4% de precisão e definição real de até 16.000 DPI.  Possui 8 botões hyperesponse, programáveis de forma independente.

Nossa recomendação

Mouse gamer com o sensor óptico Hero 16K para rastreamento com precisão máxima, acima de 400 PPS e 16.000 DPI, que pode ser configurado. São 11 botões editáveis, roda de rolagem com tensão ajustável e opção de ajustar o peso.

Melhor para o seu bolso

Precisão, velocidade de rastreamento e consistência, para o melhor controle em vários estilos de jogos e com preço acessível. Sensor proprietário da Logitech, taxa de transmissão 1ms, 8.000 DPI com até cinco configurações. E 6 botões que podem ser programados.

Itens que você também pode se interessar:

Para facilitar o seu processo de escolha, abaixo estão relacionadas as melhores opções de compra em diferentes categorias. Você tem uma tabela comparativa, entre alguns dos melhores mouses gamers disponíveis no mercado.

Melhor Mouse Gamer

Índice

Mini Guia de Compra

São modelos de mouses para atender aos mais variados perfis de gamers. É importante considerar detalhes como: tipo de sensor, DPI flexível, botões extras, tamanho, peso, velocidade de rastreamento e tempo de resposta. Levar em conta que a ergonomia, vai aliar conforto e eficiência, para você ter um mouse gamer com formato anatômico, que se encaixe perfeitamente em sua mão – conforme os tipos de pegadas.

Procurar analisar todos esses critérios não é uma tarefa muito fácil e requer uma boa pesquisa.

Para você ganhar tempo e não perder informações que possam ser úteis, nós desenvolvemos um Mini Guia de Compra. Esse guia reúne alguns dos principais pontos sobre cada um dos 5 melhores mouses gamers, que você encontra no mercado.

Você vai conhecer as principais características de cada mouse gamer. Os prós e contras desses periféricos.

Mas é importante que você leia o Mini Guia até o final, as explicações vão ajudar e deixar a melhor escolha mais fácil, para você.

Confira os mouses gamers abaixo!

Mouse Gamer Razer Viper - Melhor precisão e design ambidestro

Mouse com tecnologia de ponta, alta precisão em um formato leve e anatômico. Conta com o Pixart PAW3390, um dos melhores sensores do mercado gamer. Seu switch óptico usa feixes de luz infravermelhos, para transmitir os cliques, com um tempo de resposta de 0.2 milissegundos. O rastreamento é de 450 polegadas por segundo (PPS), aceleração de 50 G e tem autonomia de cliques de até 70 milhões.

O sensor óptico 5G Razer, é projetado com 99,4% de precisão e definição real de até 16.000 DPI. Você consegue configurar até 5 estágios diferentes de DPI, através do Razer Synapse 3. O botão de alternância de DPI na face inferior do mouse, previne trocas acidentais do DPI durante o jogo.

Esse mouse gamer possui design anatômico ambidestro, com botões em ambos os lados. São 8 botões hyperesponse, programáveis de forma independente, para funções macro e secundárias. O peso desse mouse é de somente 69 gramas.

No que se refere as pegadas não existe uma unanimidade, para alguns a Palm fica interessante para mãos pequenas e médias. A Fingertip pode ser favorecida pelo mouse ser bem leve, e dificultar se a mão for muito pequena. Já a Claw pode ser facilitada pelos tipos de botões do mouse, desde que a mão não seja muito pequena. Agrada a grande maioria.

A iluminação Razer Chroma oferece muitas opções de cor. E o Cabo Razer Speedflex é muito leve e altamente flexível, com 2.1 m de comprimento.

Conheça os prós e os contras desse mouse gamer:

Mouse Gamer Logitech G502 Hero - Melhor para alto desempenho

O G502 da Logitech vem com o sensor óptico Hero 16K para rastreamento com precisão máxima. Os perfis podem ser personalizados para seus jogos e a sensibilidade ajustada de 100 até 16.000 DPI. São até 5 configurações de DPI com um único clique. E você pode optar por alternância de alta para baixa sensibilidade, rapidamente no botão DPI Shift.  No rastreamento são mais de 400 polegadas por segundo (PPS) com um tempo de resposta de 1ms.

O mouse gamer tem 11 botões programáveis, você personaliza comandos e macros, para manobras avançadas. A roda de rolagem possui tensão ajustável, para rapidez ou precisão. É possível salvar suas configurações diretamente no mouse, através do Logitech G HUB.

Você vai ter a opção de ajustar o peso desse mouse conforme for necessário, para otimizar desempenho e controle. Ele pesa 121 gramas, e vem com 5 pesos extras de 3.6 gramas, que podem ser colocados em diferentes partes do mouse: frente, atrás, esquerda, direita e centro.

Em relação ao tipo de pegada, o Logitech G502, mesmo sendo um mouse mais pesado, pode ser confortável para palm, claw ou finger. Sendo que, para a Palm mãos pequenas terão mais conforto. Já na Claw e Finger, será maior o conforto para mãos no tamanho médio, por essas pegadas segurarem mais na parte de trás do mouse. O posicionamento dos botões também facilita essas pegadas.

A tecnologia LIGHTSYNC RGB permite selecionar em um espectro de aproximadamente 16.8 milhões cores, os padrões de iluminação e efeitos no mouse gamer, além de sincronização com produtos Logitech.

Conheça os prós e os contras desse mouse gamer:

Mouse gamer Logitech G203 Prodigy - Melhor em relação ao preço

Se você procura um mouse gamer bom e barato, e não quer abrir mão da qualidade e dos recursos diferenciados que a marca Logitech oferece, o modelo G203 é uma ótima opção. Precisão, velocidade de rastreamento e consistência, para o melhor controle em vários estilos de jogos.

O sensor é um proprietário da Logitech, chamado Mercury e o mouse chega até 8.000 DPI. Você consegue alternar entre 2 configurações de sensibilidade, da mira de 250 DPI com precisão de pixel ao movimento veloz de 2.500 DPI, e somente com um clique. Com o G HUB da Logitech você personaliza o DPI e escolhe até cinco configurações de DPI durante o jogo. A taxa de transmissão é de 1.000 (1ms) vezes por segundo, o que faz com que ao clicar ou mover o mouse, a resposta na tela seja quase instantânea.

São 6 botões que podem ser configurados e programados, para simplificar suas ações durante os jogos, aumentar a consistência e proporcionar uma excelente percepção e resposta.

Você pode salvar suas preferências na memória integrada do mouse gamer, e levar suas configurações personalizadas para usar em outro PC.

O design do G203 Prodigy é clássico e otimizado para garantir leveza, durabilidade e conforto. O peso desse mouse é de 85 gramas, no que se refere a pegada, encaixa muito bem para quem tem pegada Claw, indicado também para fingertip, porque é um mouse pequeno.

A tecnologia de iluminação é a LIGHTSYNC RGB de última geração.

Conheça os prós e os contras desse mouse gamer:

Mouse Gamer Razer Basilisk - Melhor para jogos FPS

Este mouse da Razer foi projetado para ser rápido, preciso e fatal. É assim que o Basilisk vai elevar suas habilidades em jogos FPS a um nível superior. Ele vem equipado com um dos sensores óticos mais avançados do mundo, o 5G Razer com resolução real de 16.000 DPI, PMW 3389, até 450 polegadas por segundo.

São 8 botões Hyperesponse com programação independente. Esse mouse gamer permite que você ajuste a tensão da roda de rolagem, e realize uma série de ações com maior precisão, como: saltar, selecionar armas, fazer ampliações e outras. Para controle total e imediato, o Razer Basilisk tem um gatilho de DPI removível, com dois comprimentos diferentes. Quando pressionado esse gatilho altera temporariamente a sensibilidade, e você consegue giros muito rápidos, e uma mira extremamente precisa.

Você pode usar o Razer Basilisk para outros tipos de games, que não sejam os jogos de tiro em primeira pessoa. E como outros modelos de mouse gamer da Razer, o Basilisk também usa o software Synapse, para facilitar a configuração dos parâmetros de jogo.

Design ergonômico para destros com alças laterais emborrachadas, esse mouse pesa 107 gramas, com dimensões grandes a pegada Palm é confortável.  A iluminação Razer Chroma com 16.8 milhões de opções reais de cores para personalizar. O cabo do Basilisk mede 2 metros e é revestido em nylon trançado.

Conheça os prós e os contras desse mouse gamer:

Mouse Gamer Logitech G305 Wireless - Melhor sem fio em custo-benefício

A Logitech desenvolveu uma solução sem fio robusta, com objetivo de resolver problemas que são fundamentais em um mouse gamer wireless: latência, estabilidade e conectividade. O G305 com a tecnologia sem fio LIGHTSPEED, alcança capacidade de resposta, precisão e eficiência similar as melhores soluções com fio da Logitech – e tem preço acessível.

O sensor óptico HERO permite alto desempenho com suavização, filtragem ou aceleração nulas de 200 a 12.000 DPI, a taxa de transmissão é 1000 Hz (1 ms). Você pode salvar até 5 perfis com até 5 níveis de DPI na memória interna desse mouse gamer.

São 6 botões programáveis, tanto à esquerda quanto à direita, tem capacidade para 10 milhões de cliques.

É uma nova geração de mouse gamer sem fio, com autonomia de uso de longa duração. É eficiência para você jogar até 250 horas, com apenas uma pilha AA. O Logitech Gaming Software, e o indicador luminoso do G305, sinalizam quando restar somente 15% de bateria.

Esse é um mouse gamer leve, compacto com design clean e pesa 99 gramas, você não vai ter uma gama de cores extensa como em outros modelos, mas a construção do G305 merece destaque. Em relação a ergonomia é tido como muito confortável, as melhores pegadas são Claw e Finger. No entanto, ele pode ser considerado pequeno se a mão for grande.

Conheça os prós e os contras desse mouse gamer:

Guia do Comprador

O Mouse Gamer.

Projetado para usuários exigentes, o mouse gamer tem recursos avançados. O DPI é alto, o sensor é extremamente preciso, sendo capaz de mover o cursor na tela em frações de segundo, e com apenas um clique. Botões extras são editáveis para comandos e funções macro. O design ergonômico leva em conta os tipos de pegada, para maior conforto.

Em nosso Guia do Comprador você vai conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais critérios, que deve considerar na hora de escolher o seu mouse gamer.

Sensor

Agilidade e precisão dos comandos, também estão relacionados ao sensor do mouse. Velocidade de deslocamento, aceleração e direção do cursor, acontecem quando você movimenta o mouse gamer sobre uma superfície, e a luz que o dispositivo emite reflete e retorna ao sensor. Os modelos de sensores ópticos são extremamente precisos, chegando a 16 mil DPI ou mais.

DPI

A resolução em Dots per Inch – DPI ou Pontos por Polegada, é uma das informações que se destacam nos critérios de compra do mouse gamer. Ela se refere a percepção da sensibilidade do mouse aos seus movimentos. Ou seja, quanto maior o DPI ele consegue detectar os movimentos mais leves no mouse e mais rápido o cursor se move na tela.

Assim sendo, jogos que exigem maior agilidade, melhor DPI mais alto. Entretanto jogos de precisão, com muita movimentação do mouse, podem ser beneficiados com DPI mais baixo. Mouses para games mais exigentes podem chegar a 16.000 DPI, ou até mais.

Um diferencial em um mouse gamer, é a capacidade que ele possui de alternar entre níveis de DPI. Ajustar a velocidade de rastreamento, permite maior liberdade para escolher e configurar a sensibilidade ideal.

Botões

Em um mouse gamer o número de botões costuma variar conforme o modelo, observe o posicionamento que deve facilitar e agilizar seus comandos. É importante ter opções de botões que sejam editáveis, eles serão atalhos, para você programar alguns comandos recorrentes em seus jogos. Botões que permitem configurar macros, vão fazer com que em apenas um clique, você tenha uma série de ações aplicadas. Então, leve em conta que alguns tipos de jogos se beneficiam com um maior números de botões, caso você precise de muitos atalhos.

Tempo de Resposta

O tempo que o mouse gamer leva para enviar a informação para o computador. É medida em – MHz. Quanto maior for esse número, mais rápido seus cliques e movimentos no jogo serão interpretados. Mouse gamer com frequência de resposta 1.000 Hz (1ms).

Velocidade de Rastreamento

A velocidade máxima em que o mouse capta seu movimento. E quanto maior o IPS, mais fácil a resposta aos movimentos, melhores os reflexos rápidos. Com o IPS baixo, mesmo que você movimente o mouse rapidamente, isso não se reflete no jogo. Mouse gamer de alto desempenho tem o IPS a partir de 300 pontos por polegada. Maior o número, melhor.

Ergonomia e tipos de Pegada

Escolher um mouse gamer confortável é tão importante quanto levar em conta DPI e sensor. Formato, tamanho, detalhes da estrutura e ser para destros ou ambidestros, o fato é que o mouse precisa ter o melhor encaixe em sua mão. Ou seja, estar de acordo com o seu tipo de pegada. Que é determinada pela posição da mão quando você usa o mouse. As três principais, são: Palm (palma plana), Claw (mão em forma de garra) e fingertip (com a ponta dos dedos).

Peso

Esse critério também tem sua importância, já que um mouse gamer mais leve, irá se mover mais rápido em relação aos modelos mais pesados. Mouse mais pesado, por aumentar o atrito com a base, pode resultar em maior controle sobre os movimentos. O ideal é um equilíbrio que permita para você ter a rapidez necessária com a melhor estabilidade.

Conexão

O mouse gamer pode ter conexão por cabo USB ou sem fio conectado via Wireless. O ponto de conforto do mouse gamer sem fio é a mobilidade, já que o USB fica conectado via cabo ao computador.

Muitas das questões que preocupavam usuários em relação a maior latência e a baixa autonomia em mouses sem fio, mudou à medida que marcas fortes do mercado gamer, lançam modelos sem fio considerados top de linha.

Para maior desempenho e melhor experiência nos jogos, confira as melhores cadeiras gamer.

Qual a diferença entre mouse gamer e mouse comum?

Maior precisão, velocidade e conforto, são características importantes no mouse gamer. Por esse motivo sensores, DPI, botões extras, ergonomia e resistência são aprimorados em mouses para jogos. Por outro lado, esses requisitos não são fundamentais para o bom funcionamento do mouse comum. Se você for usar o mouse para Office, navegar na internet, enviar e-mails ou fazer compras, um periférico mais simples pode funcionar muito bem.

Em relação a sensibilidade o DPI de até 900 tem um excelente desempenho no mouse comum, sendo que para o uso em design gráfico ou edição de fotos pode estar entre 1.200 DPI. Entretanto, um mouse gamer para jogos de alta performance pode ter 16.000 DPI.

Outro ponto importante, é a diferença de preço do mouse gamer que é mais alto em relação ao mouse comum.

Posso usar um mouse gamer como mouse comum?

Você pode usar o seu mouse gamer no computador como um mouse comum, em tarefas simples. Alguns dos recursos do seu mouse para jogos, como os botões editáveis, podem ser úteis para servir de atalho e substituir alguma função no teclado.

O DPI do mouse gamer, com os devidos ajustes, pode facilitar trabalhos como design gráfico e edição de fotos, por exemplo. Além de você usufruir da ergonomia diferenciada, que esse modelo de mouse oferece. E sem dúvida, esse é um mouse que vai durar por muito tempo.

Conclusão

O Mouse Gamer Logitech G502 Hero é a nossa melhor escolha. São vários os pontos que se destacam, entre eles: altos níveis de precisão e sensibilidade, recursos personalizáveis e design.

O sensor óptico do G502 é o Hero 16K, para rastreamento com precisão máxima. Você consegue ajuste de sensibilidade de 100 até 16.000 DPI, são 5 configurações com um único clique, e alternância de rápida para baixa sensibilidade com o botão DPI Shift. No rastreamento você tem mais de 400 polegadas por segundo e um tempo de resposta de 1ms.

Os 11 botões desse mouse gamer vão permitir que você faça manobras avançadas, personalizando comandos, programando macros. A roda de rolagem ajusta a tensão para rapidez ou precisão. E essas configurações podem ser salvas no seu mouse.

Em relação ao tipo de pegada, mesmo sendo um mouse mais pesado, pode ser confortável para palm, claw ou finger. E para maior desempenho e controle você pode ajustar o peso desse mouse. Os padrões de iluminação RGB LIGHTSYNC, vão causar efeito visual.

A marca Logitech é referência no mercado gamer, esse modelo é um top de linha, tem boa performance em qualquer tipo de jogo. E segundo muitas avaliações positivas, esse mouse gamer vale o investimento.

Todas as opções de mouse gamer listadas nesse artigo, você encontra na Amazon.

Aproveite as dicas!

Quer melhorar o conforto em seu home office? Veja agora as melhores cadeiras de escritório.

FAQ

Projetado para usuários exigentes, o mouse gamer tem recursos avançados. Um DPI alto, o sensor é extremamente preciso, capaz de mover o cursor na tela em frações de segundo, e com apenas um clique. Botões extras são editáveis para comandos e funções macro. O design ergonômico leva em conta os tipos de pegada, para maior conforto.

Maior precisão, velocidade e conforto, são características importantes no mouse gamer. Por esse motivo sensores, DPI, botões extras, ergonomia e resistência são aprimorados em mouses para jogos. Por outro lado, esses requisitos não são fundamentais para o bom funcionamento do mouse comum.

Você pode usar o seu mouse gamer no computador como um mouse comum, em tarefas simples. Alguns dos recursos do seu mouse para jogos, como os botões editáveis, podem ser úteis para servir de atalho e substituir alguma função no teclado.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados