Celular dobrável: Confira as 5 melhores escolha de smartphone dobrável e as vantagens da tela

Eles chamam a atenção, ao proporcionarem o acesso a uma tela muito maior, ou se destacam pela praticidade de ser um celular de tela dobrável, compacto, fácil de usar e prático para levar em um bolso. Com recursos de smartphones topo de linha, esses dispositivos potencializam a imersão touch em multi janelas, para multitarefas e mais conteúdo.

Por que você deve considerar a experiência da tela dupla? Porque seu smartphone pode ser ainda mais interessante e extremamente versátil.

Aqui estão 5 dos melhores celulares dobráveis, que estão disponíveis no mercado.

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções, conheça nossas 3 recomendações de melhores smartphones dobráveis.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

Alta resolução, cores vívidas, em uma AMOLED Dynamic com 7,6”. No conjunto: 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, processador Snapdragon 865 Plus, hardware com desempenho excelente e 5 câmeras, porém os recursos do Z Fold 2 têm um preço, e é alto.

Nossa recomendação

O Z Flip tem um display grande, que dobrado cabe no seu bolso. A tela em vidro flexível, é Dynamic AMOLED, de 6,7”, mas o display externo é bem pequeno 1,1”.  A nossa melhor escolha, conta com 3 câmeras, processador poderoso, e mecânica avançada de dobradiça.

Melhor para o seu bolso

São 2 telas de 6,4 “que podem ser integradas por uma dobradiça, e usadas em conjunto. Um visor externo de 2,1”, permite ver hora, notificações e mensagens, e 1 câmera frontal e 2 traseiras.  O preço desse celular dobrável é o mais atrativo das opções listadas.

Você também pode se interessar por alguns dos outros modelos de celular dobrável.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa entre os celulares dobráveis do mercado, as melhores opções de compra, em diferentes categorias. 

Melhores Celular dobrável

Índice

Mini Guia

A tendência das telas maiores nos celulares, traz para o mercado os smartphones dobráveis. Não são tantos modelos como os tradicionais, com uma única tela, no entanto, é fundamental observar os recursos desses dispositivos, do design ao hardware. Na resolução da tela, e nas melhores câmeras em celular, porque, essa tela maior em formato menor, custa caro, e precisa compensar o investimento.

Em nosso Mini Guia você vai conhecer algumas das melhores opções de smartphone dobrável, disponíveis no mercado atualmente.  Reunimos em um só artigo uma série de informações relevantes, sobre modelos da Samsung, Microsoft, LG e Motorola.

Confira!

Smartphone Samsung Galaxy Z Fold 2 – Melhor celular dobrável em recursos

O melhor de um smartphone, que pode ser um mini tablet a qualquer momento. O Galaxy Z Fold 2 deixa claro como é simples, fazer essa transição funcionar perfeitamente.

Alta resolução, cores vívidas, ótimo contraste, em uma tela de 19,3 cm, traz uma sensação extremamente agradável, seja, para trabalhar, assistir a um filme, jogar, ler um livro, navegar na web, e fazer o que você mais gosta. Afinal uma tela maior, aprimora a experiência de visualização, e tudo fica ainda melhor.

A tela desse aparelho é muito interessante para multitarefas, e oferece uma gama de4 possibilidades para o usuário; você pode abrir dois aplicativos na tela externa, mover eles para a tela principal, e ainda ter acesso a um terceiro app. Para aprimorar a funcionalidade, use o modo Flex e a divisão da tela vai ser perfeita. No Z Fold2 você pode ter a parte inferior do smartphone como um teclado virtual, e a parte superior para visualização. O dispositivo possui taxa de atualização adaptativa de 120 Hz, que sofre reajuste conforme a atividade que está sendo executada oferecendo otimização de conteúdo de mídia e economia de bateria.

Feita em vidro ultrafino flexível, a tela interna do Z Fold2 é Dynamic AMOLED 2x, com 7,6”, e resolução de 2208 x 1768 pixels, já a tela externa, é Super AMOLED com 6,2″, e uma resolução de 2260 x 816 pixels.

No conjunto são: 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, processador Snapdragon 865 Plus, e o resultado é um hardware com desempenho excelente, sem esquecer que o sistema operacional é Android 10, com suporte para 5G. Você vai baixar seus apps preferidos, mesmo os mais pesados, de forma rápida, já os seus jogos, vão poder rodar com fluidez e exibir gráficos no máximo. A bateria dupla, do Z Fold2 tem capacidade de 4.500 mAh, projetada para durar o dia todo. O desbloqueio de tela pode ser feito por biometria.

São 5 câmeras que vão captar ótimas fotos: dupla frontal com 10 megapixels f/2,2, e tripla traseira: a principal 12 megapixels f/1,8; a ultrawide de 12 megapixels f/2,2 e a teleobjetiva de 12 megapixels f/2,4, capaz de capturar ângulos de até 123°. Com o formato dobrável do Z Fold, você vai conseguir usar essas câmeras de forma muito criativa. Para tirar uma selfie, com maior qualidade, use a tela externa para enquadrar seu rosto, e uma das câmeras traseiras para fazer a foto.

O Galaxy Z Fold2 faz fotos noturnas em baixa luminosidade, com qualidade aprimorada, e como o Z Flip, possui o recurso Hyperlapse Noturno. Em condições ideais de iluminação você vai ter fotos excelentes, mesmo com pouca luz, a câmera consegue compensar a falta de luminosidade, e melhorar a imagem. Mas essas não são as melhores câmeras da Samsung.

Nos ângulos de captura do Z Fold 2, quando você gravar um vídeo o ajuste do enquadramento é automático, captando seus movimentos, e mantendo você no foco da filmagem. A resolução da reprodução de vídeo é UHD 8K, 7680 x 4320, 60 fps, e o som é estéreo. 

A dobradiça Hideaway do Galaxy Z Fold2 é a mesma do Z Flip, possui um sistema de varredura, com minúsculas escovas internas para eliminar partículas de poeira. O mecanismo avançado permite um movimento de dobra preciso, em qualquer ângulo, entre 75 e 115 graus. Você consegue tirar fotos, fazer vídeos, somente com o telefone apoiado em si mesmo.

Um smartphone de última geração, aparência refinada, em tons discretos, com resposta rápida para movimentos suaves. Um dispositivo que surpreende e se mostra muito bem construído, você só precisa estar pronto para o preço elevado.

Conheça os prós e os contras desse celular dobrável

Smartphone Samsung Galaxy Z Flip – Melhor celular dobrável em concha

Contemporâneo nos detalhes. O Galaxy Z Flip tem um display grande, mas cabe no seu bolso. A tela é em vidro flexível e dobrável. O design permite ao smartphone dobrado, apoiar em si mesmo, tornando o dispositivo ainda mais versátil. Entenda porque esse celular dobrável da Samsung, é a nossa melhor escolha.

O display Infinity Flex do Galaxy Z Flip é Dynamic AMOLED, de 6,7”, uma experiência de visualização com HDR10+, em resolução de 2636×1080 pixels. A qualidade de imagem é excelente, traz alta definição de cores, contraste e detalhes aprimorados. É uma tela de vidro ultra fino, que permite uma visão plana, e mesmo sendo um celular dobrável, o desnível pode ser imperceptível nos filmes, jogos ou páginas da web, em tela cheia.

Z Flip dobra e mantém a posição travada em vários ângulos, essa estabilidade permite que ele tenha a função de um tripé, criando novas perspectivas para você posar e tirar fotos, ou filmar. A dobradiça Hideaway, no aparelho é um diferencial que merece destaque, é uma mecânica avançada, que possui tecnologia de varredura para repelir o pó, e segundo a Samsung, foi feita para durar, dobra após dobra, após dobra.

A câmera frontal do Z Flip tem 10MP, as câmeras duplas traseiras são 12MP f / 1.8 wide e 12MP f / 2.2 ultra-wide, com campo de visão de 123°, melhor para suas panorâmicas. Você pode configurar filtros exclusivos, e o Hyperlapse Noturno proporciona um novo efeito de traços luminosos nas imagens noturnas. No Z Flip a gravação de vídeos é 4K em UHD, e a qualidade é ótima, além de possuir um recurso de super estabilização, para facilitar quando você for gravar cenas em movimento.

Quando dobrado, o modo flex do smartphone, torna o dispositivo multitarefas, ou seja, são duas telas para você ter o controle dos apps na parte inferior, e a parte superior da tela fica para visualização. Use a Janela Multiativa para acessar dois aplicativos simultaneamente.

Mesmo com o dispositivo fechado, é possível visualizar na tela externa, uma pequena Super AMOLED de 1,1”, notificações, controle de áudio, chamadas, e até mesmo um visor de câmera.

São 256 GB de armazenamento, RAM de 8 GB, processador Snapdragon 865 Plus, e conexão via Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0. A bateria de 3.300mAh é para durar o dia inteiro, com maior aproveitamento de carga. Recursos robustos que otimizam o desempenho para filmes, jogos, ou simplesmente navegar na web.

O desbloqueio de tela é através de reconhecimento facial, escaneamento digital, PIN, padrão ou senha, esse smartphone é dual chip. Tem integração com aplicativos da Samsung como Bixby, Samsung Pay e Health, além de apps da Microsoft.

Entre os smartphones dobráveis, encontrados no mercado atualmente, é indiscutível que os modelos da Samsung são destaques, quem comprou o Z Flip 5G, elogia a ótima qualidade de imagem e os recursos robustos de hardware, já o preço, faz pensar.

Conheça os prós e os contras desse celular dobrável

Smartphone LG G8x Thinq Dual Screen – Melhor celular dobrável em preço

LG G8x Thinq Dual Screen é um celular dobrável Android, com características interessantes, do design ao hardware. O “Dual screen” ocorre com um display integrado, que serve de extensão para a tela do smartphone, e permite uma experiência aprimorada com maior espaço. Sendo que, esse display é removível e é compatível com outros dispositivos da LG. Sendo assim, você tem a opção de 2 telas, ou quando for conveniente, usar somente o celular.

Com o G8X você pode escolher como posicionar as telas, a dobradiça trava no ângulo desejado, e com articulação freestop, é possível girar até 360 graus. Dobre o smartphone como um laptop, e aumente a jogabilidade com uma tela para visualização e outra para o controle do jogo, ou mantenha no modo tenda para assistir filmes, confortavelmente.

A tela dupla permite que você responda um e-mail no teclado inteligente, e leia as mensagens, como também, navegue na web, enquanto acessa um app, e várias outras atividades combinadas. Porém, essas telas não funcionam como no Z Fold ou Duo, que expande um conteúdo em ambas as telas. Ou seja, no G8X Dual Screen, são duas telas, para dois conteúdos.

São telas de 6,4 polegadas OLED Fullvision, com resolução de 2340×1080 pixels. Um visor externo de 2,1”, que permite ver hora, notificações e mensagens, sem precisar abrir o celular.

O processador é um Snapdragon 855, RAM de 6GB, armazenamento de 128 GB, porém, essa capacidade pode ser expandida. O sistema operacional é o Android 9 (Pie), a bateria é de 4.000 mAh, e esse celular dobrável é um 4G. Tanto para multitarefas, em aplicações mais pesadas, como nos seus games, ele deve funcionar sem problemas.

O Dual Screen G8X ThinQ possui 3 câmeras: a frontal é de 32MP, e as duas traseiras, uma é de 12MP e a outra super wide de 13 MP. Os recursos permitem fotos de ótima qualidade, nitidez mesmo em movimentos rápidos. O Al Action Shot, ajusta automaticamente o ISO e a velocidade do obturador para minimizar o desfoque da foto, melhorando os efeitos nas imagens e nos vídeos.

Para desbloquear o LG G8X ThinQ você pode usar o reconhecimento Facial, e tem a opção de impressão digital integrada na tela. O preço desse celular dobrável da LG, é o mais atrativo das opções listadas. No entanto, é necessário um mecanismo robusto, para evitar problemas no encaixe, com o passar do tempo.

Conheça os prós e os contras desse celular dobrável

Smartphone Microsoft Surface Duo – Melhor celular dobrável em resolução

Pode até lembrar um mini laptop, mas é o finíssimo smartphone dobrável da Microsoft. O Surface Duo é um dispositivo de tela dupla, que permite uma experiência multitarefa personalizada para mobile. Você usa as duas telas simultaneamente, para funções diferentes. Arrasta itens de uma tela para outra, ou expande um único app para preencher ambas as telas. Usa o Zoom em vídeo chamada, e faz anotações com a caneta Surface na outra tela. É só dobrar uma tela para trás, e fazer ou receber uma chamada em seu smartphone.

A leitura em tela dupla por meio do aplicativo Kindle no Surface Duo é uma das experiências positivas desse dispositivo. Como também, acessar dois aplicativos, nas duas telas, com início simultâneo. Ou explorar sua biblioteca de fotos em uma tela, enquanto visualiza a imagem selecionada em outra. A caneta surface para você fazer anotações no smartphone, se encaixa magneticamente na lateral do dispositivo, mas você vai precisar comprar separado, porque ela não acompanha o Duo. 

As duas telas articuladas por uma resistente dobradiça de 360°, permitem ao Duo ficar em vários ângulos, que facilitam na hora de tirar uma foto, assistir a um filme, ou ter a tela inferior como um controlador para seus jogos.

A tela AMOLED possui uma das maiores resoluções, entre esses modelos de smartphones, é de 1800×2700 pixels. Os displays têm 5,6 polegadas, juntos são 8,1 polegadas, na diagonal o Duo é como um iPad Mini. O sistema operacional é o Android 10, processador Snapdragon 855, com 256 GB de armazenamento, RAM de 6 GB, e a conexão é 4G, Bluetooth 5 e Wi-Fi 5. A bateria tem capacidade para até 15,5 horas de reprodução de vídeo, ou até 27 horas de conversação.

O Surface Duo tem somente uma câmera frontal de 11MP, com zoom de até 7x, modo panorama, burst e de retrato, que possui controle de profundidade ajustável. A resolução de gravação de vídeo é 4K (2.160p), 60fps.

O conceito multitarefa é perfeito para o smartphone, afinal a Microsoft adaptou os aplicativos da família Office ao dispositivo, e visou produtividade no desenvolvimento do Duo. No entanto, considerando o preço, são vários os questionamentos sobre o Surface Duo não ter um Snapdragon mais recente, a RAM de somente 6 GB, e o fato de não ter suporte para 5G. Além do smartphone possuir só uma câmera, e ficar uma margem na dobradiça entre as duas telas.

Conheça os prós e os contras desse celular dobrável

Smartphone Motorola Razr 4G – Melhor celular dobrável em display externo

Compacto, como o padrão de um celular dobrável no formato de concha, ele cabe confortavelmente na sua mão e no seu bolso, porém, traz recursos de um smartphone moderno. O Motorola Razr possui um display Quick View, com função touch, que sem precisar abrir o aparelho, usando a câmera principal, você faz selfies. Além de ver e responder notificações, visualizar chamadas, é possível ouvir música. O que você acessar na tela externa, faz a transição para a interna, Flex View, no momento em que você abre o Razr.

O display externo é OLED de 2,7”, coberto por vidro curvo, tem resolução de 800 x 600 pixels. A tela interna do Razr é Plastic-OLED, no tamanho de 6,2”, com resolução de 2142 x 876 pixels.

Esse tipo de display flexível, não necessita ser duas telas, e consegue dobrar sem deixar vinco. Para isso, o sistema de dobradiça da Motorola é composto por partes móveis e placas de suporte em metal, que mantêm a rigidez e a forma do celular.

O processador é um Snapdragon 710, RAM de 6 GB e a capacidade de armazenamento é 128GB, o hardware do Razr tem bom desempenho para aplicativos, e jogos, o sistema operacional é o Android 9.0  Pie modificado pela fabricante.

Esse smartphone tem 2 câmeras, e recursos para imagens de qualidade. São uma em cada lado do aparelho, a câmera interna tem 5 MP e abertura de f/2.0, e a externa com 16 MP, abertura de f/1.7 e função Night Vision, que aprimora as fotos tiradas a noite. O som do Razr é bom, mas não é estéreo.

A bateria tem capacidade de 2.510 mAh, e ela deve durar o dia inteiro, mesmo com menor capacidade em relação aos outros modelos, o consumo do Razr é compatível, ou seja, não gasta tanto, e para carregamento rápido acompanha o Turbo Power de 15 Watts.

Para você desbloquear o acesso, na base da tela principal, está localizado o leitor de impressão digital. Esse smartphone é resistente a respingos de líquidos, no entanto, a Motorola não especifica certificação IP.

O design  flip é funcional e é possível termina uma chamada fechando o aparelho, esse recurso também protege a tela interna. Para uma selfie, é só girar o punho duas vezes para ativar a câmera. Se você agitar o braço duas vezes, liga a lanterna, e para entrar no modo não perturbe, basta colocar o Razr com a frente virada para baixo. Esse modelo pode não ser o ideal, se você espera uma lista de recursos avançados, mas tem vantagens.

Conheça os prós e os contras desse celular dobrável

Guia Do Comprador

Em nosso Guia do Comprador abordamos um ponto importante, sobre esses modelos de smartphones dobráveis.

No celular dobrável aparece um vinco no meio da tela? Em alguns modelos sim.

Parafraseando Drummond: e no instante em que você abre o smartphone, vai notar que tem “um vinco no meio do caminho”, porque ele capta um pouco de luz. No entanto, isso vai ser mais perceptível quando a tela for predominante branca ou preta. Esse vinco vai ser quase imperceptível, quando você assistir a um filme, assistir a vídeos, estiver jogando ou fazendo uma videochamada. Dois fatores podem contribuir para isso: o fato da iluminação, as cores dos pixels alternando. E muito, pode estar relacionado a questão do seu foco ser outro, e você estar imerso no conteúdo.

A tela dobrável é o elemento de maior destaque nesses smartphones, e a mecânica dessa dobra é o fator mais importante. Expandir ou compactar o espaço, vai da praticidade a experiência extremamente agradável, de visualizar um conteúdo em tela maior. Porém, um celular dobrável, dobra, e essa dobra necessita de um mecanismo, afinal é uma camada de vidro ultrafina dobrando e desdobrando, que segundo a Samsung, pode durar até 200 mil dobras. Então, ao passar o dedo é perceptível que existe uma dobradiça para fazer esse movimento, e ela acaba gerando um vinco perceptível no vidro.

Se isso pode ser um obstáculo, distrair você ou incomodar, a ponto que recursos de ponta percam a relevância, certamente não é o dispositivo ideal para você.

Design como do Huawei Mate X, que a tela dobra para fora do dispositivo, ocorre o oposto, aparece uma protuberância no display. Eles podem não surtir o efeito desejado, mas ocorrem mesmo em dispositivos topo de linha.

A maleabilidade para não existirem vincos nem protuberâncias, é a tecnologia ideal que ainda está por vir.

Conclusão

Qual o melhor celular dobrável? Segundo nossa avaliação, a melhor escolha é o Samsung Galaxy Z Flip, compacto sem deixar de ter um design refinado. Esse smartphone dobrável está repleto de recursos para proporcionar a melhor experiência de um dispositivo topo de linha. Com hardware robusto, tela Dynamic AMOLED, de 6,7”, e a resolução de 2636×1080 pixels, têm como resultado, desempenho e a qualidade de imagem aprimorados.

O Z Flip dobra em vários ângulos, essa estabilidade permite que ele tenha a função de um tripé, criando novas perspectivas para você posar e tirar fotos, ou filmar. A mecânica da dobradiça é uma das mais avançadas do mercado.

São 3 câmeras: frontal 10MP e 2 traseiras de 12 MP, sendo uma ultrawide, com visão de 123°, filtros e efeitos exclusivos, como o Hyperlapse Noturno. A gravação de vídeo é 4k UHD, e possui recurso de super estabilização. Use o modo Burst para tirar uma sequência de fotos muito rápida, e depois escolha calmamente as melhores.

Você pode receber chamadas na tela externa usando o modo alto-falante, atender e encerrar uma chamada dobrando e desdobrando o Z Flip. Ative o modo focus, que silencia por um tempo as notificações da sua lista personalizada de aplicativos.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha e obtenha a melhor experiência do seu smartphone dobrável.

FAQ

Samsung Galaxy Z Flip, compacto sem deixar de ter um design refinado. Esse smartphone dobrável está repleto de recursos para proporcionar a melhor experiência de um dispositivo topo de linha. Com hardware robusto, tela Dynamic AMOLED, de 6,7”.

O melhor de um smartphone, que pode ser um mini tablet a qualquer momento. O Galaxy Z Fold 2 deixa claro como é simples, fazer essa transição funcionar perfeitamente.

No entanto, isso vai ser mais perceptível quando a tela for predominante branca ou preta. Esse vinco vai ser quase imperceptível, quando você assistir a um filme, ver vídeo.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados