Jogos de Xadrez: Qual é o melhor tabuleiro de xadrez de 2020?

Este artigo reúne informações atualizadas de 2020, sobre alguns dos melhores jogos de xadrez, encontrados no mercado. Tem dicas importantes para você fazer a melhor escolha, na hora da compra.

Estratégia é o foco principal.

Cada etapa apresenta desafios que você tem de resolver. Permanecer calmo e confiante é o caminho para alcançar a vitória. Vence aquele que consegue ver mais longe, e prevê antecipadamente o que pode acontecer.

Assim é o Xadrez!

Lúdico e Cognitivo.

O que é importante?

Ser divertido, instigante, desafiador.

O que você faz?

Comece a jogar.

Como podemos ajudar?

Vamos escolher juntos o melhor Tabuleiro de Xadrez para você!

Recomendações

Antes de saber como escolher o melhor Tabuleiro de Xadrez, conheça nossas 3 recomendações de Jogos de Xadrez.

Confira nossas sugestões:

Escolha Premium

Tabuleiro marchetado, feito em madeira de alta qualidade. Peças de xadrez artesanais de madeira maciça, tamanho grande, chumbadas e com feltro nas bases. Modelo dobrável, todo envernizado, funciona como um estojo, para guardar as peças. Casas do tabuleiro são grandes.

Nossa recomendação

É um tabuleiro 2 e 1. Além do Xadrez dá para jogar Dama. O jogo e as peças são todo em madeira de boa qualidade. O tabuleiro tem um bom tamanho, é dobrável, virando um box para armazenar as peças.

Melhor para o seu bolso

Um tabuleiro prático para levar em viagens e passeios. Dobrável, é fácil transportar dentro de uma pasta, ou bolsa. O próprio tabuleiro vira um box para guardar as peças. Jogo todo em madeira, e com opções de cor das peças.

Itens que você também pode se interessar:

Aqui você pode conferir as melhores opções de compra, em diferentes categorias. Para ajudar e facilitar o seu processo de escolha. Você tem uma tabela comparativa, entre os melhores Tabuleiros de Xadrez.

Melhor tabuleiro de xadrez

Índice

Mini Guia de Compra

Em opções mais simples, ou sofisticadas, são muitos os modelos, e para vários perfis de jogadores, veja alguns:

E os preços variam conforme o material do qual o jogo é feito, o modelo das peças, e o tipo do tabuleiro.

Todas essas variações, criam uma certa dificuldade na hora de escolher e comprar.

Para facilitar a sua escolha, reunimos em um Mini Guia 5 dos melhores Jogos de Xadrez, disponíveis no mercado.  Ler com atenção as informações é essencial, para conhecer as principais características, analisar os prós e os contras de cada produto.

Nosso objetivo através do Mini Guia, é que você encontre o produto ideal. A melhor escolha sempre!

Afinal, você quer encontrar o seu melhor tabuleiro de xadrez, não é mesmo.

Confira!

Jogo de Xadrez Tabuleiro Dobrável Marchetado - Indicado para quem busca um padrão artesanal no tabuleiro e nas peças.

Um jogo de xadrez moderno, prático e com um bonito efeito decorativo. Reúne uma série de requisitos importantes. Ele é feito com madeira rígida, maciça, escolhida antes da fabricação. O tabuleiro é marchetado, e todo envernizado. É um modelo dobrável, que vira um perfeito estojo, para você guardar as peças do xadrez.

Acompanham peças artesanais grandes, também em madeira maciça. As peças são chumbadas para dar maior estabilidade. E possuem um feltro em suas bases para não riscar o tabuleiro, com a movimentação. As avaliações de quem comprou o produto são ótimas.

  • Medidas do tabuleiro: 40,0 cm x 40,0 cm x 2,5 cm
  • Casas: 5 cm x 5 cm

32 peças artesanais em madeira Maciça. 

  • Rei – 10 cm
  • Rainha – 8,5 cm
  • Bispo – 8 cm
  • Cavalo – 7 cm
  • Torre – 6 cm
  • Peão – 5,5 cm

Base das peças:  com cerca de 3 cm a 3,5 cm

Conheça os prós e os contras desse Jogo de Xadrez:

Jogo de Xadrez e Dama Tabuleiro Box Madeira - A melhor escolha se você quer dois jogos em um tabuleiro de qualidade.

Esse tabuleiro traz o diferencial de ser 2 em 1. Pode ser usado para jogo de Xadrez e também para jogar Dama. O tabuleiro é em madeira com acabamento de qualidade. Tem um tamanho que atende as necessidades, e por ser dobrável acaba sendo um estojo prático, para você guardar as peças. A dimensão das casas do tabuleiro é de 4 cm x 4 cm, compatível com o tamanho das peças. Acompanha um impresso com as regras do jogo de xadrez.

Medidas do tabuleiro

  • Aberto: 39,0 cm x 39,0 cm x 2,5 cm
  • Dobrado: 39,0 cm x 19,5 cm x 5,0 cm

32 peças em madeira. 

  • Rei – 8,0 cm
  • Rainha – 7,0 cm
  • Bispo – 5,5 cm
  • Cavalo – 4,5 cm
  • Torre – 4,0 cm
  • Peão – 3,5 cm

Tamanho das pedras do jogo de damas: 2,2 cm

Conheça os prós e os contras desse Jogo de Xadrez:

Jogo Xadrez dobrável em Madeira Unyhome - Ideal para levar em viagens e passeios, leve e fácil de transportar.

Esse é um tabuleiro de xadrez de tamanho pequeno. Como ele é dobrável, fechado fica com uma dimensão de: 29 cm de comprimento, largura 14,5 cm e altura de 2 cm. O que faz esse jogo ser uma ótima opção, para levar dentro de uma pasta ou bolsa, nas viagens ou em passeios. O próprio jogo de xadrez, vira um box para que você possa guardar as peças. As opções de cores das peças são: escuras – preto ou marrom e das claras – marfim ou bege. A marca UnyHome já é conhecida no mercado, e pode ser um ponto importante com relação ao custo/benefício.

Medidas do tabuleiro

  • Aberto: 29,0 cm x 29,0 cm x 2,0 cm
  • Dobrado: 29,0 cm x 14,5 cm x 4,0 cm

32 peças em madeira. 

  • Maior peça Rei – 5,5 cm
  • Diâmetro da base – 1,5 cm
  • Menor peça Peão – 2,5 cm
  • Diâmetro da base – 1,5 cm

Conheça os prós e os contras desse Jogo de Xadrez:

Jogo de Xadrez Tabuleiro Marchetado Madeira Maciça - Ótima opção para quem joga com regularidade, e como peça de decoração.

Esse jogo de xadrez tem um tamanho grande. O tabuleiro é marchetado em madeira maciça da melhor qualidade. Todo envernizado, com uma faixa em madeira contornando as casas do tabuleiro. É um produto que pode ser transformado, em um bonito item de decoração na sua casa. Além do tabuleiro, as casas e as peças também são grandes.

As peças do xadrez são artesanais em madeira maciça, e envernizadas. Elas vêm chumbadas para facilitar a estabilidade e jogabilidade. E possuem um feltro em suas bases para não riscar o tabuleiro.

  • Medidas do tabuleiro: 47,0 cm x 47,0 cm x 1,5 cm
  • Casas: 5 cm x 5 cm

32 peças em madeira Maciça. 

  • Rei – 10 cm
  • Rainha – 8,5 cm
  • Bispo – 8 cm
  • Cavalo – 7 cm
  • Torre – 6 cm
  • Peão – 5,5 cm

Base das peças:  com cerca de 3 cm a 3,5 cm

Conheça os prós e os contras desse Jogo de Xadrez:

Jogo de Xadrez Dama e Gamão - Um diferencial importante, três jogos reunidos em um único tabuleiro.

O grande diferencial desse jogo, é ele ser um tabuleiro 3 em 1: Xadrez, Dama e Gamão. O tabuleiro e as peças do jogo são em madeira. O acabamento é considerado de boa qualidade. E tanto o tabuleiro, como as peças do jogo de xadrez, têm um tamanho grande. Da mesma forma, as pedras usadas para jogar damas e gamão, também tem um bom tamanho, como pode ser visto especificado abaixo. Acompanha regras do jogo de xadrez.

  • Medidas do tabuleiro: 39,0 cm x 39,0 cm x 2,5 cm
  • Casas: 4 cm x 4 cm

32 peças em madeira Maciça. 

  • Rei – 8,0 cm
  • Rainha – 7,0 cm
  • Bispo – 5,5 cm
  • Cavalo – 4,5 cm
  • Torre – 4,0 cm
  • Peão – 3,5 cm
  •  

Jogo de Dama: Pedras de 2,2 cm

Gamão: 2 dados, 1 dado de dobra, 2 copos de dados.

Guia do Comprador

São vários os critérios que você deve levar em conta, na hora de escolher o seu jogo de xadrez. Conhecer um pouco mais dos principais aspectos relacionados ao xadrez, como: proporção entre altura e diâmetro das peças. Cores adequadas, peso necessário, base das peças com feltro, e tamanho dos tabuleiros. Tornam mais fácil entender o “porquê”, de um determinado jogo de xadrez, ser o mais indicado, e o melhor para você.

O nosso Guia do Comprador reúne essas e outras informações relevantes, que são bem interessantes.

O Jogo

Uma história sobre inteligência.

Em uma pequena cidade da Índia, com o nome de Taligana, um poderoso rajá havia perdido seu filho em uma sangrenta batalha. Ele não conseguia superar a perda, e com o passar do tempo entrou em depressão profunda. O que estava levando o reino à ruína. 

Um brâmane chamado Lahur Sessa, foi até o rajá e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos. E uma série de peças que representavam as tropas do exército do reino: infantaria, cavalaria, carros de combate, condutores de elefantes, o vizir e o rajá.

O sacerdote explicou ao rajá que aquele jogo acalmaria seu espírito, e curaria a sua depressão. E assim aconteceu.

Como recompensa, o brâmane foi agraciado com a oportunidade de pedir o que quisesse. Por não se achar merecedor de tal recompensa, a princípio o brâmane recusou.

Com a insistência do rajá, o sacerdote resolveu fazer um simples pedido: 1 grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, 2 para a segunda, 4 para a terceira, 8 para a quarta, e assim, dobrando sucessivamente, até a última casa.

O rajá achou graça do pedido ingênuo do brâmane. Mas ao fazer os cálculos, constatou que seria necessária toda a safra do reino. E por 2 mil anos.

A inteligência de Sessa impressionou o rajá, que lhe deu o cargo de principal vizir do reino. E dessa forma foi perdoado pela sua gigantesca dívida de trigo.

A chaturanga, o jogo apresentado ao rajá, é uma das principais variantes do xadrez moderno.

O Jogo de Xadrez

O Xadrez há muito tempo deixou de ser um simples jogo. Popular em todo mundo, mesmo com muitas variações, os princípios são os mesmos:

Jogos de Xadrez qual o melhor tabuleiro de xadrez de 2020

As peças do tabuleiro

32 peças em 64 casas

 Reis – 2

 Damas – 2

 Bispos – 4

 Cavalos – 4

 Torres – 4

 Peões – 16

O Padrão de Xadrez Staunton  

É o modelo de confecção das peças de xadrez, oficialmente recomendado pela federação internacional, em 1924. A Fédération Internationale des Échecs (FIDE).

Leva o nome do jogador Staunton.

Esse padrão por ser flexível, permite variedades com diferentes faixas de preço e nível de qualidade.

Mas é preciso levar em conta, questões como:

  1. Peças de cor clara e escura, com a mesma aparência.
  2. As peças mais altas do jogo são os Reis. E no topo deve ter algum florão, ou terminador vertical. Que geralmente é uma cruz. Mas também pode ser: flor-de-lis, gota invertida ou cúpula de bulbo.
  3. Depois dos Reis as Damas são as peças mais altas do tabuleiro. No topo também um terminador. Só que a orientação é horizontal, com simetria radial. Que lembra uma coroa.
  4. Os Cavalos são representados pela cabeça do cavalo. Por tradição, as peças são mais altas que as Torres, e mais baixas do que os Bispos.
  5. As Torres representam uma torre de castelo. No padrão tradicional, elas são mais baixas do que os Cavalos e mais altas que os Peões.
  6. Os Bispos são mais altos que os Peões, e visualmente diferentes deles. Geralmente o Bispo tem um corte, na parte mais alta da peça, ou mesmo uma diferenciação na cor. Eles são mais altos que os Cavalos, e mais baixos que as Damas.
  7. Os Peões são as peças mais baixas do jogo de xadrez. Têm um desenho simples, meio cônico. O terminador do topo é no formato de uma esfera, o que facilita para movimentar a peça.

O tamanho das peças do jogo de xadrez

Seguindo o padrão Staunton, o Rei com altura de 10,5 cm, o diâmetro da base fica entre 40% a 50% dessa altura – 4,5 cm.

Exemplo de tamanho da maior peça do jogo, em relação ao tamanho das casas do tabuleiro:

  1. Tabuleiros com casas de 3 cm de lado:
  • Rei – de 4,5 cm e 6 cm altura.

 

  1. Tabuleiros com casas de 3,5 cm de lado:
  • Rei – 4,8 cm e 7 cm altura.

 

  1. Tabuleiros com casas de 4 cm de lado:
  • Rei – 6 cm e 8 cm altura.

 

  1. Tabuleiros com casas de 5 cm de lado:
  • Rei – 7,5 cm e 10 cm altura.

 

  1. Tabuleiros com casas de 5,7 cm de lado, tamanho favorito da FIDE:
  • Rei – 8,5 cm e 11,4 cm altura.

 

O Material das peças de xadrez

É um dos pontos mais importantes do jogo. Se for jogar com frequência, é importante a resistência do material e o conforto para manuseio das peças. Plástico e polietileno, são leves, preços acessíveis e são duráveis. As cores geralmente são o branco ou off White, e as escuras em preto ou vermelho.

No modelo Staunton, o material determinado para competições oficiais é plástico de alta qualidade ou madeira.

E quanto mais maciça a peça melhor, são mais resistentes a quedas.

Tabuleiro de xadrez

O tabuleiro é tão importante para o jogo, quanto as peças. Melhor optar por produtos de madeira ou plástico de alta qualidade.

Quanto ao tamanho, para enxadristas que jogam regularmente, é necessário que o tabuleiro tenha casas espaçosas e que sejam bem demarcadas. As peças precisam ser posicionadas e movimentadas com facilidade.

Os tabuleiros também podem ser dobráveis, com tamanhos e pesos menores. Facilita o transporte, e é possível guardar as peças no próprio tabuleiro.

Tem tabuleiro de xadrez que traz as numerações (1 ao 8) e demarcações (A ao H) nas casas.

Peso e Feltro

O peso e o feltro, colocados na base das peças de xadrez, vão fazer a diferença no uso e na durabilidade do seu jogo. Eles podem vir de fábrica, inseridos nas peças.

O peso é semelhante uma moeda de metal, ele dá estabilidade para as peças. Evita que elas caiam com facilidade.

E o feltro protege o tabuleiro na movimentação das peças, para não haver riscos e nem atrito.

CONCLUSÃO

Ao analisar as características dos jogos optamos pelo Jogo de Xadrez e Dama Tabuleiro Box Madeira.

A melhor escolha levou em conta questões como: você ter duas opções de jogos, em um único tabuleiro. Além do jogo de xadrez, o jogo de dama. O tamanho do tabuleiro não ser pequeno: 39,0 cm x 39,0 cm x 2,5 cm. E por ser dobrável, tem o lado prático, que você pode guardar as peças no próprio tabuleiro, e transportar o jogo com facilidade.

O fato das peças e o tabuleiro serem todo em madeira, também dão ao produto um toque diferenciado.  As peças são de tamanho médio. Casas do jogo com 4,0 cm x 4,0 cm. E o tamanho das peças de dama 2,2 cm de diâmetro. Certamente, pesou a questão do custo/benefício. Esse jogo tem um preço bem mais acessível, do que outros que foram analisados, com características semelhantes.

Caso você prefira outros tipos de jogos, temos recomendações aqui!!!

Todas as opções de tabuleiros de xadrez listadas nesse artigo, você encontra na Amazon.

E como nossa indicação é um tabuleiro de Xadrez e Dama, abaixo você tem uma dica especial sobre o Jogo de Dama.

Segundo os mestres em jogos de tabuleiros – para aprender pode ser rápido. Mas pode se levar uma vida inteira, para aprimorar as estratégias.

Por esse motivo é tão importante, aprender se divertindo.

Aproveite as Dicas!

O Jogo de Damas tem regras mais simples, do que o Jogo de Xadrez. Mas você vai precisar de uma boa dose de estratégia.

Esse é um jogo considerado de complexidade média. E sua duração é de aproximadamente 30 minutos.

Como jogar Dama?

Reúna dois jogadores, prepare o tabuleiro e as 24 peças. Divida em 12 pedras brancas e 12 pretas.

O objetivo do Jogo de Damas é capturar ou imobilizar, todas as peças do seu adversário. “Vencedor” é quem conseguir fazer isso.

As Regras do Jogo de Dama

Como jogar

O vencedor do Jogo

O empate

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados