September 11, 2020
Sem respostas

Guia Completo para comprar Aspirador de Pó: O que você precisa saber para comprar um aspirador?

Todo mundo gosta de uma casa limpa e arejada. Porém, para alcançar esse resultado é necessário dedicar algum tempo e energia ao trabalho de limpeza do ambiente. Mas com a rotina cheia de compromissos e, consequentemente, com o cansaço do dia-a-dia, separar um tempo para limpar a casa da forma correta nem sempre é possível. Felizmente, hoje podemos contar com o aspirador de pó para nos ajudar nesse aspecto, já que ele substitui itens comuns de limpeza – a boa e velha vassoura, o rodo e o pano úmido – e agiliza esse processo.

Índice

Esse eletrodoméstico atrai muitos consumidores por apresentar várias funcionalidades, podendo ser utilizado para a aspirar o piso, os móveis, tecidos, tapetes, entre outros objetos que acumulam poeira, ácaros e sujeira. Até o carro pode ser higienizado com o aspirador de pó!

Além disso, ele é prático, fácil de usar e ainda permite que você termine sua faxina bem mais rápido do que se você utilizasse objetos convencionais de limpeza. Por isso, pessoas que sofrem com alergia ou animais que soltam pelo em casa, gostam de investir nesse aparelho.

Contudo, com tantos modelos de aspirador de pó disponíveis no mercado, você pode se perguntar – como escolher o melhor aspirador de pó? Afinal, se você escolher o modelo errado, não vai conseguir limpar a sua casa direito e ainda vai jogar dinheiro fora. E foi pensando nisso que resolvemos compartilhar esse guia, para te ajudar a entender, de uma vez por todas, que existe um aspirador de pó ideal para cada tipo de usuário e para atender as suas necessidades.

Como escolher o melhor aspirador de pó?

Antes de te apresentarmos os tipos de aspiradores de pó disponíveis no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens, precisamos te explicar alguns critérios que você deveria levar em consideração durante o processo de compra.

Afinal, cada tipo de aspirador de pó possui funcionalidades específicas, que o tornam mais adequado para um tipo de usuário. Por isso, para te ajudar a ter clareza durante o processo de escolha, separamos 7 pontos nos quais você deveria prestar atenção antes de escolher seu aspirador de pó.

Tipos de aspirador de pó

Nós já te apresentamos os melhores aparelhos de aspirador de pó, mas conhecer os critérios de escolha e os modelos disponíveis no mercado também é fundamental para te ajudar a escolher o aparelho certo.

Por isso, nos próximos tópicos vamos de apresentar os principais modelos, incluindo as vantagens e desvantagens de cada um deles, para te ajudar a escolher corretamente.

Aspirador de pó vertical

O aspirador de pó vertical apresenta uma aparência semelhante a uma vassoura, em função do seu design longilíneo e comprido. Esse formato facilita o manuseio do aparelho, além de torná-lo mais fácil para transportar e armazenar, já que não ocupam muito espaço.

Esse modelo de aspirador é muito indicado para pessoas que desejam fazer uma limpeza leve e frequente em áreas pequenas e que desejam preservar sua coluna e sua postura, porque você não precisa se abaixar para limpar cantos e frestas. Além disso, esse tipo de aparelho é muito eficaz na eliminação da sujeira e poeira de tapetes e pisos em geral, além de ser muito prático para limpar cantos e frestas de difícil acesso.

Alguns aspiradores de pó vertical ainda contam com uma unidade removível, o que facilita a limpeza de objetos e áreas específicos, como estofados, roupas de cama e o interior do carro. Porém, o peso do equipamento pode incomodar alguns consumidores, já que existem exemplares que podem chegar a até 10 kg, dificultando a locomoção do aparelho pela casa. Além disso, esse modelo é conhecido por emitir mais ruído do que os outros, desvantagem que deve ser considerada para quem prefere um modelo mais silencioso.

Aspirador de pó com saco

O aspirador de pó com saco é o modelo ideal para quem tem alergia, já que toda a sujeira aspirada é transferida diretamente do tudo para a sacola, que permanece fechada, ou seja, o usuário não precisa entrar em contato com esse recipiente, a não ser para realizar o descarte, que deve ser realizado quando o saco atingir o limite de capacidade.

Vale lembrar que, por conta do uso desse saco, esse modelo não precisa de vários níveis de filtragem para realizar a limpeza de forma eficiente. Por isso, ele possui um funcionamento mais simples e um preço mais acessível. Porém, geralmente, os aspiradores de pó com saco possuem dimensões maiores, o que pode dificultar o seu armazenamento.

Mas apesar de ter um preço mais baixo, você terá que comprar sacos toda vez que for trocá-lo, já que esse item é descartável. Além disso, ao comprar o seu aspirador de pó com saco, verifique se a marca desenvolve sacos específicos para o seu equipamento, caso contrário você pode investir dinheiro no modelo de saco errado.

Aspirador de pó sem saco

Os modelos de aspirador de pó sem saco se destacam por serem econômicos e ecologicamente corretos, uma vez que não necessitam de sacos de papéis descartáveis para realizarem a limpeza. Nesse caso, toda a sujeira é armazenada num recipiente plástico do aparelho. Assim, basta removê-lo e jogar a sujeira no lixo, processo que pode ser realizado quantas vezes você quiser. Porém, é recomendável realizar a higienização desse compartimento pelo menos a cada 15 dias.

Esses aspiradores de pó sem saco também se destacam por, na maioria das vezes, apresentarem várias opções de bocais, cada um deles com uma finalidade específica, como bicos e escovas. Além disso, esse modelo geralmente apresenta uma alta potência e um porte médio. Por isso, esse equipamento é indicado para quem tem muito espaço para aspirar, já que ele possui uma excelente capacidade de aspiração.

Porém, o aspirador de pó sem saco geralmente tem um preço mais elevado do que o modelo com filtro, emite mais barulho e é mais suscetível a problemas no motor, em função do risco de contato direto com os resíduos aspirados.

Aspirador de pó e água

Um aspirador de pó e água se diferencia dos demais modelos por ser capaz de aspirar rejeitos sólidos e líquidos. Ou seja, você não precisar usar um pano quando derramar alguma bebida no seu sofá ou tapete, já que você pode utilizar simplesmente utilizar esse aparelho, que vai retirar o resíduo líquido com muito mais eficiência que o pano comum. Além disso, ele ainda pode ser útil para secar o seu tapete ou estofado.

Por isso, ter um aspirador de pó e água é muito útil na limpeza doméstica, já que promove uma limpeza mais completa, já que são mais práticos e versáteis, podendo ser utilizados até mesmo em áreas externas. Porém, por conta dessas funcionalidades e por ser um modelo mais avançado, esse aparelho geralmente é encontrado com um preço mais alto do que outros modelos.

Outra desvantagem desse modelo está relacionada a produção de ruído. Por apresentar uma função dupla, o aspirador de pó e água possui uma potência maior do que outros modelos mais básicos e, por isso, tendem a emitir mais barulho.

Robô aspirador

O robô aspirador é produzido com uma tecnologia inteligente e inovadora, capaz de unir a praticidade e a comodidade em um único produto. Afinal, a grande vantagem desse modelo é que você não precisa nem varrer, nem aspirar, já que ele funciona de forma autônoma, ou seja, você não precisa perder o seu tempo controlando o equipamento.

Por isso, você pode ligar o aparelho e deixar que ele trabalhe sozinho, enquanto você se dedica a outras atividades. Sua única função é manter sua bateria carregada, para que ele seja capaz de realizar seu trabalho, já que ele não possui fio. E não se preocupe com possíveis quedas ou obstáculos, uma vez que esse modelo é equipado com sensores capazes de identificar sujeira, paredes e escadas, evitando a queda.

Existem robôs aspiradores que permitem o agendamento de dia e horário para o início da limpeza, enquanto outros aparelhos são associados com aplicativos de celular, permitindo que você controle o equipamento de forma remota. Além disso, esse modelo também é capaz de penetrar nos lugares mais difíceis e pode ser equipado com a função antibactericida e anti emaranhamento, que diminui o risco de acidentes com pelos de animais domésticos. Por isso, esse aparelho é perfeito para quem tem algum pet em casa.

Dessa forma, você pode perceber que o robô aspirador certamente vai te auxiliar na manutenção da limpeza do ambiente, principalmente do piso. Porém, mesmo que ele seja potente e eficiente, esse modelo não conseguirá retirar toda a sujeira do ambiente e não é tão eficiente quanto outros tipos de aspiradores. Outro ponto negativo é que eles precisam ser equipados com um grande reservatório, para conseguirem aspirar a sujeira de forma autônoma.

Aspirador de pó para carros

O aspirador de pó para carros ou automotivo é capaz de aspirar substâncias sólidas ou líquidas encontradas no interior do veículo e pode vir acompanhado de vários acessórios para te ajudar na limpeza. Ou seja, esse é um excelente investimento para quem deseja manter seu carro limpo, especialmente se esse veículo for importante no seu trabalho.

E apesar do nome, esse equipamento pode ser muito útil para ser utilizado na manutenção da limpeza da sua casa. Afinal, seu tamanho reduzido, formato e leveza, facilitam a limpeza de locais pequenos ou de difícil acesso, como gavetas e sofás. Ele ainda pode ser utilizado para retirar os pelos de animais. Por isso, o aspirador de pó para carro pode te ajudar a manter os ácaros e a sujeira bem longe do seu automóvel e da sua casa.

E quem pensa que esse modelo é um artigo de luxo está enganado, pois esse aparelho possui um preço acessível. Porém, alguns modelos podem ter baixa potência, o que trona o processo de limpeza mais demorado. Por isso, antes de comprar o seu aspirador de pó automotivo, verifique a potência do equipamento.

Conclusão

Existem vários modelos de aspiradores de pó disponíveis no mercado. Cada um deles apresenta características próprias que o tornam mais adequado para um perfil de consumidor.

Se você procura um modelo prático e fácil de usar, pode optar pela aspirador de pó vertical ou o robô aspirador, por exemplo. Mas se você estiver procurando um modelo que permita uma limpeza mais completa e eficiente, o ideal é investir na aspirador de pó e água, que também é capaz de aspirar líquidos.

Contudo, se você deseja é alérgico, vai preferir o aspirador de pó com saco, enquanto pessoas que preferem um modelo mais econômico e ecologicamente correto, vão preferir o aspirador de pó sem saco. Agora, se você precisa de um aparelho para limpar seu veículo ou para higienizar locais de difícil acesso, vale a pena investir no aspirador de pó para carro.

É claro que essas são apenas sugestões de utilização, mas você pode ficar à vontade para utilizar o modelo que mais chamou a sua atenção e que seja capaz de atender as suas necessidades de limpeza.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados