Quais os melhores purificadores de ar e seus benefícios?

Problemas respiratórios são condições muito comuns que afetam uma boa parte da população, especialmente em grandes cidades. Quase todo mundo conhece alguém que sofre (ou já sofreu) de doenças como rinite, asma ou sinusite.

Existem vários fatores que contribuem para isso, sendo a qualidade do ar um dos mais importantes. Casas que passam muito tempo fechadas, umidade muito alta (ou muito baixa), acúmulo de papéis e roupa de cama inadequada podem causar péssimos efeitos sobre a saúde.

Aqueles que vivem em capitais ainda precisam lidar com o problema da poluição, que é um pesadelo na vida de quem tem vias aéreas sensíveis.

Infelizmente, nem sempre essas condições ambientais são controláveis. Você até pode limpar e ventilar a sua casa, mas o que fazer quando a umidade está alta e os ácaros se proliferam?

E quando o clima te obriga a manter portas e janelas fechadas por muito tempo? Muitas vezes essas questões são difíceis de resolver.

Existem várias formas de amenizar isso. Uma delas é a utilização de aparelhos que visam melhorar a qualidade desse ar, como por exemplo os purificadores.

Ar condicionados, climatizadores e umidificadores de ar já são velhos conhecidos dos brasileiros, mas muitas pessoas ainda não sabem a respeito dos purificadores de ar e seus benefícios.

Nesse artigo nós vamos te apresentar esses novos aliados da saúde e falar um pouco sobre esses aparelhos.

Você vai descobrir como eles podem te ajudar e quais os critérios para a escolha do melhor purificador de ar para você, além de conhecer alguns produtos que realmente podem te interessar.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de purificador de ambiente

Escolha Premium

Esse purificador possui um sistema triplo de filtração com HEPA, carbono e luz UV para garantir um ar muito limpo em qualquer situação.

Ele é capaz de capturar poluentes, gases e odores, além de matar bactérias e fungos que ficarem presos aos filtros. Além disso, seu design é elegante e compacto, ideal para qualquer cômodo.

Nossa recomendação

Opção que se destaca pelo seu custo-benefício. Embora esse purificador de ambiente da Sterilair não seja o mais barato disponível, o seu custo de manutenção é baixíssimo.

Isso porque ele esteriliza o ar ambiente sem usar filtros, o que torna o aparelho mais durável, silencioso e econômico. Sem contar que é prático e eficiente.

Melhor para o seu bolso

Esse produto utiliza geração de íons negativos e gás ozônio para filtrar o ar ambiente, eliminando vírus, bactérias, fungos e ácaros. Além disso, ele é capaz de neutralizar odores (como de gordura e fumaça, por exemplo) e poluentes de forma geral. Suporta um volume de ar de até 80 m³.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de purificadores de ar que podem te interessar:

Melhores Purificadores de ar

Índice

Mini Guia de Compra

A menos que você viva em uma casa de campo num lugar especialmente paradisíaco e arborizado provavelmente o seu ar ambiente está longe do ideal.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para melhorar isso, principalmente cuidados gerais com a limpeza e ventilação do local. No entanto, nem sempre isso é o bastante.

Existem diversos equipamentos feitos com o objetivo de tornar a atmosfera local mais confortável. Os mais conhecidos são os aparelhos de ar condicionadoclimatizadores e umidificadores.

Embora os mais sofisticados também contem com a função de esterilizar o ar, a melhor opção para fazer isso é um purificador de ambiente.

Esses dispositivos são grandes aliados daqueles que sofrem com problemas respiratórios – ou mesmo de quem apenas deseja mais qualidade de vida. A grande maioria deles não atua sobre a temperatura ou a umidade, mas garantem a pureza do ar que você respira.

Eles fazem isso filtrando e eliminando microrganismos e neutralizando odores indesejados. Para escolher o melhor purificador de ar para você é preciso checar a estrutura de filtração utilizada, bem como a capacidade, o tamanho e outros recursos adicionais que possam te interessar.

Além disso, é bom ter em mente o local que você deseja deixar o seu purificador, principalmente se o ambiente exige silêncio.

Como de costume, vamos analisar agora algumas opções de purificadores de ambiente disponíveis no mercado. Com isso você vai poder entender melhor critérios e começar a ver produtos que te interessem.

Quando terminar não deixe de checar o nosso Guia do Comprador com informações completas para te orientar na sua compra.

Purificador de ar TruSens – Tratamento completo

Esse é o purificador para os mais exigentes, aqueles que desejam o máximo de eficiência e pureza. Para isso, ele conta com três níveis de filtração: carbono, radiação UV e HEPA.

O carbono é responsável por fazer uma filtragem prévia que é muito eficiente para reter partículas maiores e neutralizar odores.

A luz UV por sua vez elimina vírus e bactérias antes que eles possam fazer mal à sua saúde. Por fim, o HEPA retém as partículas restantes, gases e odores – um tratamento completo.

Além disso, este purificador é compacto, fácil de transportar e tem um design elegante que combina com qualquer cômodo.

É importante destacar que esse purificador da TruSens cobre ambientes de, no máximo, 23 m² – qualquer lugar maior do que isso não será tratado corretamente.

Além disso, o preço dele é bem elevado e você precisa estar sempre trocando os filtros (de acordo com a frequência recomendada pelo fabricante).

Esterilizador de ar Sterilair – Simples, econômico e eficaz

Presente no mercado há muitos anos, esse purificador já é conhecido de muitos brasileiros pela sua eficiência e economia. Ele foi construído especialmente para a esterilização do ar e neutralização de odores, mas não para filtragem de poluentes.

Na verdade, ele não utiliza nenhum tipo de filtro – e esse é o seu diferencial. Um bloco cerâmico com filamentos metálicos eliminam os microrganismos do ar que passam por debaixo do aparelho – mas não há aquecimento do ambiente!

Com isso, você não precisa trocar filtros e o consumo de energia é bem baixo (equivalente ao de uma lâmpada de 38 W). Você pode deixá-lo ligado 24 horas por dia.

Além disso, ele é fabricado com materiais anti-incêndio e possui proteção contra choque, curto-circuito e super aquecimento. Também é capaz de eliminar odores desagradáveis, como mofo e cigarro (ajuda na conservação de roupas, livros e aparelhos eletrônicos).

Sua cobertura é para áreas de apenas 20 m², sendo inadequado para ambientes mais amplos.

Purificador IZA MeGT – Baixo preço, várias funções

Se você procura por algo barato e eficaz na remoção de odores e limpeza do ar, então esse é o seu purificador. Ele é capaz de utilizar alta voltagem para gerar íons negativos e ozônio.

Com isso, ele elimina vírus, bactérias, fungos e ácaros – e sem usar ventoinha, o que aumenta a longevidade do produto.

Esse purificador também é bastante eficiente na remoção de odores, como por exemplo gordura e fumaça, e também de gases poluentes.

Além disso, por produzir íons negativos ele é capaz de neutralizar cargas estáticas positivas produzidas por aparelhos como televisores e computadores. Tudo para tornar o ambiente o mais agradável possível.

A área coberta é de cerca de 26,5 m² (80 m³), o suficiente para pequenas salas  ou escritórios. No entanto, é importante frisar que não se sabe exatamente os efeitos que esse ozônio produzido pelo aparelho podem ter sobre o usuário.

Por isso algumas pessoas preferem não utilizar esse tipo de filtro.

Purificador De Ar Clean Air – Compacto e elegante

Esse é um aparelho compacto para quem deseja aliar eficiência e design. Seu sistema de filtração é duplo e utiliza HEPA (bloqueia contaminantes, inclusive bactérias) e carbono (neutraliza substâncias químicas e gases) para purificar o ar.

Além disso, ele também é capaz de eliminar alérgenos comuns, como pólen, pêlos de animais e ácaros. Outra vantagem desse aparelho é o seu sistema silencioso, com ruídos que dificilmente irão te incomodar.

Ele também é capaz de neutralizar odores desagradáveis, como cigarro e mofo. Além disso seu design é compacto e muito moderno, se adequando a qualquer ambiente de forma discreta.

Uma desvantagem importante é a luz. Embora seja uma iluminação suave, que pode até agradar a alguns, aqueles que preferem dormir no escuro não irão se adaptar bem.

Por isso pode não ser uma boa ideia deixá-lo no quarto durante a noite.

Purificador de ar Midea – Ar puro para a sua saúde

Mais uma opção para quem deseja o ar mais limpo possível. Esse purificador de ambiente conta com 4 camadas de filtros: carbono (poeira, cabelo e grandes poluentes), carvão ativado (odores e poluentes em geral), camada antibacteriana e filtro HEPA (remoção eficiente de alérgenos e partículas).

Além disso, ele tem radiação UV que elimina bactérias, fungos e vírus (incluindo H1N1). Ele também possui um baixo nível de ruído para não te atrapalhar durante o trabalho ou o sono e conta com três diferentes velocidades de fluxo de ar (fumaça, poeira e pólen).

Mais uma vez, a desvantagem são os custos. O preço do aparelho é elevado em comparação a outros que mostramos aqui. Sem contar que os filtros precisam ser trocados com alguma frequência, o que eleva os gastos com manutenção.

Guia do comprador

O que é um purificador de ar? Por que eu deveria ter um?

Um purificador de ar ou purificador de ambiente é um aparelho capaz de eliminar microrganismos, odores e outras impurezas, tornando o ar mais limpo.

A grande maioria deles utiliza filtros para fazer isso, sendo que alguns possuem sistemas de filtração com várias etapas. Eles são especialmente adequados para pessoas que procuram cuidar melhor da saúde.

É inegável a importância do ar puro para manter o corpo em boas condições. Infelizmente, a maioria de nós não vive em locais favoráveis nesse aspecto.

Quem mora em grandes cidades, então, experimenta muitos transtornos por conta de poluentes, vírus e bactérias que se espalham devido a grande concentração de pessoas. Nesses casos a limpeza cotidiana costuma ser insuficiente para manter os cômodos em boas condições – e é aí que entra o purificador de ar.

Ao acabar com os contaminantes do ambiente, o aparelho melhora muito a qualidade de vida, principalmente para pessoas que sofrem de doenças respiratórias crônicas.

Outra vantagem é a remoção de partículas. Sabemos que não são só os vírus e as bactérias que causam (ou agravam) doenças. Existem vários agentes que irritam as vias aéreas, como pólen, poeira e poluentes de maneira geral. Essas substâncias provocam crises alérgicas e asmáticas e podem ser removidas por alguns purificadores.

Além disso, os purificadores também podem ajudar na conservação dos seus bens. Eliminando contaminantes e odores desagradáveis eles garantem que suas roupas, sapatos, livros e aparelhos eletrônicos durem muito mais tempo.

Se você tem alguma coleção valiosa vale a pena investir nesses aparelhos. É melhor comprar um purificador e umidificador de ar? São dois produtos com propostas muito diferentes. O umidificador de ar simplesmente evapora água para aumentar a umidade do ambiente.

Ele é muito útil para evitar os desagradáveis sintomas de ressecamento das vias aéreas que ocorrem quando o tempo está muito seco. Quando usado em excesso o umidificador facilita a proliferação de microrganismos.

Já os purificadores têm como objetivo tornar o ar mais limpo de maneira geral, sem interferir em temperatura ou umidade. A combinação entre umidificador e purificador de ar pode ser excelente durante os períodos de seca, quando a umidade fica muito baixa e a poluição se torna mais evidente e concentrada.

Como posso escolher o melhor purificador de ar para mim? Você pode realizar a sua escolha baseada nos seguintes critérios:

Como posso cuidar do meu purificador de ambiente?

O principal cuidado que você precisa ter é com a limpeza e a troca dos filtros. Cada fabricante tem as suas próprias recomendações a respeito disso, de forma que é importante guardar o manual e seguir o que é orientado. Se você não estiver atento a isso, o aparelho perderá a eficiência.

Também é importante tomar muito cuidado com instabilidades na rede elétrica. Se você pretende deixar o seu aparelho ligado por longos períodos de tempo é bom utilizar um estabilizador, principalmente se a sua região tem problemas com eletricidade.

Conclusão

Hoje em dia já não é preciso viver em um lugar paradisíaco para ter acesso a uma boa qualidade de ar. Já existem vários recursos para melhorar as condições ambientais e dar mais qualidade de vida para pessoas com problemas respiratórios.

Os purificadores de ar ajudam muito com isso ao eliminar as impurezas para você. Um bom purificador precisa ser eficiente para acabar com impurezas, além de econômico e ter outros recursos adicionais que o tornem ainda mais prático.

Diante disso, escolhemos o Esterilizador de ar Sterilair como o melhor purificador de ar para você. Ele não precisa de filtros para funcionar, é silencioso, apresenta um consumo de energia muito baixo.

Você já escolheu o seu purificador de ambiente? Sentiu alguma diferença com o uso? Compartilha com a gente!

F.A.Q.

Eliminar poluentes no ar de um cômodo. Os purificadores eliminam microrganismos, neutralizam odores e retém alérgenos em geral. Eles deixam o ar mais limpo e ajudam a prevenir e amenizar efeitos de problemas respiratórios.

Os umidificadores de ar são aparelhos mais simples que apenas adicionam umidade ao ambiente, enquanto que os purificadores utilizam sistemas de filtros para remover impurezas do ar inalado.

O melhor purificador de ar para você é aquele que atende às suas necessidades. Você precisa de remoção de odores? Mora em um lugar com muitos gases poluentes? Quer deixar o aparelho ligado por muito tempo? Verifique os critérios de compra antes de tomar a sua decisão.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados