Melhores vinhos suaves: Conheça 5 tipos de vinho

by Joanna

Hoje você vai descobrir quais são os melhores vinhos suaves do mercado. Com tantas opções disponíveis é possível ter dificuldades em escolher o melhor vinho para você. Certamente a preferência pode ter a ver com a uva de determinado país ou de teor alcoólico, por exemplo.

Mas muitas pessoas não sabem nem por onde começar quando procuram um bom vinho no mercado ou em alguma vinícola. E sabendo disso que nós preparamos esse artigo, para mostrar a você as melhores opções que encontramos atualmente.

Inclusive, também daremos algumas dicas de fatores que você pode observar no momento de escolher um bom vinho. Então já faça suas anotações para colocar o que falaremos aqui em prática e conseguir experimentar bebidas que agradam ao seu paladar.

Melhor Vinho Suave

Fabricação da Concha y Toro
13% de teor alcoólico
Recomendado beber com carnes vermelhas, brancas e massas
Vinho italiano branco
Com toques de maçã verde e pêra
Bebida fraca com 8% de álcool
Vinho português com 13,5% de teor alcoólico
Aroma de frutos maduros
Vinho tinto, suave e naturalmente adocicado
Vinho tinto com 14% de teor alcoólico
Sabor de frutas vermelhas e negras
Safra de 2019
Vinho do Porto com teor alcoólico de 20%
Possui Selo de Garantia do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto
Sem safra

Melhores vinhos suaves

Se prepare, pois nesta seção selecionamos alguns pontos importantes a serem considerados no momento você fazer a sua escolha dentre os melhores vinhos suaves. Se você é uma pessoa que gosta de saber de todos os detalhes antes de comprar, com toda certeza essa leitura é para você.

E para escolher o melhor produto para você, lembre-se de levar em consideração alguns fatores. Os principais, é claro, são analisar o que agrada seu paladar e qual está dentro do orçamento, para garantir que você vai adquirir um produto que agrade o seu gosto com preço adequado.

Da mesma forma, vale analisar outras características, como a região em que a bebida foi feita, em qual vinícola o vinho foi produzido, a safra utilizada, bem como a vinícola de origem. Tudo para entender melhor a qualidade da uva quando foi colhida para produzir o vinho.

Vinho Chileno Reservado Sweet Red 750ml

Perfeito para os apreciadores de sabor trufado e doce

Esse vinho chileno é da vinícola Concha y Toro, uma das mais tradicionais e renomadas do mercado. Ele é tinto e adocicado, da linha Reservado. Essa bebida possui 13% de teor alcoólico e combina com carnes vermelhas e brancas, assim como massas.

Essa bebida é produzida de diferentes uvas de vinhedos do Vale Central, que fica no Chile. A consequência disso é seu aroma com notas florais que equilibram com ameixas, amoras e cerejas pretas. Além disso, essa é uma safra de 2020, em que você percebe notas frutadas no sabor.

Vantagens


Vinho da Concha y Toro, muito tradicional na produção de vinhos
Sabor trufado e doce
Aroma com notas florais, equilibrando com ameixas, cerejas pretas e amoras

Desvantagens


Safra de 2020, mais recente

Vinho Italiano Lambrusco I Puri Branco 750ml

Recomendado para quem gosta de bebidas leves

Esse é um vinho italiano da marca Lambrusco bastante vendido no Brasil. Uma de suas principais características é o baixíssimo teor alcoólico, com apenas 8%.

Outra característica marcante é seu aroma e sabor de maçã verde, além da pêra que você também consegue sentir. Essa também é uma safra de 2020 e ele é considerado um vinho frisante e meio-doce, tendo sabor que pode lembrar a um champanhe.

Vantagens


Sabor equilibrado, não sendo doce nem seco
Aroma e sabor de maçã verde perceptível
Pode lembrar o champanhe

Desvantagens


Teor alcoólico muito baixo

Vinho Tinto Olaria Suave Natural – Alentejo – 750 ml

Ideal para quem gosta de consumir alta quantidade de vinho

Esse vinho da marca Olaria é uma bebida portuguesa de 13,5% de teor alcoólico. Ele é um vinho tinto em que você logo percebe seu aroma de frutas silvestres maduras. Esse é um vinho muito fácil de beber, com um sabor equilibrado.

A temperatura ideal para consumir esse vinho da safra de 2017 é entre 16ºC e 18ºC. É a companhia ideal para uma noite de vinhos com queijos maduros estilo gorgonzola, parmesão ou provolone. Ou uma entrada chique com pães e torradas.

Vantagens


Vinho fácil de beber, com sabor equilibrado
Teor alcoólico de 13,5%, sendo um bom valor para vinhos
Vinho português, de região com alta produção de vinhos

Desvantagens


Valor acima de outros do mesmo modelo no mercado

Vinho Chileno Marques De Casa Concha Etiqueta Negra 750ml Tinto

Excelente qualidade em um vinho tinto

Esse é um vinho chileno da Concha y Toro, vinícola muito tradicional em todo o mundo pela fabricação de bebidas de alta qualidade. Esse vinho tem 14% de teor alcoólico, é tinto e corresponde a uma safra de 2019.

Além disso, ele é feito de uvas malbec, que ficam na região do Vale do Alto do Maipo, no Chile. A mistura de uvas proporciona à bebida um sabor de frutas vermelhas e negras. Sobre a textura da bebida, ela é suave e quase sedosa, em que o sabor do vinho é marcante pelos taninos firmes.

Já a cor do vinho é bastante escura e vermelha. Sobre a harmonização é ideal para acompanhar carnes vermelhas e de caça, assim como com a maioria dos queijos.

Vantagens


Safra de 2019 de vinícola bastante tradicional no mercado
Sabor de frutas vermelhas e negras
Combina com boa parte das carnes e queijos

Desvantagens


Um dos preços mais elevados do mercado

Vinho do Porto Tawny Original Douro – Coroa de Rei – Poças since 1918-750ml

Para quem prefere vinhos bem doces

Esse é um vinho do Porto, produzido na região do Douro, uma das regiões do mundo mais famosas pela fabricação de vinhos. Ele possui, inclusive, o Selo de Garantia do Instituto de Vinhos e do Porto, o que mostra a sua qualidade e origem.

O Coroa do Rei é produzido pela Poças, que fabrica vinhos há mais de 100 anos. Por ser um vinho do Porto, ele é bastante forte e doce, com teor alcoólico de 20%. Por isso, não deve ser bebido em grande quantidade, mas sim experimentado como degustação.

Esse vinho é do tipo não safrado e a temperatura ideal para ser servido é de 18ºC. A cor dele é relativamente aloirada com tons acastanhados. O vinho Coroa do Rei combina com queijos curados, frutos secos, nozes, amêndoas e diversos tipos de doces.

Vantagens


Selo de Garantia do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto
Fabricado há mais de 100 anos
Combina com a maioria das sobremesas

Desvantagens


Alto teor alcoólico, com 20%, sendo apenas para degustação

Como escolher os melhores vinhos suaves

Se você já decidiu experimentar um vinho suave, vamos dar algumas dicas importantes para você definir como encontrar aquele ideal para o seu paladar e que também ofereça um bom custo-benefício.

Seu paladar

O primeiro passo realmente é identificar aqueles vinhos que mais agradam ao seu paladar. Não adianta você encontrar a opção mais barata se não der gosto de bebê-la. Por isso, a primeira seleção que você deve fazer é daqueles vinhos que mais aparentam ser saborosos para você.

Mesmo que você não tenha provado e conhecido o sabor das uvas utilizadas, pode analisar o nível de doçura do vinho e outros fatores que apresentamos aqui. Com certeza te auxiliarão a fazer sua melhor escolha.

Seu orçamento

O segundo passo é identificar o seu orçamento. Por isso, no momento de fazer a sua análise, pense em mais ou menos quanto você pode investir. Dessa forma é mais fácil encontrar os vinhos que se enquadram dentro do valor esperado, mesmo que haja uma margem para isso.

Região do vinho

A vinícola onde o vinho foi produzido está ligada às características da bebida. Por essa razão analise, também, a região do vinho para entender onde ele é produzido, porque isso faz toda a diferença na qualidade do que será bebido.

Existem regiões do mundo todo que são especializadas em produzir vinhos e possuem dezenas de vinícolas cada uma. Você provavelmente já ouviu falar, por exemplo, do vinho de Bordeaux, na França, das opções chilenas ou até dos produzidos no Sul do Brasil.

Vinícola

Também analise a vinícola em que foi produzido aquele vinho. Se você não conhecer nada sobre ela, pode fazer pesquisas em buscadores como o Google, ou até nas redes sociais dessa vinícola. Isso pode te dar informações interessantes para ajudar a escolher o tipo de vinho que você quer.

Mesmo que esse fator não seja sua prioridade, nós recomendamos que você analise o que as pessoas comentam sobre a vinícola do vinho que você quer comprar.

Teor alcoólico

Outro fator que pode ser bastante relevante é o teor alcoólico do vinho suave. Não se engane, os vinhos não têm o mesmo percentual alcoólico. Embora muitos sejam semelhantes em relação a isso, existem grandes variações dentro até das mesmas vinícolas.

Então lembre-se de analisar o teor para não acabar adquirindo uma bebida que não se encaixa com o que você deseja por ser muito forte ou até fraca demais.

Safra

Você sabia que vinhos mesmo possuindo características semelhantes podem ter preços diferentes por causa da safra? Muitas pessoas não sabem porque esse é um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre os vinhos. Mas a safra faz toda a diferença na qualidade da bebida.

De forma geral, a safra pode ser entendida como a data em que a uva foi colhida para produzir aquele vinho. Isso ajuda você a entender em qual estação do ano e condições climáticas a uva estava no momento da produção. E com certeza modifica totalmente o seu aroma bem como o seu sabor e, por conseguinte, a sua qualidade.

Em condições não favoráveis de produção, o vinho pode ficar muito mais doce do que o desejado ou o contrário, por exemplo. Por todas essas variações que faz tanta diferença entender a safra dele.

Mas se você ainda não possui experiência sobre esses detalhes, priorize entender os outros aspectos que abordamos ao longo desse texto para escolher dentre os melhores vinhos suaves para você.

O que é um vinho suave

O vinho suave não significa ele ser tinto ou branco. Na verdade, ele pode estar em qualquer uma das classificações. O que realmente caracteriza um vinho suave é ele ter mais de 25 gramas de açúcar por litro.

Com isso, essa bebida fica mais equilibrada, geralmente com um sabor agradável e fácil de beber. Como existe bastante glicose nesse tipo de vinho, ele não costuma ter um aroma tão forte. Isso também acontece no sabor.

Para quem não é acostumado a beber vinho, por exemplo, começar a experimentar opções suaves pode ser uma boa ideia. E para especificar sobre a legislação brasileira, essa bebida deve ter mais de 25 g de açúcar por litro. Vale comentar que a maioria dos vinhos suaves é feita de uvas americanas.

Principais diferenças entre vinhos suaves e vinho seco

A principal diferença entre o vinho seco e o suave está na quantidade de açúcar que cada um deles tem. O vinho suave deve conter a partir de 25 gramas de açúcar por cada litro.

Já os vinhos secos não devem ultrapassar os 4 gramas de açúcar. Isso faz uma grande diferença tanto no aroma quanto no sabor da bebida. Diante disso, se você não gosta de bebidas muito doces, por exemplo, vale a pena apostar em vinhos secos.

Já aquelas bebidas que têm uma doçura intermediária costumam ser chamadas de vinhos meio secos, por exemplo. Algumas pessoas até classificam a diferença entre esses tipos de vinhos pela uva que é usada em cada um deles, mas isso não é uma regra.

Principais conclusões

Para encontrar o melhor vinho suave, você deve levar alguns fatores em consideração. Pense no que agrada mais seu paladar, no seu orçamento, na qualidade da bebida.

De qualquer forma, queremos recomendar para você o Vinho Tinto Olaria Suave Natural – Alentejo – 750 ml. Ele é uma excelente bebida e oferece um custo-benefício que vale muito a pena.

Esse vinho tem um sabor equilibrado, sem ser tão doce. Além disso, seu teor alcoólico também fica dentro da média da maioria dos vinhos.

Ele é uma bebida portuguesa, de região com alta produção e tradição de vinhos e sua safra é de 2017. Por esses fatores, o recomendamos para você consumir e experimentar.

Perguntas frequentes sobre vinhos suaves (FAQs)

Leave a Comment