Para bons apreciadores, a Argentina também é lar de algumas das melhores vinícolas do continente, e a nossa tarefa neste guia é te apresentar os melhores vinhos fabricados por lá.
Os vinhos argentinos ganharam bastante popularidade nas últimas décadas, e assim como os exemplares de vinhos chilenos, eles se tornaram algumas das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo, sobretudo no Brasil.
Caso você esteja em busca de uma garrafa com preço mais acessível, ou até um rótulo para impressionar convidados, os vinhos argentinos devem estar no seu radar! Além das marcas mais conhecidas, também é possível encontrar alguns exemplares Gran Reserva que valem a pena, ainda mais se você gosta de colecionar rótulos e mantê-los sempre à vista na sua adega!
Saiba tudo sobre os melhores vinhos argentinos, como escolher a garrafa ideal e algumas indicações de compra que separamos no nosso guia.
Recomendações
Escolha Premium
Vinho Tinto Argentino Rutini Merlot
O vinho argentino Rutini é um vinho Gran Reserva de altíssimo nível. Trata-se de um dos rótulos Merlot mais buscados da Argentina. Da safra de 2015, este vinho é fabricado na região de Mendoza, com as selecionadas uvas Cabernet Merlot. É um rótulo perfeito para momentos especiais com um bom vinho.
Nossa recomendação
Vinho DV Catena Cabernet Malbec 750 ml
Desenvolvido sobretudo com as famosas uvas Malbec argentinas, este rótulo também é um blend, combinado com as clássicas Cabernet Sauvignon da região. Com o melhor custo-benefício, este vinho é bastante versátil e possui ótimas avaliações.
Melhor para o seu bolso
Chac Chac Malbec Viña Las Perdices Malbec
Barato e com ótima estrutura para a sua experiência inicial, o Chac Chac, da vinícola Las Perdices, é um vinho muito consumido. Apesar de não ser tão envelhecido quanto os rótulos anteriores, ele também é reservado em barricas de carvalho e fabricado com uvas Malbec de excelência. É um vinho redondo, simples de beber e com baixo teor alcoólico.
Itens que você também pode se interessar
Os melhores vinhos argentinos
Assim como os vinhos chilenos, os argentinos também ganharam a sua identidade, traduzindo em sabor o clima e as formas de cultivos de regiões famosas do país, como Mendoza e as regiões dos Andes. Trouxemos todos os detalhes sobre os melhores vinhos argentinos disponíveis no mercado. Aproveite as dicas para saber qual deles se encaixa perfeitamente na sua busca!
Vinho Tinto Argentino Rutini Merlot
A experiência de um Gran Reserva argentino
O Rutini é um dos rótulos mais tecnológicos da Argentina. Sua vinícola Rutini é localizada na região de Mendoza, tendo como diferencial a altitude e o grande investimento em tecnologia e biodinâmica. A vinícola busca uvas no tempo certo de maturidade. A uva Merlot é cultivada nos pontos mais altos da vinícola.
Esse vinho se harmoniza com pratos de carne vermelha, sobretudo carne de vaca, cordeiro e vitela. Receitas com esses ingredientes certamente causarão uma ótima impressão ao lado desse ótimo vinho.
Características gerais:
Vantagens
Desvantagens
Vinho DV Catena Cabernet Malbec 750ml
Delicie-se com um marcante e mais conhecido dos rótulos Malbec!
O vinho DV Catena é um vinho argentino perfeito para quem procura custo-benefício. As uvas Malbec são, certamente, as mais conhecidas da Argentina, e o DV Catena é o vinho que extrai tudo o que ela oferece. Para tornar o vinho único, ele conta com 50% da composição em uvas Cabernet Sauvignon.
Esse vinho é produzido em uma das vinícolas mais admiradas do mundo, a Catena Zapata. Esta foi a primeira vinícola a cultivar a uva Malbec na região dos Andes. A altitude e anos de pesquisa sobre o cultivo criou a uva perfeita para os vinhos que conhecemos hoje. Com mais de 6 vinhedos, a vinícola exala cultura, qualidade e plantio artesanal.
O Cabernet Malbec harmoniza com carnes vermelhas, de caça e aves. Dentre os melhores pratos, estão a carne de vaca, o cordeiro, o cervo e o frango.
Características gerais:
Vantagens
Desvantagens
Chac Chac Malbec Viña Las Perdices Malbec
Abra uma nova experiência com o vinho Chac Chac Malbec!
Esse é um vinho leve, de sabor agradável e com a personalidade das uvas Malbec. É ideal para ser consumido em rodas de conversa ou em encontros familiares.Apesar de ser leve, ele ainda deixa uma boa identidade nas notas profundas de chocolate e frutas vermelhas.
As uvas Malbec deste vinho são cultivadas na vinícola Las Perdices, próxima às montanhas geladas e com altitude de 1030 metros. O vinho recebe este nome em homenagem às aves conhecidas como Perdiz, que habitam toda a região de cultivo das uvas Malbec dispostas na vinícola.
Uma curiosidade é que esta é a primeira marca a comercializar os seus vinhos em latas, tornando este rótulo ainda mais acessível.
Não sóé um vinho de grande versatilidade, mas também proporciona harmonia com boa parte dos pratos da nossa culinária. Ele pode estar ao lado de receitas como a carne de vaca, a carne de cordeiro grelhado e de aves. Queijos como o Gorgonzola e a Ricota também combinam com este vinho.
Características gerais:
Vantagens
Desvantagens
Las Perdices Reserva Malbec Viña Las Perdices Malbec
Um dos vinhos Malbec mais vendidos da Argentina
As uvas Malbec estão entre as mais apreciadas nos vinhos argentinos, por isso resolvemos trazer mais um rótulo com 100% da sua composição. Além do vinho Chac Chac, a vinícola Las Perdices também produz um dos vinhos Malbec mais consumidos no país, e é sobre ele que falaremos agora!
Apesar de ter um preço abaixo no mercado de Reservas, o Malbec da Las Perdices apresenta todas as características de um vinho classudo, com forte presença de notas frutais vermelhas, baunilha e café. Tudo isso se deve a sua passagem em barris de carvalho desde a sua produção, na safra de 2018. É um vinho tinto clássico que surpreende os amantes da uva Malbec.
Também da vinícola Las Perdices, este rótulo de uvas Malbec contém a safra mais bem-avaliada da região de Mendoza. Ele é amadurecido durante 12 meses em barris de carvalho e está entre os top vinhos argentinos em custo-benefício.
Este vinho é um dos mais flexíveis para receitas brasileiras, combinando com massas, queijos e aves. Uma ótima receita para degustar ao lado do Reserva Malbec é a Lasanha de berinjela: prato leve e ideal para vegetarianos.
Características gerais:
Vantagens
Desvantagens
Terrazas Reserva Torrontes 750 Ml Terrazas de los Andes
O espetacular vinho branco dos Andes
Os vinhos tintos certamente estão entre os mais apreciados, mas se você prefere um vinho branco, este é o rótulo da Argentina que você não pode deixar de degustar: o Reserva Torrontés é um vinho de grande personalidade e reconhecimento no país.
Inegavelmente o vinho Torrentes também é o vinho ideal para acompanhar diversas etapas de uma boa refeição, incluindo entrada com frutos-do-mar (que não harmoniza com os vinhos tintos), até as carnes e massas dos pratos principais.
Os vinhos brancos Argentinos estão entre os melhores do mundo, sobretudo os vinhos da vinícola Terrazas. As uvas Torrontés são cultivadas em grandes altitudes, com uma grande diferença entre este rótulo e os vinhos brancos convencionais: maior tempo de reserva em barris: o Terrazas Reserva branco possui mais de 8 anos de envelhecimento.
Um dos maiores focos das uvas Torrontes está na harmonização com pratos de frutos-do-mar, mas ele também combina com carnes de sabores adocicados e massas. Uma ótima receita é o prato de camarão.
Características gerais:
Vantagens
Desvantagens
Guia do comprador
A Argentina é o berço de algumas das melhores vinícolas do mundo. Com sua história e tradição vindos do “Velho mundo”, o país acabou atribuindo a sua personalidade aos rótulos produzidos por lá. Desde os vinhedos próximos às suas cordilheiras (em grandes altitudes) até a terra árida das uvas mais resilientes, por exemplo.
É possível encontrar vinhos argentinos que se adéquam a qualquer ocasião: desde os famosos vinhos brancos, até os tintos mais clássicos e cheios de corpo.
Selecionamos algumas dicas sobre estes rótulos para te ajudar a escolher a melhor garrafa de vinho argentino, sem passar horas e horas passeando por adegas online!
Como escolher o melhor vinho argentino?
Agora que você já viu todos os melhores rótulos da Argentina, chegou a hora de escolher a melhor garrafa para o que você precisa. Trouxemos algumas dicas que certamente te ajudarão neste processo:
Seu paladar:
Como dito em uma famosa frase de Salvador Dali, “Quem sabe degustação, nunca mais bebe um vinho, mas experimenta seus segredos”. Isto indica que um bom vinho depende de como você o experimenta, e o paladar é o maior critério para isto.
Caso você não tenha um paladar bem-desenvolvido para vinhos mais complexos, indicamos começar com os mais redondos e simples, descobrindo e apreciando cada nota. Com o passar do tempo, buscar por rótulos mais envelhecidos e encorpados é indispensável para uma experiência completa.
Seu orçamento:
Um grande mito acerca dos vinhos é que um bom vinho precisa ser caro. A verdade é que a Argentina é uma ótima produtora de vinhos “de mesa”, como são chamados os vinhos de entrada.
Eles são vinhos com altos critérios de qualidade e com boas entregas para o paladar. O Chac Chac Malbec, só para ilustrar, é um exemplo de vinho para quem não quer gastar tanto em uma garrafa, sem deixar de lado a qualidade da bebida.
Vinícolas:
Todas as vinícolas da Argentina são repletas de histórias, sendo algumas delas com diversos anos desde a sua fundação. Para os enófilos, conhecer um pouco mais da vinícola antes de consumir um bom vinho é uma regra infalível.
As vinícolas da região de Mendoza, como a Rutini e a Las Perdices estão entre as mais desenvolvidas quando se trata de vinhos clássicos. Para quem gosta de maior exclusividade, alguns rótulos da vinícola Terrazas de los Andes são uma ótima dica.
Teor alcoólico:
Diferente de outras bebidas, o teor alcoólico dos vinhos também acaba interferindo na composição das notas dos vinhos. Conforme os enólogos, o volume natural de álcool trabalha no dulçor e na maciez do vinho no paladar, além de desencadear a sensação de persistência do vinho na boca.
Não existe um padrão de graduação alcoólica para um bom vinho, já que isto depende de cada “construção” dos enólogos das vinícolas, entretanto, uma boa medida para um vinho bem equilibrado é de 14%.
Quais são as características dos vinhos argentinos?
Existem algumas características marcantes que fazem da sua escolha por um vinho argentino uma escolha única. Certamente uma delas é o clima do país: as estações muito bem demarcadas e as grandes altitudes em algumas regiões fazem da argentina um verdadeiro solo de fertilidade para as uvas.
Apesar de desacreditada no início dos cultivos, regiões como a Patagônica (de clima frio e seco), surpreenderam mesmo os enólogos conceituados. Para quem busca por um vinho branco, os argentinos são os melhores rótulos da América Latina, sobretudo quando citamos as uvas Torrontés (com as melhores safras da história na Argentina).
Os vinhos brancos argentinos são os mais refrescantes, com sabor e aroma mais acentuados, impondo personalidade e bom-gosto nos seus rótulos. Mesmo os sommeliers são unânimes ao indicar os vinhos Torrontés argentinos.
Com alguns rótulos de vinhos tintos superiores, as garrafas argentinas também contém vinhos com maior tempo de envelhecimento, o que os tornam mais encorpados e finos. Os vinhos das uvas Malbec são exemplos de rótulos que deram certo no mercado.
Além de serem as uvas mais produzidas na Argentina, as uvas Malbec também corroboram para a qualidade de alguns blends, já que ela é uma casta excelente para intensificar e aplicar aromas nos vinhos com Cabernet Sauvignon e outras uvas.
Os diversos tipos de vinhos argentinos
A produção dos vinhos argentinos está além dos vinhos sem blends, produzidos com as uvas mais famosas da Argentina, como a Malbec, a Torrontés e a Bonarda. Também é possível encontrar rótulos que combinam duas ou mais uvas distintas, por exemplo, normalmente produzidas em regiões com condições climáticas diferentes.
Combinar estes blends também é uma boa dica para tornar a degustação ainda mais única e pessoal. Além dos blends, os vinhos argentinos são divididos em “categorias” que facilitam a busca. Saiba quais são elas e as melhores uvas para escolher a sua garrafa!
Vinhos brancos:
Os vinhos brancos são produzidos com uvas normalmente esverdeadas, como as uvas Torrontés Riojano. Mas é, sim, possível encontrar vinhos brancos produzidos com uvas escuras, como a Cabernet Sauvignon.
Isto porque a sua casca (onde a coloração é desenvolvida), é extraída para o processo de fabricação. O melhor rótulo de vinho branco custo-benefício é o Terrazas de los Andes, que já apresentamos neste guia!
Vinhos tintos:
Estes são os vinhos mais famosos da Argentina. Com destaque para as uvas Malbec e a Cabernet Sauvignon. Vinícolas como a Catena Zapata e a Rutini são responsáveis pelos melhores rótulos.
Vinhos rosés:
Mais leves que os vinhos argentinos brancos, os vinhos rosés são desenvolvidos a partir de um processo de vinificação das uvas tintas e verdes. Algumas das uvas mais famosas da Argentina são as uvas Merlot e Chardonnay.
Apesar de menos consumido que os outros tipos de vinhos, ele ainda é uma boa escolha para quem quer um vinho de mesa redondo e simples.
Conclusão
Um rótulo de vinho argentino vai além do preço, é uma verdadeira experiência de degustação da arte cultivada nas principais vinícolas da região. Dentre todos os vinhos que apresentamos neste guia de compra, indicamos o vinho Vinho DV Catena Cabernet Malbec.
Dentre os vinhos argentinos apresentados, destacamos esse por ser um blend altamente equilibrado. Não só combina as principais uvas tintas da Argentina, mas também possui ótimas avaliações internacionais.