Conheça os melhores sensores de presença para sua casa e segurança da sua família

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a cada dia surgem mais dispositivos com a função de facilitar nossa rotina.

Com a internet das coisas, como é chamada a tecnologia que permite a conexão remota entre objetos e equipamentos, fica cada vez mais fácil ter uma casa automatizada no estilo dos Jetsons!

Um desses dispositivos são os sensores de presença que permitem controlar o acionamento de lâmpadas, a abertura de portas, o ar condicionado e até mesmo integrar dispositivos ao sistema de segurança.

Ao conectá-los com outros dispositivos como câmeras e alarmes, é possível melhorar a segurança da sua casa ou estabelecimento comercial e controlar tudo através do seu celular.

Diante de tantas possibilidades que este dispositivo oferece, nós preparamos um artigo completo com um guia de compras onde explicamos diversas especificações que devem ser analisadas para você conseguir escolher o melhor sensor de presença.

Recomendações

Antes de nos aprofundarmos no assunto, existem 3 modelos de sensores de presença que se destacam. Assim, mostraremos a escolha premium, a nossa escolha e a melhor opção para o seu bolso.

Escolha Premium

A escolha premium não é somente um sensor de presença, mas sim uma câmera de monitoramento com sistema de áudio bidirecional e sistema de alarme com luz e som para espantar invasores.

A visão noturna tem alta qualidade com distância visual de 30 metros. Para completar, ela tem alta resistência contra fenômenos naturais, como chuvas, ventos com areia e umidade.

Nossa recomendação

Como o intuito deste tipo de dispositivo é deixar sua casa mais automatizada, escolhemos o kit de automação para esta categoria.

Mesmo o valor sendo maior do que a maioria dos sensores de presença, ele vale a pena por ter um bom custo benefício.

Melhor para o seu bolso

Além de ter o menor preço, ele também é o dispositivo mais fácil de instalar, pois fica no mesmo local em que a lâmpada será colocada no teto.

Este modelo é apenas para iluminação, mas tem grande vantagem por ser compatível com lâmpadas de LED e fluorescentes compactas que são as mais usadas atualmente.

Vale a pena dar uma olhada

Além das opções que destacamos acima, existem no mercado outros modelos que merecem uma atenção, pois podem se encaixar melhor para você.

Veja a lista de melhores sensores de presença:

Melhores sensores de presença

Índice

Mini guia de compras

No mercado, você consegue encontrar diversas opções de sensores de presença, com marcas e modelos variados, dos mais simples que apenas detectam a presença de pessoas no ambiente e acionam a iluminação, até aqueles que têm conectividade Wi-Fi e permite que você monitore e controle sua casa com o celular ou comando de voz.

Para escolher o melhor sensor de presença, que facilitará a sua rotina e suprirá suas necessidades, é necessário ter muita atenção e analisar diversos fatores que fazem muita diferença na hora de optar por um modelo que lhe agrade.

Um dos fatores mais importantes, e o primeiro que deve ser definido, é saber onde o dispositivo será instalado. Este detalhe vai determinar se você está à procura de um sensor interno ou externo, por exemplo.

Ambos os modelos têm especificações que garantirão a maior durabilidade e melhor desempenho de sua função, caso pretenda instalar o sensor em local externo onde ficará exposto à chuva e vento.

Outros fatores importantes são o ângulo de detecção do aparelho, resistência a umidade, alcance, se o sistema será de infravermelho ou ultrassom.

Além de estarem relacionados, todos esses detalhes vão garantir que o modelo escolhido seja adequado para sua casa e se encaixe nas suas necessidades.

Sensor de presença para iluminação com soquete: Melhor avaliação

Com diversas avaliações positivas na Amazon, o sensor de presença para iluminação da Intelbras entra para a lista por ser um dispositivo prático. O seu modelo tem um bocal para lâmpada e para instalar basta encaixar no local onde fica a lâmpada no teto.

O modelo tem o ângulo de detecção 360º, com alcance de 6 metros de diâmetro. O dispositivo é compatível com lâmpadas de LED e fluorescentes compactas com potência de até 60 Watts.

O sistema de detecção de presença é feito por infravermelho que pode ser regulado por meio do temporizador que permite determinar entre períodos de 10 segundos até 5 minutos.

Sensor de presença sem fio e infravermelho: Praticidade sem fio

Este outro modelo de sensor de presença da Intelbras é uma ótima opção para quem está à procura de um modelo sem fio com alimentação por bateria.

O dispositivo possui ângulo de detecção de 115º e alcance de 12 metros frontal, com dois níveis de sensibilidade para detectar movimentos bruscos ou leves.

O sistema de detecção é feito por infravermelho que identifica a temperatura de até 40 ºC, o aparelho também tem dois modos de operação, o econômico e o contínuo inteligente.

Câmera com sensor de presença a prova d’água: Câmera rotativa

Ter um dispositivo com câmera e sensor de presença é algo que fará muita diferença nos momentos em que você estiver fora de casa. Com a Wi-Fi Smart câmera, você monitora a sua casa pelo celular.

O modelo é ideal para instalar em áreas externas, pois é resistente à água e tem visão noturna. A rotação da câmera é de 320º na horizontal 110º na vertical.

O sistema de detecção de presença é por infravermelho e manda a notificação para o seu celular. Ela tem resolução de 1080p e tem microfone e alto-falante integrados. Há ainda a possibilidade de armazenar as gravações a partir de um cartão de memória.

Câmera Wi-Fi de Monitoramento Externa TP-Link: Com sistema de luz e som

O dispositivo Tapo com câmera e sensor de presença integrados é ideal para quem procura um dispositivo de segurança que filma e tem alarme que dispara efeitos de som e luz.

O aparelho é ideal para instalar em áreas externas. A sua conexão pode ser feita por cabo ou via Wi-Fi, dando mais flexibilidade na instalação. Para melhorar ainda mais o seu desempenho, o dispositivo tem visão noturna com distância de até 30 metros.

O sistema de detecção manda notificação para o celular quando for detectado alguma presença e faz um histórico para você acompanhar. Ela grava as imagens em definição de 3MP e tem áudio bidirecional, com microfone e alto-falante integrados.

Sensor de presença inteligente WiFi - AGL: Automação para sua casa

Com o sensor de presença da AGL é possível fazer automação com outros produtos da mesma linha e controlar através do aplicativo da AGL home.

A configuração do dispositivo é feita totalmente sem fio. Basta baixar o aplicativo e instalá-lo na rede Wi-Fi. O modelo ainda tem bateria recarregável com duração de até 6 meses, porém para locais com grande fluxo o indicado é que ele seja usado diretamente na tomada.

O dispositivo é compatível com a Alexa dando mais possibilidade de uso, podendo controlar outros dispositivos, como lâmpadas, sensor de portas e janelas.

A AGL não disponibiliza informações como alcance e ângulo de detecção o que dificulta a avaliação do produto, entretanto suas avaliações são boas e têm uma boa média de clientes satisfeitos.

Sensor de presença inteligente Multilaser: Mais segurança

A Multilaser produz vários dispositivos para auxiliar na segurança da sua casa ou comércio entre eles está o sensor de presença inteligente da linha Multilaser Liv.

O modelo tem o ângulo de detecção 110º, com alcance de 6 metros de diâmetro. O dispositivo é compatível com lâmpadas de LED e fluorescentes compactas com potência de até 60 Watts.

O sistema de detecção de presença é feito por infravermelho totalmente sem fio com funcionamento à bateria. Seu controle é feito através do aplicativo desenvolvido pela Multilaser.

Kit Casa Inteligente Sensor de Presença Ekaza: Maior investimento

Entre os sensores de presença inteligente desta lista, o modelo da EKAZA é o que oferece o maior preço por se tratar de um kit que contém o sensor de presença, um sensor de abertura e um Smart Hub, dispositivo desenvolvido para tornar sua casa inteligente.

O modelo tem o ângulo de detecção 170º, com alcance de 7 metros de diâmetro, o dispositivo é compatível com lâmpadas

O sistema de detecção de presença é feito por infravermelho, e o sensor presença e o sensor de abertura funcionam com bateria CR2032. 

Guia do comprar – o que considerar antes de escolher o sensor de presença?

Até agora, vimos que existem muitos detalhes que envolvem a escolha do melhor sensor de presença que deixará sua casa mais segura.

Sendo assim, separamos neste guia de compras os principais pontos que determinam a eficiência do aparelho e seus benefícios.

Ângulo de detecção do sensor

A angulação de um sensor de presença refere-se a área que ele detecta ao seu redor. O ângulo de detecção de cada aparelho é classificado em graus.

Assim, o indicado é escolher um modelo com ângulo de 360º. Ele cobrirá uma área maior e não haverá pontos cegos, ou seja, áreas que ficam fora do radar do sensor.

Entretanto, os aparelhos para área externa geralmente são de 180º. Eles cobrem somente a área frontal a partir do ponto que foi instalado, deixando toda a área ao redor com pontos cego.

Alcance frontal de detecção

Além do ângulo de detecção, os sensores de presença também possuem um alcance médio. Corresponde ao raio diâmetro do círculo que o ângulo alcança.

O alcance de cada aparelho é determinado em diâmetros. Para os sensores que ficam instalados no teto, o ideal é escolher um modelo com no mínimo 6 metros de alcance.

Já os embutidos na parede têm o alcance de distância frontal que deve ser de no mínimo 8 metros.

Uma dica importante para determinar essa escolha é considerar o local que o sensor será instalado.

Por exemplo, para corredores, um sensor com alcance de menor de 8 metros frontais é o bastante, já para ambientes mais amplos, como salas e quartos, o ideal é um modelo instalado no teto com 12 metros de alcance, assim haverá melhor aproveitamento do alcance do melhor senso de presença.

Ponto de fixação adequado

O ponto de fixação do sensor pode variar de acordo com o modelo escolhido, mas a maioria dos fabricantes recomenda que a altura mínima e máxima de instalação do dispositivo.

O padrão é que a altura seja feita entre 2 e 3,5 metros de altura. Essa determinação segue as regras gerais de construção.

O ideal é que o sensor seja fixado no mínimo a 2,8 metros de altura, o não cumprimento desta especificação pode atrapalhar o funcionamento do sensor de presença limitando o seu ângulo de detecção e alcance.

Uso de fotocélula para economia

Uma das vantagens do sensor de presença para lâmpadas é a economia de energia. No mercado há modelos disponíveis com o intuito de aumentar essa economia a partir do uso de fotocélulas.

As fotocélulas são dispositivos capazes de reconhecer a iluminação natural do ambiente, assim elas só serão ativadas quando realmente for necessário. Assim mesmo que o sensor capte a presença, a luz não será ativada, pois existe iluminação suficiente no local.

Temporizador

Os sensores de presença são dispositivos bem funcionais e quanto mais opções de controle eles tiverem melhor. E uma delas é o tempo que ele permanece ativo depois de ser ativado.

Esta função é ideal para os dispositivos conectados às lâmpadas, pois com isso você consegue ajustar por quanto tempo ela ficará acesa depois do último movimento detectado.

Para quem deseja gerar economia, o recomendado é escolher um dispositivo com o menor tempo mínimo possível. No mercado existem dispositivos com tempo mínimo de 1 segundo e máximo de 30 minutos.

Infravermelho ou Ultrassom

Os sensores de presença funcionam reconhecendo a partir do calor corporal com infravermelho ou de ondas sonoras.

O sistema de infravermelho pode ser usado tanto em ambiente interno quanto externo e é uma opção segura contra disparos acidentais e tem maior precisão ao detectar presença. Já os modelos mais atuais você pode regular a sensibilidade para diferenciar movimentos suaves e os mais bruscos.

Por outro lado, o sistema de ultrassom é mais recomendado para áreas internas devido a sua sensibilidade. Ele dispara quando exposto ao barulho e nas áreas externas isso acontece com mais frequência. Para evitar disparos acidentais o ideal é que ele fique em ambiente com pouca interferência de som e não seja conectado aos alarmes.

Automatização da sua casa com sensor de presença inteligente

Ter uma casa automática não é mais coisa de filme futurista. Com um sensor de presença inteligente é possível aumentar a segurança da sua casa.

Os modelos inteligentes são conectados via Wi-Fi e tornam possível controlar outros dispositivos conectados na mesma rede que sejam compatíveis. Assim você pode controlar lâmpadas, campainhas e até mesmo portas e janelas para garantir que elas estejam fechadas quando você não estiver em casa.

Outra vantagem de um dispositivo inteligente é que alguns modelos tem compatibilidade com Alexa, a assistente virtual da Amazon, ou o Google Assistant.

Conclusão

Para escolher o melhor sensor de presença é preciso analisar diversos fatores, como o local de instalação, as vantagens e as possibilidades que cada modelo tem a oferecer.

Também é importante listar as suas necessidades com relação à finalidade do dispositivo, se deseja um apenas para integrar a lâmpada da área externa ou para segurança e automatização da sua casa.

Esses são fatores que definirão se você está à procura de algo simples ou de um dispositivo mais sofisticado e moderno.

Dito isso, indicamos como nossa melhor escolha o Kit Casa Inteligente Sensor de Presença Ekaza. Com esse dispositivo fica mais fácil conectar a maior quantidade de aparelhos da sua casa e controlá-los com o celular ou por comando de voz.

Entretanto, antes de adquirir aparelhos e dispositivos que não sejam da marca Ekaza, é necessário conferir a conectividade com o smart hub que suporta todos os dispositivos que forem Tuya.

FAQ

Embora sejam dispositivos semelhantes, existem algumas diferenças entre eles.

O sensor de presença reconhece a entrada e saída de pessoas em um ambiente através de sensores infravermelho ou ultrassónicos. Quando a presença é captada o aparelho fica ligado e só desliga quando o sensor não capta mais nenhuma presença.

O sensor de movimentos reconhece apenas a movimentação do ambiente e desliga após um período determinado sem movimentação.

As recomendações de altura podem variar de acordo com o fabricante, mas no geral o recomendado é que o sensor de presença seja colocado numa altura entre 2 a 3,5 metros de altura.

Este fator vai depender do modelo de sensor de presença, no mercado existem dois tipos, os internos e os externos, que são resistentes à água e outros fenômenos naturais, como vento e umidade.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados