May 7, 2020
Sem respostas

Conheça os benefícios da Yoga

Nós já chegamos a discutir um pouco sobre o que é o Yoga. Já conhecemos das disciplinas, modalidades e dicas de Yoga para iniciantes. Mas ainda pode restar uma dúvida: como exatamente essa prática pode me ajudar? Quais são os seus reais benefícios? Yoga é isso tudo o que dizem?

Sabemos que inúmeros fatores influenciam a saúde física e mental, de modo que não existe uma atividade milagrosa que vá resolver todos os problemas. No entanto, algumas coisas podem fazer uma grande diferença na sua vida… E o Yoga é uma delas. Vamos agora conferir de perto os seus principais benefícios.

Índice

Por que fazer Yoga?

A sua motivação para fazer algo, independente do que seja, está diretamente ligada ao que você espera obter. Alguns querem emagrecer, outros ganhar flexibilidade e ainda há quem só deseje reduzir a insônia. Então, vamos dividir os benefícios da prática de Yoga entre físicos, mentais e da qualidade de vida em geral. Assim você pode ver o que mais te atrai (e se surpreender com as outras vantagens).

Benefícios para o corpo

Emagrecimento

Esse é uma das dúvidas mais frequentes. “Afinal, Yoga emagrece?”. A resposta é sim! Existe uma ideia falsa de que exercícios para emagrecimento devem ser muito agitados, com grande movimentação. Isso é uma ideia enganosa. O que influencia a perda de peso é o gasto de energia durante o exercício. Para manter qualquer postura, digamos, incomum, é preciso gastar MUITA energia. Além disso, a calma proporcionada pela prática evita que você coma demais por conta de ansiedade, o que também ajuda.

Fortalece músculos e articulações

Academia não é a única forma de desenvolver bons músculos. É fato que você não vai ter o corpo de um fisiculturista, até porque aqui o propósito não é ganhar volume. Porém, terá uma musculatura mais tonificada e fortalecida para as atividades diárias. Importante lembrar que músculos fortes proporcionam um alívio das articulações, que também se tornam mais resistentes. Isso reduz a sua chance de sofrer lesões, o que faz do Yoga uma excelente atividade complementar para quem já pratica outro esporte.

Aumento da flexibilidade

Esse é um benefício inegável. Mesmo aqueles que não praticam (e não desejam praticar) reconhecem o Yoga como uma atividade física que traz um grande trabalho de flexibilidade. Ao contrário do que alguns pensam, você não precisa ser super flexível para começar. Na verdade, a maioria sequer conseguem alcançar os dedos do pés na primeira a aula, mas se desenvolvem bem ao longo do tempo. Essa flexibilidade aumenta a sua mobilidade e reduz o risco de lesões articulares (mais uma vantagem para os esportistas).

Melhora da circulação sanguínea e drenagem de linfa

Os alongamentos, relaxamentos e respiração aumentam a circulação e oxigenação do sangue, com aumento do retorno venoso. Isso reduz o inchaço nas pernas e aumenta a sensação de bem-estar. O mesmo princípio se aplica a linfa, que é melhor drenada, o que ajuda a reduzir a retenção de líquidos e a quantidade de toxinas que circulam pelo corpo.

Ajuda a regular a pressão arterial

Durante a prática de Yoga há uma aceleração dos batimentos cardíacos. Com o tempo, isso faz com que seu corpo se habitue a manter esses batimentos mais baixos durante o repouso. Além disso, é feita uma melhor regulação na liberação de hormônios pelas glândulas adrenais, especialmente do cortisol (ligado a estresse). Como resultado nós teremos uma pressão arterial reduzida e um coração mais forte, menos propenso a infartos e outros problemas.

Melhoria do equilíbrio e noção do próprio corpo

Se você se considera uma pessoa muito destrambelhada, que tropeça e esbarra facilmente em objetos, existe uma boa possibilidade de que você não tenha noção do próprio corpo. Ou seja, tem problemas com a propriocepção. O Yoga te ajuda a desenvolver essa noção do próprio corpo, melhorando sua coordenação motora e equilíbrio.

Aumento da capacidade respiratória

A prática de meditação e exercícios respiratórios melhora sua capacidade pulmonar, podendo até mesmo ajudar no alívio de algumas doenças do sistema respiratório (avalie com o seu médico os benefícios do Yoga para os seus sintomas!). Respirar melhor também te dá mais energia para as atividades diárias e ajuda a manter a clareza e a calma sob situações de estresse.

Como você pode ver, os benefícios físicos são inúmeros. Mas se você ainda possui alguma dúvida da capacidade que a prática de Yoga possui para transformar o seu corpo, assista esse vídeo:

Benefícios para a mente

Redução de estresse e ansiedade

A prática de Yoga mescla exercícios físicos e mentais. Na prática isso significa que você não só alivia a tensão muscular e direciona seu excesso de energia, como também trabalha a sua mente. Durante o exercício você deve focar na sua respiração e movimentos e esquecer todo o resto. Isso te ajuda a relaxar após o estresse diário e ainda te ensina a acalmar os seus pensamentos, o que é extremamente útil nas situações tensas do dia-a-dia.

Aumento de foco e concentração

Meditar e focar na respiração não serve apenas para te relaxar. Esses exercícios são um verdadeiro treinamento mental para melhorar a concentração e o foco. A prática regular vai te ajudar a focar mais nas suas tarefas, o que significa maior capacidade de reter informações e solucionar problemas. Estudar vai se tornar bem menos difícil e você vai notar uma melhora de desempenho no seu trabalho.

Desenvolvendo a paciência e a persistência

Realizar diferentes posturas pode exigir mais flexibilidade, equilíbrio e força do que você tem atualmente. Para conseguir isso, você vai ter que respeitar o seu ritmo e ter paciência para evoluir aos poucos, sendo que pode levar bastante tempo para que você alcance os resultados desejados. O Yoga é uma verdadeira lição para a vida. Você começa a perceber que a constância e a persistência paciente são vitais para alcançar os seus objetivos e se torna mais resiliente.

Auxílio no combate a depressão

Depressão é uma doença terrível e que, infelizmente, acomete muitas pessoas nos tempos atuais. Existem vários fatores que possuem grande importância no seu tratamento, como medicação, terapia e exercícios. O Yoga pode ajudar nesse processo justamente por sua disciplina física e mental. Ao melhorar a ansiedade e concentração, reduzir o estresse e desenvolver a resiliência, a prática acaba tendo um efeito muito positivo sobre os sintomas depressivos.

Outros efeitos sobre a qualidade de vida

Combate a insônia

O relaxamento proporcionado pelo exercício, assim como o domínio da mente na meditação, melhora a qualidade do seu sono. Você chega ao fim do dia mais relaxado e consegue esvaziar os pensamentos na hora de dormir. Como resultado, você adormece mais rápido e de forma mais profunda, acordando mais descansado no dia seguinte.

Alívio da dor no corpo

O somatório de flexibilidade, fortalecimento muscular, alívio de tensão e boa postura resulta em uma redução nas dores no corpo. Com as vértebras realinhadas, as costas eretas, a musculatura fortalecida e articulações alongadas, você sentirá muito menos dores ao longo das semanas. Isso pode ser especialmente atrativo para aqueles que sofrem com alguns problemas crônicos, como hérnias por exemplo.

Aumento de auto-estima

Corpo mais magro, tonificado, menos estresse, sensação de bem-estar… Não poderia dar outra: sua autoestima vai lá para as alturas. A tendência é que você se sinta cada vez melhor, não só pelo exercício físico, mas também pelo autoconhecimento que vai adquirindo. Se você tem problemas de autoestima, isso aqui definitivamente vai te ajudar.

Poses de Yoga para iniciantes

Se depois dessa você finalmente se interessou pela prática de Yoga, vou te mostrar algumas posições básicas. Lembrando: isso é não é uma aula, mas apenas uma forma de você se divertir. Você pode fazer em casa mesmo, mas recomendo fortemente a orientação de um profissional, tanto para a correção das posturas quanto para que você possa socializar com outros praticantes. Você pode utilizar alguns acessórios se desejar.

Conclusão

Praticar Yoga traz inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental e ajuda a melhorar a sua qualidade de vida. Para começar em casa você só vai precisar de um tapete para a prática. O mais importante é sempre respeitar os seus limites e, se possível, procurar a orientação de profissional ou praticante mais experiente. Divirta-se!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados