Qual é a melhor escolha de Panela Wok em 2020?

Um dos fenômenos mais interessantes do nosso tempo é a globalização. Aquilo que começou como troca comercial acabou se tornando, também, um intercâmbio cultural intenso, que vem trazendo diversas alterações (e benefícios) para a maneira como fazemos as coisas. É frequente que alguns elementos comuns em outros países cheguem aqui como interessantes novidades para facilitar a nossa vida.

Entre essas novidades existem alguns itens bem simples, como panelas. De modo mais específico, temos a panela Wok, muito comum em países do oriente e que tem atraído a atenção de diversos cozinheiros profissionais e entusiastas. Feita para refogar e saltear os alimentos, a panela wok oferece praticidade e simplicidade no preparo de refeições saudáveis.

Vamos analisar algumas opções de panelas e as características de cada uma delas.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de panelas wok.

Escolha Premium

Produzida em aço inoxidável polido, essa é a panela ideal para preparar refeições saborosas. Suas 3 camadas Sigma Clad fazem com que o calor seja distribuído pela panela de forma nivelada e rápida. Além disso, ela é compatível com todas as fontes de calor e acompanha grelha e tampa de vidro de fechamento hermético.

Nossa recomendação

Essa panela é feita de alumínio e possui revestimento antiaderente por dentro e por fora. Suas alças são de aço e têm proteção de baquelite antitérmico para evitar queimaduras. Ela também acompanha tampa de vidro com saída para vapor. Além disso, ele pode ser utilizado em fogão comum ou elétrico.

Melhor para o seu bolso

Uma panela bem simples para o preparo de alimentos no dia-a-dia. Sua estrutura em alumínio cozinha mais rápido e por igual e seu revestimento antiaderente impede que a comida grude durante ou após o preparo. Além disso, sua alça em baquelite não aquece e te permite o manuseio sem sofrer queimaduras.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de panelas wok que podem te interessar:

Melhor Panela Wok

Índice

Mini Guia de Compra

As panelas wok ganharam notoriedade por seu uso na culinária oriental, que tem milhares (talvez milhões) de fãs ao redor do mundo. Com o tempo os culinaristas descobriram que elas podem ser utilizadas para o preparo de receitas em geral, especialmente aquelas saudáveis e saborosas, com refogados, legumes e molhos leves.

Hoje elas já fazem parte da coleção de muitos entusiastas e estão ganhando notoriedade entre o público em geral, que deseja apenas fazer a sua comida do dia-a-dia. Existem desde modelos sofisticados até os mais simples, com diferentes tecnologias e faixas de preço, e você pode escolher de acordo com o seu nível de exigência.

As diferenças entre os modelos se referem principalmente a versatilidade: algumas são compatíveis com diversas fontes de calor, outras apenas com fogão comum; algumas acompanham diversos acessórios úteis, outras vem apenas a panela; você pode até encontrar panelas com construção especial para cozimento quase perfeito!

Depois de dar uma olhada nas nossas sugestões veja o nosso guia com informações mais completas para a sua compra. Você vai obter informações bem completas para escolher a sua panela.

Frigideira Wok ZWILLING Plus – Sabor e elegância

Todo cozinheiro que se preze gosta de usar panelas bem construídas, com boa distribuição do calor e (por quê não?) bonitas. Tudo isso é oferecido pelo modelo da ZWILLING, que oferece diversas vantagens. A começar pela sua construção, cuja base é feita em três camadas (Sigma Clad), sendo um núcleo de alumínio revestido em aço inoxidável. Isso permite uma eficiente e rápida distribuição do calor, proporcionando cozimento mais uniforme.

Essa panela acompanha uma tampa de vidro de fechamento hermético que retém a água do cozimento, o que preserva os nutrientes da comida. Ela também vem com uma pequena grelha para preparo de dois diferentes tipos de alimentos ao mesmo tempo. Por fim, é compatível que todas as fontes de calor, o que significa que você pode usar tanto no fogão comum quanto nos modernos cooktops por indução.

Como desvantagens nós temos o preço elevado que com certeza vai espantar muita gente, e a ausência de revestimento antiaderente. Ninguém quer ficar com comida grudada no fundo da panela nova. Também falta uma proteção térmica nas alças, o que aumenta o risco de queimaduras.

Panela Wok Tramontina – O máximo da praticidade

Quem se preocupa muito com praticidade e limpeza com certeza vai gostar bastante dessa panela. Feita em alumínio, ela é bem leve e possui revestimento antiaderente por dentro e por fora. Assim você não precisa se preocupar com alimentos grudados ou queimados. Além disso, essa panela pode ir ao lava-louças.

Ela ainda acompanha uma tampa de vidro com uma saída de vapor e suas alças de aço possuem uma proteção em baquelite antitérmico para evitar acidentes com queimaduras – tudo isso por um preço bem em conta. Sua maior desvantagem é a impossibilidade de utilização em cooktops que funcionam por indução.

Panela Wok Chilli Brinox – Pequeno preço e grande facilidade

Se engana quem pensa que novidades sempre vem com preço alto embutido. Essa panela é o exemplo perfeito para mostrar que você pode fazer alguns experimentos culinários sem desembolsar uma fortuna. Ela é feita em alumínio, o que garante um cozimento mais rápido e por igual. Possui revestimento antiaderente interno e cabo em baquelite para proteção antitérmica.

Essa panela não acompanha tampa (seu propósito é principalmente o preparo de refogados). Ela também não pode ser usada em cooktops de indução.

Wok com Tampa e Alças Brinox – Opção com maior capacidade

Essa é uma versão um pouco mais completa da nossa opção de menor preço. Ela também é feita em alumínio para que o calor seja distribuído igual e rapidamente. Além disso, possui revestimento antiaderente interno e proteção antitérmica em suas alças. A diferença se dá pela presença de tampa de vidro e pela capacidade maior, de 4,1 L. Ela também não é compatível com indução.

Panela wok Euro – Segurança e controle

Algumas pessoas possuem inseguranças em relação às panelas modernas devido aos materiais de sua fabricaçao. Revestimento antiaderente comum, por exemplo, pode ser tóxico para o meio ambiente. Essa panela wok da Euro inova com um revestimento em cerâmica, que não deixa os alimentos grudarem e mantém o calor por mais tempo.

Além disso, suas alças possuem proteção térmica (baquelite), ela acompanha tampa de vidro e pode ir a lava-louças. Infelizmente, não é compatível com indução e você deve tomar cuidado com a temperatura. Uma vez que a cerâmica esquenta e se mantém quente por mais tempo é preciso estar atento para não calcular o tempo de preparo de forma errada e a comida queimar.

Outro inconveniente é a fragilidade da cerâmica, um material quebradiço. É preciso estar atento para não deixar a panela cair.

Guia do comprador

Afina de contas, o que é uma panela wok?

As panelas wok são típicas da culinária oriental e se assemelham a frigideiras. Porém, elas possuem suas laterais altas e arredondadas que fazem com que o fundo fique proporcionalmente menor do que a abertura. Na prática isso permite uma evaporação mais veloz dos líquidos, assim você consegue cozinhar alimentos rapidamente, sob alta temperatura, sem desperdiçar seus nutrientes.

Quais são os critérios para a escolha de uma panela wok

Alguns dos critérios que você pode utilizar para a compra da sua panela são:

Cuidados para tomar com as panelas wok

O cuidado mais importante a ser tomado com qualquer utensílio de cozinha é a limpeza – e com as panelas wok não é diferente. Tudo vai depender do tipo de material que escolheu. Os modelos revestidos de Teflon, por exemplo, devem ser limpos com escova macia para não danificar o revestimento antiaderente. Já os de aço conseguem suportar uma limpeza mais pesada.

Caso a panela que você escolheu seja de material mais quebradiço, como a cerâmica, é importante evitar quedas. Nesse caso, separe um espaço para guardar o utensílio ao invés de deixá-lo pendurado. Também é importante esperar que a panela esteja fria antes de lavá-la ou guardá-la. Esse é um cuidado extra para evitar danos e acidentes.

Algumas dicas para aproveitar melhor as suas panelas wok

É bom utilizar algum tipo de óleo ou gordura na panela, ainda que ela seja antiaderente, pois isso ajuda na distribuição de calor e no preparo dos refogados. Também é bom deixar os ingredientes que cozinham mais rápido por último, caso contrário eles irão passar do ponto (ou queimar) antes que o prato esteja pronto. Por fim, certifique-se de que o fogo do seu cooktop é forte o bastante para atingir a temperatura desejada.

Conclusão

Outros povos e culturas muito diferentes da nossa podem trazer algumas contribuições interessantes para as nossas atividades diárias. As panelas wok são um ótimo exemplo disso e trazem a proposta de comida saborosa e saudável, pronta em pouco tempo e com seus nutrientes preservados. Com elas você ganha versatilidade e pode preparar receitas de várias partes do mundo.

Entre os modelos analisados, a Panela Wok Tramontina se destacou pelo seu bom custo-benefício somado a versatilidade. Ela possui revestimento antiaderente interno e externo para garantir que os alimentos não vão ficar grudados e queimar. Além disso, ela acompanha tampa de vidro e pode ir a lava-louças. Sem contar que sua dupla alça com proteção antitérmica garante fácil manuseio.

Você tem algum hobby culinário e quer diversificar suas receitas? Já pensou em comprar uma panela wok? Compartilha com a gente nos comentários!

F.A.Q.

Apesar de ter surgido no contexto da culinária asiática as panelas wok podem ser utilizadas no preparo de receitas ocidentais também. Na verdade, tudo o que você quiser refogar, saltear ou fritar rapidamente pode ser feito com ela. Só tome cuidado com porções muito grandes: elas podem acabar ficando cruas por dentro.

A proposta das panelas wok é justamente chegar a altas temperaturas e distribuir bem o calor por todo o alimento. Por isso quem for mais desatento pode acabar queimando a comida. Para evitar esse inconveniente, é recomendável que todos os ingredientes estejam prontos e separados antes que você inicie o preparo. Assim, basta ir adicionando quando chegar o momento certo.

Quando se trata de criatividade culinária o céu é o limite e você pode preparar os seus pratos da maneira como achar melhor. No entanto, entende que o objetivo aqui é cozinhar rápido, sob temperaturas altas e por um curto período de tempo. Experimente bastante esse uso mais convencional da panela wok até ganhar mais habilidade, antes de fazer experiências.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados