Caderno Digital: Saiba tudo sobre esse caderno que virou febre na internet!

Parece um caderno comum, tem capa normal e até folhas convencionais, mas só parece! A verdade é que o caderno digital não tem nada de convencional. Afinal, sua proposta é ousada: ser um caderno infinito

Para isso, ele conta com folhas especiais, que podem ser digitalizadas de forma inteligente. Assim, suas anotações são enviadas – e até organizadas – em algum dos serviços de nuvem mais famosos, de acordo com sua escolha.

Depois, é só apagar as anotações e – advinha – seu caderno está novo em folha.

Portanto, teoricamente, ao adquirir esse tipo de caderno, você nunca mais vai precisar comprar outro. Mas será que isso é verdade?

Afinal, esse caderno tem um custo elevado. Então, para saber se vale a pena investir, é bom saber se ele realmente cumpre o que promete, não é mesmo?

E para te ajudar a descobrir isso, elaboramos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o caderno inteligente reutilizável Rocketbook, que é o caderno digital mais popular do momento.

Com essas informações, será muito mais fácil decidir (ou não) fazer esse investimento.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os cadernos digitais vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Considerado um dos melhores modelos de caderno digital, o Rocketbook Fusion se destaca por ter o tamanho de um caderno comum e 42 páginas, distribuídas em 7 estilos diferentes. Assim, fica mais fácil escrever e organizar suas anotações, que podem ser guardadas em algum serviço de nuvem. Contudo, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Considerado praticamente um clássico, esse caderno digital é versátil e pode ser utilizado por profissionais e estudantes de diferentes áreas. Sua grande vantagem é ter o tamanho de um caderno comum e ainda sim permitir que suas anotações sejam enviadas para serviços de nuvem. No entanto, seu preço também é considerado elevado.

Melhor para o seu bolso

Se você quer experimentar a praticidade de um caderno digital ou apenas não quer gastar muito com isso, então esse bloco de notas é uma ótima opção de investimento. Ele possui todas as funcionalidades de um caderno Rocketbook e ainda é fácil de ser transportado. E apesar de ter um preço elevado para um bloco de notas, essa é a opção mais barata entre os cadernos digitais.

Itens que você também pode se interessar:

Antes de conferir as resenhas completas dos melhores cadernos digitais, confira o resumo das principais vantagens de cada uma das nossas escolhas.

O Melhor Caderno Digital

Índice

Mini Guia de Compra

Lançado em 2015, o caderno inteligente reutilizável Rocketbook chegou ao mercado com uma proposta inovadora: oferecer um produto que mescle o conforto de um item tradicional com as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias.

E ao que parece, a fabricante acertou no projeto. Afinal, esse produto realmente é semelhante ao caderno comum, tanto do ponto de vista físico, quanto em termos de experiência de escrita.

Além disso, ele possui uma integração fácil com os serviços de armazenamento em nuvem e ainda permite que suas anotações sejam salvas com o auxílio de um aplicativo intuitivo.

Por isso, apesar do nome, não confunda esse caderno digital com o caderno inteligente que lembra um fichário, porque esses produtos são bem diferentes.

No entanto, como você deve ter percebido, esse produto tem um preço elevado. Então fica a pergunta: será que ele é tudo isso mesmo?

Para responder essa e outras dúvidas, fizemos a análise dos melhores cadernos digitais do mercado. Além disso, no nosso Guia do Comprador, contamos outras informações importantes para que você escolha o seu caderno ideal!

Caderno reutilizável Fusion Smart Rocketbook – O caderno digital mais avançado

O caderno Rocketbook Fusion é um dos melhores modelos da marca! Além de apresentar o mesmo tamanho que cadernos comuns (21,5 x 28 cm), ele possui 42 páginas, número maior do que é oferecido em outros modelos.

Mas o grande diferencial mesmo desse modelo é que ele conta com 7 estilos de páginas diferentes.

Por isso, você pode escolher utilizar as tradicionais folhas pautadas, com grade de pontos, lista de tarefas, agenda semanal, calendário mensal e até um modelo de metas OKR, para te ajudar a organizar seus projetos.

Seja qual for o tipo de página que você utilizar, esse modelo oferece todas as funcionalidades associadas à fabricante, ou seja, conexão com serviços de armazenamento em nuvem e o aplicativo gratuito Rocketbook.

Assim, você pode organizar e guardar todas as suas anotações e ainda pode reutilizar o caderno.

Para completar, esse caderno está disponível em 8 cores diferentes: azul escuro, cinza profundo, céu escarlate, farol laranja, netuno azul-petróleo, preto infinito, verde terrestre e vermelho atômico.

No entanto, para aproveitar todas essas funções, você precisará gastar. Afinal, esse é o modelo mais caro de caderno digital da marca.

Apesar disso, diante da praticidade e economia que esse caderno entrega, já que você não vai precisar comprar mais cadernos comuns a longo prazo, vale a pena fazer esse investimento.

Por todos esses motivos, esse modelo Rocketbook Fusion merece o título de escolha premium.

Caderno inteligente reutilizável Rocketbook – Indicado para profissionais e estudantes de diferentes áreas

Apesar do caderno digital ser algo relativamente recente, esse modelo de caderno Rocketbook pode ser considerado um clássico!

Além de apresentar o tamanho convencional, que a marca chama de letter (21,5 x 28 cm), esse modelo conta com 32 páginas que podem ser utilizadas como você quiser.

Seja para fazer anotações, desenhos, esquemas ou listas, esse caderno digital é prático e versátil, já que pode ser utilizado em várias situações por diferentes profissionais e estudantes.

Além disso, assim como o modelo anterior, esse caderno oferece todas as facilidades oferecidas pela marca, incluindo conectividade, interatividade e a possibilidade de enviar todas as anotações para serviços de nuvem.

Para completar, esse modelo está disponível em 9 cores diferentes: terrestrial green, scarlet sky, neptune teal, midnight blue, inverno lunar, beacon orange, atomic red, deep space gray e infinity black.

No entanto, alguns consumidores reclamam que as linhas das folhas desse modelo Rocketbook são muito claras, prejudicando quem deseja utilizá-las como um caderno convencional. Além disso, os consumidores reclamam que, apesar de ter um preço elevado, o caderno não possui muitas folhas.

Apesar disso, esse modelo continua sendo versátil e adaptável a diferentes situações, te dando liberdade para usar seu caderno sempre que precisar.  Por isso, se quiser investir em algum modelo, o caderno Rocketbook é a nossa recomendação de compra.

Bloco de Notas Rocketbook Flip – O mais barato e ideal para quem quer experimentar um caderno digital

Se você ainda tem dúvidas se realmente vale a pena comprar um caderno digital e não quer gastar muito apenas para ter essa experiência, então pode começar investindo nesse bloco de notas.

Por ser pequeno (8,9 x 14 cm), ele pode ser facilmente transportado em praticamente qualquer bolsa. Assim, você pode ter seu bloco de notas à mão sempre que precisar, seja para fazer anotações, desenhos, esquemas ou listas.

Vale lembrar que esse modelo possui 32 folhas, ou seja, embora seja pequeno, você ainda tem muito espaço para fazer suas anotações.

Além disso, apesar de ser um bloco de notas, assim como os outros modelos, ele oferece todas as facilidades de um caderno infinito, com o bônus de ser muito mais fácil de carregar.

Além disso, você pode escolher entre os blocos de nota disponíveis em 8 cores diferentes: azul-escuro, verde terrestre, azul claro, cinza profundo, céu escarlate, farol laranja, preto infinito e vermelho atômico.

Apesar de apresentar um preço elevado quando comparado a um bloco de notas comum, esse modelo é o mais barato entre os cadernos digitais, que geralmente são mais caros em função de sua tecnologia.

Por isso, esse bloco de notas Rocketbook Flip recebeu o título de melhor escolha para o seu bolso.

Caderno gráfico Matrix Rocketbook – Indicado para projetistas e desenhistas

Se você é design, engenheiro, ilustrador ou exerce qualquer outra profissão que exige a elaboração de desenhos, então esse caderno é para você!

Ao todo, ele é composto por 32 páginas, sendo que uma delas é pautada e pode ser utilizada para anotações. Outra página desse caderno pode ser utilizada como índice para organização e ainda conta com diferentes réguas para medições rápidas.

Mas o grande tesouro desse caderno está nas 30 páginas restantes. Todas elas são compostas por grades de 0,25 polegadas organizadas com precisão. Por isso, você pode utilizar essas páginas para criar ilustrações e projetos detalhados e precisos.

Além disso, assim como ocorre nos demais modelos, você conta com as funcionalidades de um caderno inteligente reutilizável, que garante a usabilidade e durabilidade do produto.

Porém, assim como os outros cadernos digitais, esse modelo também tem um preço elevado. Outra desvantagem é que ele pode ser encontrado em apenas duas opções de cores: preto e cinza.

Apesar disso, esse caderno é um ótimo investimento para os desenhistas e projetistas que gostam de tecnologia.

Kit Cadernos inteligentes reutilizáveis Rocketbook – Para usar em todas as situações

Composto por um caderno inteligente reutilizável Rocketbook no tamanho executivo (15 x 22,4 cm) e um bloco de notas (8,9 x 14 cm), esse conjunto oferece tudo que você precisa para registrar suas anotações.

Assim como os modelos anteriores, esses cadernos também são compatíveis com o aplicativo gratuito Rocketbook e podem transferir todas as suas anotações para diferentes serviços de nuvens.

Além disso, vale lembrar que você pode escolher um kit com cadernos de 4 cores diferentes: preto infinito, vermelho atômico, azul-escuro e azul-claro.

Como desvantagens, podemos citar o fato dos cadernos não apresentarem o tamanho de um modelo A4, que é o mais comum.

Apesar disso, esse kit acaba saindo mais barato do que a compra de cada caderno individualmente. Por isso, ele acaba sendo bem mais econômico para quem deseja utilizar os cadernos em diferentes situações.

Guia do comprador

O que é um caderno digital?

É um caderno inteligente? É um tablet? É um quadro tecnológico? Nada disso. Apesar de ter a aparência de um caderno comum, esse caderno digital é bem diferente dos itens de papelaria que você conhece.

Isso porque ele foi desenvolvido para apresentar atingir 4 objetivos principais:

Para atingir esses objetivos, esse caderno utiliza muita tecnologia, sendo considerado um “item de papelaria” desenvolvido não só para facilitar a vida do usuário, mas também para ser ambientalmente sustentável.

Afinal, sua proposta é ser um caderno infinito, ou seja, que pode ser reusado por um longo período. Assim, além de permitir que você economize com cadernos, folhas e blocos de notas, ainda reduz a produção de lixo e resíduos residenciais e industriais.

Mas essas não são suas únicas vantagens. Esse caderno oferece várias funcionalidades que, certamente, você nunca viu por aí e que podem facilitar a sua vida.

Entenda abaixo como esse caderno funciona.

Como funciona o caderno Rocketbook?

Esse caderno é composto por páginas confeccionadas por uma espécie de poliéster sintético, permitindo que você tenha uma experiência bem parecida à oferecida por um caderno comum.

Além disso, essas páginas permitem que suas anotações possam ser facilmente apagadas com auxílio de água ou de um pano de microfibra, que geralmente acompanha o produto.

Porém, para que a tinta seja removida por completo, é fundamental que você escreva com uma caneta especial, a Pilot FriXion, cuja tinta pode ser apagada. Por isso, você também recebe esse item ao adquirir o Rocketbook.

Mas o grande diferencial mesmo desse caderno é que ele permite o envio das anotações para diferentes serviços de armazenamento de nuvens, como Google Drive, Evernote, Dropbox, entre outros.

Para isso, as páginas devem ser escaneadas por meio de um aplicativo gratuito do próprio Rocketbook, que está disponível para iOS e Android.

Além disso, esse app pode ler o QR Code presente no fim de página, permitindo sua organização mesmo que você não escaneie as páginas na sequência correta.

Outra funcionalidade interessante é que as páginas desse caderno também contêm 7 ícones diferentes. Você pode definir cada um desses ícones como o símbolo de um serviço de armazenamento diferentes.

Por isso, assinalando algum deles na página, as anotações escaneadas são enviadas diretamente ao serviço indicado. Além disso, existem outros truques que facilitam o uso desse caderno.

Para conhecer mais detalhes sobre esse caderno infinito, assista ao vídeo abaixo.

Quais as vantagens e desvantagens do caderno digital?

A grande vantagem do caderno inteligente reutilizável Rocketbook é que ele realmente cumpre boa parte das promessas feitas pela fabricante. De fato, suas páginas são duráveis, resistentes a rasgos e reutilizáveis.

Apagar as anotações é fácil e praticamente não deixa resquícios do texto anterior nas folhas.

Outro ponto positivo está relacionado a sua conectividade. Todas as avaliações referentes a esse caderno destacam como o aplicativo é intuitivo, o armazenamento em nuvem é eficiente e realmente é fácil de organizar.

Para completar, por ser reutilizável, o investimento nesse caderno te ajuda a economizar e ainda é uma ótima opção para quem busca produtos mais sustentáveis.

Por outro lado, o preço desse caderno é elevado – e essa é sua principal desvantagem. Levando em consideração seu preço alto, não faz sentido um caderno tão tecnológico ter fabricado com aquela espiral de plástico, que é mais frágil.

Além disso, é importante lembrar que você precisa tomar cuidado durante as anotações, porque a tinta da caneta demora cerca de 15 segundos para secar. Por isso, às vezes a tinta pode ficar borrada e você não pode apagar as anotações enquanto essa tinta não estiver totalmente seca.

Critérios de compra: Como escolher seu caderno digital?

Ficou interessado neste caderno infinito? Então confira os critérios de compra que devem guiar sua escolha.

Conclusão

Apesar de não ser a única opção de caderno digital do mercado, o Rocketbook com certeza é um dos pioneiros nesse setor. E ele surpreende em função de sua conectividade, interatividade, facilidade de uso e, mais importante, por ser reutilizável.

Apesar de ter um preço alto, o fato de ser sustentável e oferecer outras vantagens, transformam esse item num ótimo negócio. Mas é importante lembrar que esse caderno é mais indicado para fãs de tecnologia, ok? Se você prefere itens de papelaria tradicionais, talvez não aproveite tanto esse investimento.

De qualquer forma, caso opte pela compra, nossa recomendação é que você invista no Caderno inteligente reutilizável Rocketbook Clássico. Afinal, ele possui todas as vantagens que esse produto oferece e ainda é bem semelhante ao caderno convencional.

Gostou de saber mais sobre o caderno infinito? Compartilhe a novidade nas suas redes sociais!

F.A.Q.

Sim, o caderno digital Rocketbook realmente cumpre suas promessas. Além de ser fácil de escrever e apagar, ele possui uma ótima conectividade com os serviços de armazenamento em nuvem e com o aplicativo. Assim, você pode escanear e organizar suas anotações com facilidade.

A fabricante recomenda a utilização da caneta Pilot FriXion, cuja tinta pode ser facilmente apagada. Por isso, ao adquirir o caderno, o comprador também recebe essa caneta no pacote.

O Caderno inteligente reutilizável Rocketbook Clássico é considerado a melhor opção para quem quer aproveitar as principais funções e facilidades proporcionadas pelo caderno infinito.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados