Melhores smartphones top de linha de 2021: Quais são os melhores celulares do mercado?

Anualmente são lançados diversos smartphones voltados para diferentes públicos. No entanto, são os modelos top de linha que chamam mais atenção da mídia especializada e recebem os maiores aplausos dos consumidores – as fabricantes fazem eventos inteiros só para eles!

Esses celulares são muito aguardados e possuem tantos diferenciais, que podem ditar as tendências de mercado pelos próximos anos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não há limites para a inovação. Empresas já consagradas procuram melhorar cada vez mais a experiência para os seus consumidores e outras fabricantes trabalham em inovações na tentativa de ganhar mais prestígio.

Então, se você acredita que apenas Samsung e Apple podem lançar aparelhos sofisticados, cuidado! Você pode estar perdendo oportunidades incríveis de conhecer outros aparelhos inovadores que te agradariam muito mais do que os “famosinhos”.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os principais top de linha disponíveis no mercado brasileiro.

Os 5 melhores celulares Top de Linha

Melhores celulares de 2021

Índice

Claro que a Apple não é a única a produzir telefones de ponta – mas é impossível falar desses aparelhos sem citar a maçã. O iPhone 12 foi um sucesso absoluto de público, chegando a vender 7 milhões de unidades nas primeiras semanas.

No entanto, o aparelho levantou uma polêmica ao ser lançado sem carregador ou fones de ouvido. Embora a empresa alegue preocupação com o meio-ambiente, críticos afirmam ser só mais uma forma de incentivar o consumo de produtos da companhia.

Discussões à parte, o smartphone continua sendo muito bem-visto pelo público e tem suas qualidades. Uma das principais é o seu conjunto de câmeras com sensores de alta qualidade, capazes de realizar a gravação de vídeos em 4K, e excelente processamento de imagem.

Também vale a pena lembrar que alguns aplicativos importantes (como o Instagram, por exemplo) funcionam melhor no iOS, sistema operacional da Apple. Esse fato, juntamente com a qualidade das câmeras, faz com que o iPhone seja o preferido de produtores de conteúdo e influenciadores digitais.

Por falar em sistema, o iOS é conhecido por sua fluidez, estabilidade, atualizações constantes e otimização. No entanto, alguns usuários afirmam que apenas otimizar o sistema não é suficiente e a fabricante deveria investir em itens como melhores baterias e mais memória.

Independente das polêmicas, a praticidade no uso, a confiabilidade e a durabilidade do aparelho fazem do iPhone um dos smartphones mais aguardados do mundo, com uma verdadeira legião de fãs. E provavelmente vai continuar assim por um bom tempo.

Mais uma marca bem conhecida do público. A Samsung provavelmente foi a primeira a apresentar alternativas para o público que desejava um smartphone, mas não poderia adquirir aparelhos Apple. Com o tempo a empresa foi desenvolvendo a sua própria identidade e hoje é uma das principais do mercado.

Nesse contexto, o Galaxy S21 foi feito para quem deseja alta qualidade ao consumir conteúdo. Por isso, o primeiro ponto que podemos citar é a sua tela Amoled Full HD com alta nitidez de cores e excelente contraste – pode-se dizer que os displays da Samsung nunca decepcionam.

Outro detalhe é o seu sistema de som estéreo potente e sem distorções. No entanto, o aparelho não possui entrada para fones de ouvido – o que já é uma tendência no mercado. Esse aparelho também traz diversas melhorias em suas câmeras, que podem gravar em até 8K.

Esse smartphone, no entanto, também não escapou das polêmicas. Ele também não acompanha carregador, não tem NFC e sua construção é em plástico. Esses detalhes fizeram muitas pessoas questionarem se o aparelho vale o preço que cobra.

Apesar dessas críticas, o Galaxy S21 é um dos principais tops de linha do mercado atualmente.

É agora que as coisas começam a sair do óbvio e se tornam mais interessantes. À primeira vista esse aparelho parece oferecer apenas o padrão esperado de um smartphone caro: tela de alta resolução, câmeras excelentes, sistema operacional atualizado e por aí vai.

Porém, não demora muito para você perceber os diferenciais. O Zenfone traz uma câmera traseira que pode ser deslocada para a frente do aparelho. Assim você tira fotos e grava vídeos frontais com a câmera principal.

Além disso, essa câmera giratória permite tirar fotos panorâmicas de modo automático e possui diversos recursos para uma gravação de vídeo quase profissional.

Esse smartphone também possui som estéreo, tela Full HD, entrada para cartão de memória e gerenciamento de jogos. Suas maiores desvantagens são o peso (230 gramas. Não é muito, mas faz diferença ao longo do dia), a ausência de suporte para carregamento sem fio e falta de resistência à água.

Apesar desses detalhes, o Zenfone 7 chamou a atenção do público e é possível que a Asus acabe conquistando os fotógrafos de plantão.

Durante um bom tempo a Motorola focou no seguimento dos intermediários (e fez muito sucesso no Brasil com isso), mas tem investido em ampliar sua atuação. O modelo Edge+ é um aparelho que entra na disputa pelos mais sofisticados.

Podemos dizer que a nova tentativa da Motorola no mercado dos aparelhos de ponta não poderia ter sido melhor. Logo de cara, o Edge+ chama atenção por sua tela ampla, que chega até as bordas do aparelho, criando um belo efeito em cascata.

Além disso, a tela ainda possui certificação HDR10. Isso significa que esse é um ótimo aparelho para quem gosta de consumir filmes, séries e fotos com cores mais vivas e próximas da realidade.

Além do design, esse smartphone oferece câmeras com alta qualidade de fotos, áudio excelente e processamento avançado. Como desvantagens, temos a ausência de proteção contra água e de carregamento rápido, o que deixa a desejar.

De qualquer forma, provavelmente a Motorola vai continuar surpreendendo.

Faltam opções no mercado?

O mercado nacional de smartphones patina em relação ao mercado internacional. Pelas mais diversas razões, muitas das marcas que fazem bastante sucesso internacionalmente, como OnePlus ou Huawei, não possuem representação oficial no Brasil.

Nossa situação foi agravada com o anúncio da LG de que iria interromper a produção de smartphones, deixando os consumidores com ainda menos opções.

Não sabemos como essa situação deve evoluir nos próximos anos, mas é certo que a redução da concorrência deve fazer com que os preços subam ainda mais.

Bônus: tendências

Há quem diga que não existe mais espaço para as inovações nos smartphones, mas não é o que temos visto. As fabricantes têm se esforçado para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários, e nos ultmos anos nós podemos testemunhar muitas mudanças importantes. Algumas das que podem ser tornar tendência são:

Conclusão

O segmento de smartphones top de linha é o responsável por ditar tendências, mostrar toda a capacidade de inovação de uma empresa e atender aos mais exigentes consumidores. Todos os anos os eventos realizados para lançar os novos aparelhos atraem os olhos de investidores e entusiastas ávidos por novidades.

Infelizmente, não temos aqui no Brasil a variedade de modelos que gostaríamos e muitas vezes os aparelhos chegam com menos recursos do que em outros países. No entanto, ainda há boas opções no mercado nacional para quem procura por esses aparelhos.

Qual é a sua experiência com smartphones top de linha? Já escolheu o seu?

F.A.Q.

Não existe a melhor marca de celular, mas sim a melhor marca para você! Cada empresa tem o seu foco na fabricação dos smartphones e você, como consumidor, pode e deve buscar um modelo que atenda às suas expectativas – e não que tenha apenas fama.

Há várias formas de se classificar os smartphones. Um dos modos mais práticos de fazer isso é dividir os aparelhos de acordo com o tipo de público que eles pretendem atender. No nosso Guia nós explicamos cada um desses segmentos e deixamos várias dicas para compras.

Todos os aparelhos que apresentamos aqui lutam ferozmente pelo título de melhor smartphone e cada modelo tem seu público e seus fãs. É quase impossível bater o martelo e afirmar qual é o melhor de todos! Além disso, ainda haverá outros lançamentos esse ano para colocar fogo na disputa.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados