Oxímetro: Conheça as melhores opções para monitorar a sua saúde

Até pouco tempo atrás os oxímetros eram aparelhos de uso quase exclusivo dos profissionais de saúde. Esses pequenos aparelhos estão presentes em todas as alas de hospitais e postos de saúde, principalmente onde há pacientes graves.

Porém, a pandemia do novo coronavírus acabou por expandir um pouco esse uso. A COVID-19 é conhecida por prejudicar os pulmões e dificultar a oxigenação do sangue, sendo que às vezes os sintomas só aparecem quando a doença já está avançada.

Justamente por isso, muitas pessoas começaram a procurar alternativas para monitorar esses níveis de oxigênio em casa – e é aí que entram os oxímetros.

Esses pequenos aparelhos são capazes de medir, com alguma eficiência, a queda nos níveis de oxigênio no sangue antes que os sintomas fiquem muito graves.

O problema é que existem muitas opções no mercado: você vai encontrar desde modelos muito simples até os mais tecnológicos, que têm preços elevados.

Por isso, para te ajudar a fazer a sua escolha, elaboramos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto e ainda te apresentamos as resenhas completas dos melhores oxímetros.

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os melhores modelos de oxímetro, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Perfeito para acompanhar pessoas com estado de saúde mais delicado, esse oxímetro conta com um visor de fácil visualização, acompanha capa de silicone e estojo protetor e ainda tem 1 ano de garantia do fabricante. Além disso, esse aparelho é resistente a água, conta com abas laterais, permite a regulação da luz de fundo e programa alarmes configuráveis. No entanto, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Esse oxímetro oferece um visor LED de alto contraste para facilitar a visualização dos resultados. Além disso, seu corpo é resistente e bem construído, garantindo que dificilmente você terá problemas no uso com o tempo. Também acompanha capa de silicone e estojo protetor para garantir o máximo de durabilidade. Tudo isso em um aparelho com qualidade padrão hospitalar. Porém, seu preço é elevado.

Melhor para o seu bolso

Uma opção mais barata, mas nem por isso menos eficiente. Esse oxímetro da Multilaser é para aqueles que não ligam para acessórios, mas fazem questão de um bom visor no momento das leituras. Ele é bonito, com boa construção, tem 20 horas de autonomia da bateria e ainda conta com um visor LED com ótimo contraste.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões dos melhores oxímetros de pulso que podem te interessar:

Melhor oxímetro

Índice

Mini Guia de Compra

Um oxímetro de dedo é um aparelho simples, moderno e barato que permite avaliar alguns sinais vitais de forma rápida e precisa. Se você ou alguém da sua família está passando por tratamento de alguma doença pulmonar, esse aparelho pode ser um excelente aliado.

Você vai encontrar esses pequenos aparelhos em várias cores, fabricados por diversas marcas. A melhor parte é que hoje ele pode ser encontrado não só na internet, como também em farmácias e lojas especializadas.

No entanto, é muito importante não sair comprando qualquer um. Afinal, nem todo aparelho oxímetro é eficiente na leitura do nível de oxigênio no sangue, seja por questões de design, seja por problemas relacionados ao manuseio ou do próprio programa do aparelho.

Como você deve imaginar, quando se trata de saúde, os produtos escolhidos devem ser os mais confiáveis possíveis. Isso porque leituras erradas podem te fazer entrar em pânico, imaginando uma situação muito mais grave do que realmente ocorre na realidade.

Ou pior: você pode achar que está tudo bem quando, na verdade, tem uma doença se agravando.

Por isso, para evitar cair em armadilhas, é fundamental escolher um aparelho resistente, que não vá dar defeito ao ser transportado. Além disso, é preciso que ele tenha um bom visor e faça leituras precisas. E, é claro, alguns acessórios inclusos vão muito bem.

Pensando nisso, nos próximos tópicos te apresentamos as resenhas completas dos melhores modelos de oxímetro de dedo do mercado, com informações importantes para te guiar durante a compra.

Mas não deixe de ler o nosso Guia do Comprador! Deixamos lá informações adicionais para te orientar.

Oxímetro DellaMed – Uma opção completa

Se você precisa de uma opção de oxímetro que oferece tudo que você precisa, então esse é o modelo que queremos te apresentar. A DellaMed é uma fabricante especializada em produtos para saúde semelhante à G-Tech, que é uma das referências do segmento.

Afinal, a empresa conta com uma linha completa de produtos de qualidade voltados tanto para uso hospitalar, quanto para uso pessoal. Por isso, esse oxímetro conta com um visor de boa visualização, acompanha capa de silicone e estojo protetor, além de ter 01 ano de garantia do fabricante.

Além disso, esse oxímetro tem a vantagem de apresentar certificação IP22 de resistência à água, que indica que, embora não deva ser mergulhado, é mais resistente a acidentes que envolvem líquidos.

Outro ponto positivo é a presença de abas laterais que evitam a entrada de luz lateral, bem como a possibilidade de regular a luz de fundo e de programar alarmes configuráveis.

Dessa forma, esses recursos podem facilitar bastante a sua vida, especialmente para monitorar pessoas com estado de saúde mais delicado.

Sua única desvantagem é o seu preço elevado, que reflete a presença de tantas características positivas. Por isso, você deve levar em consideração o uso que pretende dar ao dispositivo (pessoal ou trabalho), o que espera dele e os recursos de que realmente precisa.

Diante dessas informações, esse aparelho foi eleito nossa escolha premium.

Oxímetro de Pulso portátil Oled Graph G-Tech – Padrão de qualidade hospitalar

Para quem tem como prioridade a qualidade e quer o máximo de durabilidade esse oxímetro é a melhor opção. A marca G-Tech já é uma velha conhecida quando se trata de produtos tecnológicos para saúde e produz aparelhos resistentes e confiáveis, tanto para profissionais quanto para o público em geral.

O aparelho é muito bem construído e passa uma ótima impressão de resistência para o usuário. Além disso, ele é acompanhado de vários acessórios que garantem a sua durabilidade, como capa de silicone para protegê-lo de arranhões e quedas e estojo protetor para o transporte.

Outra grande vantagem do Oled Graph é o painel de LED. As pessoas tendem a pensar que todos esses aparelhos são iguais, uma vez que os oxímetros de pulso são usados, basicamente, para conferir frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue. Mas isso é um erro.

Alguns aparelhos não oferecem uma boa visualização e podem te dar dores de cabeça. Com esse oxímetro você não vai ter problemas, já que o painel conta com alto contraste e indica claramente o que é oxigênio e o que é frequência cardíaca.

Para completar, esse modelo ainda conta com 1 ano de garantia. Tudo isso para garantir o máximo de durabilidade para o oxímetro.

Seu único contra – como já era de se esperar – é o preço. Existem modelos mais baratos disponíveis para compra, mas esse definitivamente é muito mais completo. Por isso, esse modelo foi eleito como nossa recomendação de compra.

Oxímetro de Pulso Multilaser – O menor preço

Ter alguns acessórios para proteger o seu oxímetro é ótimo e muito bem-vindo, mas nem todos dão importância para isso.

Talvez você seja uma pessoa que queira simplesmente um aparelho barato, mas sem abrir mão de um painel com boa visualização e qualidade. Se esse for o seu caso, saiba que esse modelo é uma ótima opção.

Embora a Multilaser não seja muito conhecida do grande público por seus produtos voltados ao setor da saúde, a marca conta com alguns dispositivos interessantes.

Um deles é justamente esse oxímetro, uma alternativa barata para quem precisa de um leitor confiável e, de preferência, com um painel fácil de ler.

Sua grande vantagem é que esse aparelho tem o preço mais baixo dentre todos os analisados nesse artigo. Além disso, seu display OLED conta com um bom contraste que te permite visualizar facilmente os valores obtidos – e sem ficar se perguntando o que é oxigênio e o que é frequência cardíaca.

Para completar, ainda vale frisar que a estrutura é muito bem montada e passa a sensação de resistência para o usuário.

No entanto, embora muita gente não se importe com isso, seu ponto negativo fica por conta da ausência de acessórios que protejam o aparelho, como capas e/ou estojos de transporte.

Pode parecer bobagem, mas se você pretende carregar o oxímetro consigo dentro da bolsa para o trabalho, saiba que ele vai estar exposto e pode se desgastar mais rápido.

Apesar disso, em função do seu custo-benefício, esse aparelho merece o título de melhor recomendação para o seu bolso.

Oxímetro Digital LED G-Tech – Focado na durabilidade

Se você se encantou com a nossa opção premium, mas achou o preço elevado demais, então esse modelo pode te interessar.

A G-Tech tem linhas de produtos para todos os gostos e bolsos, mas sem renunciar à qualidade. Por isso, resolvemos analisar uma das alternativas oferecidas pela empresa para quem deseja um bom oxímetro por um preço mais acessível.

Esse é o caso do Oxímetro Digital LED G-Tech. Esse oxímetro de dedo mantém uma estrutura semelhante à nossa opção premium, com boa construção e resistência. Além disso, ele acompanha capa de silicone e estojo protetor para garantir que o aparelho permaneça seguro durante seu transporte.

As diferenças aqui ficam por conta da garantia – que não chega a um ano, como no modelo anterior – e do painel LED.

Infelizmente, ele não conta com um bom contraste no visor, o que pode dificultar a visualização dos parâmetros. Por isso, se os números que indicam os batimentos cardíacos e o oxigênio do sangue forem parecidos, você pode ter uma dificuldade maior.

Diante dessas características, podemos dizer que esse oxímetro é uma ótima opção para quem deseja algo mais em conta e prioriza a vida útil do aparelho.

Você vai adquirir um produto de qualidade, fabricado por uma marca reconhecida, e que ainda acompanha acessórios de proteção por um preço razoável. Só tenha paciência com o visor.

Apesar disso, diante de suas vantagens, acreditamos que vale a pena investir nesse modelo.

Oxímetro Pediátrico Oled Graph G-Tech – Um modelo para crianças

Quase sempre os produtos voltados para saúde têm foco em adultos. No entanto, as crianças também necessitam de cuidados – às vezes até maiores do que pessoas de idade mais avançada.

Por isso, muitas vezes são necessários aparelhos específicos para avaliar os pequenos, que têm uma estrutura física bem diferente. E foi justamente por esse motivo que trouxemos uma sugestão de oxímetro fabricado exclusivamente para os pequenos.

O diferencial desse dispositivo é que ele consegue medir a saturação de oxigênio e frequência cardíaca nas pontas dos dedos a partir de apenas 7 mm de largura – e com boa precisão.

Além disso, seu display Oled é capaz de fornecer uma boa visualização mesmo contra luminosidade, além de ter 10 níveis diferentes de brilho ajustável. Vale lembrar que todas as configurações podem ser realizadas apenas com um botão.

Outro ponto positivo é que esse aparelho é bastante compacto e fácil de transportar. Para completar, assim como os outros dispositivos da G-Tech, acompanha capa de silicone e estojo para transporte.

Como era de se esperar, infelizmente, o preço é elevado em comparação aos outros modelos. No entanto, como se trata de algo específico para pediatria, é natural que um aparelho tão específico e eficiente seja um pouco mais caro.

Contudo, apesar de ser um aparelho pediátrico, é importante frisar que esse aparelho não é recomendado para recém-nascidos.

Bebês muito pequenos e pessoas debilitadas muitas vezes vão precisar de um monitoramento específico, que é mais difícil de realizar, principalmente em ambiente doméstico. Por isso, nesse caso, é melhor procurar orientação médica especializada.

Guia do comprador

Para que serve um oxímetro? Como ele funciona?

Um oxímetro é uma forma rápida e prática de medir a porcentagem de transporte de oxigênio no sangue, bem como frequência cardíaca. A maior vantagem do oxímetro é o fato dele não ser invasivo, ou seja, não é necessário furar a pele ou retirar amostras.

Além disso, outra vantagem desse aparelho é seu preço baixo em comparação aos métodos mais precisos de monitoramento utilizados em UTIs, por exemplo.

Mas como esse aparelho funciona? Para fazer essa análise do sangue, os oxímetros usam duas luzes em comprimentos de ondas diferentes: vermelho e infravermelho.

Uma incide sobre a unha e a outra sobre a polpa do dedo. Por isso, ao ser fixado ao dedo do usuário, as análises começam a ser feitas baseadas na cor da hemoglobina captada pelo equipamento. Vale lembrar que a cor da célula muda de acordo com as moléculas de oxigênio ligadas a ela.

É justamente em função dessa avaliação que o oxímetro consegue indicar os níveis de oxigênio e a frequência cardíaca do paciente que está sendo monitorado. E não se preocupe com dores durante a análise. O processo é totalmente indolor, você não vai sentir nada!

Para entender melhor como funciona e como utilizar esse equipamento, assista ao vídeo abaixo.

Quais são os tipos de oxímetro?

Existem basicamente dois tipos de oxímetro: de dedo e de pulso. Esses dois nomes muitas vezes são tratados como sinônimos (mantivemos esse termo nesse artigo por questões de praticidade), mas indicam dispositivos diferentes.

A maioria dos aparelhos apresentados neste artigo são de oxímetros de dedo. Simples, práticos, baratos, portáteis e eficazes, eles são os mais indicados para uso doméstico. A leitura é bem rápida, porém não registra dados e os resultados obtidos são apagados em poucos segundos.

Já o oxímetros de pulso, também chamado de oxímetro estacionário, é um pouco mais complexo. Com esse aparelho, é possível realizar monitoramento contínuo (inclusive de recém-nascidos), armazenar dados, transmitir informações para um computador, conta com bateria de longa duração e permite configurar diversos alarmes.

Em função dessas características, os oxímetros estacionários costumam ser utilizados por serviços de urgência e emergência. Por isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, a maioria das pessoas não precisa investir nesse tipo de equipamento.

Esse investimento deve ser feito somente por indicação médica, no caso de pessoas que usam o aparelho para cuidar de pacientes graves em tratamento domiciliar.

No entanto, vale lembrar que em função de suas características técnicas, os oxímetros de pulso são consideravelmente mais caros e não podem ser transportados com facilidade.

Entenda as medições realizadas por um oxímetro

Não adianta ter um oxímetro se você não souber interpretar as informações dadas por ele. Primeiro vamos falar do oxigênio: o normal, em pessoas saudáveis, é que as medidas estejam acima de 94% – menos do que isso indica dificuldade para respirar.

Esse valor pode ser alterado por atividades físicas, pressão sanguínea e até mesmo a hora do dia.

Já no caso dos batimentos cardíacos, consideramos normais entre 60 e 100 batimentos por minuto, sendo que há diferenças para crianças, idosos e atletas. Eles também se alteram por atividade física, pressão e até mesmo estado emocional.

Contudo, é importante lembrar que existem alguns fatores que podem dificultar a leitura dos dados por parte do aparelho. Como vimos antes, os oxímetros de dedo realizam medidas utilizando luz, então tudo o que dificulte o contato dessa luz com a hemoglobina vai alterar os resultados artificialmente.

Por isso, esmaltes de unha (principalmente os mais escuros), pressão baixa, doenças que dificultem a circulação do sangue nos dedos e mãos frias são alguns dos fatores que podem atrapalhar a leitura do equipamento.

Eu realmente preciso de um oxímetro em casa?

A grande maioria das pessoas não precisam de um oxímetro de dedo em casa. Por isso, antes de comprar esse aparelho, saiba que esses equipamentos servem para acompanhar o tratamento de doenças já existentes.

Ou seja, você não deve usar oxímetros de forma preventiva!

Pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares (inclusive COVID-19) podem usar um oxímetro de dedo para avaliar a progressão da doença e eficácia do tratamento. No entanto, isso deve ser feito com orientação médica.

Portanto, não deixe de procurar tratamento especializado quando obter resultados supostamente positivos. Em caso de desconforto respiratório ou quaisquer outros sintomas fora da normalidade, procure ajuda!

Por que não utilizar um aplicativo para medir o oxigênio do sangue no meu celular?

A pandemia de COVID-19 fez com que aplicativos de celular para medir oxigênio sanguíneo se tornassem bastante populares. Porém, é importante lembrar que suas medidas não podem ser consideradas confiáveis de forma alguma.

Mais uma vez, é importante lembrar que os oxímetros usam dois feixes de luz vermelha e infravermelha para fazer a análise. Em contrapartida, o celular conta apenas com uma luz branca – o flash – de forma que os resultados obtidos não podem ser levados muito à sério.

Por isso, os resultados oferecidos por esses aplicativos não são aceitos em ambiente hospitalar pelos profissionais da saúde – o que já pode ser considerado um sinal de alerta.

Qual é o melhor oxímetro de dedo? – Critérios para compra

Ao comprar um oxímetro você deve estar atento a, basicamente, 5 critérios:

Conclusão

Um bom oxímetro pode ser um grande aliado para pessoas em tratamento de doenças respiratórias. Em sua maioria, são dispositivos portáteis, relativamente acessíveis e confiáveis, fundamentais para fazer uma boa avaliação clínica.

Por isso, na hora de escolher o seu oxímetro, você deve priorizar os resistentes, precisos e de marcas confiáveis. Além disso, lembre-se de que você provavelmente vai usá-lo por um bom tempo e leituras erradas podem te causar problemas.

Diante disso, de todas as opções analisadas chegamos à conclusão que o modelo de Oxímetro de Pulso portátil Oled Graph G-Tech é a nossa melhor recomendação.

Além de contar com acessórios de proteção, esse modelo é resistente e apresenta um painel de LED, que garante uma excelente visualização dos dados.

Para completar, ele ainda é eficiente na leitura de dados, tornando o monitoramento do seu paciente ou familiar muito mais fácil. E se você precisar de indicações de termômetros digitais ou termômetros a laser, confira as nossas resenhas.

F.A.Q.

Um oxímetro digital é um pequeno aparelho eletrônico capaz de medir a quantidade de oxigênio sendo transportada pela hemoglobina do sangue, bem como os batimentos cardíacos. Essa medição é feita de forma indireta, ou seja, não há invasão de tecido corporal no processo de análise, o que a torna indolor.

Normalmente a saturação normal de uma pessoa saudável fica maior ou igual a 94%. No entanto, algumas pessoas podem ter níveis naturalmente mais baixos caso já tenham doenças prévias que afetem a oxigenação do sangue. Por isso é importante ter orientação médica antes do uso.

Os oxímetros de pulso (também chamados de estacionários) são mais completos e precisos, porém mais caros e pesados. Para uso pessoal os oxímetros de dedo são mais indicados devido à sua praticidade, leveza e preço baixo.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados