Teclados Mecânicos: Conheça as 5 melhores opções para criar seu setup dos sonhos

O primeiro teclado mecânico do mundo foi lançado pela Apple, lá nos anos 1970. Apesar de ser uma ideia antiga, com o tempo e muito investimento em tecnologia, esse periférico provou ser um excelente aliado para gamers e profissionais que utilizam o computador durante o trabalho.

Por isso, hoje já é possível escolher entre várias opções e marcas do mercado, como SteelSeries, Razer e os teclados Logitech mecânicos. A melhor parte é que todas essas opções se destacam por apresentar alto desempenho, menor tempo de resposta e muitos recursos que melhoram sua usabilidade.

No entanto, é bom lembrar que nem todo teclado mecânico é igual. Cada um deles conta com suas próprias especificações técnicas e diferenciais, que o tornam mais indicado para certos perfis de consumidores.

Diante disso, será que você realmente sabe como fazer a melhor escolha?

Para responder essa e outras perguntas, elaboramos um artigo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto e ainda te apresentamos os melhores teclados mecânicos do mercado. Entenda tudo a seguir!

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os melhores teclados mecânicos, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Considerado um dos melhores teclados do mundo, esse modelo possui switches OmniPoint, que permitem o ajuste do nível de sensibilidade das teclas. Além disso, ele conta com iluminação RGB, descanso magnético de pulso, Smart Display OLED, que facilita o comando de ajustes de jogos e aplicativos, entre outras facilidades.

Nossa recomendação

Desenvolvido especialmente para atletas do e-Sports, esse teclado Logitech se destaca por apresentar um design compacto tenkeyless, tecnologia Lightsync RGB, switch GL Tactile e tecnologia Lightspeed sem fio. Além disso, ele conta com o software Logitech G HUB, que permite o ajuste de configurações, e bateria com duração de até 40 horas.

Melhor para o seu bolso

Com ótimo custo-benefício, esse teclado fabricado com metal e plástico ABS se destaca pelo seu desempenho. Ele conta com 12 teclas para controle multimídia, sistema N*Key Rollover para Anti-Ghosting e ainda apresenta padrão ABNT2. Além disso, ele conta com Switches Outemu MK.2 DIY Blue, que garantem teclas leves e com resposta rápida. No entanto, ele não é silencioso.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões dos melhores teclados mecânicos que podem te interessar:

Melhores teclados mecânicos

Índice

Mini Guia de Compra

Se você passa muitas horas na frente do computador jogando ou trabalhando, então está na hora de aposentar seu teclado comum e investir num teclado mecânico.

Esse tipo de teclado se diferencia por apresentar teclas leves e mais confortáveis para serem pressionadas. Além disso, ele ainda pode apresentar vários recursos, como iluminação, tecnologia anti-ghosting e integração com softwares.

Porém, apesar de tantas possibilidades, você precisa tomar cuidado durante a compra, já que nem todo teclado mecânico é igual. Por isso, é essencial analisar informações como tipo de switch, ergonomia, iluminação, conexão e recursos extras que cada modelo oferece antes de escolher o seu teclado.

Pensando nisso, para te ajudar a fazer a escolha certa, nos próximos tópicos você vai conhecer mais detalhes sobre os melhores teclados mecânicos do mercado.

Vale lembrar que nossa lista de indicações é pequena e pensada em diferentes perfis de consumidores. Mas isso não significa que não existam mais modelos de teclado que também valem o investimento.

Por fim, não deixe de ler o nosso Guia do Comprador, com explicações importantes para te ajudar a analisar cada modelo de teclado mecânico.

Teclado mecânico Apex Pro TKL SteelSeries – Um dos melhores teclados do mundo

Considerado o melhor teclado mecânico desde a invenção dos computadores de mesa, esse equipamento permite que você ajuste o nível de sensibilidade de acordo com o tipo de atividade que você for realizar.

Isso é possível graças a presença de switches ajustáveis OmniPoint, que permitem que você personalize a distância de atuação de cada tecla. Dessa forma, você pode adaptar seu teclado para cada jogo, trabalho e outras atividades.

Outro diferencial desse teclado é a presença do Smart Display OLED, que funciona como um centro de comando capaz de ajustar informações e configurações para seus jogos e aplicativos.

Além disso, ele ainda conta com iluminação RGB, com até 16,8 milhões de cores, e descanso magnético de pulso, que torna o seu uso ainda mais confortável.

Vale lembrar que esse teclado também possui tecnologia N-Key Rollover 104 Key, além de ser 100% anti-ghosting. Para completar, ele é construído com alumínio aeronáutico série 5000, que garante a sua durabilidade.

A melhor parte é que, graças a sua alta sensibilidade, esse teclado possui 1 ano de garantia e oferece um tempo de resposta até 8 vezes mais rápido do que outros modelos semelhantes disponíveis no mercado.

Em função de todos esses motivos, o teclado da SteelSeries se tornou um dos melhores do mundo, sendo altamente recomendado por diversas plataformas de avaliação de tecnologia.

No entanto, por ser um produto importado e construído com alta tecnologia, seu preço é elevado. Além disso, ele tem layout US, não é ABNT e não possui teclado numérico.

Mesmo assim, com tantas vantagens e diferenciais em relação a outros modelos, esse teclado mecânico da SteelSeries merece o título de escolha premium.

Teclado Mecânico Gamer Sem Fio Logitech G915 TKL – Desenvolvido especialmente para gamers

Desenvolvido especialmente para atletas de e-Sports, esse teclado Logitech mecânico se destaca por apresentar desempenho e precisão em níveis de competição.

Com design compacto tenkeyless e tecnologia Lightsync RGB, que oferece até 16,8 milhões de cores de iluminação, esse teclado chama a atenção pelo seu design moderno.

Além disso, ele conta com switch GL Tactile, que garante um tempo de resposta instantâneo durante sua utilização e o torna ideal para jogos e FPS.

Outra vantagem desse modelo é que ele conta com o software Logitech G HUB, que permite o ajuste de configurações, iluminação, criação de macros e até a conexão com outros dispositivos, realizada via receptor USB e Bluetooth.

Esse teclado também conta com tecnologia Lightspeed sem fio, com qualidade profissional e taxa de transmissão de 1ms. Outro detalhe importante é que ele funciona à bateria, sendo que com 4 horas de carregamento, seu teclado pode ficar ligado por até 40 horas seguidas e sem interrupção.

Para completar, esse teclado mecânico possui 12 teclas FN programáveis, permite a integração de até 3 perfis diferentes e tem 2 anos de garantia.

No entanto, ele não possui teclado numérico, tem layout US, não é ABNT2 e não conta com descanso para pulso. Outra desvantagem desse equipamento é que ele não conta com teclado numérico e possui um preço elevado em comparação a outras opções disponíveis no mercado.

Apesar disso, esse teclado Logitech mecânico ainda pode ser considerado um dos melhores do mercado, garantindo que você tenha uma excelente experiência durante jogos, trabalhos e outras atividades.

Por isso, esse modelo foi eleito como nossa recomendação de compra.

Teclado Mecânico Gamer T-Dagger Bora RGB – Melhor custo-benefício

Se você está procurando um teclado mecânico com ótimo custo-benefício, então precisa conhecer esse modelo da T-Dagger. Construído com estrutura metálica e plástico ASB, utilizado na construção civil, esse modelo possui uma ótima resistência e durabilidade.

Além disso, ele conta com iluminação RGB, controlável a partir do próprio teclado e que permite o ajuste de cores e brilho.

Outra vantagem desse aparelho é que ele conta com 12 teclas para controle multimídia, possui sistema N*Key Rollover para Anti-Ghosting em todas as teclas e ainda tem padrão exclusivo ABNT2 com keycaps Double-shot Injection.

Também é importante lembrar que ele conta com switches Outemu MK.2 DIY Blue, que apresentam uma excelente experiência tátil, teclas leves, não exigem muita pressão e ainda oferecem uma resposta rápida.

Por isso, esse tipo de periférico tem uma ótima taxa de resposta, sendo altamente recomendado para digitação, já que facilita o trabalho não só de gamers, mas também de redatores e programadores.

No entanto, apesar de suas vantagens, o switch Outemu MK.2 DIY Blue não é silencioso, o que pode ser um problema para pessoas sensíveis ao barulho emitidas pelas teclas. Esse modelo também não apresenta teclado numérico e não possui descanso para o pulso.

Porém, em função de sua eficiência e preço acessível, esse teclado mecânico é uma ótima opção para montar seu setup gamer ou mesa de trabalho. Por isso, ele merece o título de a melhor opção para o seu bolso.

Teclado Mecânico para Jogo G413 Logitech G – Silencioso e com preço acessível

Esse teclado Logitech mecânico é mais uma excelente opção para quem procura um modelo de qualidade e com preço acessível. Para começar, esse periférico é fabricado com liga de alumínio e magnésio 5052 leve, que também é utilizado na aviação e garante uma estrutura de alta resistência.

Ele também conta com ajuste de altura e estabilizadores de borracha, facilitando que você encontre o ângulo mais confortável para a sua utilização. Outra vantagem desse modelo é a presença de teclas mecânicas Romer-G™ Tactile, que são mais velozes, precisas e silenciosas.

Além disso, esse teclado conta teclado numérico e vários recursos interessantes para quem deseja montar seu setup gamer. O primeiro deles é a possibilidade de controlar diferentes mídias através de teclas FN.

Ele ainda conta com modo de jogo, permitindo que o usuário desative teclas que podem atrapalhar durante a execução dos games.

E você ainda pode utilizar o software Logitech G HUB para programar funções. Para completar esse conjunto de recursos, você ainda pode utilizar 12 teclas angulares para melhorar o desempenho de teclas importantes durante o seu jogo preferido.

Lembrando que essas peças podem ser trocadas facilmente através do removedor de teclas, que também acompanha o teclado Logitech. Também é importante destacar que esse periférico possui porta USB passthrough, que permite a conexão de pendrives, adaptadores, entre outros dispositivos.

No entanto, esse teclado não é padrão ABNT, não conta com descanso para pulso e nem possui iluminação RGB. Na verdade, ele tem apenas uma luz LED vermelha e 5 opções de brilho.

Apesar disso, embora seja mais simples, esse teclado realiza suas funções básicas com eficiência. Por isso, vale a pena investir nesse produto.

Razer Blackwidow V3 Tenkeyless – Excelente opção para o setup gamer

É claro que não poderíamos deixar de te apresentar um teclado de uma das empresas mais famosas no mercado gamer – a Razer. Se você procura um teclado dessa marca, o Blackwidow V3 Tenkeyless oferece toda a modernidade e eficiência que você precisa.

Ele se diferencia por apresentar um design compacto e iluminação Chroma RGB, com 16,8 milhões de cores, efeitos luminosos únicos e ainda permite a integração com jogos, músicas e vídeos, criando uma iluminação personalizada.

Além disso, esse periférico possui switches mecânicos verdes Razer, que têm resposta rápida e precisa, bem como uma sensação tátil e sonora confortável.

Outra vantagem desse modelo é a presença de uma memória híbrida integrada com armazenamento em nuvem e possibilidade de criação de até 5 perfis.

Esse teclado ainda conta com modo jogo, permite a programação instantânea de macros, é habilitado para Razer Synapse 3 e ainda permite a sobreposição de teclas com anti-ghosting incorporado. Lembrando que ele também oferece opções de roteamento de cabo.

No entanto, ele não foi construído no padrão ABNT, não possui descanso para pulso e, por ser um modelo compacto, não conta com teclado numérico. 

Outra desvantagem é que esse teclado possui um preço elevado. Porém, embora não seja um top de linha da Razer, esse modelo é considerado uma excelente opção para quem busca qualidade e com um valor mais acessível oferecido pela marca.

Guia do comprador

Tipos de teclado

Basicamente, existem dois tipos de teclado disponíveis no mercado atualmente – o teclado mecânico e o teclado de membrana.

Dessa dupla, certamente o teclado de membrana é o mais comum do mercado. Ele se diferencia por ter uma construção mais simples. Por isso, é mais fácil encontrar modelos baratos e bem silenciosos.

Porém, o teclado de membrana é indicado apenas para uso doméstico ou para pessoas que não passam longas horas na frente do computador. Isso porque suas teclas são mais “duras” e exigem mais esforço para serem pressionadas.

Já no teclado mecânico, esse problema é bem reduzido. Afinal, ele foi projetado para que o usuário tenha mais conforto durante muitas horas de digitação e comando de jogos.

Além disso, ele possui um tempo de resposta menor e conta com muitos recursos incríveis, que tornam o teclado mecânico uma excelente opção para profissionais e gamers.

No entanto, fique atento às especificações de cada teclado! Alguns modelos comercializados no mercado até se parecem com teclados mecânicos, já que apresentam iluminação LED e outros recursos.

Porém, eles são teclados de membrana. Então, certifique-se de que você realmente está investindo num teclado mecânico e não num teclado de membrana disfarçado.

Como escolher um teclado mecânico?

A escolha de um teclado mecânico que atenda suas necessidades exige que você preste atenção em algumas características. Para entender cada uma delas, confira os próximos tópicos!

Tipos de switch

Os switches são as peças mais importantes do teclado mecânico. Eles funcionam como interruptores instalados na parte inferior das teclas, sendo responsáveis por tornar o uso desse periférico mais confortável e reduzir o tempo de resposta após seu acionamento.

Além disso, os switches podem apresentar tecnologias adicionais, que tornam seu uso ainda mais confortável, aumentando a sensibilidade das teclas. Mas fique atento às diferenças entre cada tipo de interruptor!

Isso porque existem vários modelos disponíveis no mercado, que variam de acordo com a fabricante, especificações técnicas e efeitos do desempenho de cada teclado.

Por isso, é essencial entender a diferença em cada um deles, informações determinantes na escolha do seu teclado. Para entender melhor o assunto, assista ao vídeo abaixo.

Tipos de conexão

Você pode escolher entre 3 tipos de teclados. O primeiro são os teclados USB, que oferecem uma comunicação rápida e bom desempenho.

Já o segundo é o teclado wireless, que pode se conectar a vários dispositivos, como tablets e smartphones. Contudo, seu tempo de resposta pode ser menor do que teclados USB.

Por fim, você também pode encontrar modelos de teclado Wireless que, através de um receptor de sinal USB, se conecta ao notebook ou computador.

Nesse caso, você pode encontrar periféricos com tecnologias capazes de reduzir o tempo de resposta, tornando o teclado tão rápido quanto o modelo USB.

Ergonomia

A ergonomia de um teclado mecânico está relacionada, em primeiro lugar, ao tipo de switch utilizado nas teclas. No entanto, essa não é a única característica que indica o conforto e eficiência proporcionado por esse produto.

Afinal, a organização do teclado, a possibilidade de regular a altura, o tamanho do periférico e até a presença de descanso para pulso, entre outros recursos, também influenciam na ergonomia desse periférico.

Por isso, se você pretende utilizar o seu teclado mecânico durante muitas horas, seja para lazer ou trabalho, é importante pensar nesse aspecto.

No entanto, se o seu foco é apenas a ergonomia, é melhor trocar esse modelo mecânico pelos chamados teclados ergonômicos.

Iluminação

Para apresentar um visual gamer, é importante que o teclado tenha uma iluminação LED, de preferência do tipo RGB. Afinal, esse tipo de iluminação pode oferecer mais de 16 milhões de cores disponíveis para a personalização do periférico.

Mas tome cuidado! Nem todo periférico com iluminação LED é mecânico. Existem muitos teclados iluminados que, embora sejam de qualidade, não se enquadram nessa categoria.

Softwares

Existem modelos de teclado mecânico que são integrados a softwares desenvolvidos pelas próprias fabricantes. Esses programas são muito úteis para ajustes e configurações do próprio periférico e de outros detalhes, como a iluminação.

Padrão ABNT

Atraídos pelo conforto e ergonomia proporcionados pelos teclados mecânicos, muitos profissionais decidem investir nesse tipo de periférico. Se esse for o seu caso, dê preferência a modelos que apresentem configuração padrão ABNT ou ABNT2.

Esses padrões garantem que o teclado possua a tecla “ç” e sinais gráficos nos locais certos. Por isso, fique atento durante a sua análise: a maioria dos teclados mecânicos é padrão US. Então, cuidado para não comprar o modelo errado!

Diferenciais dos melhores teclados mecânicos

Os melhores teclados mecânicos também apresentam recursos extras, desenvolvidos para aprimorar a experiência do usuário e aumentar seu desempenho em games e outras atividades.

Um teclado com tecnologia anti-ghosting, por exemplo, é essencial para evitar que as teclas parem de funcionar durante jogos e atividades que exigem rapidez e pressão de várias teclas ao mesmo tempo.

Já a presença de um sistema N-key Rollover garante que o teclado seja capaz de reconhecer, de forma correta, comandos realizados a partir do acionamento de diversas teclas simultaneamente.

Outro recurso bem útil é a possibilidade de configurar botões macros, gravando especificações de determinados comandos.

Além disso, alguns teclados mecânicos também permitem a criação de diferentes perfis de usuários, possuem altura ajustável, contam com modo jogo e ainda acompanham removedor de teclas, que facilita a troca dessas peças.

E esses são apenas alguns exemplos de recursos extras. A verdade é que cada marca e modelo possui seu próprio conjunto de características únicas, que os diferenciam dos demais.

Conclusão

Apesar da grande variedade de modelos existentes no mercado, nossas análises indicaram que o Teclado mecânico Apex Pro TKL SteelSeries é um dos modelos preferidos entre muitos gamers e especialistas em tecnologia do mundo.

Além desse modelo, nossa pesquisa também apontou o Teclado Mecânico Gamer Sem Fio Logitech G915 TKL como uma excelente opção para os amantes de jogos e demais profissionais que passam muitas horas na frente do computador.

Porém, como esses dois modelos têm um preço elevado, aqueles que querem economizar podem escolher o Teclado Mecânico Gamer T-Dagger Bora RGB, que possui um ótimo custo-benefício.

Portanto, não importa qual é o seu orçamento ou quais características você busca, certamente encontrará o teclado mecânico ideal para você.

F.A.Q.

O Teclado mecânico Apex Pro TKL SteelSeries é considerado um dos melhores modelos do mundo, já que apresenta diferenciais incríveis, como interruptores ajustáveis Omnipoint, descanso magnético de pulso e Smart Display OLED. No entanto, também existem modelos mais baratos e de excelente qualidade disponíveis no mercado.

O Teclado Mecânico Gamer T-Dagger Bora RGB é considerado um modelo barato e com ótimo custo-benefício, já que reúne várias características encontradas em modelos renomados e bem mais caros.

De acordo com nossas análises, o Teclado Mecânico Gamer Sem Fio Logitech G915 TKL é o mais indicado para os amantes dos jogos. Isso porque ele foi desenvolvido especialmente para atletas de e-Sports, reunindo recursos incríveis como tecnologia Lightspeed sem fio e switch GL Tactile, que garantem um excelente desempenho até mesmo em competições.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados