Caderno Inteligente: Saiba tudo sobre esse caderno que virou febre na internet!

Funcional e inovador, o caderno inteligente se tornou popular principalmente entre os estudantes brasileiros, embora também seja utilizado por profissionais de diversas áreas.

E essa popularidade surgiu em função dos seus vários benefícios, como sua praticidade, versatilidade e a possibilidade de personalizá-lo como você quiser.

No entanto, apesar de seu sucesso, muita gente ainda tem dúvida se realmente vale a pena investir nesse produto.

Será que esse caderno é só mais uma moda passageira ou ele pode mesmo tornar sua vida mais fácil?

Para responder essa e outras perguntas, preparamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber antes de comprar esse produto. Além disso, ainda te apresentamos os melhores cadernos inteligentes do mercado.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os cadernos inteligentes, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Com o tamanho de um caderno universitário comum e capacidade de armazenamento de até 140 folhas, esse modelo é perfeito para quem precisa escrever muito. Ele ainda se diferencia por ser acompanhado de 4 divisórias e um refil com 120 folhas pautadas e 20 folhas lisas brancas. Contudo, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Um dos cadernos inteligentes mais queridinhos dos consumidores, esse modelo se diferencia em função de sua capa e contracapa fabricada em couro ecológico. Além disso, ele possui o tamanho de um caderno universitário comum, o que significa que pode ser utilizado por estudantes e profissionais de diversas áreas. No entanto, seu preço também é elevado.

Melhor para o seu bolso

Além de ter um ótimo custo-benefício, esse caderno inteligente é compacto, já que seu tamanho equivale à metade de uma folha A4. Por isso, ele é ideal para fazer anotações e carregar sempre na bolsa. Outra vantagem desse modelo é que sua capa e contracapa também são fabricadas em couro ecológico. Contudo, por ser pequeno, não é indicado para estudantes.

Itens que você também pode se interessar:

Antes de conhecer as resenhas completas dos cadernos que selecionamos, confira esse resumo com as nossas escolhas.

O melhor caderno inteligente

Índice

Mini Guia de Compra

O caderno inteligente chegou ao mercado brasileiro em 2014 e conquistou o público em função de sua proposta inovadora. Afinal, além de ser prático e versátil, esse item de papelaria permite que você tenha uma espécie de caderno infinito.

Isso porque você pode personalizá-lo da forma que desejar, adicionando e retirando folhas e divisórias sempre que precisar. Lembrando que, apesar de ser parecido com o fichário, o caderno inteligente é mais prático, mais compacto e oferece mais opções de tamanho.

Além disso, ele conta com diversas estampas, acessórios e ainda pode ser encontrado em diferentes versões. Sendo assim, certamente você vai encontrar um modelo que atenda às suas necessidades.

Mas será que vale a pena mesmo investir nesse tipo de caderno? Você conhece as melhores opções e sabe como economizar na sua montagem?

Para responder essas e outras dúvidas, nos próximos tópicos você poderá conferir as resenhas completas dos melhores cadernos inteligentes do mercado.

Além disso, nosso Guia do Comprador, localizado logo após a resenha, contém todas as respostas que você procura sobre esse material!

Caderno Inteligente G+ Rosa Pastel – Perfeito para quem escreve muito

Se você precisa escrever muito e tem que manter suas anotações por perto, então esse é o caderno certo para você! Afinal, ele conta com discos plásticos grandes e capa e contra-capa rígidas com dimensões 21,5cm X 28cm.

Por isso, ele tem capacidade para armazenar até 140 folhas, ou seja, possui a maior capacidade de armazenamento disponível na linha de cadernos inteligentes.

Ou seja, esse modelo possui o mesmo tamanho do caderno universitário comum. Sendo assim, ele é perfeito para estudantes e profissionais de diferentes áreas!

Mas essa não é a sua única vantagem. Isso porque esse caderno também se diferencia por ser acompanhado por 4 divisórias com abas para identificação, sendo 2 pretas e 2 transparentes; e um refil de 140 folhas offset 90g, sendo 120 folhas pautadas e 20 folhas lisas brancas para impressão.

Além disso, ao adquirir esse produto, você também receberá todos os outros acessórios que acompanham o caderno inteligente, tais como a bolsa plástica, uma folha de instruções, uma folha de identificação com calendário e um suporte com elástico para caneta ou lápis.

Vale lembrar que o caderno inteligente G+ pode ser encontrado em diferentes cores, sendo que os mais vendidos são o rosa e o preto monocromáticos.

No entanto, em função de todas essas características e por sua excelente durabilidade, esse é o produto mais caro da linha. Por esse motivo, ele é considerado nossa escolha premium.

Caderno Inteligente Grande Black Ecológico – Perfeito para estudantes e profissionais de diversas áreas

Se você está procurando o caderno inteligente mais famoso entre os consumidores, então precisa conhecer este aqui! Além de ter o mesmo tamanho de um caderno universitário comum, esse item indispensável de papelaria também apresenta todas as vantagens de um caderno inteligente.

Por isso, ele também é funcional, prático, fácil de transportar e ainda apresenta uma excelente durabilidade. No entanto, esse modelo se diferencia mesmo em função de sua capa e contracapa black fabricada em couro ecológico, que imita a textura de couro natural.

Afinal, além de ter uma coloração que agrada quase todo mundo, ele possui um acabamento elegante e um design atemporal, podendo ser utilizado por pessoas de diferentes estilos. Contudo, você também pode encontrar esse caderno grande em outras estampas e cores.

No entanto, diferentemente do modelo G+, esse caderno inteligente grande é composto por discos de plásticos tamanho M e suporta, no máximo, 80 folhas. Porém, apesar dessa redução de capacidade, esse caderno também tem um preço elevado.

Mesmo assim, esse produto continua sendo um ótimo investimento para estudantes e profissionais de várias áreas que precisam utilizar um caderno maior no seu dia a dia.

Lembrando que, além dos demais acessórios, esse caderno também é acompanhado por 4 divisórias com abas para identificação, sendo 2 pretas e 2 transparentes; e um refil de 80 folhas offset 90g, sendo 60 pautadas e 20 lisas brancas para impressão.

Em função de todos esses motivos, esse modelo é a nossa recomendação de compra.

Caderno Inteligente A5 Black Ecológico – O melhor custo-benefício

Se você achou as demais sugestões muito caras, mas ainda deseja ter em mãos todas as vantagens de um caderno inteligente, então precisa conhecer esse modelo!

Assim como o caderno anterior, esse modelo se diferencia em função da sua capa e contracapa fabricados em couro ecológico. Por isso, ele conta com um acabamento elegante que agrada diferentes públicos.

Vale lembrar que você também pode encontrar esse caderno com outras estampas e acabamentos. Porém, o modelo black ecológico é o mais barato.

No entanto, diferentemente das demais opções, esse produto possui o tamanho A5, ou seja, possui dimensões equivalentes à metade de uma folha A4. Por isso, esse caderno é perfeito para fazer anotações e para carregar na bolsa ou na mochila.

Contudo, se você precisa de um caderno para estudar, então é melhor investir nos modelos anteriores, que possuem o mesmo tamanho de um caderno universitário comum.

Em compensação, esse caderno possui um preço bem mais acessível que os demais. Além disso, ele ainda é acompanhado por discos M, 4 divisórias (2 pretas e 2 transparentes), e refil de 80 folhas offset 90g, sendo 60 pautadas e 20 lisas brancas para impressão, bem como pelos demais acessórios.

Diante de todas essas características, esse modelo é considerado um ótimo investimento custo-benefício. Por isso, ele merece o título de melhor escolha para o seu bolso.

Caderno Inteligente Médio Arco-íris Pastel – Um excelente caderno intermediário

Se você prefere um caderno com visual colorido e bem alto-astral, então essa é uma ótima opção. Sua estampa com o tema de arco-íris pastel consegue ser alegre e delicada ao mesmo tempo. Por isso, ele é um dos modelos preferidos das adolescentes e jovens estudantes.

Contudo, é claro que ele pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade! Além dessa capa e contracapa diferenciada, esse caderno se diferencia por ter um tamanho médio. Isso significa que ele possui um tamanho intermediário entre o caderno grande e o A5.

Mesmo assim, ele continua apresentando 4 divisórias com abas de identificação, sendo 2 pretas e 2 brancas; e refil de 80 folhas offset 90g, sendo 60 pautadas e 20 lisas brancas para impressão.

Em função dessas características, apesar de ser menor, ele é uma boa opção para quem deseja estudar ou apenas fazer anotações.

Vale lembrar que esse caderno possui discos tamanho M e pode ser encontrado com outras estampas e cores monocromáticas. Ou seja, há opções para todos!

Por isso, sua única desvantagem é o preço elevado, que reflete todas as vantagens de um caderno inteligente. Sendo assim, se ele atender suas necessidades, vale a pena fazer esse investimento.

Caderno Inteligente Inteligine Rose Pastel – A melhor caderneta de anotações!

Pequeno e muito charmoso, o modelo inteligine é perfeito para substituir cadernetas e blocos de anotações. Afinal, suas dimensões são pequenas (10,1 cm por 14,2 cm) por isso, esse é o menor caderno inteligente que você vai encontrar!

Em função desse formato, ele não possui divisórias e se diferencia por suportar até 50 folhas. Falando nisso, ao adquirir esse modelo, você também receberá um refil com 50 folhas lisas brancas 120g, que é a gramatura de papel mais alta dessa linha de cadernos.

Por isso, esse caderno é perfeito para carregar na bolsa. Assim, você sempre estará preparado para fazer anotações de ideias, projetos ou qualquer anotação importante.

Vale lembrar que, além desse refil, você também receberá os demais acessórios do caderno inteligente, tais como bolsa plástica, folha de identificação e elástico com suporte para caneta ou lápis.

Além disso, embora esse modelo apresente capa e contracapa rose pastel, ele pode ser encontrado com diferentes estampas e cores. Sendo assim, existem opções para todos os gostos!

Para completar, em função de suas dimensões, essa é a opção mais barata de caderno inteligente do mercado. Contudo, lembre-se que ela não é indicada para estudantes ou profissionais que precisam escrever muito.

Diante disso, caso você esteja procurando a melhor caderneta de anotações do mercado, pode investir nesse produto.

Guia do comprador

O que é caderno inteligente?

Febre entre estudantes de diferentes idades, o caderno inteligente chama a atenção por ser um item de papelaria versátil e personalizável.

Em termos de aparência, ele lembra um caderno comum com argolas. No entanto, seu funcionamento é bem semelhante ao fichário. A principal diferença é que ele possui um design bem mais compacto e é mais fácil de manusear.

Além disso, o caderno inteligente permite a adição de novas folhas, divisórias, blocos de notas, entre outros itens. Ou seja, é como se esse caderno fosse infinito, já que você pode adicionar e retirar seus materiais sempre que você quiser.

A melhor parte é que ele oferece tudo isso de um jeito mais seguro, evitando aqueles acidentes com argolas que rasgam as folhas ou “beliscam os dedos” – quem já usou fichário sabe bem do que estou falando.

Em função dessas características, não são só os estudantes que podem utilizar esse caderno. A verdade é que qualquer pessoa pode aproveitar as vantagens desse item de papelaria.

Por isso, várias empresas já encomendaram esse tipo de caderno para distribuir entre seus funcionários, facilitando a realização de anotações e planejamentos.

Vale lembrar que esse produto foi criado pela marca que leva o mesmo nome – a Caderno Inteligente (CI). Fundada em 2014, essa empresa inovadora foi responsável por lançar e popularizar o caderno inteligente no Brasil.

Além disso, ela mostrou que é possível seguir a linha de papelaria on demand, ou seja, que produz itens que se adaptam às necessidades do cliente, não o contrário, e ainda conseguiu juntar uma legião de fãs de papelaria e versatilidade.

 

Quais as vantagens e desvantagens do caderno inteligente?

A grande vantagem do caderno inteligente é que ele permite sua personalização. Por isso, além de organizar suas folhas, anotações e divisórias como bem entender, você também tem uma espécie de caderno infinito em mãos, como citamos anteriormente.

Afinal, você pode comprar ou produzir seus refis de folhas e organizá-lo da forma que for mais conveniente para você, retirando e adicionando folhas sempre que precisar.

Além disso, esse tipo de caderno se destaca em função de sua qualidade. Produzido de forma artesanal, ele conta com capa e contracapa confeccionadas em material rígido, resistente e com discos de plástico (que substituem as argolas).

Outra vantagem importante desse item de papelaria é que suas folhas possuem uma elevada gramatura (entre 90g e 120g), o que significa que você pode utilizar qualquer tipo de caneta na hora de escrever, já que as folhas não serão manchadas.

Por isso, em função de suas funcionalidades, praticidade e qualidade de fabricação, o caderno inteligente pode ser utilizado por muito tempo. Dessa forma, além de economizar, você ainda ajuda o meio ambiente, consumindo de uma maneira mais sustentável.

Para completar, esse caderno pode ser encontrado em diferentes tamanhos e estampas. Sendo assim, certamente você encontrará uma versão que te agrade.

Como principal desvantagem é importante destacar seu preço, que geralmente é mais elevado do que outros cadernos e fichários disponíveis no mercado. Contudo, como você pode conferir no vídeo abaixo, o investimento realizado nessa compra compensa muito a longo prazo.

Além disso, você pode produzir seus próprios refis de folhas para caderno inteligente, o que também vai te ajudar a economizar muito.

Para conferir mais detalhes sobre esse caderno, assista ao vídeo abaixo.

 

Qual é o melhor:  fichário ou caderno inteligente?

Assim como o fichário, o caderno inteligente pode ser personalizado e organizado como você desejar. Por isso, muita gente se questiona: Então qual a diferença entre eles?

Para responder essa pergunta, em primeiro lugar é preciso entender que, apesar das semelhanças, esses itens também funcionam de forma diferente.

Para começar, o caderno inteligente utiliza discos de plásticos como argola e que não precisam ser abertos. Por isso, suas folhas e divisórias devem ser apenas encaixadas, de forma segura e eficiente, nos discos.

Em contrapartida, o fichário possui aquelas argolas metálicas, que podem causar acidentes (beliscando os dedos, por exemplo) durante seu manuseio e até rasgar as folhas.

Em segundo lugar, o caderno inteligente é bem mais compacto do que o fichário e ainda pode ser encontrado em 5 tamanhos diferentes. Enquanto isso, o fichário pode ser encontrado em apenas 2 versões distintas.

Por isso, estudantes e profissionais de diversas áreas conseguem reduzir o peso da bolsa, trocando os bons e velhos cadernos e cadernetas convencionais, por exemplo, por um caderno inteligente. Para diminuir ainda mais esse peso, basta trocar o seu notebook por um bom tablet.

Diante dessas diferenças, a principal vantagem do fichário é mesmo o preço. No entanto, vale lembrar que esse tipo de caderno tem um bom custo-benefício e você ainda pode fazer seus próprios refis de folhas e divisórias. Assim, fica mais fácil economizar!

Critérios de compra: Como escolher seu caderno inteligente?

Existem diversos cadernos inteligentes disponíveis no mercado. Por isso, é importante seguir alguns critérios de compra para fazer a escolha certa. Para conferir quais são esses critérios, confira os próximos tópicos. 

Tamanho

Os cadernos inteligentes podem ser encontrados em 4 versões básicas e uma espécie de versão Premium. Para entender as diferenças entre elas, veja a lista abaixo:

Número de folhas

Os tipos de caderno apresentados acima também variam de acordo com a quantidade de folha, como você pode verificar abaixo. Por isso, escolha aquele que suporta a quantidade de páginas que você precisa.

Acessórios

Se você deseja adquirir um caderno inteligente pronto, então deve prestar atenção nos acessórios que acompanham o modelo que escolher. Isso inclui divisórias, folha de identificação, suporte elástico, bolsa plástica, entre outros itens.

Além desses itens, você ainda pode adquirir outros acessórios à parte, tais como pingentes, chaveiros, estojos e até discos plásticos em outras cores.

Vale lembrar que também é possível montar o seu caderno do zero, escolhendo cada parte desse produto, tornando-o ainda mais personalizado. E isso também inclui a escolha dos acessórios que você preferir!

Design

Uma das grandes vantagens desse caderno é que existem muitas opções de acabamento e design de capa e contracapa. Se você for mais discreto, por exemplo, pode escolher um caderno monocromático, como preto, branco, rosa, azul, verde, entre outros.

No entanto, você também pode escolher cadernos com diferentes estampas, mais sóbrias, divertidas ou coloridas, como as opções que te apresentamos neste artigo.

Ou seja, existem opções para todos os gostos!

Conclusão

O caderno inteligente é um produto inovador desenvolvido para ser funcional, prático e fácil de usar.

Apesar do seu preço elevado em comparação a outros tipos de caderno disponíveis no mercado, esse modelo inteligente tem a vantagem de ser sustentável e apresentar um ótimo custo-benefício, em função da sua versatilidade e durabilidade.

Para completar, esse material pode ser encontrado com diferentes tamanhos e acabamentos, o que significa que existem opções para diferentes públicos.

No entanto, apesar dessa variedade, nossas análises indicaram que o Caderno Inteligente Grande Black Ecológico é a melhor escolha.

Afinal, além de um acabamento elegante e design atemporal, ele apresenta todas as características necessárias para atender as necessidades de estudantes e profissionais de diferentes áreas. Por isso, vale a pena investir nesse modelo.

F.A.Q.

O caderno inteligente permite que você o organize e personalize como desejar, possibilitando a adição e retirada de folhas e acessórios sempre que precisar, tudo de um jeito prático e simples. Por isso, esse caderno é prático, fácil de usar, funcional e sustentável, podendo ser utilizado em diversas situações e por pessoas de diferentes faixas etárias.

Depende do modelo. Os cadernos tamanhos A5, Médio e Grande, por exemplo, que são os mais populares, são acompanhados por capa e contracapa rígidas, bolsa plástica, folha de instrução de uso e manuseio, folha de identificação com calendário no verso, 4 divisórias com abas 80 folhas offset 90g, além de discos M e elástico.

O caderno inteligente é mais prático e fácil de usar do que o fichário. Além disso, ele é mais compacto, mais fácil de transportar e pode ser encontrado em 5 tamanhos diferentes. Contudo, seu preço é elevado em comparação ao fichário. Apesar disso, seu custo-benefício a longo prazo é maior.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados