Bola de pilates: como escolher a sua em 2020?

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas para escolher a sua bola de pilates

Quando pensamos em exercícios físicos a primeira coisa que vem à cabeça são as tradicionais academias ou, no máximo, corrida e natação. Porém, existem várias outras formas de se manter em forma – mesmo que você não possa sair de casa. Uma dessas formas é adaptando alguns treinos para a realização doméstica, o que pode ser feito com o pilates.

O pilates é uma modalidade cheia de benefícios e que conta com alguns exercícios bem simples. Um dos instrumentos mais utilizados nesses treinos é a chamada bola suíça, também conhecida como bola de pilates. Apesar de ser mais conhecida pelos  treinos de membros inferiores, essa bola é muito versátil e pode ser usada para exercitar o corpo todo.

Vamos descobrir hoje como escolher sua bola de pilates e analisar alguns modelos.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de bola de pilates para você.

Escolha Premium

Bola suíça de boa qualidade que pode ser utilizada tanto para exercícios de reabilitação quanto para o condicionamento físico. Pode ter seu uso incorporado a outros tipos de treinos para aumentar a instabilidade e o grau de dificuldade, porém mantendo o baixo impacto e a proteção das articulações. Acompanha bomba para enchimento.

Nossa recomendação

Essa bola de pilates da Multilaser é bastante útil para quem está fazendo fisioterapia ou quer simplesmente se exercitar. Seu tamanho é ideal para quem tem estatura pequena ou média, mas ainda sim ela possui uma boa resistência. Além disso, ainda acompanha diagramas com sugestões de exercícios e tem um bom custo-benefício.

Melhor para o seu bolso

Bola de pilates adequada para pessoas com estatura de média a alta. Também pode ser utilizada para a prática de outras modalidades, como Yoga ou exercícios de reabilitação. É capaz de suportar um peso de até 200 Kg e acompanha uma bomba de enchimento manual. Possui o menor preço entre as avaliadas.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

A melhor bola de pilates

Índice

Mini Guia de Compra

A bola de pilates é uma ferramenta básica que permite a realização dos mais diversos tipos de exercícios. Se você adquirir uma de boa qualidade, ela pode durar por muito tempo e te ajudar a melhorar o seu condicionamento ou se reabilitar de lesões. E o melhor de tudo: sem grande impacto sobre as suas articulações.

Felizmente, não existem grandes diferenças entre os modelos disponíveis no mercado (ao menos não no uso doméstico). O principal item para ser observado é o tamanho, já que uma bola de tamanho inadequado vai prejudicar a sua postura e a execução correta dos exercícios, podendo acarretar em lesões. De resto, observe também o material de fabricação e o enchimento.

Por fim, podemos dizer que a escolha de uma bola suíça não é um grande mistério e nem deve demandar tanto do seu tempo. Como de costume vamos analisar alguns modelos que sugerimos; assim você pode descobrir qual te agrada mais e ao que você deve estar atento no momento da sua escolha.

Bola Suíça Premium Liveup Sports – Para qualquer tipo de exercício

Essa bola de pilates é adequada tanto para exercícios de fisioterapia quanto para condicionamento físico. Ela pode ser utilizada individualmente ou em par, com um companheiro de treino, o que a torna adequada para a prática de vários esportes. Além disso, pode ser utilizada para aumentar o nível de dificuldade de outros tipos de exercício físico sem impactar nas articulações.

O tamanho dessa bola suíça é adequado para pessoas de estatura maior (entre 1,70 e 1,87 m) que normalmente têm dificuldade para encontrar equipamentos adequados. Também possui sistema anti-estouro para evitar o rompimento mesmo quando usada por pessoas de maior peso. Além do mais, essa bola de pilates acompanha uma bomba de enchimento manual.

No entanto, essa bomba de enchimento é de tamanho reduzido e pode custar algum esforço para você encher. Isso pode ser um problemas principalmente se você pretende desinflar a bola para guardá-la e inflar novamente sempre que for usar. Também não é adequada para pessoas mais baixas, que vão acabar tendo problemas de postura ao tentar utilizar.

Bola de ginástica Atrio Multilaser – Custo-benefício

Para quem deseja uma bola de pilates mais compacta, essa é uma ótima opção. Seu diâmetro de 55 cm permite que seja usado por pessoas de estatura baixa a média (1,55 até 1,69 m). Seu material é resistente e te permite realizar os seus treinos de força e equilíbrio sem maiores problemas.

Essa bola suíça possui desenhos representando diagramas de exercícios. É claro que não se trata de uma orientação completa, mas te ajuda a relembrar qual é o posicionamento correto a ser realizado. Seu tamanho reduzido também permite que ela possa complementar outros equipamentos na prática de atividade física ou ajudar nos alongamentos.

Infelizmente essa bola não acompanha bomba para enchimento. Essa bomba pode ser adquirida à parte por um preço baixo, porém isso já é um inconveniente no momento da compra. Além disso, mesmo pessoas com estatura um pouco maior do que a média já não conseguem utilizar. Lembre-se disso caso a sua intenção seja compartilhar essa bola com outra pessoa.

Bola de Pilates Adventure Brasil – Utilidade pelo menor preço

Mais uma boa opção para pessoas de estatura média, essa bola possui como diferencial sua excelente resistência, podendo suportar até 200 Kg de peso estático (a resistência se reduz com a movimentação). Também tem uma superfície antiderrapante e conta com sistema anti-estouro. Ou seja, ela pode te acompanhar na maior parte dos seus exercícios.

Seu tamanho é adequado para pessoas com mais de 1,70m (máximo de 1,87m) e ela também está indicada para pilates, Yoga ou mesmo para exercícios de reabilitação. O material utilizado na fabricação é PVC atóxico, o que melhora a segurança no uso e ajuda a reduzir a possibilidade de irritações, alergias ou outros problemas de pele durante o uso.

Apesar dessas vantagens vale frisar aqui que a bomba de enchimento fornecida é de qualidade realmente inferior. Talvez seja melhor até mesmo comprar uma à parte para evitar dores de cabeça. Mas se você não se importa de ter um pouco a mais de trabalho no momento do enchimento, isso não vai ser um problema.

Bola Suíça Liveup Sport 75cm – Para os gigantes

Essa é uma outra versão do nosso modelo apresentado inicialmente. Porém, o tamanho dessa bola suíça é mais adequado para pessoas altas (entre 1,88 e 2,03 m). Ela também possui um sistema anti-estouro para evitar acidentes durante a prática de exercícios mais intensos e acompanha uma bomba de enchimento manual.

Assim como as outras, essa bola também pode ser utilizada para aumentar o nível de dificuldade de outros tipos de exercício físico sem impactar nas articulações. Seu uso é adequado para exercícios de fisioterapia e condicionamento físico e pode ser usada individualmente ou em par. Adequada para vários esportes, é muito versátil.

Aqui também temos uma bomba de enchimento de tamanho reduzido e com alguma dificuldade de utilização. Então, se você pretender inflar e desinflar sua bola de pilates constantemente. Também não é adequada para pessoas mais baixas, ou mesmo de estatura média, que não vão conseguir utilizar corretamente.

Bola de pilates Supermedy – Resistência para os exercícios

Essa bola suíça tem como destaque a sua resistência: seu látex consegue suportar até 250 Kg de peso estático. Isso é mais do que suficiente para a maior parte das pessoas na hora de fazer exercícios físicos, principalmente se forem mais leves. Seu diâmetro de 65 cm a torna adequada para pessoas de estatura média a alta, a partir de 1,70 m.

Ela também acompanha bomba para enchimento manual, porém maior e de uso mais prático do que as outras apresentadas até agora. Assim, você pode a manter sempre pronta para o uso. Somando isso à resistência do látex nós temos a garantia de um bom tempo de atividades físicas sem dor de cabeça.

Só tenha em mente que enchimento manual sempre dá algum trabalho, mesmo quando é feito com uma bomba de qualidade. Então, não espere moleza na hora de encher! Também fique sempre atento ao diâmetro da sua bola de pilates; ninguém quer ficar com os pés pendurados (ou os joelhos dobrados demais).

Guia do comprador

O que é uma bola de pilates e por que comprar?

A bola de pilates, ao contrário do que o nome sugere, não é utilizada apenas para fazer esse tipo de exercício. Na verdade, ela pode ser utilizada em uma grande variedade de atividades físicas, como fisioterapia, complemento para outras modalidades ou até mesmo tonificar o corpo com Yoga. Você também pode encontrá-la com os nomes de bola suíça ou bola de ginástica.

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a sua capacidade de amenizar o impacto nas articulações durante a realização dos treinos. Isso a torna perfeita para a reabilitação de lesões, uso durante a gravidez e fortalecimento muscular para pessoas que já realizam atividades de alto impacto. Além disso, sua instabilidade pode ser utilizada para trabalhar o equilíbrio e fortalecer abdome e costas. 

Existe alguma contraindicação? Preciso comprar algum outro equipamento?

A princípio essa bola pode ser utilizada por qualquer pessoa na prática de atividade física. Grávidas, idosos, crianças, pessoas com a saúde mais frágil de maneira geral podem se beneficiar de seu uso. As únicas contraindicações são: restrição médica ou falta de orientação. Se você não sabe a forma correta de fazer os exercícios ou o seu médico te proibiu, então é melhor não se arriscar.

Teoricamente não é necessário nenhum acessório para começar. No entanto, um tapete próprio para atividades físicas ajuda a te deixar mais confortável durante a realização dos seus exercícios. Também é recomendável ter uma bomba de enchimento para manter a insuflação adequada. O uso de outros tipos de equipamento depende muito do que você pretende fazer e ficam a seu critério.

Tipos de exercício com bola de pilates

Existem vários exercícios que você pode fazer para pernas, tronco e até mesmo membros superiores. Nesse vídeo há várias sugestões muito bem explicadas. Lembrando que você deve sempre seguir as orientações do seu médico!

Tipos de bola de ginástica

Existem dois tipos principais de bolas que podem ser usadas em fisioterapia e ginástica:

Como escolher

O primeiro critério que você deve ter na escolha da sua bola de pilates é o tamanho. Você vai encontrar diâmetros que variam de 45 até 85 cm, sendo cada uma apropriada para uma determinada faixa de altura:

Outro aspecto a ser observado é o seu peso. Se você tem até 100 Kg dificilmente vai ter problemas com sua bola de pilates. No entanto, se pesa mais do que isso é prudente pedir informações ao fornecedor antes do compra, principalmente se sua intenção é fazer exercícios mais intensos. Normalmente as informações sobre resistência da bola suíça se referem ao peso estático, com o usuário parado. Em exercícios dinâmicos isso se altera.

Não há muitas variações entre o material usado na fabricação da bola de pilates. Normalmente é PVC, podendo ser também látex ou algum outro tipo de elastômero. Normalmente esses materiais são bastante flexíveis, suportam bem variações de peso e funcionam; juntamente com o ar; como amortecedores. Um diferencial que pode ser encontrado em algumas dessas bolas é a existência de um sistema anti-estouro (também chamado anti burst) que ajuda a evitar acidentes.

Por fim, você pode procurar por fabricantes que ofereçam alguma garantia e já trabalhem com produtos relacionam a saúde e atividade física. Normalmente esses oferecem produtos mais duráveis e seguros, com orientações de uso. Na dúvida, sempre pergunte ao fabricante e compre uma bola que suporte o seu peso com bastantes folga.

Cuidados com a limpeza e conservação

Uma vez que as bolas de pilates são utilizadas em exercícios e feitas de materiais emborrachados elas são muito propensas a acumular sujidades e bactérias. Por isso é necessário que você sempre cuide da sua limpeza com pano úmido e sabão neutro, principalmente se você vai compartilhar com outras pessoas. Isso vai evitar infecções de pele e outros problemas desagradáveis.

Outro cuidado muito importante é para evitar danos e estouro. Para isso, ela não pode ser exposta diretamente ao Sol e umidade ou a temperaturas extremas. Também mantenha sua bola suíça bem longe de objetos afiados e superfícies pontiagudas que vão danificar o material. Se ainda assim você sentir que o material está muito desgastado é melhor trocar por uma nova.

Conclusão

A escolha da sua bola de pilates está muito relacionada a suas características físicas, como altura e peso. Você também pode escolher modelos com puxadores para aumentar a sua segurança e estabilidade no uso. Independente do modelo escolhido, sempre esteja atento a limpeza e a conservação para evitar infecções e acidentes.

Nós recomendamos a bola suíça da Multilaser por ser resistente, apresentar diagramas para te ajudar nos exercícios em casa e ser adequada para pessoas de pequena a média estatura. No entanto, não deixe de conferir nossas outras sugestões, principalmente se achar que essa recomendação não se adequa ao seu perfil.

Está pensando em se exercitar com bola para pilates? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados