Quem tem um cão em casa sabe quanto o cuidado com a saúde e o bem-estar do animal é importante, para manter uma boa convivência com o pet. Realizar o acompanhamento com um médico veterinário, para prevenir e tratar doenças, proporcionar uma alimentação de qualidade e mantê-lo sempre limpo, são alguns dos cuidados mais importantes de um bom tutor. Entretanto, a atenção também necessária com o humor dos pets, quase sempre passa despercebida.
Manter um animal preso em pequenos cômodos da casa e não estimular a sua distração, é um dos erros mais comuns dos tutores hoje em dia. Seja por falta de tempo ou pelo pouco espaço disponível na casa ou apartamento, essa tarefa acaba sendo negligenciada durante a maior parte da vida do cão, o que é classificado como um grande erro pelos especialistas em cuidado e tratamento animal. Por mais difícil que pareça, driblar esse problema pode ser uma atividade muito prazerosa para você e para o seu amigo de quatro patas!
Os brinquedos para os cães já podem ser encontrados nas prateleiras de boa parte das lojas de animais, estando entre os objetos mais indicados quando se trata de tirar o seu cachorro do tédio, e estimular um bom relacionamento de respeito e confiança. Com indicações específicas por idade, nível de agitação e porte, eles também estão disponíveis nos melhores e-commerces e podem ser adquiridos com as dicas que separamos neste guia!
Recomendações
Visto que nem sempre é possível levar os nossos cães para locais amplos para correrem durante todo o dia, é necessário transformar o modo de brincar e estimular a atividade física dos animais. A melhor forma de fazer isso é adquirindo os diversos brinquedos interativos, fabricados especialmente para torná-los mais ativos e saudáveis durante toda a sua vida.
Separamos neste guia as nossas melhores recomendações de passatempos para o seu cachorro, alguns deles que podem até serem utilizados sem a sua supervisão!
Escolha Premium
Brinquedo Kong Jumbler Tri para Cães
Desenhado para ser um brinquedo de alta interação, o Kong Jumbler Tri tem tripla função, para deixar o seu cachorro sempre interessado e curioso. Ele acompanha uma bola de tênis interna, que pode ser retirada para tornar a diversão ainda mais diferente para o seu pet. O barulho produzido durante os movimentos atrai a atenção do animal e estimula a sua mordida nas abas livres do objeto. Ele é ainda mais interessante nas brincadeiras de pega-pega.
Nossa recomendação
Brinquedo Kong Squeezz Dental Bone para Cães
Se você tem um cãozinho que ama morder os seus objetos em casa, esse brinquedo vai ser ótimo para ele. Pensado para satisfazer esse desejo instintivo dos cachorros, ele foi feito para melhorar a mordida e promover a saúde dos dentes ao mesmo tempo, além de deixar o animal mais feliz após alguns minutos de interação. Em formato de osso, ele pode ser usado em pequenos ambientes e é perfeito para os cães mais novos, quando eles estão com os instintos ainda mais apurados.
Melhor para o seu bolso
Brinquedo Recheável Kong Puppy Ball
No caso dos pets menos ativos e pouco sociáveis, os brinquedos recheáveis são os mais recomendados. A Kong Puppy Ball é uma pequena bola de mastigação que permite colocar petiscos na parte interna, fazendo com que o cão a role para ter a sua recompensa. Ela também é ótima para os cachorros mais novos, visto que precisam aprender a se movimentar mais, para desenvolver ossos e músculos. Pode ser encontrada em dois tamanhos.
Itens que você também pode se interessar:
Os brinquedos para pets são recursos indicados especificamente para determinado público. Alguns podem ser recomendados para cães de portes específicos, já outros avaliam o nível de interatividade do cãozinho. Entretanto, o tutor poderá optar pelo brinquedo perfeito conforme a sua personalidade e interatividade. Para possibilitar uma melhor escolha, trouxemos mais algumas opções que podem ser interessantes para o seu animal de estimação!
Os melhores brinquedos para cachorros
Mini Guia de Compra
Tão importante quanto mantê-los sempre bem cuidados, interagir com os cães também faz parte da saúde e do seu bem-estar, especialmente se tratando de cultivar uma boa relação entre os tutores e o animal, no ambiente de convivência. Estimular o respeito e os bons modos, também depende da forma como nós lidamos com os pets, e brincar faz parte do desenvolvimento das suas habilidades e compreensão sobre o mundo. O aprendizado sobre o que ele pode ou não fazer, como se comportar em locais com muitas pessoas e até com outros animais, faz parte da convivência com os seus tutores, que devem sempre serem percebidos como os “líderes da matilha”.
Alguns brinquedos, desenvolvidos especificamente para aprimorar o comportamento dos nossos cães, podem funcionar como uma boa ferramenta para torná-los mais sociáveis e equilibrados, diminuindo o estresse do dia a dia e os pequenos vícios, que trazem prejuízo para as regras de convivência da casa. De acordo com uma pesquisa realizada em uma universidade sueca, o intercâmbio de brincadeiras e afeto entre humanos e cães também libera a Oxitocina, conhecida como o hormônio do prazer, presente em boa parte das nossas relações afetivas. O resultado dessa bioquímica ajuda os pets a se sentirem mais confiáveis, menos agitados e mais felizes.
Indo a fundo no quesito de saúde animal, brincar compõe a sua natureza instintiva e é fundamental para promover ossos e músculos resistentes, como uma verdadeira atividade física, para sair da rotina e do tédio. Todos esses resultados ajudam na prevenção de doenças sérias adquiridas ao longo da vida do animal e o torna mais obediente e sereno.
Em se tratando dos benefícios para os humanos, brincar regularmente com o seu cachorro funciona como uma ótima “terapia comportamental”, regulando a produção de hormônios e prevenindo problemas como a ansiedade e a depressão. O simples ato de mostrá-lo como utilizar determinado brinquedo, pode demonstrar carinho para o seu pet, e ainda te ajudar a desenvolver uma boa inteligência emocional para lidar com os estresses da rotina.
Diferente do que muitos tutores imaginam, incluir a brincadeira com o seu amigo de quatro patas nas suas tarefas diárias pode ser um ato simples, especialmente com a grande diversidade de produtos pensados para facilitar essa interação. Não importa se você tem pouco ou muito espaço, encontrar um brinquedo ideal para interagir com o seu cãozinho é sempre possível.
Trouxemos as especificações de cada um dos produtos da nossa lista logo abaixo, indicando qual deles é o mais recomendado para cachorro. Conheça os produtos e saiba como utilizá-los no dia a dia!
Brinquedo Kong Jumbler Tri para Cães
O brinquedo de agarrar perfeito para os cães de médio e grande porte
Mais adequado para os cães de grande e médio porte, o brinquedo Kong Jumbler Tri é um dos mais atrativos para estimular a alta interação. Desenhado com formato totalmente ergonômico para o seu animal, ele facilita a mordida e proporciona uma brincadeira fluida e constante, sem deixar o cão parado enquanto tenta agarrar o objeto arremessado pelo tutor. Essa pequena estrutura motiva o máximo de mobilidade física exigida por raças como o Pastor Alemão, o Cane Corso, o Bullmastiff e muitos outros.
Disponível nos tamanhos médio e grande, ele também pode ser adquirido para os cães de porte menor, embora tenha mais aproveitamento quando utilizado por raças médias e grandes, já que exige mais força e movimentação do animal durante os momentos de brincadeira.
Diversão em dose tripla: bem diferente dos brinquedos mais simples que adquirimos nos pet shops, o Kong Jumbler Tri foi fabricado com o intuito de subtrair o máximo da atenção do seu cachorro, na hora da diversão. Se você já levou o seu pet em algum parque e percebeu que ele acaba se distraindo com outros acontecimentos ao seu redor, esquecendo de desenvolver a brincadeira e a interação com você, esse objeto pode te ajudar a deixar ele sempre interessado. Uma das suas extremidades vem com um sistema de ruídos para deixar o cachorro sempre curioso no brinquedo.
Alguns sons são tão capazes de captar a atenção dos cães, quanto um sinal de alerta alto para nós humanos. Por terem os ouvidos ainda mais apurados, o simples barulho de um brinquedo os ajuda a assimilar o momento de brincadeira por motivos instintivos, tornando-os mais focados e empenhados em buscar e trazer o objeto.
Além do barulho que o brinquedo emite, ele também vem com uma bola de tênis extra, própria para a clássica brincadeira de arremesso livre, ótima para ambientes abertos e até para busca na água.
Com uma ótima durabilidade, o brinquedo é capaz de resistir às mordidas do pet, durante a brincadeira sem qualquer problema, entregando uma estrutura segura, que não fere a boca nem os dentes do seu cachorro.
É importante lembrar que após ter a sua integridade comprometida com o decorrer do tempo, o brinquedo também deve ser trocado para garantir a segurança do animal.
O principal ponto negativo desse brinquedo é que ele não é o mais indicado para apartamentos e residências pequenas, já que por seu tamanho, pode acabar causando danos à objetos.
Vantagens
Desvantagens
Brinquedo Kong Squeezz Dental Bone para cães
O melhor acessório para promover a saúde bucal do seu cão
Aliado ao cuidado com a saúde bucal do seu pet, o Kong Squeezz Dental Bone é o brinquedo ideal para os cães mais novos e ativos, com a necessidade de interação constante. O ponto mais positivo desse brinquedo é que ele pode ser utilizado para interagir com o seu cachorro, mesmo em espaços pequenos, além de ser o mais querido pelas raças menores e de médio porte.
Com um formato que simula um osso, o Dental Bone é fabricado em borracha, o que diminui qualquer risco de prejudicar a dentição e a formação bucal do cão durante o uso, sem acarretar ferimentos mais comuns provocados por brinquedos resistentes, com animais nessa faixa de idade.
Longe de qualquer sinal de agressividade, os cães mais novos costumam morder todos os objetos que acabam ficando soltos pela casa. Se você já teve algum sapato roído pelo seu pet, saiba que o principal motivo disso é o desenvolvimento da sua dentição.
Quando os cachorros estão na fase de crescimento dos dentes, a sua gengiva costuma ficar bastante sensível, causando coceiras que motivam a mordida. E é por isso que eles saem destruindo tudo o que veem pela frente. Para evitar que os seus objetos acabem nessa lista, o Dental Bone pode ser oferecido como alternativa adequada ao seu animal.
Funciona de forma bastante simples: enquanto os dentes do seu cão começam a obter o formato adequado, este brinquedo proporciona a diminuição da sensibilidade da gengiva, e torna os primeiros dentes mais saudáveis. As pequenas fissuras e as protuberâncias em borracha flexível podem alcançar os locais mais distantes da boca e realizar a limpeza dos dentes, evitando a formação das placas de tártaro, reduzindo as inflamações gengivais, enquanto o seu cachorro brinca e se distrai em casa.
Enquanto os pets estão menores, é bastante comum que a sua alimentação seja pastosa e mais fácil de digerir, mas esse benefício acaba prejudicando a formação dentária e pode ocasionar o acúmulo de bactéria em torno dos dentes. Substituindo os famosos snacks para manutenção dos dentes caninos, o Dental Bone também ajuda você a economizar e a manter o seu animal mais saudável, enquanto se desenvolve.
O cuidado mais importante que o tutor precisa ter com esse brinquedo é o seu tempo de troca, com o intuito de evitar que o cão acabe engolindo pequenas partes, que podem se soltar após muitas mordidas.
Vantagens
Desvantagens
Brinquedo Recheável Kong Puppy Ball
Faça com que o seu cão ame brincar
Ao contrário dos cachorros mais ativos e hiperativos, se o seu cão costuma ficar quieto a maior parte do tempo, escolher um brinquedo que o ajude a interagir pode ser uma boa ideia para tirá-lo do tédio. Os cães se movimentam por estímulos instintivos ou por necessidades fisiológicas. Quando existem ambos fatores, eles podem utilizar a sua capacidade para aprender coisas novas e interagir com o meio ao seu redor. O brinquedo Kong Puppy Ball é ótimo para essa finalidade.
Encontrar o pet quieto nos cantos da casa é bastante comum atualmente. Segundo os especialistas em comportamento animal, quando os animais estão muito quietos, a luz de alerta deve acender para indicar algum problema. Algumas doenças comuns fazem com que os cachorros evitem contato com os seus tutores, preferindo estar isolados ou dormindo a maior parte do tempo. E elas nem sempre são fisiológicas!
Um cão desanimado também pode ser um sinal de estresse e depressão, indicando que ele precisa sair da rotina, ter mais convívio com pessoas e até outros da sua espécie. A brincadeira é uma forma de estimular a atividade física do animal, e ajudá-lo a se tornar mais ativo e saudável.
A bolinha recheável da Kong é ótima para fazer com que o seu pet se sinta interessado. Ela tem um pequeno orifício, que serve para colocar os petiscos que o seu cão mais gosta. Basta fazer isso e esperar que ele tente retirá-lo de dentro da bola. Os filhotes são muito atraídos pela brincadeira de busca e caça, já que os seus instintos estão mais apurados nessa idade, portanto, a velha brincadeira de encontrar e trazer é uma boa indicação para fazer o seu pet se relacionar melhor.
Mais do que se alimentar dos petiscos, o cachorro terá a inteligência estimulada e a diversão garantida com a Puppy Ball. Ela está disponível em dois tamanhos, para os filhotes de pequeno, médio e grande porte. Com o tempo, é possível que o cão acabe roendo a bola de borracha, aumentando o tamanho da saída dos petiscos, indicando a hora de trocar o brinquedo.
Vantagens
Desvantagens
Brinquedos Benebone Tiny Dental Chew + Wishbone Bacon
A distração com petiscos de verdade!
De fabricação americana, o brinquedo Benebone Tiny Dental foi pensado para estimular a atividade do seu pet. Assim como a bolinha de petiscos que recomendamos anteriormente, mas com uma estrutura ainda mais interessante e curiosa para os cães.
Não se trata de um brinquedo comum, mas de dois “mordedores” super práticos e atrativos. O kit traz o Benebone Tiny Dental Chew e o Wishbone Bacon, ambos fabricados com o mesmo intuito e funcionamento para a interação do seu cachorro.
Plástico com petiscos de verdade: os brinquedos são majoritariamente produzidos em um nylon puro especial, feito para ser mordido durante as brincadeiras. Para tornar o objeto mais interessante para o cachorro, também foram misturados petiscos de bacon, amendoim e frango, que atraem pelo sabor e pelo cheiro. A fabricação é feita com todos os cuidados para os cães alérgicos, sem qualquer produto químico artificial que prejudique a saúde. Como extra, esses produtos também têm a madeira de Bordo nutricional na sua composição, que os deixa mais resistentes, duráveis e agradáveis à mordida do pet.
Diferente de outros brinquedos, que quando desgastados não se adaptam à mordida perfeita, o Tiny Dental e o Wishbone sempre deixam uma parte que pode ser explorada, sem que o cachorro acabe perdendo o interesse em pegar o brinquedo. As protuberâncias ajudam a prevenir o tártaro e a retirar o mau hálito causado pelo acúmulo de comida e bactérias maléficas, melhorando o bem-estar e a saúde bucal.
O ponto específico que deve ser considerado ao adquirir esse brinquedo, é que ele deve ser trocado após o término da sua vida útil, que também depende do desgaste adquirido com as mordidas do cão. A sua mudança de cor ajuda a saber quando é hora de substituí-lo.
Vantagens
Desvantagens
Brinquedo Kong Jaxx Infinity Tug para Cães
O clássico cabo de guerra para brincar com o seu cachorro
Muito robusto e de alta durabilidade, o Jaxx Infinity Tug é o acessório mais simples e prático para brincar com o seu cão. Ele é recomendado para cachorros de porte grande e médio, é bastante útil para o famoso e clássico “cabo de guerra”, que é a melhor modalidade para gastar energia, e estreitar os laços entre o cão e o seu tutor.
Substituindo aquela corda velha ou o pedaço de pano rasgado que o seu cachorro sempre pega para se divertir, o Infinity Tug foi fabricado para proporcionar a pegada perfeita do seu animal, sem correr o risco de sofrer fraturas nos dentes durante as puxadas, nem deixar a interação acabar por um acessório quebrado no meio da brincadeira.
Emocional mais equilibrado: é bastante comum encontrarmos cães com desequilíbrios emocionais, na rua, no parque e até dentro do seu ambiente de vivência. A falta de confiança e a necessidade de demonstrar a sua força nos momentos inadequados, pode gerar agressividade e até provocar ataques a humanos, e a outros animais da espécie.
Trabalhar o equilíbrio de um cachorro deve ser uma tarefa de qualquer cuidador, uma vez que torna o animal mais saudável, cria um ambiente relacional seguro para todos. A brincadeira de cabo de guerra ajuda o animal a controlar a sua força e energia, e o faz entender que nem tudo é sinal de ataque, aprendendo a ouvir os seus comandos mesmo nos momentos de tensão.
O erro mais comum dos tutores, que acaba despertando ações incorretas por parte dos animais, é brincar de cabo de guerra com os objetos errados. O calçado solto na sala, o pano na porta e outros objetos não devem funcionar como foco de desejo do animal, uma vez que eles podem repetir a brincadeira com outros objetos similares, que surgirem na sua frente. A melhor opção é sempre incluir um único brinquedo para essa atividade, restringindo essa atitude ao momento da brincadeira. O Jaxx Infinity é um brinquedo seguro para as suas mãos e para a boca do cachorro, evitando que ocorram acidentes enquanto se divertem.
Vale lembrar que o cabo de guerra não é recomendado para os cães filhotes, uma vez que pode acabar causando fraturas dos dentes em formação e prejudicando a saúde do seu pet.
Vantagens
Desvantagens
Guia do comprador
Conhecidos como os “melhores amigos do homem”, os cães se tornaram os animais de estimação preferidos. Além de serem inteligentes e altamente sociáveis, eles também possuem uma grande capacidade afetiva com os humanos, o que torna esses animais ainda mais encantadores, quando falamos sobre companheirismo, proteção e receptividade.
Com o melhoramento das raças e o surgimento de novos exemplares, criar cachorros ficou ainda mais fácil e prático. Alguns dos cuidados mais importantes que sempre devemos ter com esses animais, estão relacionados a sua saúde, incluindo uma alimentação balanceada de qualidade, a vacinação obrigatória quando filhotes, a boa higienização do cão e do seu local de vivência. E as consultas rotineiras com o médico veterinário, visando a prevenção e o tratamento de algumas doenças, que possam surgir no decorrer da sua vida.
Sejam eles das raças mais valorizadas para tarefas específicas, como os cães pastores, ou os próprios SRDs (Sem Raça Definida – famosos vira-latas), os cães necessitam sempre de atenção e carinho para crescerem saudáveis e bem tratados. Muito além de um espaço para dormir e de uma boa ração, eles devem compartilhar, com frequência, momentos de interação e convivência com os seus tutores, absorvendo experiências e adquirindo conhecimentos sobre como se comportar no nosso meio.
Assim como nós, alguns animais de estimação também podem sofrer com o estresse, o tédio e a tristeza, podendo, muitos deles, adquirir problemas comuns aos humanos, como é o caso dos distúrbios da depressão e da ansiedade. Mantê-los sempre presos e solitários, tem sido a principal causa de agressividade e outros descontroles emocionais, apontados com frequência pelos especialistas em comportamento animal.
Saber como evitar isso e proporcionar uma boa qualidade de vida para o seu “companheiro de todas as horas” pode ser mais simples do que você imagina. Incentivar brincadeiras, levá-lo para dar uma volta no parte e apresentá-lo objetos de desejo são algumas das melhores formas de ganhar confiança, gerar respeito e criar um ambiente saudável para um bom relacionamento entre o animal e o seu cuidador.
Veja abaixo as dicas de ouro para deixar o seu pet ainda mais feliz com os brinquedos que indicamos neste guia.
Além de um momento de distração: os benefícios de brincar com o seu cãozinho
Antes de qualquer coisa, propiciar momentos de entretenimento para o seu cachorro traz inúmeros benefícios, tanto para o animal quanto para nós, seres humanos. Conhecer alguns deles vai te ajudar a fazê-lo com mais frequência e responsabilidade!
Bem-estar emocional: ficar trancado em casa por muito tempo está longe de ser uma prática comum do instinto canino, portanto, fazer isso, sem dúvidas, trará malefícios para o animal a médio e longo prazo. Como já citamos acima, a ansiedade e a depressão são alguns deles, mas ainda existem outros males psicossomáticos que podem aparecer, ocasionando, inclusive, sérios problemas no funcionamento do organismo dos pets. Dentre outros distúrbios, o aumento da agressividade é apenas um dos males que a falta de atenção provoca.
Para fazer com que esses problemas passem bem longe do seu animal, chamá-lo para brincar diariamente é o melhor remédio. Um simples passeio e a caça por um brinquedo o ajuda a desopilar o estresse, e se tornar um cachorro de estimação mais saudável!
Atividade física é sempre bom: durante todas as etapas de desenvolvimento dos cães, a manutenção muscular e óssea é indispensável para a fisiologia do corpo. Fazer com que o animal corra para buscar objetos arremessados é uma boa atividade. Saber dosar a intensidade é a chave para ter um corpo forte e resistente.
3 motivos para comprar brinquedo adequado para o seu pet
Embora poucas pessoas saibam, reservar objetos específicos para o seu pet brincar não é nenhuma mordomia, e além de também fazer parte das boas práticas no cuidado, traz diversos benefícios para uma boa convivência com o pet. Conheça alguns deles e aprenda a educar o seu cachorro corretamente.
1. Brincadeiras mais seguras
Ter a liberdade de escolher o objeto adequado para a tão esperada hora de diversão com o animal, é uma das vantagens de comprar um brinquedo em uma loja específica. Saber a procedência dos materiais utilizados na sua fabricação, como ele foi desenhado para a mordida ideal e de que forma ele deve ser utilizado, traz muito mais segurança para cachorro, uma vez que é bastante comum que ocorram acidentes graves quando o tutor utiliza recursos que podem oferecer riscos à integridade física do seu companheiro, mesmo sem saber.
Partes que podem ser engolidas, dentes fraturados pela pegada incorreta… Todos esses são casos que ocorrem quando não investimos no brinquedo recomendado para o seu cãozinho.
2. Evita que ele estrague os seus objetos pessoais
Estragar os objetos soltos pela casa é bem comum nos cachorros mais novos, mas também pode ser uma atitude dos pets mais velhos, que se sentem sozinhos e no tédio. Substituir esses objetos por um brinquedo ideal é a saída perfeita para evitar que eles destruam os sapatos que deixamos nos cantos, ou até o sofá (como já aconteceu com muitos tutores, que só percebem a surpresa quando chegam em casa).
É bom saber que apenas comprar o brinquedo, não será suficiente. Você deve indicar que esse será o recurso que ele pode utilizar sempre que sentir a necessidade de interagir, começar mostrando isso a ele é uma boa ideia!
3. Auxilia no adestramento e no equilíbrio emocional do animal
É bastante comum vermos os adestradores profissionais utilizando recompensas para estimular o aprendizado dos cães. Como os próprios petiscos, os brinquedos também podem ser utilizados para esta finalidade. Quanto mais atrativo for o objeto, mais ele deverá se sentir interessado em tê-lo perto. Ensine comandos básicos e o retribua com algumas brincadeiras simples, até que ele entenda o significado da recompensa.
O equilíbrio emocional do cão se dá por meio das suas experiências e percepções no dia a dia, desencadeando ou não atitudes positivas. Um pet que brinca e interage com frequência com o seu tutor, costuma ser mais equilibrado que um cachorro solitário. Brincar de cabo de guerra e buscas o deixa mais confiante e menos agressivo.
Como escolher o brinquedo ideal?
Agora que você já sabe quais são as vantagens de comprar um bom brinquedo para seu cachorro, veja como escolher o exemplar ideal para ele!
Assim como a compra de qualquer outro objeto para cuidar do animal, decidir qual brinquedo é o mais adequado também envolve alguns critérios. O porte, a idade e o comportamento do pet são alguns deles.
Porte do animal
A depender do porte do cachorro, alguns brinquedos são mais ou menos indicados, pensando na segurança do uso e até na melhor interação. Separados em pequeno, médio e grande porte, independente da sua raça, você poderá buscar pelo objeto ideal para o seu cachorro. Comprar um exemplar muito grande para um cão pequeno com certeza fará com que ele acabe perdendo o interesse.
Idade
A idade do cachorro também é igualmente importante. Indiferente ao tamanho, ela indica algumas necessidades do animal em cada fase da vida. Enquanto os pequenos precisam coçar a gengiva com algum mordedor, os adultos precisam cuidar da mordida ideal.
A idade também é indicada nas especificações dos brinquedos vendidos nos e-commerces.
Comportamento
Com forte relação à presença genética das raças, o comportamento do cão é o critério mais importante. Se ele é mais calmo ou mais agitado, se ele costuma ser mais agressivo ou mais equilibrado, se a sua raça é de um cão naturalmente caçador, por exemplo. Essas são características necessárias para oferecer o brinquedo que mais interesse ao pet!
Veja mais informações aqui: Manual: como adestrar o seu cão em casa
Conclusão
Os cachorros são animais bastante ativos quando se trata de correr e brincar. Demonstrar as suas capacidades e qualidades é mais fácil quando ele está em um ambiente de distração controlado e interativo.
Escolhemos o Brinquedo Kong Squeezz Dental Bone como o melhor produto da nossa lista, por divertir o seu pet e redobrar os cuidados com a saúde bucal do seu amigo de quatro patas, ao mesmo tempo!
O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores brinquedos para cães que recomendamos? Deixe as suas impressões nos comentários!