Quer melhor jogabilidade? Confira o melhor controle de celular

Era uma vez, gamers que buscavam melhorar suas habilidades em jogos para celular. Só que em um mundo de comunicação frenética, com informações crescendo exponencialmente na web, se tornava muito difícil obter informações relevantes e privilegiadas. 

E a dispersão crescia em total descontrole em frente a uma tela touch, e causava sérios problemas na jogabilidade. Até que… A gente para, analisa e resolve virar esse jogo.

Se você quer aprimorar suas habilidades, ter experiências interativas únicas, fazer uma viagem inesquecível em suas jogatinas, vem conhecer 5 dos melhores controles para jogar no celular.

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções, conheça nossas 3 recomendações de controle para celular.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

Projetado para jogos MOBA e FPS, o GameSir G5 é um top de linha da marca, para Android e iOS. São muitas funções que aumentam jogabilidade, se destaca nos games de tiro, ação e luta, o mais caro entre as três opções.

Nossa recomendação

Nossa melhor escolha tem suporte para smartphones e tablets Android, iOS, PC e Nintendo Switch. Conectividade via Bluetooth 4.0 e dongle de 2,4 GHz. Botões programáveis, giroscópio de 6 eixos. Porém o controle não tem textura emborrachada e o conector para o PC é um pouco grande.

Melhor para o seu bolso

O controle de celular da Ípega tem várias avaliações positivas dos usuários, é o menor preço entre as opções. Os botões são semelhantes a um Xbox. Compatível com a maioria dos jogos para Gamepad baixados na Google Play Store, mas não é indicado para Free Fire.

Você também pode se interessar por algum dos outros controles.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa dos controles de celular. As melhores opções de compra, em diferentes categorias

Melhor joystick para celular

Índice

Mini Guia

As opções de controles para jogar no celular são muitas. Se você quer encontrar o melhor controle para celular, precisa considerar algumas questões e alguns requisitos, como por exemplo: você quer comprar um controle robusto, com muitas funções, porque você é jogador assíduo – um gamer.

Ou as jogatinas são pontuais, nos momentos que o tempo se alia com a diversão, e um controle para celular com bons recursos já atende perfeitamente suas necessidades. Outro ponto, os seus jogos preferidos: foco em MOBA e FPS? Ou todos?

Procure observar requisitos básicos como: compatibilidade com Android, iOS e PC, conexão Bluetooth, tamanho do controle em relação ao celular ou tablet, ergonomia e autonomia da bateria. E tão importante quanto tudo isso, é você conhecer e saber exatamente quais os recursos do seu celular.

No mercado é possível encontrar uma variedade imensa de modelos de controles para jogar no celular e muitas informações. No entanto, não é tão fácil assim ter dados relevantes, que realmente ajudem você a encontrar o seu controle ideal.

O objetivo do Mini Guia é essencialmente esse, reunir em um só local informações importantes, que podem ajudar você a não perder tempo. E principalmente fazer a melhor escolha, encontrar o melhor controle para o seu celular.

O Mini Guia traz duas marcas que são líderes de mercado e referência em qualidade: GameSir e Ípega.

Confira abaixo!

Controle GameSir G5 - Melhor em recursos de funções

Projetado para jogos MOBA e FPS, o GameSir G5 é um top de linha da renomada marca, para Android e iOS. Esse controle para celular tem funções interessantes para sua jogabilidade, e vai se destacar nos games de tiro, ação e luta.

Nos jogos em que a precisão é tudo o GameSir G5 é excelente. A conexão é Bluetooth 5.0 e tem Chip para diminuir “input lag”. Compatível com Android 8.0 ou posterior, iOS 9.0 ou posterior. Seu valor é mais alto quando comparado aos outros joysticks para celular, no entanto, os recursos do G5 se destacam.

Conecte o dongle USB do teclado e um mouse sem fio à porta USB do GameSir G5 e você pode jogar diversos jogos mobile com teclado e mouse.

Layout com botões circundantes, botões extras configuráveis, joystick e como diferencial o disco deslizante no estilo trackpad. São mais de 30 botões de funções, D-pad de 8 direções, e botão para trocar de GameSir Input para Xbox Input em um PC.

Considere que para aproveitar todos os recursos que esse controle oferece, e são muitos, você vai precisar fazer uma série de configurações. Use o aplicativo GameSir World, e você vai constatar que o potencial desse controle para celular é gigante.

O G5 tem bateria com autonomia de 10 horas, e o tempo de carregamento entre 2 a 3 horas. A ergonomia é adequada para a maioria das pegadas, já o punho ergonômico aprimora a jogabilidade.

O design, diferente de outros controles para celular, é sóbrio, entre preto e cinza, somente alguma luz azul no centro.

Conheça os prós e os contras desse controle de celular

Controle GameSir T4 Pro - Melhor em multiplataforma

O T4 Pro é compatível com smartphones e tablets Android (Android 8.0 ou posterior), iOS (iOS 13.0 ou posterior), Windows PC (Windows 7 ou posterior) e Nintendo Switch. Suporta jogos do Apple Arcade, e jogos que tenham certificados MFi.

A conectividade é excelente, via Bluetooth 4.0 ou dongle de 2,4 GHz. Interface padrão do tipo C, carregamento mais rápido e menos latência.

Botões programáveis com configurações altamente personalizadas, facilitam para você controlar com precisão velocidade do movimento, velocidade de ataque e intensidade de ataque dos personagens do jogo.

Os botões de ombro lineares do GameSir T4 Pro podem fornecer vários estágios de desempenho, os manípulos analógicos são precisos, com boas respostas. Os 4 botões traseiros, vão ser úteis e melhorar a jogabilidade, em games de última geração.

Um giroscópio de 6 eixos, integrado, consegue capturar seus movimentos mais sensíveis com maior precisão, como no jogo Switch – The Legend of Zelda: Breath of the Wild ao lançar as flechas. Ou no Mario Kart 8, manter um alto grau de precisão.

Esse controle de celular, tem 2 motores de vibração assimétricos, que melhoram a imersão no jogo, com uma experiência mais realista.

A ergonomia desse joystick para celular foi projetada para maior conforto, mesmo se você jogar por horas, o revestimento do controle é texturizado.

O design lembra o controle do Switch Pro que por sua vez, lembra muito o Xbox, porém o T4 Pro é bem leve. Esse controle para celular possui iluminação LED backlight, um bonito efeito de arco-íris. No entanto, isso interfere na autonomia de tempo da bateria.

Mesmo com uma bateria de grande capacidade de lítio – 600 mAh, quem comprou relata cerca de 8 horas de jogo, e menos de 2 horas para recarga.

Conheça os prós e os contras desse controle de celular

Controle Ípega PG 9076 - Melhor em controle padrão

O Ípega PG 9076 é compatível com Android, PC e suporta iOS com “Jailbreak”. A conexão é 2.4GHz Wireless e Bluetooth V2.1. O controle possui os mesmos botões de um Xbox.

Vem com função de aceleração Turbo poderosa e rápida, e no modo mouse tem função multimídia.

É compatível com a maioria dos jogos para Gamepad baixados da Google Play Store. Entre eles estão: Shadowgun, Modern Warfare 5, Asphalt, Contract, Metal Slug, Wild blood, Dungeon Hunter, Zombie, FC emulator, GBA emulator, arcade emulator, SFC emulator.

Não é o melhor controle para Free Fire.

O Ípega 9076 é feito de material ABS, o design ergonômico é confortável para longas horas de jogo. O controle se adapta bem em smartphones com telas de 4 a 6 polegadas, o que o torna compatível com a maioria dos celulares do mercado.

A bateria é embutida, com capacidade de 400 mAh, funciona durante 6 até 10 horas, o tempo de carregamento varia entre 1 e 2 horas, através de um cabo USB. Esse controle de celular da Ípega tem várias avaliações positivas dos usuários.

Conheça os prós e os contras desse controle de celular

Controle GameSir F4 Falcon - Melhor em controle gatilho

Marca líder em mobile gamer, a GameSir deixa isso claro no F4 Falcon. A intenção é que o controle de celular do tipo gatilho, quando dobrado pareça um falcão em repouso, e quando aberto seja um falcão ágil ao perseguir uma presa.

Foram felizes na analogia e no que se refere ao desempenho do dispositivo.

O F4 Falcon não possui botão para ligar o controle, quando você abrir e encaixar no smartphone, ele vai ligar automaticamente. A conexão é Plug-and-Play, os leds acendem para você saber que está ativo e o gatilho passa a fazer parte do seu celular.

Segundo a GameSir o F4 elimina a latência da conexão, 4 vezes mais rápido, que um controle Bluetooth. Ele é compatível com iOS e Android.

São 2 botões, 2 gatilhos e 4 modos de explosão: 1 tiro no modo normal, 3 tiros, 6 tiros e 9 tiros em sequência, melhor jogabilidade, principalmente em jogos FPS.

Os botões foram testados para ter uma vida média de até 5 milhões de cliques.

Apesar do seu tamanho pequeno, pode ser estendido para encaixar a maioria dos smartphones do mercado, perfeito em telas de 6.2 a 6.7 polegadas, a pegada fica confortável.

A bateria dura até 40 horas, levando 2 horas para ser carregada, vem com cabo USB para carregamento.

Ideal para jogos de tiro e Battle Royale, esse controle de celular suporta qualquer jogo, em que os botões virtuais possam ser arrastados. E pode surpreender em games como PUBG, Call of Duty, Free Fire, Knives Out, Rules of Survival.

Conheça os prós e os contras desse controle de celular

Controle Ípega PG 9025 - Melhor em custo benefício

O PG-9025 da Ípega é considerado um dos melhores joystick para celular em relação ao custo/benefício. Tem suporte para a maioria dos grandes jogos e simuladores.

A conexão é via Wireless e o Bluetooth 3.0, que suporta até 10 metros de distância de smartphones Android (Android V2.3 ou superior) e iOS (versão 4.3 ou superior), além de poder ser conectado à tablets e computadores. 

Esse controle para celular da Ípega é bem completo, em relação a sua capacidade de configuração do: Gamepad, iCade, SPP Mode e Keyboard.

Além da função gamepad conseguir controlar música no celular, a SPP Mode a partir do app My Ípega Games, potencializa os recursos de compatibilidade com jogos. O PG-9025 se destaca em configurações para Android mais do que no iOS.

O sistema de botões desse controle de celular faz lembrar o Xbox 360. São 19 botões, sendo que os analógicos quando pressionados para baixo ativam mais 2 funções, O PG-9025 possui D-Pad, 2 analógicos, botões de ação, gatilhos traseiros e botões com função multimídia.

Mas o controle não possui sistema de vibração. A bateria de lítio (38mAh), traz uma autonomia de até 20 horas de uso contínuo, com um tempo de carregamento de 2 horas.

Um gamepad compacto, com design diferenciado, a superfície é em textura emborrachada na cor preta e tem detalhes em vermelho. Você encaixa perfeitamente no braço retrátil do PG-9025 um dispositivo de até 6 polegadas, sem riscos de queda.

No entanto, o clipe que fixa o celular não permite regular ângulo de encaixe, e smartphones grandes podem forçar o joystick. Já com relação a ergonomia, se você tem mãos grandes, pode sentir algum desconforto depois de horas de jogatina.

Conheça os prós e os contras desse controle de celular

Guia Do Comprador

O Guia do Comprador reúne informações que você deve considerar, na hora de escolher o melhor controle para jogar no celular, confira.

Como usar o controle no celular?

Você vai acoplar o celular no controle, se esse joystick for plug-and-play ele vai ligar automaticamente. Caso contrário, é preciso fazer o pareamento do controle com seu smartphone via Bluetooth.

Tanto o Android como o iOS em versões compatíveis irão detectar o dispositivo como controle para jogos de forma automática.

É simples, veja: ligue o Bluetooth do controle. No seu smartphone vá em Configurações > Bluetooth > Ative o recurso > Encontre na lista de “dispositivos disponíveis” o seu controle para jogo e conecte-se.

Você também pode aprender como utilizar controles Bluetooth em qualquer jogo para celulares Android.

Como escolher um bom controle para celular?

O que você precisa saber:

Conclusão

Em nossa análise, a melhor escolha entre os cinco controles para jogo no celular, fica com o GameSir T4 Pro, levando em conta a compatibilidade com dispositivos e os recursos disponíveis no joystick.

Esse controle tem suporte para smartphones e tablets Android, iOS, PC e Nintendo Switch. A conectividade é excelente via Bluetooth 4.0 ou dongle de 2,4 GHz.

Botões programáveis, configuração altamente personalizada, botões de ombro lineares, botões traseiros, giroscópio de 6 eixos integrado e os motores de vibração, potencializam a sua jogabilidade e trazem melhor experiência imersiva.

Suporta um número grande de jogos, como os do Apple Arcade e jogos que tenham certificados MFi.  Se você gosta de luzes em controle de jogo, esse tem iluminação LED backlight.

A ergonomia foi pensada para horas de jogo com conforto, e bateria com cerca de 8 horas de autonomia. Além do que a GameSir é uma marca líder em mobile gamer, certamente o custo é compensado pelos benefícios do T4 Pro.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha de controle para celular!

FAQ

Você vai acoplar o celular no controle, se esse joystick for plug-and-play ele vai ligar automaticamente. Caso contrário, é preciso fazer o pareamento do controle com seu smartphone via Bluetooth.

GameSir F4 Falcon. A intenção é que o controle de celular do tipo gatilho, quando dobrado pareça um falcão em repouso, e quando aberto seja um falcão ágil ao perseguir uma presa.

GameSir T4 Pro, levando em conta a compatibilidade com dispositivos e os recursos disponíveis no joystick.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados