April 26, 2020
Sem respostas

Salas pequenas: como decorar?

Existe um consenso no meio imobiliário de que o tamanho dos imóveis está se reduzindo, sendo muito comum encontrar apartamentos com pouco espaço para móveis e circulação de pessoas. Nessa situação decorar os ambientes para garantir o mínimo de conforto pode ser um verdadeiro desafio, já que a falta de espaço limita muito as opções disponíveis.

Nesse contexto um dos espaços mais difíceis de se organizar é a sala. Lugar com diversos usos; como relaxamento, receber visitas e, em alguns casos, trabalho; exige muitos cuidados na escolha dos seus móveis, que devem ser escolhidos em vista de diversos fatores. Tamanho, cores, texturas… Tudo pode influenciar no efeito final.

Descubra como escolher a mobília, quais detalhes de decoração serão favoráveis e o que é preciso evitar. Aqui vamos dar algumas ideias para decorar uma sala pequena e entender como aproveitar ao máximo seu  espaço, sem perder a sensação de aconchego que uma casa deve oferecer.

Índice

Atenção ao sofá

O sofá é provavelmente o maior móvel que se pode ter em uma sala. Em alguns casos, a largura pode até passar de um metro! Se esse móvel for muito grande, então vai acabar com o seu espaço de circulação e te dar uma sensação de sufoco. Nesse caso, é melhor adquirir um confortável, porém mais baixo e estreito.

Também é bom considerar outros modelos além do convencional. Uma boa opção é o sofá de canto, que possui o formato de um “L”. Esse sofá faz um excelente aproveitamento do espaço, pois cabe mais pessoas cria um efeito visual de amplitude. Outra opção é o sofá-cama, que pode ser aproveitado para receber hóspedes ou mesmo para aumentar o conforto em um momento de lazer.

 

As cortinas são importantes

Quando se fala em ocupação de espaço na decoração poucas pessoas pensam nas cortinas. Isso é um erro! Se você vive em um lugar de pequenos cômodos, cada pedacinho deve ser levado em conta. Aquelas cortinas bonitas e volumosas que vemos em lojas e revistas vão ocupar o ambiente de forma desnecessária.

O problema é que nem sempre as cortinas mais simples nos agradam. Muitas são feitas em tecidos e costuras de baixa qualidade ou com cores e estampas estravagantes. Então, você pode optar pelo uso de persianas, que são de cores neutras, ocupam pouco espaço ainda acumulam menos sujeira.

Use espelhos (mas tenha cuidado com eles)

Uma ótima forma de decorar sua sala e fazer ela parecer maior é o uso de espelhos. Além de dar uma ilusão de amplitude ao ambiente, há uma melhora da iluminação devido aos reflexos. Caso você opte por colocá-los na sua sala também há a possibilidade de escolher espelhos em molduras mais trabalhadas, que vão servir como elemento de decoração.

No entanto, alguns cuidados são necessários. Lembre-se de que um espelho duplica tudo aquilo que você tem na sua sala. Portanto, se houver muitas cores vibrantes e objetos espalhados os reflexos vão deixar o ambiente poluído e dificultar a sua visibilidade. Também é muito importante estar atento ao reflexo, afinal você não vai querer um espelho na sala refletindo o seu banheiro, não é?

Lugar de televisão é na parede

Hoje em dia não é comum ver aquelas TVs enormes e pesadas a tubo. Ainda bem! O LCD facilita muito a vida dos decoradores. Isso porque os aparelho podem ser mantidos em um suporte de parede, eliminando a necessidade daquelas enormes mesas (os famosos racks). Sem contar que alguns painéis de madeira utilizados para manter a televisão suspensa são muito bonitos.

Caso você tenha eletrônicos (como videogames, por exemplo) ou outros objetos que precise manter na sala, mantenha a TV suspensa e ponha abaixo um rack pequeno e estreito. Outra opção é colocar uma prateleira, que também pode ser presa junto a parede. A segunda alternativa tem como vantagens e simplicidade e o custo, em geral, menor.

Salas pequenas como decorar

Móveis coringa e ambientes integrados

Existem alguns móveis que podem ser muito bem utilizados em espaços reduzidos. Um desses móveis é o puff, que é pequeno, fácil de ajeitar no espaço e possui várias funções. Você pode lançar mão dele ao receber suas visitas ou mesmo utilizá-lo como uma mesa improvisada para apoio em refeições ou jogos.

Caso a sua sala seja integrada à cozinha, melhor ainda! A cozinha americana possui diversas vantagens, sendo que a integração do espaço faz o ambiente parecer maior. Se esse é o seu caso, vale a pena investir em um conjunto de banquetas, que podem ser utilizadas nos dois ambientes.

Mesinhas de centro não são necessárias

As mesas de centro são muito comuns nas salas, porém esse é outro móvel que vai “engolir” ainda mais espaço e dificultar a circulação de pessoas. O ideal seria deixar esse móvel de lado, mas se você realmente gosta ou precisa dele há outras alternativas. Uma delas são os móveis coringa ditos acima, a outra são mesas de canto.

Existem vários modelos de mesas empilháveis, que podem ser deixadas em um cantinho da sala e separar as peças no momento de utilização. Lembrando que mesmo essas mesinhas exigem um mínimo de espaço e podem não ser adequadas para salas muito pequenas.

Atenção ao estilo dos móveis

Às vezes a mobília, ainda que tenha o tamanho adequado, pode dar ao ambiente um aspecto pesado e sufocante. Materiais usualmente muito desejados, como a madeira maciça e o couro, podem não ser tão bons para a decoração de sala pequena. Isso ocorre principalmente no caso dos móveis maiores, como mesas e sofás.

Para evitar esse efeito negativo, uma boa opção é o uso de transparências. Por não bloquear a passagem da luz, plásticos transparentes e vidros deixam a ilusão de um ambiente maior. Além disso você também pode usar cadeiras e outros móveis de aspecto vazado, que vão surtir efeito semelhante.

Salas pequenas como decorar

Aposte nas cores claras

O uso de múltiplas cores, todas bastante intensas, tem estado em alta para as decorações mais modernas. Porém, esse estilo de decoração não causa um bom efeito na sala pequena decorada. Nesses espaços mais limitados os tons claros e neutros melhoram a amplitude e iluminação do ambiente, sendo muito mais adequados.

Claro que isso não significa que a sua sala tenha que ser “morta”. Você pode dar toques de cor ao ambiente. Isso pode ser feito através de pequenos objetos, almofadas e até plantas. Só tome cuidado para não encher o lugar de quinquilharias e ficar informação demais.

Conclusão

Fazer uma decoração de sala pequena pode ser difícil, mas não precisa ser um martírio. O uso de alguns pequenos truques e escolhas inteligentes são o bastante para transformar um espaço restrito em um ambiente moderno e acolhedor. O importante é experimentar até encontrar o que combina com você.

E você? Já teve dificuldades na decoração da sua sala? Compartilhe as suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados