Celulares Apple – Qual é o melhor iPhone?

by Stephane

Qual é o melhor Iphone da Apple

A Apple surgiu nos anos 1970 e o iPhone veio 40 anos depois, em 2007. Desde então não parou mais, criando mais e mais adeptos por todo o mundo. Defensores com unhas e dentes, os fãs sempre estão a cada novo lançamento na porta da loja esperando para adquirir o produto.

Por que todo esse sucesso pela empresa da maçã? O que ela tem de especial? Vale a pena? Atualmente ela possui alguns modelos disponíveis no mercado. Qual o melhor?

Antes de você escolher o melhor iPhone, conheça nossas 3 recomendações dos melhores modelos:

Recomendações

Escolha Premium

Apple iPhone 14 Pro Max

Lançado recentemente no mercado internacional, o iPhone 14 Pro Max é o melhor produto mobile da Apple, com uma verdadeira revolução no mercado de Inteligência Artificial na palma da sua mão: fotos e vídeo com processamento profissional, interface inovadora e um sistema operacional que deixa a sua rotina mais segura, eficiente e produtiva: o smartphone mais caro da Apple tem diversas funcionalidades que compensam o investimento.

Nossa recomendação

Apple iPhone 13 Pro

Com a mesma tela Retina do iPhone 14 Pro Max e um design parecido com o seu sucessor, o iPhone 13 Pro é o smartphone com o melhor custo-benefício para usuários da Apple atualmente. Construção de alta durabilidade, sistema operacional com seguro e fluido e conjunto de câmeras que perdem apenas para a versão posterior da marca, este smartphone atende perfeitamente qualquer necessidade do seu dia a dia.

Melhor para o seu bolso

Apple iPhone SE (3ª geração)

Como sucessão do iPhone SE, lançado ainda em 2016, o iPhone SE 3ª Geração é melhor smartphone Apple para quem não quer gastar tanto quanto nos modelos topo de linha da marca. Apesar de ser considerado uma versão de entrada da marca, ele possui ótimas configurações, como uma tela Retina HD, chip 15 Bionic e uma câmera poderosa. 

Melhor Iphone da Apple

O conjunto de câmeras mais avançado da Apple
IA integrada ao processador
Sistema Operacional fluido e veloz
Tela Super Retina XDR de 6,7″
Bateria dura até 29 horas de reprodução de streaming
Tela Super Retina XDR de 6,1″
IA integrada ao processador
Gravação de vídeo em 4K
Sistema de câmeras com Telefoto e zoom óptico de até 6x
Chip biônico A15 para desempenho ultrarrápido
Tela Retina HD de 4,7″
Design mais resistente contra água e poeira
Conexão 5G ultra rápida
Sistema de câmeras com HDR inteligente
Chip A15 Bionic para um ótimo desempenho
Tela Super Retina XDR de 6,1″
Câmera grande angular de 48 MP
Bateria que dura até 23 horas de reprodução de vídeo
Modo Ação para vídeos em movimento com mais estabilidade
Tela Super Retina XDR de 6,7″
Sistema de câmera Pro de 12 MP (câmeras teleobjetiva, grande-angular e ultra-angular)
Chip A15 Bionic
Design altamente resistente com proteção IP68

Mini Guia de Compra

O iPhone chegou e desde então é um dos celulares mais vendidos – e cobiçados – do mundo. Geralmente quem entra para o mundo da maçã, não sai mais.

Mas diferente de outras marcas de smartphones, a Apple tem uma peculiaridade no Brasil: seu preço exorbitante. Classe popular? Infelizmente é para poucos. A empresa não trabalha com celulares ‘intermediários’.

Dessa forma, todos são naturalmente considerados top de linha. Para dificultar um pouco mais, sempre ao ser lançado um novo modelo, o mais antigo deixa de ser feito. Ou seja, as chances de poder comprar aquele smartphone mais barato vão para o ralo.

Apple iPhone 14 Pro Max

O smartphone premiado com a melhor tela do mundo 

O iPhone 14 Pro Max é um dos smartphones mais bem falados do ano. Após o seu lançamento pela Apple, com diversas funcionalidades inovadoras e hardwares de ponta, muitos testes já classificaram o modelo como o melhor aparelho premium da atualidade. O prêmio A +, concedido pela DisplayMate, dispensa elogios sobre a sua tela, reconhecida como a melhor do mundo em 2022. Mas as qualidades deste aparelho não acabam por aí:

Design moderno e funcional: com as bordas arredondadas e uma marca de qualidade já conhecida no mercado, o iPhone 14 Pro Max foi feito para durar. O vidro, aplicado em um display de 6,7 polegadas, foi fabricado com tecnologia Ceramic Shield (cristais de nanocerâmica), considerados os mais resistentes contra impactos. O modelo também possui classificação IP68, de resistência à água e à poeira.

Tão rápido quanto nunca antes: os processadores da Apple são sempre potentes. O novo chip proprietário A16 Bionic possui CPU de 6 núcleos e uma GPU pronta para suportar qualquer gráfico, como jogos e streamings no dia a dia, sem travar. Os 6 GB de memória RAM também auxiliam na hora de realizar multitarefas (mais de um App em simultâneo). 

O processamento de imagem por meio de Inteligência Artificial é uma das inovações da empresa, que esperam que os seus aparelhos estejam prontos para a nova era da tecnologia. Com o Neural Engine, até a câmera frontal True Depth (utilizada para o Face ID), fica mais rápida.

Conjunto de câmeras de cinema: o iPhone 14 Pro Max possui, além da câmera frontal de 12MP, um sensor Grande-angular (48 MP), um sensor Ultra-angular (12 MP) e uma câmera Teleobjetiva de 12 MP. Todas com estabilização óptica de imagem, HDR inteligente, Modo Noite e outras tecnologias de processamento.

O Smartphone é um dos únicos no mercado com gravação de vídeo em 4K e Modo Ação (equiparados a câmeras de movimento cinematográficas). 

Espaço suficiente para as suas mídias: com câmeras sensacionais, ter muitas mídias no seu dispositivo não será um problema, já que o smartphone conta com 256 GB de espaço disponível. 

A melhor bateria Apple: com toda a tecnologia aplicada no seu processador e tela, o iPhone 14 Pro Max também tem a bateria de maior durabilidade da Apple, que dura até 25 horas contínuas de reprodução de vídeo e até 95 horas de reprodução de áudio. Ficar preso na tomada não será mais um problema.

Com estas configurações, o aparelho se torna o melhor dispositivo premium da nossa lista, perfeito para quem precisa de câmeras profissionais, sistema operacional inteligente e mais autonomia no dia a dia. A nossa crítica é focada apenas na pouca capacidade de memória RAM para o seu preço.

Vantagens


Resistência à água, poeira e impactos
Gravação de vídeos em 4K com estabilização cinematográfica
O melhor conjunto de câmeras e softwares de pré e pós-processamento
Processador com Inteligência Artificial melhorada
iOS 16 mais seguro e com a melhor experiência de uso
Bateria com a maior duração da nossa lista

Desvantagens


Memória RAM com a capacidade de armazenamento de um modelo intermediário
O novo sistema operacional ainda possui alguns bugs no uso
Apesar de melhor aproveitada que em outros modelos, a bateria do iPhone 14 Pro Max ainda descarrega rápido em funções “pesadas”

Apple iPhone 13 Pro

O mais próximo das versões topo de linha da Apple

Enquanto o iPhone 14 lidera o mercado Premium, o 13 Pro caminho a “passos largos” no nicho de modelos custo-benefício da marca. Melhor que aparelhos premium de outras fabricantes e tão bom quanto o seu sucessor em alguns requisitos de mercado:

Design: Apresentando um design bastante parecido com o iPhone 14 Pro Max, os únicos pontos divergentes que podemos encontrar no 13 Pro estão no posicionamento da “ilha” frontal, dispersa na parte superior da tela, e no tamanho do display, que perde menos de uma polegada neste aparelho. 

Configurações como a proteção IP68, o vidro Ceramic Shield e a construção em aço cirúrgico inoxidável permanecem presentes.

Processador: uma versão a menos, mais velocidade que qualquer antecessor. O A15 Bionic foi o chip de maior sucesso da marca. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que o A16, do iPhone 14 Pro Max, é apenas uma “versão pouco melhorada” do processador utilizado no 13 Pro Max. 

São 6 núcleos dispostos, Neural Engine (IA para processamentos gráficos complexos), e uma GPU de 5 núcleos. Tudo isso monta o pacote perfeito para um smartphone sem travamentos enquanto você utiliza aplicações mais pesadas, como jogos.

22 horas de bateria: com este tempo de duração (3.095 mAh) para reprodução de streaming, o iPhone 13 Pro tem uma bateria menos durável que o 14 Pro Max, que entrega entregando 25 horas de autonomia. Entretanto, o processador do 13 Pro ainda é bastante econômico, superando qualquer versão lançada antes dele e perdendo apenas para o 13 Pro Max na sua linha.

Câmeras que não ficam para trás: o conjunto de câmeras do iPhone 13 Pro é aceitável, com 3 câmeras traseiras – teleobjetiva, grande-angular e ultra-angular, de 12 MP cada, mais uma câmera frontal True Depth de 12 MP.

O melhor dos sistemas iOs é, sem dúvida, os seus softwares de tratamento de imagem, que, junto à abertura das lentes, conseguem capturar até 2,2 vezes mais luz, alcançar um zoom de até 3 vezes e fazer fotos e vídeos com qualidade em qualquer horário do dia, especialmente com o modo Noite. Vídeos em 4K com modo cinematográfico também são possíveis.

Com este smartphone, você também poderá tirar fotos no formato macro (os menores detalhes da natureza e de objetos ao seu redor). Para guardá-las, você terá até 128 GB de armazenamento interno. Pagar um sistema de armazenamento em nuvem, com o tempo, não é nada ruim.

O ponto mais “delicado” deste modelo é a super dependência dos softwares de pré e pós-processamento de imagens para ter maior qualidade nas fotos e vídeos, já que a câmera principal de apenas 12 MP perde, de longe, para a de 48 MP encontrada no iPhone 14 Pro Max.

Vantagens


Câmera frontal True Depth de 12 MP com modo noturno
Um dos chips de processamento mais promissores da Apple
Taxa de atualização da tela melhor que a do iPhone 13 (120 Hz)
Até 22 horas de bateria
Tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas com ProMotion
Proteção IP68 e resistência contra quedas

Desvantagens


Você pode precisar de um sistema de armazenamento em nuvem com o tempo

Apple iPhone SE (3ª geração)

iPhone moderno por um preço mais acessível que os aparelhos topo de linha

Apesar de terem recebido maior foco da marca, os iPhones superiores à versão 13 possuem um preço “salgado”, e para não perder clientes que buscam um modelo mais acessível, a empresa decidiu continuar com o iPhone SE, lançando, este ano, a 3ª geração do smartphone para as suas prateleiras.

Desempenho: Um dos únicos modelos que conservam o reconhecimento via Touch ID, o iPhone SE 3ª geração também possui algumas tecnologias inovadoras, como todo modelo atualizado: a nova conexão 5G agora é realidade, assim como o novo processador A15 Bionic, utilizado no iPhone 13 Pro. Para quem gostava do “botãozinho” na parte inferior do display, ele também estará presente.

Câmeras do iPhone SE 3ª geração: ao contrário de outros iPhones, o SE possui apenas uma câmera traseira, a Grande-angular, de 12 MP. Boa parte da qualidade concedida pelo smartphone também está nos seus softwares de definição, com controle de profundidade, e seis efeitos de iluminação, além do HDR inteligente. A câmera frontal possui 7 MP, diversos estilos fotográficos e estabilização automática (as selfies tiradas com o iPhone SE ficam melhores com o modo Retrato).

Bateria pode ser um ponto negativo para o modelo SE: uma das coisas que mais impacta negativamente os aparelhos da Apple é a baixa potência das suas baterias, que perdem, inclusive, para muitos aparelhos Samsung intermediários. A bateria do iPhone SE 3ª Geração possui apenas 2.018 mAh de capacidade, o que renderia, segundo a marca, até 15 horas de reprodução de vídeo. 

Apesar disso, consideramos esta especificação como um ponto negativo para o modelo, já que “drenar” autonomia é um costume dos smartphones Apple, ainda mais com o seu novo sistema operacional.

No geral, este é um bom modelo para quem precisa de mais eficiência que os Androides comuns, além de maior segurança, praticidade, conforto durante a experiência de uso e economia, se considerarmos outros aparelhos Apple.

Vantagens


Já vem com o novo chip de processamento A5 Bionic
Tela Retina HD com proporção de contraste
Resistência IP67 contra água e poeira
Até 15 horas de bateria
Conectividade 5G (atualizada nesta geração)
Gravação de vídeo em 4K

Desvantagens


Bateria com pouco custo-benefício
Não é uma das melhores câmeras da Apple
Não tem o novo Face ID
Apenas 128 GB de armazenamento interno
A tela não tem Ceramic Shield

Apple iPhone 14 Pro

Uma alternativa ao preço do iPhone 14 Pro Max

O iPhone 14 Pro Max é, atualmente, o celular mais caro da Apple, e apesar de toda a tecnologia agregada ao aparelho, investir tanto em um smartphone nem sempre é uma opção. Por isso a marca resolveu, como nos outros modelos, lançar o iPhone 14 Pro, com um preço um pouco menor, mas um valor agregado bem próximo do seu concorrente.

Para quem não precisa de tanta tela: o 14 Pro Max é o líder da marca na categoria tamanho de tela, mas se você não precisa de 6,7 polegadas de espaço para navegar, as 6,1 polegadas do 14 Pro, são uma alternativa à sua escolha.  Especialmente considerando que a qualidade do display em ambos aparelhos não sofreu atualização. Ambas possuem Super Retina XDR, tecnologia ProMotion e Dynamic Island, para uma experiência de uso mais veloz.

Para quem ainda se importa com o melhor conjunto de câmeras do mundo: as câmeras do iPhone Pro são as mesmas do iPhone Pro Max, com todos os 48 MP do sensor principal, mais as câmeras Ultra-angular e teleobjetiva. A frontal de 12 MP também permanece, portanto, a gravação em 4 K a 60 fps e outras particularidades continuam iguais.

Para quem não abre mão de um modelo veloz: um dos maiores diferenciais da Apple é, de fato, a velocidade dos seus aparelhos, e o iPhone 14 Pro também veio com o chip A16 Bionic, a versão mais atualizada da marca até agora. No quesito desempenho, pagar menos não significa nenhuma perda.


Menos autonomia na sua rotina: sim, se você preza muito por autonomia (a ponto de pagar, em média, 13% a mais no valor do produto), o iPhone 14 Pro não é uma opção para você. Isso porque a bateria de 4323 mAh do Pro Max, caiu para 3200 mAh no iPhone Pro, significando cerca de 6 horas a menos de aparelho ativo. Além disso, a capacidade de armazenamento entre um modelo e outro também cai de 256 GB para 128 GB. Salvo por estes motivos, as pouquíssimas mudanças não valem a pena o investimento a mais, e aí o 14 Pro ganha espaço.

Vantagens


O chip de processamento mais veloz da Apple
A qualidade da tela é quase idêntica a do iPhone 14 Pro Max
6 GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno
Até 23 horas de autonomia de bateria
Conjunto de câmeras profissionais (idênticas às do 14 Pro Max)
Dynamic Island e sistema operacional atualizado

Desvantagens


Tela um pouco menor que a iPhone 14 Pro Max
Bateria com autonomia menor

Apple iPhone 13 Pro Max

Menos câmera, mesma tela do iPhone 14 Pro Max

Apesar de correr maior risco de depreciação pela Apple (além de receber menos atualização com o passar do tempo), o iPhone 13 Pro Max ainda é uma boa escolha atualmente, especialmente se você não se importa em ter em mãos o último modelo da marca.

Se considerarmos que o iPhone 14 Pro Max é basicamente uma atualização do 13 Pro Max, já podemos perceber diversas semelhanças em relação ao seu sucessor. Mas já adiantamos que o próprio iPhone 14 Pro já possui melhorias de desempenho que este aparelho. Começando pelo conjunto de câmeras:

Câmeras: Enquanto a câmera principal do iPhone 14 Pro possui 48 MP, a do 13 Pro Max entrega até 12 MP de qualidade (uma queda de 75%). Apesar disso, as três câmeras traseiras permanecem, com a mesma abertura e metade da capacidade de zoom óptico (3 x). Todos com gravação de vídeo em 4K e com estabilização cinematográfica.

Bateria: A bateria do 13 Pro Max é surpreendentemente próxima do 14 Pro, apesar de menor. são 3095 mAh contra 4323 mAh do modelo mais caro nas prateleiras da empresa. 

Capacidade: Mesmo com a mesma capacidade da memória RAM (6GB), o processador perde um ponto, já que a versão utilizada é o A15 Bionic. Por outro lado, é de assustar que a qualidade de construção do aparelho seja idêntica, com Ceramic Shield no vidro, proteção IP68 contra água e poeira e parte externa em aço inoxidável. 

Por enquanto, o iPhone 13 Pro Max segue sendo uma boa recomendação para quem quer gastar um pouco menos que o 14 Pro e ainda assim ter um “topo de linha” da versão 13, que fez um baita sucesso em 2021.

Vantagens


Construção externa em qualidade idêntica ao 14 Pro Max
Tela maior que a do iPhone 14 Pro
Mesma capacidade de armazenamento interno que o 14 Pro (128 GB)
Até 22 horas de autonomia de bateria
Gravações em 4K
Possui Face ID

Desvantagens


Processador com menor capacidade que o do 14 Pro
Pode ficar depreciado pela marca em pouco tempo
O conjunto de câmeras não tem um bom custo-benefício

Guia do compradorComo escolher o melhor iPhone para você?

Escolher o melhor celular é uma tarefa pouco objetiva, isso porque o smartphone ideal depende bastante da necessidade de cada pessoa. Neste guia, escolhemos os modelos com base em alguns critérios que você também pode considerar:

Avaliações de usuários e reviews

Considerar as avaliações de pessoas que já tiveram experiência com o produto é uma das melhores dicas. Nem sempre as especificações da marca correspondem à realidade do produto, e ao invés de cair nas estratégias de marketing, conhecer o como as pessoas estão avaliando o aparelho é a maior recomendação para celulares.

Fazer isto certamente te ajudará a entender mais sobre o produto e reduzir a margem de erro na hora da compra. 

Conjunto de câmeras

Este certamente é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas busquem pela Apple, afinal, as suas câmeras estão entre as melhores do mundo no nicho de celulares. Este também é o critério mais objetivo para quem trabalha com mídias audiovisuais.

O iPhone 14 Pro Max possui as melhores especificações técnicas neste quesito, com uma câmera de 48 MP, seguido apenas do iPhone 14 Pro e do iPhone 13 Pro Max.

Configurações com a abertura da câmera (de 2.2 no iPhone 14 Pro Max) também são essenciais para fotos mais iluminadas e vídeos mais amplos, sobretudo com a câmera grande-angular.

  • Megapixel não é tudo!

A Apple segue como líder mundial na qualidade das suas fotos e vídeos tirados em seus smartphones. Mas se parar para observar, existem marcas concorrentes que entregam até 3 vezes mais qualidade de píxeis em suas fotos.

A verdade é que considerar apenas isso não é uma boa ideia: a Apple possui os melhores softwares proprietários de pré e pós-processamento de imagens, equilibrando a abertura perfeita de suas lentes com o tratamento ideal de luminosidade, contraste e cores. Isto coloca a sua câmera frontal de apenas 12 MP à frente de outros aparelhos de até 64 MP.

Autonomia da bateria

Talvez o foco das piores reclamações da Apple seja a bateria utilizada nos seus aparelhos. Apesar de termos modelos bastante caros e de última geração, baterias de pouca durabilidade acabam prejudicando a usabilidade.

Por isso recomendamos que você opte por modelos com maior capacidade, considerando o custo-benefício de outras tecnologias, como câmeras e tamanho da tela, e priorizando o tempo em que o seu aparelho permanecerá ativo. Um uso correto também melhora a vida útil do hardware.

Já que estamos falando de iPhones, podemos citar que as novas versões dos chips de processamento normalmente são mais econômicas que as anteriores, isso porque o A16 consome menos energia que o A15, sobretudo nos momentos de maior exigência.

Capacidade de armazenamento interno

A capacidade de armazenamento interno é um ponto que também observamos quando classificamos os modelos da nossa lista. 

Nenhum iPhone atual terá menos que 128 GB de capacidade interna, o que pode tranquilizar usuários que armazenam muita mídia na memória. Entretanto, indicamos pelo menos 256 GB para usuários que gostam bastante de explorar as câmeras da Apple (como os fotógrafos), já que elas consomem bastante memória interna.

Se for o caso, optar por um sistema de armazenamento em nuvem, como o próprio iCloud, é uma saída para economizar um pouco mais no preço, sem impactar na qualidade do aparelho.

  • O processador é o “cérebro” do seu aparelho

Quanto melhor o processador do seu celular (incluindo o processamento gráfico), mais rápido será o dispositivo durante o uso. O melhor processador da Apple é o A16 Bionic, seguido pelo A15. 

Ambos processadores possuem Inteligência Artificial para processamento gráfico inteligente, reduzindo o tempo de resposta e entregando o melhor da Apple na palma da sua mão. 

  • Design e durabilidade

Boa parte dos iPhones(13 Pro, 13 Pro Max, 14 Pro e 14 Pro Max) são fabricados em aço inoxidável cirúrgico, com exímia precisão no design e maior resistência a quedas. 

Escolher um modelo com Ceramic Shield no vidro também traz maior segurança contra impactos, além de optar pela melhor certificação contra água e poeira, como o IP68.

Escolhendo o iPhone ideal

Para escolher o iPhone que mais corresponda ao que você precisa, criamos 4 pontos que você deve considerar:

  • Entenda o que você quer: saber do que você precisa é o primeiro passo. Se você trabalha profissionalmente com fotos e vídeos, este é um ponto prioritário. Mas você também pode precisar de uma bateria durável ou pretender priorizar a melhor tela.
  • Defina o seu orçamento: limite um valor aceitável para investir no seu aparelho. O preço, apesar de não ser o foco principal para a qualidade, é indispensável para uma compra mais segura.
  • Encontre o modelo perfeito: após saber do que você precisa e o custo máximo, você pode escolher o modelo ideal de iPhone da nossa lista. 

Android vs iOs: quais são as principais diferenças?

O Android, assim como um iOs, é um sistema operacional amplamente utilizado. O iOs é proprietário da Apple, recebendo atualizações exclusivas nos próprios aparelhos da empresa. Veja quais são as diferenças entre ambos:

  1. Segurança

Apesar de aplicar diversas funções na área da segurança, o Android perde para o iOs na hora de proteger os seus dados. Estima-se que mais de 60% dos softwares maliciosos para celulares sejam desenvolvidos especificamente para dispositivos Android. 

  1. Usabilidade

Os aparelhos com iOS possuem “gadgets” que vão além do que podemos encontrar nos sistemas Android. A nova Dynami Island é a prova de que o sistema iOs possui melhor usabilidade no dia a dia.

  1. Atualizações constantes

O sistema Android é líder no quesito de atualizações. O maior gargalo ocorre pelo baixo suporte das fabricantes na hora de distribuí-las: algumas marcas, como a Samsung, escolhem quais modelos serão atualizados ou não.

E é aí que a Apple tem o seu diferencial: instalações mais ágeis, distribuição mais segura e maior amplitude de dispositivos.

Conclusão

Agora que você já conhece todas as nossas dicas de como escolher o melhor aparelho, basta colocar o seu no carrinho de compras e aproveitar todos os benefícios dos smartphones Apple. Hoje, escolhemos o iPhone 13 Pro por ter o melhor custo-benefício da marca em câmeras, bateria e velocidade de processamento!

FAQ

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais. Tem dúvidas ou algo a acrescentar? Deixe-nos um comentário.

Leave a Comment