March 12, 2020
Sem respostas

Um guia para 7 tipos de açúcar

Olá, tudo bem? O quanto de açúcar que você já consumiu hoje? Vamos concordar, o açúcar é um dos maiores e melhores prazeres da vida!

Contudo, seu consumo excessivo pode trazer alguns problemas a nossa saúde. Então, adoce sua vida, mas diminua a quantidade de açúcar.

Não conhecer e entender sobre o açúcar e todos os seus tipos, são dois dos fatores que nos levam a consumir açúcar em grande quantidade e açúcares que podem nos causar mal.

Se quiser conhecer tudo sobre cada um dos tipos de açúcar que existem, confira nosso guia logo abaixo.

Índice

Açúcar Refinado

Provavelmente este é o açúcar mais popular de todos os supermercados brasileiros. O Açúcar Refinado se caracteriza principalmente por sua cor branca e seus pequenos grãos.

O Açúcar Refinado é produzido a partir do melado da Cana-de-Açúcar ou do Açúcar Mascavo. Além disso, ele é 99,9% sacarose e durante seu processo de produção, passa por diversos aditivos químicos e por um longo processo de refinamento.

Ao passar pelo processo de refinamento e por processos químicos, o açúcar acaba perdendo parte de seus nutrientes.

Para uma melhor alimentação, é recomendado que você não o consuma em excesso, pois isto poderá causar danos a sua saúde.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo, é o açúcar que não passa por nenhum processo de processo químico.

De forma resumida, este é o açúcar de Cana em sua forma bruta, pois, seus cristais não passam por nenhum processo de refinamento.

Ao ser extraído diretamente do caldo de cana e não passar por refinamento, o Mascavo não perde nenhum de seus nutrientes, preservando assim: seu ferro, cálcio, e todos seus minerais e vitaminas.

Ele é mais saudável; principalmente se você comparado ao Açúcar Refinado, e seu sabor é um pouco mais forte que o mesmo, se parecendo com o gosto da Cana-de-Açúcar.

Se quiser conhecer e entender um pouco mais sobre o Mascavo, acesse este texto do Blog Jasmine Alimentos.

Açúcar Demerara

Este açúcar se assemelha grandemente com o Açúcar Mascavo, se diferenciando somente por poucos detalhes.

A principal diferença, é que diferente do Mascavo, o Açúcar Demerara passa por um pequeno refinamento. Outro detalhe importante, é que o Açúcar Demerara possui sabor caramelizado.

Mesmo passando por um pequeno refinamento, ele não passa por nenhum aditivo químico.  De acordo com o Uol, sua origem se encontra na Guiana.

Sua é marrom, poucos tons abaixo do marrom pertencente ao Açúcar Mascavo.

Açúcar de Coco

Este é um açúcar essencialmente único, ele é criado a partir da seiva de coqueiros, e é considerado um dos açúcares mais saudáveis que existem.

Seus grãos são finos e de tamanhos variáveis, sua cor é parecida com a do açúcar de Cana em sua forma bruta.

Os benefícios do Açúcar de Coco são: diminuição do colesterol, dos níveis de ácido úrico, el tem baixo índice glicêmico, é rico em vitaminas B1, B2, B6, em Potássio, Magnésio, entre outros. 

Considerado um ótimo substituto ao açúcar comum.

Açúcar orgânico

Esta é outra ótima opção para  a substituição do Açúcar Refinado. O maior diferencial do Açúcar Orgânico, é que a Cana-de-Açúcar do qual ele é produzido, não possui adubos, fertilizantes e agrotóxicos.

Livrando assim, seus consumidores de substâncias que podem fazer mal a saúde humana. Este açúcar não é refinado e é mantido em sua forma bruta.

Assim como qualquer outro produto orgânico, ele e toda a sua produção é livre de compostos químicos e artificiais. Sua cor é marrom escuro, e seus grãos são grandes.

Frutose

Açúcar produzido a partir da extração do açúcar de frutas e do milho, muito utilizado dentro de indústrias alimentícias.

Considerado um açúcar natural, é provável que você já se alimentou esta semana de algum alimento que tivesse frutose em sua receita. Com ela é feito: ketchup, refrigerantes, cereais, biscoitos, entre outros.

Mesmo sendo natural, este açúcar possui menor quantidade de nutrientes que a maioria dos tipos de açúcar. 

Açúcar Light

O Açúcar Light; é resumidamente, o Açúcar Refinado misturado a adoçantes artificiais. Se tornando ao fim dessa mistura, um açúcar com menor valor calórico e com gosto menos intenso.

Um ponto positivo, é que ele não deixa o mesmo sabor que os adoçantes deixam nos alimentos e bebidas.

Em contraponto, se consumido em excesso, ele pode causar males à saúde.

Qual o Melhor Açúcar?

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, porém, a preferência de consumo se dá, aos tipos de açúcar com menor valor calórico e que estão em sua forma bruta.

De acordo com o G1, o açúcar consumido em excesso pode levar pessoas a desenvolverem doenças cardiovasculares, a se tornarem pré-dispostas a obesidade, a contrair diabetes, entre outros.

A dica, é você sempre o consumo mínimo de açúcar, e a substituição de açúcares com aditivos químicos por marcas que produzem açúcar em sua forma mais bruta.

Quantidade Certa

A BBC News, diz que a OMS indicou em 2015, que a quantidade certa ao consumo de açúcar, é de 5% de suas calorias consumidas diariamente. Número indicado para se ter uma dieta saudável e balanceada.

Ela também indica que seu consumo de açúcar não deve passar dos 10% de seu total de calorias consumidas ao dia.

Em média, um adulto saudável deve consumir 2 mil calorias por dia:

Conclusão

Ao fim deste texto, não podemos negar, que o açúcar é uma das melhores coisas que existem em todo o planeta, sem contar que é um dos nossos ingredientes preferidos em receitas.

Contudo, é necessário consumi-lo de forma consciente, para evitarmos problemas e danos a nossa saúde.

Se estiver com muita fome e vontade de ingerir alimentos doces, frutas são uma ótima substituição e saciam a fome.

Adoce seu dia com um delicioso chocolate, não existem problemas em adoçar a vida!!

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados