Como usar ativadores de cachos e cremes de pentear potencializando sua ação nos cabelos?

Os cabelos cacheados têm sido tendência entre as mulheres de todo o mundo. Existem algumas que ainda estão na luta com a transição capilar e outras que já chegaram onde queriam, com cabelos cacheados compridos ou totalmente sem química.

E independente do ponto em que você esteja hoje, os ativadores de cachos, cremes de pentear, pomadas e a geleia capilar já devem fazer parte do seu dia a dia.

Já deve ter ouvido falar nas técnicas de low poo e no poo, por serem técnicas menos agressivas aos cabelos, principalmente os cacheados, crespos, enrolados e encaracolados.

Veja as vantagens do uso destes produtos e quais os ativadores e cremes de pentear são os mais indicados para o seu tipo de cabelo.

Recomendações

Veja as nossas recomendações, com alguns destaques entre os produtos oferecidos no mercado.

Escolha Premium

Define os cachos e controla o frizz por mais tempo, valoriza o aspecto natural do cabelo, deixando-o com movimento leve e com ótima fixação além de hidratar e nutrir os fios, conferindo maciez e brilho intenso.

Nossa recomendação

Ideal para os cabelos cacheados, crespos e encaracolados. O modelador Lowell possui  fórmula com vegetais e permite um melhor cuidado dos seus fios. Além de manter os cachos promovendo maciez e  hidratação, imediata, eliminando o  frizz  e controlando o  volume.

Melhor para o seu bolso

Produto liberado para as técnicas de low poo e no poo considerado  vegano, possui colágeno vegetal e karité, hidrata e reativa os cachos além de ser um protetor térmico com filtro solar sendo indicado para cabelos de 2A a 4C.

Itens que você também pode se interessar:

Confira as principais características de cada modelo de cachos e conheça seus benefícios.

Melhor ativador de cachos

Índice

Mini Guia de Compra

A técnica low poo e no poo se baseia em tratar os cabelos com produtos sem parabenos, sulfatos e outros produtos que impedem que o cabelo cacheado fique com aspecto de brilhoso e sedoso.

O cabelo com ondulações, crespos e cacheados são mais ressecados naturalmente porque suas ondas impedem que a oleosidade natural do couro cabeludo alcance os fios até meio e pontas dos fios.

Nas técnicas de no poo seus fios não são lavados com shampoo de nenhum tipo, mas com condicionadores específicos e silicones insolúveis em água.

Na técnica low poo você pode usar shampoos com e sem sulfato. Podendo optar por  sulfatos leves e agentes limpantes, essa técnica é menos restritiva. Os silicones são liberados dentro dessa técnica.

Sim, quando você decide fazer uma dessas técnicas, deve passar a ler os rótulos dos seus produtos de uso capilar, utilizando as tabelas de produtos liberados.

Agora vamos te passar mais detalhes dos nossos produtos em destaque, para você conhecer cada um deles e decidir sobre qual é o melhor para os seus fios.

Moroccanoil Creme Definição de Cachos Cabelos 250ml

Marca já muito conhecida no mercado pelos produtos direcionados a cacheadas, a Moroccanoil tem uma linha completa de óleos, cremes e shampoos específicos para os cabelos cacheados. Sua textura em creme define os cachos e controla o frizz por mais tempo sem deixar os fios pesados.

Valorizando o aspecto natural do cabelo, deixando-o com movimento leve, ele hidrata e nutre os fios, conferindo maciez e brilho intenso sem deixá-los rígidos ou pesados, sendo indicado para todos os tipos de cabelo.

Para cacheadas ou onduladas que querem dar mais volume aos fios, este produto é surpreendente. 

Creme Modelador, Lowell, 500g

A marca Lowell trouxe um dos nossos destaques. Ela conta com uma linha completa que contém tudo o que você precisa para manter os seus cachos perfeitos e livres dos silicones e parafinas que podem agredir estes fios especiais.

Mas nosso foco aqui é o creme modelador, que tem em sua composição um blend de óleos vegetais de abacate, coco e manteiga de karité, componentes que trazem muitos benefícios aos fios mais ressecados como os crespos e cacheados.

Produzindo um brilho muito intenso e a maciez necessária para que os fios fiquem sem frizz.

Gelatina do Dia Seguinte Amo Cachos, Griffus Cosméticos

Cabelos ondulados, cacheados e crespos pedem cuidados especiais de tratamento e finalização. A linha “amo cachos Griffus” traz todo o poder de hidratação e definição da dupla chia e linhaça.

Combinada com ativos vegetais especiais e de alta performance, é capaz de atender aos desejos de diferentes tipos de cachos e curvaturas. E o mais legal é que toda a linha é vegana e liberada para as técnicas de no poo e low poo.

Quem é cacheado sabe que não dá para lavar os fios diariamente e que no dia após a lavagem é necessário, às vezes, dar aquela ativada na modulação para ter o seu efeito prolongado.

É aí que entra a nossa gelatina do dia seguinte, que é o produto ideal para recuperar a sua finalização, garantindo cachos modelados, leves, soltos e brilhantes.

Sua fórmula combina o colágeno vegetal e a manteiga de karité para resgatar a hidratação e a textura das mechas.

Pode ser utilizada em combinação com o leave-in Day After Amo Cachos que você mais gosta, este é um produto liberado para as técnicas low poo, no poo e vegano. Ele possui colágeno vegetal e karité, é um ótimo protetor térmico sendo indicado para cabelos de 2A a 4C.

Creme multifuncional amo cachos, Griffus Cosméticos

Sabe aquele produto que não pode faltar na sua prateleira e serve para quase tudo? É esse!

O creme multifuncional pode ser usado de várias formas como condicionador. Após a lavagem pode também, para fechar as cutículas dos fios.

Pode ser usado, inclusive, como creme de pentear sem enxágue, modelando os cachos e ainda como cowash. O Cowash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.

Para você usar o creme multifuncional como cowash, aplique o produto nos cabelos molhados da raiz às pontas. Massageie suavemente. Enxágue bem, e repita a operação se necessário.

Também é recomendado para uso com secador, difusor e babyliss, por ser protetor térmico com filtro solar. Para resultados ainda melhores, recomendamos o uso dos demais produtos da linha Amo Cachos Griffus.

Liberado para as técnicas de No poo e low poo e vegano, possui em sua composição argan, coco e aminoácidos, sendo super indicado para cabelos de 2A a 4C.

Geleia Capilar Vinagre de Maçã, Salon Line

A geleia capilar da salon line hidrata e nutre seu cabelo, além de deixar do jeito que você quer, pode ser usada como condicionador. Possui 300 gramas de produto com uma fórmula muito indicada para os cachos do tipo 3 ABC a 4 ABC.

A geleia Salon Line foi desenvolvida para cabelos cacheados e crespos, sua composição  possui vinagre de maçã e blackberry que garantem ação regeneradora da fibra, cutículas seladas e hidratação prolongada.

Este produto modela bem o cabelo e não fica com cheiro forte depois. Os cachos ficam bonitos, estruturados, mas não ficam pesados.

Cereal Killer pasta modeladora, Lola Cosmetics

Essa pasta modeladora pode ser usada para manter os cachos feitos no babyliss por mais tempo ou para modelar o penteado que você quiser.

Sendo indicado para todos os tipos de cabelo, esta pasta é mais firme e contém 100 gramas sendo uma super pasta modeladora de estilo que garante um penteado firme por mais tempo.

Sua composição é liberada pelas adeptas do no poo e low poo, nela podemos encontrar manteiga de Ucuuba e óleo de jojoba.

Pode ser usada em cabelos curtos, segurando os fios sempre no lugar, mantendo o penteado durante todo dia. Pode ser usado ainda em cabelos mais longos e com pouca definição, para manter os cachos feitos com o babyliss ou natural.

Guia do comprador

O que são as técnicas de low poo e No poo?

A nomenclatura “poo” provém de “shampoo”, “No” quer dizer “não” e “low” quer dizer “pouco”. Traduzindo, o significado seria algo como “sem shampoo” e “pouco shampoo”.

No Poo e Low Poo são técnicas em que não se usam sulfatos agressivos, apenas sulfatos mais leves e outros agentes limpantes que retiram as impurezas. Mas não afetam a boa oleosidade que é cheia de nutrientes e natural do couro cabeludo.

Logo, LOW POO significa shampoo leve (sem sulfato), também conhecido como shampoo sulfate-free ou shampoo suave.

Isso porque os shampoos Low Poo são compostos por agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar, não alterando a estrutura cuticular.

Muitos deles fazem menos espuma que os shampoos comuns e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural dos cabelos.

NO POO significa sem shampoo. Lavar os cabelos sem shampoo é possível e o No Poo entra outro termo o co-wash que é a forma de lavar os cabelos sem o uso de shampoo.

O que é co-wash?

É a forma de limpeza dos fios na técnica de no poo. O Cowash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.

Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo.

Por que não usar os shampoos comuns em cabelos cacheados?

Os shampoos comuns tem em suas composições sulfatos, o ingrediente que proporciona a espuma tão esperada quando se lava os cabelos.

Mas este componente, o sulfato, é um surfactante, ou seja, um componente usado para limpeza que é considerado pesado.

É comum em fórmulas de shampoos, detergentes e outros produtos de limpeza. Ele tira muito da oleosidade natural do cabelo, deixando-o ressecado, característica que impacta muito nos cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente mais secos.

No low poo, são liberados shampoos que contenham compostos limpantes mais leves, que não agridem tanto a fibra capilar. Eles costumam fazer menos espuma, o que muitas pessoas estranham e limpam sem retirar a proteção natural dos fios.

O que são petrolatos?

Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a desparafinação (retirada de parafina) de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor.  Esse óleo mineral atua na formação de um filme que bloqueia a água na área em que o produto foi aplicado.

Isso bloqueia a água e a limpeza. Este é um dos motivos que eles não são liberados para quem é adepto das técnicas de low poo e no poo.

Os derivados de petróleo, como petrolato, óleo mineral, parafina e vaselina, proporcionam brilho ao cabelo, mas criam uma “película” que impede o cabelo de absorver nutrientes e vitaminas.

Os petrolatos são entrados em condicionadores, máscaras capilares, leave-ins e produtos finalizadores. Os derivados de petróleo demandam o uso de sulfatos para saírem totalmente do cabelo e sem o seu uso não vai haver mais a necessidade de usar sulfatos agressivos para a melhor saúde dos fios.

Os silicones são liberados na técnica de low poo?

Os silicones solúveis são liberados, mas os insolúveis não. O motivo é o mesmo dos derivados de petróleo. Na hora do uso, eles  podem até dar um resultado bonito.

Mas esses compostos atrapalham o tratamento real dos fios. E, com o tempo, podem acumular, deixando resíduos no cabelo e demandando o uso de sulfatos que retiram muita oleosidade – que também é importante, principalmente para os cabelos cacheados.

E como saber se um produto tem ou não os componentes proibidos?

Hoje há uma maior diversidade de produtos direcionados para as cacheadas e crespas adeptas do low e no poo, e estes produtos geralmente trazem essa informação em seus rótulos.

Mas para ter certeza se um produto tem ou não os componentes proibidos, você terá que ler os rótulos. Sim, ler os rótulos aquelas letrinhas pequenas.

Mas calma parece uma tarefa difícil no início, mas depois você vai se habituando aos nomes difíceis que podem ter os componentes proibidos e a identificação deles vai se tornando mais fácil.

Quais são os petrolatos proibidos?

Estes são os derivados de petróleo proibidos para ambas as técnicas.

Quais são os sulfatos proibidos para Low poo e No poo?

Estes são os sulfatos ou componentes que produzem espuma na hora da limpeza.

Quais são os sulfatos liberados para o low poo e now poo?

Estes são os surfactantes Leves que são liberados dentro das duas técnicas.

Qual a diferença entre creme de pentear e ativador de cachos?

O creme de pentear é usado para dar mais emoliência e facilitar a penteabilidade dos fios.

Ele pode ser usado tanto por cacheadas como por lisas, porque esse produto é indicado para proteger os fios dos raios solares e também como proteção térmica. Assim, ele protege os fios dos secadores e pranchas usadas durante a finalização dos fios.

O ativador de cachos já tem como sua função principal, manter a ondulação dos cabelos cacheados por mais tempo, potencializando os cachos existentes ou produzindo cachos e ondulações em cabelos sem definição.

Eles podem ser usados separados, cada um cumprindo sua função ou juntos conforme a necessidade de cada cabelo.

Assista o vídeo e tenha mais informações sobre as técnicas de low poo e no poo.

Conclusão

Concluímos ser muito importante se preocupar com a saúde dos cabelos e que os produtos que usamos interferem diretamente na aparência e saúde dos fios.

Vimos que os cabelos cacheados e crespos são mais ressecados por sua natureza encaracolada e eles precisam de mais cuidados. Quanto a estes componentes de hidratação e também com os produtos que impedem ou retiram dessa hidratação natural.

O No poo e low poo são técnicas possíveis de tratar os cabelos e precisam de dedicação quando se decide colocar essas técnicas em ação.

E para que isso se torne mais fácil, mostramos durante o artigo várias opções de escolha para seus fios. E nossa indicação para você hoje é o Creme Modelador, Lowell, que traz 500 gramas de produto e muita hidratação imediata, através da sua fórmula a base de vegetais que mantém os fios macios e sem frizz.

E você é adepta do low ou do now poo?

Como foi essa transição? Queremos ouvir sua experiência, comente aqui!

FAQ

É a forma de limpeza dos fios na técnica de no poo. O Cowash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.

Os silicones solúveis são liberados, mas os insolúveis não. O motivo é o mesmo dos derivados de petróleo. Na hora do uso eles podem até dar um resultado bonito, mas esses compostos atrapalham o tratamento real dos fios.

Com o tempo podem acumular, deixando resíduos no cabelo e demandando o uso de sulfatos que retiram muita oleosidade, que também é importante, principalmente para os cabelos cacheados.

O creme de pentear é usado para dar mais emoliência e facilitar a penteabilidade dos fios. O ativador de cachos já tem como sua função principal manter a ondulação dos cabelos cacheados por mais tempo, potencializando os cachos existentes ou produzindo cachos e ondulações em cabelos sem definição.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados