Quais celulares possuem as melhores câmeras?

Escolha Premium

Melhor para o seu bolso

Celulares com as melhores câmeras

Com o avanço da tecnologia as câmeras de celulares têm se tornado cada vez mais eficientes. Este fator faz com que a funcionalidade seja um ponto decisivo na escolha de um celular para grande parte das pessoas. Neste artigo você vai conhecer as melhores câmeras de celulares disponíveis no mercado. Entenda as semelhanças e diferenças de funções e como impactam o preço total do aparelho.

Existem diversos celulares com câmeras ótimas. Cada marca investe em uma característica diferente. Pode ser um conjunto com múltiplas câmeras, sensores com uma grande quantidade de megapixels, zoom de longo alcance e até mesmo tecnologias diferenciadas como as câmeras retráteis.

Também é importante entender que as câmeras tem sua usabilidade julgada não apenas em como podem fotografar mas também filmar. Portanto é bom levar em consideração os múltiplos fatores que contribuem para a sua qualidade.

Elas podem ser um fator importante que afeta diretamente no preço do aparelho, no entanto, não são responsáveis pelo valor final. Por isso, não necessariamente o celular mais caro deve ter a melhor câmera. Está em dúvida? Não se preocupe, aqui você pode encontrar todas as informações que precisa para escolher a melhor câmera.

Recomendações

Uma boa câmera pode desempenhar diversas funções. Talvez você só queria uma para tirar fotos do dia a dia na sua casa ou quando vai sair. Você pode também ser alguém que filma muito e está sempre passeando por aí. A solução para tudo isso pode parecer simples: uma câmera de qualidade. No entanto, o que pode funcionar para uma ocasião nem sempre pode para outra. Por isso ao falar de câmera neste artigo você vai entender para que serve cada função e assim poder decidir se a mesma é realmente compatível com o que precisa.

Escolha Premium

O sistema de câmera Pro deixa as fotos em pouca luz claramente melhores graças ao LiDAR. Essa tecnologia ainda oferece foco automático até 6 vezes mais rápido em pouca luz. Sua câmera grande-angular capta 27% mais luz, aumentando o nível de detalhes e a nitidez do foco. Já sua nova estabilização óptica de imagem faz 5 mil ajustes por segundo.

Nossa recomendação

O celular da Samsung possui sensor principal de 108 MP, para fotos ricas em detalhes mesmo usando o zoom. O mesmo tem câmera telescópica de 48 MP, com zoom óptico de 4 vezes e híbrido 10 vezes, com o qual é possível combinar as lentes para chegar ao “Space Zoom” de 100 vezes. É possível ainda fazer gravações em até 8K. Já a câmera frontal conta com 40 MP, HDR automático e gravações de vídeo também em 4K.

Melhor para o seu bolso

O smartphone Xaomi Redmi Note 9 tem um conjunto quádruplo de câmeras. A principal é de 48 MP.  Todas fazem o uso de recursos de inteligência artificial para entregar as melhores fotos que adaptam as configurações das imagens dependendo do cenário. A câmera frontal é de 16 MP, capaz de fazer vídeos em câmera lenta com até 120 FPS com recurso de embelezamento.

Itens que você também pode se interessar:

Como é possível perceber até aqui, os celulares variam de qualidade da imagem até espaço de armazenamento. Portanto é importante as opções são as mais diversas e também influenciam no preço do aparelho. A seguir você pode conferir se é possível ter uma câmera de qualidade sem gastar muito. E até mesmo investir em uma boa câmera assim como em um celular de qualidade ao mesmo tempo.

Celulares com as melhores câmeras

Índice

Mini Guia de Compra

Muitas vezes quando as pessoas vão escolher um celular levando em consideração a câmera, apenas se atentam a resolução da imagem. No entanto, existem diversos outros fatores que podem contribuir para a usabilidade do usuário. A diferença entre usar para fotos ou vídeos, por exemplo, pode ser essencial na hora de escolher o melhor modelo.

Se pretende filmar na rua repare na qualidade do cancelador de ruídos. Neste caso também vale a pena se atentar se atentar a especificações que citem filmagem de ação e qualidade do zoom. Pense também no ambiente em que a maioria das filmagens devem ocorrer. É essencial ter uma visão noturna de qualidade?

Se o seu foco são fotos, reparem na qualidade das fotos e se a aplicação de outros efeitos como zoom afetam sua qualidade. Muitas das descrições focam em mencionar a câmera traseira, já que é a mais potente em todos os celulares. Porém, se você também quer aproveitar a câmera frontal para selfies de qualidade, veja quais são as diferenças entre uma e outra.

O processador também é um atributo importante para o bom funcionamento do aparelho. Assim como espaço de memória e extra para cartão de memória caso precise. Uma sessão de fotos seja profissional ou mesmo em seu fim de semana gera bastante conteúdo e você não vai querer ficar decidindo o que apagar e manter na hora. Todos esses componentes agregam valor à sua câmera.

iPhone 11 Pro - A melhor câmera para filmagens

Esse smartphone conta com modo noite na grande-angular e ultra-angular o que aumenta sua capacidade em registrar cores naturais nos ambientes com baixa iluminação. Além disso, a nova câmera grande-angular agora captura 27% mais luz. O iPhone Pro Max ainda possui o melhor sistema de câmera Pro em um iPhone e alcance de zoom óptico de 5x.

Samsung Galaxy S20 Ultra - O melhor zoom e processador

Este modelo da Samsung se destaca pelo potente zoom capaz de gravar de longas distâncias sem perder a qualidade da imagem. Sua filmadora também não fica para trás e conta com foco muito ágil e sistema de estabilização bastante eficiente.

Xiaomi Redmi Note 9 - O melhor foco automático com câmera macro

Sua câmera macro permite chegar bem perto do que deseja fotografar e mantém a qualidade da foto quando neste modo. Além disso, a ultrawide registra ótimas fotos com ângulo bastante aberto.

LG Velvet - Cancelamento de ruídos excelente

O aparelho conta com inteligência artificial que melhora a qualidade das fotos. Seu modo ASMR amplifica o som para destacar até os detalhes mais sutis do áudio. Além disso, existe a opção de usar o efeito “bokeh” para som com destaque para voz de quem estiver mais perto do celular.

Motorola Moto G8 Plus - A melhor filmadora de ação

Sua câmera de ação é ótima para vídeos com lente ultrawide. Isso garante vídeos mais estáveis mesmo em movimento. Seu modo noturno também é bastante eficiente. Outro ponto interessante é o fato de permitir filmar com o celular na vertical, enquanto o vídeo é gravado na horizontal.

Huawei P30 Pro - Hardware potente

Seu sensor principal tem 40 MP, enquanto a câmera secundária possui 8 MP e zoom óptico de 5 vezes. A terceira conta com 20 MP e lente ultra-wide, já a quarta é um sensor ToF para fotos perfeitas no modo retrato. O aparelho ainda possui processador Kirin 980, 8 GB de memória RAM e armazenamento interno de 256 GB.

Guia do comprador

Como escolhemos os modelos de celulares com boas câmeras?

Quando se pensa em qualidade de imagem, as pessoas logo associam à resolução de imagens e vídeos. Isso é essencial para o bom funcionamento da câmera. Portanto fique atento quanto a essas descrições. No entanto, existem outros fatores igualmente importantes.

É muito comum entre as gerações mais recentes de smartphones ter várias câmeras. Isso acontece pois cada uma delas exercem melhor determinadas funções. Algumas podem ter um zoom mais eficiente, enquanto outras podem ser melhores para filmar. É aí que entram os outros recursos que devem ser levados em consideração.

Se você pretende filmar, preste atenção se a câmera suporta esse tipo de uso adequadamente. Veja se conta com um bom cancelamento de ruídos caso precise usar ao ar livre. Se vai movimentar muito uma câmera adequada para ação, é essencial. Já se pretende usar para selfies invista em um celular com uma câmera frontal mais potente.

Armazenamento interno é importante?

Quanto mais pixels suas fotos tiver, mais espaço deve ocupar no armazenamento interno. Se, por exemplo, uma memória de 2GB consegue armazenar, em média, 1000 fotos de 5MP. Portanto, leve em conta a quantidade de fotos que deve usar e a possibilidade de transferir ou apagar as mesmas.

Se o seu objetivo for fazer fotos para redes sociais, saiba que uma câmera de celular com 5MP é suficiente. Com essa qualidade é possível realizar imagens com poucos ruídos e um bom nível de detalhes, sem ocupar muito espaço na memória. No entanto, se pretende imprimir as fotos elas devem ter mais qualidade.

Agora se o seu objetivo são vídeos, é importante investir em um celular com um bom sistema. Dessa forma você não corre o risco de perder suas imagens. Caso o aparelho não tenha espaço para guardar e processar o seu vídeo pode causar perda de seu material.

Se no caso for investir em um cartão de memória externo leve em consideração o quanto mais irá gastar. Esse cálculo simples pode significar que um modelo de celular é mais viável que o outro. Veja também se o aparelho permite um espaço para isso.

O que saber sobre câmera de celular frontal

Esse é um fator essencial para quem gosta de fazer selfies. Geralmente, as câmeras de celular frontais têm resolução menor que a traseira. No entanto, são ideias para um vídeo ou uma videoconferência. Se esse é seu objetivo, repare se na descrição do aparelho é mencionado algo sobre a câmera frontal.

Alguns smartphones possuem funcionalidades como disparador de fotos acionado por movimento, o que facilita tirar a selfie. Outros contam com funções como sensor ToF, também usado para desbloqueio facial.

Outros recursos básicos são megapixel e zoom que podem variar de acordo com a câmera do aparelho. Por isso fique atento a qual descrição está sendo feita no anúncio. Geralmente a atenção maior aos detalhes é colocada na câmera traseira, mas sempre existem descrições da câmera frontal.

O que determina uma boa lente?

No geral, as melhores lentes são as de vidro. Câmeras de celular de alta qualidade possuem uma sobreposição de pequenas lentes, que favorecem a captação da iluminação e assim uma imagem de melhor qualidade. Por isso existem mais de uma câmera nas gerações mais modernas de smartphones.

Essa característica permite mudar a abertura de acordo com as características do ambiente. Seja quantidade de luz ou foco necessários para melhorar a imagem. Por isso é importante reparar em como são descritas as funções de acordo com a luz e movimento. Se a câmera é boa para a noite, se o zoom é capaz de manter a qualidade de detalhes etc.

Repare também nas funções extras descritas para além dos megapixels. Isso é capaz de determinar quais são as principais características de cada lente. Desta forma você pode entender de maneira mais simples o quê aquela câmera é capaz de fazer e quais são seus limites.

Pretende usar sua câmera para gravar vídeos? Entenda como escolher a melhor

Muitas pessoas buscam uma boa câmera de celular para gravar vídeos. Esta é uma forma prática de investir em uma boa filmadora sem gastar dinheiro extra em uma câmera. Se você está começando a gravar vídeos para redes sociais esse pode ser um ótimo investimento. Muitos smartphones já filmam em HD, Full HD e até Ultra HD.

As câmeras de celular mais modernas do mercado não deixam nada a desejar em comparação à uma câmera filmadora. Mas é importante lembrar que é preciso um processador potente e uma quantidade razoável de memória para realizar esses vídeos. Quais problemas neste quesito podem gerar perda do material filmado e má funcionamento geral do aparelho.

Existem também outras funcionalidades e efeitos extras que uma câmera de celular pode possuir. Alguns exemplos são filtros e recursos de edição, detector de sorriso, timer ou disparador automático e até recursos para fotos panorâmicas.

Conclusão

Escolher a melhor câmera para celular pode parecer um pouco desafiador. Isso porque as opções são muitas. No entanto, uma vez que você entende o que está procurando pode ser bem fácil. Por isso levando em consideração as principais demandas de quem busca esse tipo de aparelho, como qualidade geral da câmera para vídeos e fotos e preço na média, sugerimos Samsung Galaxy S20 Ultra.

O celular da Samsung conta com sensor principal de 108 MP, que proporciona fotos ricas em detalhes mesmo usando o zoom. O smartphone ainda possui câmera telescópica de 48 MP, com zoom óptico de 4 vezes e híbrido 10 vezes. Com este recurso é possível combinar as lentes para chegar ao “Space Zoom” 100 vezes. Você pode ainda fazer gravações em até 8K. Além disso, a câmera frontal conta com 40 MP, HDR automático e gravações de vídeo também em 4K.

O que achou do artigo? Você conseguiu decidir qual o celular com a melhor câmera?

Caso você esteja procurando celulares com um preço mais em conta, confira essa lista aqui com dicas super legais.

Divida conosco sua escolha e deixe sua opinião. Curte e compartilhe essas dicas com seus amigos que também querem adquirir smartphones com boas câmeras!

Deixe suas dúvidas, críticas ou elogios nos comentários!

FAQ

As gerações mais recentes de smartphones possuem HDR automático, gravações em 4k, MP acima de 40 e zoom óptico.

Uma boa câmera possui lente ou um conjunto de lentes de vidro, com longo alcance focal e ampla abertura.

O que indica a resolução da fotografia de uma câmera é a quantidade de megapixels. Já a resolução dos vídeos é indicada pelas siglas HD, FHD ou UHD/4K.

Sim. Muitos smartphones já filmam em HD, Full HD e até Ultra HD.

Não. A câmera traseira tem a resolução maior, enquanto a frontal, menor. Em ambos os casos, as câmeras podem ser duplas ou triplas.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados