Quais os melhores celulares de até 1000 reais?

by Margareth

Com o decorrer dos anos, a tecnologia avançou de maneira estrondosa pelo mundo. O primeiro celular que chegou ao Brasil foi em meados dos anos 1990 e, desde então, virou febre pelo País. No início os aparelhos eram bem caros, então apenas a classe alta podia se esbanjar pelas ruas. Mas hoje, as coisas mudaram – e melhoraram, sendo possível comprar um celular bom, bonito e barato. Muitas marcas começaram a investir em modelos mais econômicos e viáveis trazendo alegria para todos os bolsos.

Melhores celulares de até 1000 Reais em 2024

Tela 6,5” LED LCD, 720 x 1600px
RAM 4GB, armazenamento interno 64GB
Câmera principal 13MP, macro e profundidade 2MP, selfie 5MP
Bateria 5000 mAh, longa duração
Câmeras com recurso integrado de IA e HDR
Expansão de armazenamento para até 512GB
Receptor rádio FM, Spotify instalado
Desbloqueio por reconhecimento facial
MicroSD expansível para até 256GB
RAM 2GB, armazenamento 32GB
Expansível com MicroSD
Sensor de impressão digital
Tela 6,5” IPS LCD FullHD+
Slot triplo para dois chips e cartão de memória
Entrada para fones de ouvido 3,5mm

Mini Guia de Compra

Nossa lista de hoje é para trazer celulares que custam até mil reais. Muitos já pensam, de prontidão, que é impossível ter um bom celular com esse valor, o que é mentira. Obviamente não serão aparelhos superpotentes, mas serão suficientes para atender demandas diárias básicas como ligar, mandar mensagens, baixar alguns aplicativos de redes sociais, ou mesmo jogos que tenham um tamanho reduzido. É possível ser feliz com um celular barato!

Mesmo com o baixo valor você ainda poderá avaliar seus detalhes, como marca, tamanho, processador, capacidade, ou simplesmente a cor e o material.

Para ajudar na sua escolha, separamos um mini guia de compra com informações úteis, reunindo os principais pontos – positivos e negativos – dos melhores celulares de até 1000 reais que você encontrará no mercado. Vamos lá!

Samsung Galaxy A03

Linha básica da famosa Samsung

O design do Samsung Galaxy A03 segue a linha básica, com chassi em material plástico. A textura levemente fosca, além de minimizar as marcas dos dedos, dá um toque moderno ao smartphone.

Na base estão as entradas P2 (fones de ouvido) e USB-C. É um aparelho Dual Chip, e vem com slot para cartão microSD. As dimensões são 16.5 cm x 7.5 cm x 9 mm e o peso de 196 gramas.

Câmeras

O módulo de câmeras triplas possui um pequeno relevo, os sensores estão dispostos em fila e o flash LED está ao lado. Na lateral está o leitor de impressão digital, para maior segurança e agilidade. 

A tela de 6,5” é uma PLS LCD, resolução HD+ (720×1600 pixels), com bordas finas, em um recorte na parte superior fica a câmera selfie.

O forte do Galaxy A03 não são cores bem calibradas. No entanto, em ambientes fechados, você vai ter imagens com boa nitidez, contraste e brilho satisfatório. Para suas experiências de streaming e jogos com recursos gráficos menos exigentes. Já sob a luz do sol, a qualidade diminui muito.

No conjunto de câmeras triplas do Galaxy A03s, é destaque o sensor principal com 13MP, que traz bons resultados para suas fotos, em locais com boa iluminação. As outras câmeras são uma Macro de 2MP e sensor de profundidade de 2MP, que permite criar os efeitos bokeh de desfoque.

Não há opções de modo noturno, e fotografar com pouca luz resulta em baixa nitidez, aumento de granulações e ruídos. A câmara frontal (selfie) tem apenas 5MP, aqui também a iluminação adequada vai ajudar nos autorretratos. Os vídeos são gravados em FullHD 1080p a 30fps, o áudio é mono.

Desempenho

Diferente das respostas instantâneas de aparelhos Samsung intermediários, o desempenho do chipset MediaTek Helio P35 (octa-core) do Galaxy A03s é considerado mais lento. No entanto, alguns segundos extras, podem não fazer diferença para você.

Armazenamento

O celular tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, que pode ser expandido para até 1TB com cartão MicroSD. O sistema operacional é o Android 11 sob interface One UI 3.1 Core.

Bateria

A bateria de 5.000 mAh é de longa duração, com carregador de 15 watts e tem autonomia para durar o dia todo.

Vantagens


Tela 6,5” PLS LCD, 720 x 1600px
RAM 4GB, armazenamento interno 64GB
Expansível para até 1TB, MicroSD
Processador Helio P35 Mediatek
Sistema Operacional Android 11
Gravação de vídeo FHD 30 fps e reprodução FHD 60 fps
Sensor de impressão digital
Bluetooth 5.0

Desvantagens


Chipset considerado lento
Sem suporte para carregamento rápido
Wi-Fi 2.4GHz

Xiaomi Redmi 9i Sport

Melhor celular de até R$1000 custo-benefício

O Xiaomi Redmi 9i Sport traz tecnologia eficiente com menor preço. Essa combinação tem sido um avanço nos smartphones da marca, e faz do Redmi 9i Sport nossa melhor escolha de celular até R$ 1.000.

Design

O design transmite modernidade, mesmo em uma estrutura de plástico, o destaque fica para o display de vidro com 6,53” e as bordas finas. A câmera frontal é localizada no entalhe em formato de gota, na parte superior do painel. Suas dimensões são 16.5cm x 7.7cm x 9mm e o peso 194 gramas.

A tela é IPS LCD com resolução HD+ (1600 x 720), e brilho de 400 nits, isso significa que você consegue ver o conteúdo da tela mesmo em ambientes ao ar livre, onde incide a luz do sol.

Com boa definição de cores, contraste equilibrado e densidade de pixels, você obtém imagens de cores vivas, para assistir filmes e jogar.

Câmeras

No Redmi 9i Sport você tem câmeras duplas, a câmera principal de 13MP e a câmera frontal de 5MP para suas selfies, videochamadas e desbloqueio facial.

Os sensores possuem recursos de IA, que aplicam de forma automática, configurações que melhoram definição e detalhes. Contam com tecnologias de HDR para otimizar brilho e nitidez, além do flash e opções de filtros.

 Mas isso não vai ajudar se você for tirar fotos à noite, a qualidade será baixa. A gravação de vídeos é com resolução FullHD a 30fps.

Armazenamento

O celular tem 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, que pode ser expandido para até 512GB com um cartão MicroSD. Roda o sistema operacional Android 10 sob a MIUI 12.

Processador

Processador MediaTek Helio G25 (octa-core), com gerenciamento inteligente e dinâmico, para CPU, GPU e memória, o que aumenta a rapidez de resposta. Além disso, suporta a tecnologia de jogos Hyper Engine, que melhora a fluidez e tem maior eficiência energética.

Bateria

Bateria de 5.000mAh é de longa duração, e uma carga completa, segundo a Xiaomi, oferece 162 horas de música, 31 horas de chamadas, 25,5 horas de vídeos ou 11 horas de jogos. Já para quem usou o Redmi 9i Sport no Twitter, Netflix, Youtube, Tiktok e jogos casuais, a autonomia foi de aproximadamente 30 horas. 

Vantagens


Tela 6,53” IPS LCD, 720 x 1600px
RAM 4GB, armazenamento 64GB e 128GB
Expansível para até 512GB, MicroSD
Processador Mediatek Helio G25
Sistema Operacional Android 10 sob MIUI 12
 Câmeras com recursos de IA e HDR
Reconhecimento facial
Certificação P2i contra respingos de água
Certificação TUV Rheinland, redução da luz azul
Bluetooth 5.0, 4G e GPS

Desvantagens


 Apenas 1 câmera traseira
Não tem sensor de impressão digital
 Wi-Fi 2.4Ghz

Nokia C20

Modelo básico de nostalgia Nokia

Em um design de linhas mais básicas, o Nokia C20 tem formato alongado, e a construção é em policarbonato durável e de qualidade. O modelo de entrada da Nokia traz um display de tamanho grande, 6,52” e bordas finas. As dimensões são: 16.9 cm x 7.7 cm x 8.8 mm e pesa 191 gramas.

No topo da tela, um notch para a câmera frontal, que também é usada para reconhecimento facial e desbloqueio. Em um módulo circular na parte de trás, fica a câmera principal.

Câmeras: A tela do celular é LCD IPS com resolução HD+ (1600 x 720 pixels), vai exibir imagens com boa nitidez. São duas câmeras no smartphone da Nokia, principal e selfie, ambas com sensores de 5MP, recursos de flash LED e HDR.

Para minimizar ruídos e obter melhores resultados nas fotos, você vai precisar de uma boa iluminação. E mesmo assim, considere que as fotos nesse celular serão básicas. A gravação de vídeo é HD, com uma resolução de 1280 x 720 pixels a 30fps.

Desempenho: Projetado para tarefas diárias e aplicativos leves, o Nokia C20 usa um chipset Unisoc SC9863A, possui capacidade de armazenamento interno de 32GB e RAM de 2GB. O sistema operacional é o Android 11 Go, que ajuda na otimização de processadores mais simples.

Com esses recursos, você pode navegar na internet, usar WhatsApp e acessar redes sociais, sem problemas. Já tarefas mais exigentes podem tornar o aparelho lento, além de apresentar travamentos. 

Armazenamento: O espaço no celular fica ainda mais reduzido, com os GB que o sistema ocupa. É importante observar, que fotos, músicas e vídeos do YouTube, ocupam rapidamente vários gigas na galeria do seu celular. E no Nokia C20, se você quiser manter muitos arquivos de mídia, pode precisar do MicroSD expansível para até 256GB.Bateria: de 3.000 mAh, que pode ser suficiente para usar o dia todo. A boa autonomia de uso, está diretamente relacionada ao hardware simples.

Vantagens


Tela 6,5” IPS LCD, 720 x 1600px
RAM 2GB, armazenamento 32GB
Expansível para até 256GB, MicroSD
 Processador Unisoc SC9863A
Câmera Selfie de 5MP
Bateria 3000 mAh, pode durar até um dia
Sistema Operacional Android 11 Go
Aparelho dual-chip
 Desbloqueio por reconhecimento facial
Entrada fone de ouvido 3.5mm

Desvantagens


Somente uma câmera traseira, com 5MP
Pouco RAM e armazenamento
Não tem sensor de impressão digital
Wi-Fi 2.4Ghz

Motorola Moto E20

Smartphone leve e tecnologia Motorola

Um smartphone leve, com estrutura em material plástico e acabamento fosco. Os desenhos geométricos de hexágonos em relevo, dão um toque diferenciado ao design do Moto E20.

Design e Câmeras: Na parte de trás o conjunto de câmeras duplas e o flash em LED, estão dispostos em linha no módulo preto. O leitor biométrico, fica no logo da Motorola. Nas laterais estão os botões para volume, energia e Google Assistant, além dos slots para dois chips e MicroSD. As dimensões são 16.5 cm x 7.5 cm x 8.5mm, com peso de 185 gramas.

A tela Max Vision da Motorola é IPS LCD, com 6,5” e resolução HD+ (1600 x 720 pixels), em formato mais alongado, no topo está a câmera selfie.

A reprodução de cores e contraste do display é boa, dentro da qualidade esperada para um modelo básico. Já o nível máximo de brilho, dificulta a visualização em locais abertos, com incidência do sol.

O conjunto de câmeras triplas do Moto E20, tem a principal com 13MP, um sensor de profundidade de 2MP, flash e a câmera selfie com 5MP. Em condições favoráveis de iluminação, é possível obter boas fotos com a câmera traseira, os recursos de HDR podem ajudar no brilho, permitindo cores mais vibrantes.

No modo retrato o recorte do desfoque pode ficar mais aparente, conforme o local da foto. E mesmo a Motorola incluindo o recurso Night Vision no Moto E20, as fotos tiradas a noite perdem muito em nitidez e detalhes, são mais escuras e apresentam ruídos. Seguindo o mesmo padrão das fotos, a gravação de vídeos é FullHD 30 fps.

Processador: O processador do Moto E20 é o Unisoc T606, apresenta bom desempenho nas tarefas menos exigentes, acessar WhatsApp, assistir filmes e até mesmo se divertir com alguns jogos básicos.

Armazenamento: A capacidade de armazenamento é de 32GB, que pode ser expandida para até 1 TB com um cartão MicroSD, e somente 2GB de RAM. O sistema operacional é Android 11 na versão Go, com uma interface mais enxuta.Bateria: A bateria do Moto E20 é de 4.000 mAh, para tarefas básicas pode durar o dia inteiro, mas você vai precisar colocar o celular para carregar a noite. E será preciso um pouco mais de 2 horas para ir de 0 a 100%, no carregador de 10W.

Vantagens


Tela 6,5” IPS LCD, 720 x 1600px
Expansível com MicroSD
Processador Unisoc T606
Câmera Selfie 5MP, traseira 13MP, macro 2MP
Entrada P2 para fones de ouvido
 Bateria 4000 mAh
Sensor de impressão digital
Sistema Operacional Android 11 na versão Go
Google Assistente
Câmeras com recursos de HDR, autofoco e estabilização
 Gravação de vídeo FullHD
 Slot híbrido, usado para 2 chips ou MicroSD

Desvantagens


Pouco RAM e armazenamento
Wi-Fi 2.4Ghz

Realme C11

Para uso básico, sem muitas funções de desempenho

A textura fosca metalizada, tem um efeito degradê que confere modernidade, ao design discreto, em material plástico do smartphone Realme C11.

Câmeras: A câmera frontal está no notch na parte superior do painel, atrás do celular, em um módulo quadrado o sensor principal e flash. As dimensões são 16.5 cm X 7.6 cm X 8.9 mm, com peso de 190 gramas.

O Realme C11 tem tela IPS LCD, com 6,5” e resolução HD+ (1600 x 720 pixels). O brilho tem boa intensidade, mesmo com o celular ao ar livre. E o contraste pode ser aumentado nas configurações, para apresentar cores mais vivas e nitidez de imagens.

São câmeras duplas no Realme C11, e poucos megapixels, a principal de 8MP e selfie de 5MP, que integram modo HDR e IA, para melhorar a qualidade das fotos. Em ambientes bem iluminados, você pode conseguir resultados satisfatórios, cores equilibradas, e até obter desfoque de fundo no modo retrato.

Mas são fotos mais básicas, que dependendo de onde forem tiradas, podem perder detalhes com aumento de áreas escuras e granulação. Portanto, não é uma câmera para fotos noturnas. Para gravação de vídeos a resolução é FullHD (1920×1080) em 30 fps.

Armazenamento: O chipset é o Unisoc SC9863A Octa-core, 32GB de armazenamento que permite expansão por MicroSD até 256GB, RAM de 2GB, GPU PowerVR IMG 8322 e sistema operacional Android 11 com o Realme UI.

Processador: O processador vai rodar sem dificuldades o básico, funciona para Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, além de alguns aplicativos e jogos bem leves. O RAM de 2GB não ajuda na fluidez do sistema, e se você for usar vários aplicativos ao mesmo tempo, pode ocorrer travamentos. Já 32GB de armazenamento, se você gosta de guardar arquivos, fotos e vídeos que recebe no celular, pode ser pouco espaço.

Bateria: No que se refere a capacidade da bateria, o Realme C11 vem com 5.000 mAh de potência, ou seja, uma bateria de grande duração. Pode levar até dois dias sem precisar recarregar, com uso moderado. O carregador que acompanha o celular é de 10 watts, para uma carga completa demora cerca de 3 horas.

Vantagens


Tela 6,5” IPS LCD, 720 x 1600px
Expansível para até 256GB, MicroSD
 Processador Unisoc SC9863A
 Câmera Selfie 5MP
 Bateria 5000 mAh, grande duração
Sistema Operacional Android 11 sob Realme UI
 Câmeras com recursos de AI e HDR
 Desbloqueio reconhecimento facial
Slot triplo para dois chips e cartão de memória
 Proteção na tela Gorilla Glass 3

Desvantagens


Somente uma câmera traseira, com 8MP
Pouco RAM e armazenamento
Não tem sensor de impressão digital
Wi-Fi 2.4Ghz

Critérios de classificação e escolha para os melhores smartphones de até 1000 reais

Mesmo sendo smartphones com especificações mais básicas, é importante deixar claro que empresas como Samsung, Xiaomi, Motorola, Nokia e Realme, desenvolvem tecnologias para que você tenha um celular para usar por anos. Ou seja, marcas conhecidas são apostas seguras em qualidade.

Você não precisa gastar muito dinheiro, e nós sabemos o que procurar para ajudar você a fazer a melhor escolha, considerando pontos chave, como:

Avaliações 

Analisamos uma lista extensa, com comentários de pessoas que já possuem o celular, verificamos os prós e contras. Afinal, um dos melhores lugares para pesquisar sobre um smartphone são as avaliações de clientes.

Essas análises têm a ver com o mundo real, as informações estão baseadas no uso do dispositivo no dia a dia, com elogios e críticas. Tudo isso, se torna uma valiosa fonte e ótima forma de conhecer um produto.

Câmera Traseira

Aparelhos de entrada, podem contar somente com uma câmera principal ou um sistema de câmeras traseiras, duplas ou triplas, que podem variar em MP. Em geral 13MP no sensor principal e 2MP em câmeras secundárias.

Também analisamos o processamento das fotos, se o smartphone vem com recursos de IA, HDR, autofoco, e alguma configuração para fotos à noite.

Câmera Frontal

Em smartphones econômicos em geral, a câmera frontal ou de selfie ficou em 5MP. Em todos os modelos para você alcançar um resultado melhor, será necessário um ambiente com boa iluminação.

Armazenamento

No que se refere a memória RAM e Armazenamento, temos smartphones Android que oferecem um bom espaço, e outros que para você guardar conteúdo no celular, precisará de um cartão MicroSD, para aumentar os recursos, que podem chegar até 1 TB.

O ideal em um smartphone de até 1.000 reais, é um RAM de 4GB e capacidade de armazenamento de 64GB. É importante não esquecer que o espaço interno também é usado para o sistema do celular. Ou seja, o número de GB é menor do que o apresentado nos anúncios do fabricante.

E RAM de 2GB e armazenamento de 32GB, podem ser pouco para aplicativos, fotos, vídeos e outros arquivos que você recebe no aparelho. Pouca memória para manter arquivos em segundo plano, também pode causar travamentos.

Bateria

Quanto à bateria, na maioria dos smartphones listados, são baterias de longa duração, 5.000 mAh, que podem durar até dois dias usando vários recursos, de forma moderada.

No entanto, o tempo de carregamento em geral, ainda não é tão eficiente como nos smartphones intermediários, e podem levar até 3 horas para uma carga de 0 a 100%.

Processador

O chipset é o responsável por rodar o sistema operacional e realizar as tarefas no celular. Optamos por processadores com oito núcleos (octa-core), mas no geral o desempenho se alinha com o custo. E mesmo que alguns apresentem melhor desempenho, e maior rapidez, ainda serão chipsets pensados para smartphones de entrada e tarefas mais básicas.

Lembre-se, recursos de hardware trabalham juntos. Isso significa: por mais que o smartphone tenha boa capacidade de memória RAM e armazenamento, se o processador não tem um desempenho rápido, isso pode acabar não valorizando esses requisitos de espaço. E apresentar pequenos engasgos e travamentos.

Tela e Design

Os melhores celulares econômicos costumam ter tela LCD IPS com resolução HD+ (1920 x 1080px), que apresentam boa qualidade para streaming e jogos leves. Os níveis de brilho e a nitidez, ao visualizar o conteúdo no display sob o ar livre com incidência de luz solar, pode ser o suficiente para leitura.

 Já o tamanho da tela, de todos os modelos, é grande (entre 6,5”), o design mesmo minimalista, reflete modernidade.

Como escolher o melhor smartphone custo-benefício?

Entenda os 3 pontos principais para definir sua escolha e fazer a melhor compra:

Entenda o que você quer

Quais recursos são importantes para você? Para obter um smartphone que atenda às suas necessidades, pelo melhor preço possível, é preciso considerar como você pretende usar o aparelho.

Em celulares de entrada, você pode precisar de um dispositivo sólido, para os itens básicos e essenciais do dia a dia. 

 Uso de câmeras para fotos elaboradas, não é o forte dessa linha mais econômica.

Mas serão importantes, tamanho do display, capacidade de armazenamento, autonomia da bateria e um processador com bom desempenho, para não ocorrer travamentos ao usar o celular.

No que se refere a design e marca, isso também é sobre – preferências pessoais.

Definir orçamento

Mesmo entre smartphones de entrada, os preços têm variações significativas. Ao definir o valor que você vai investir, também restringe o número de dispositivos disponíveis e facilita sua escolha.

Encontre o que é certo para você

Mesmo que os recursos de hardware não sejam tão robustos, em uma linha de smartphones de entrada, você deve ter um dispositivo para atender suas tarefas do dia a dia confortavelmente.

Seja navegando na internet, acessando seu e-mail, usando o WhatsApp, e visualizando redes sociais Facebook e Instagram. Além de assistir seu streaming preferido e como bônus rodar alguns jogos mais leves.

Todos esses recursos podem estar disponíveis, em smartphones básicos, de marcas conhecidas, que vão acompanhar você por anos.

Vale a pena investir em um smartphone de até 1000 reais?

Sim. Vale muito a pena investir em smartphones de entrada nos dias de hoje, principalmente pela relação custo benefício, que esses aparelhos vêm apresentando.

Em uma pesquisa recente que apontou os cinco recursos mais desejados, para quem vai comprar um celular, estão: armazenamento, autonomia da bateria, desempenho do processador, durabilidade e qualidade das câmeras.

Todos esses requisitos, são considerados no desenvolvimento de smartphones mais econômicos, por marcas que estão buscando ganhar cada vez mais espaço nesse segmento de mercado. Xiaomi é um bom exemplo, e tem se destacado por aliar qualidade e menor preço.

Conclusão

Quando prestamos atenção em todos os componentes de hardware, que cada vez mais, passam a fazer parte dos celulares considerados de entrada, é mais fácil entender por que eles agradam tanto o público, para o qual são pensados e projetados.

Em nossa recomendação de melhores smartphones até 1.000 reais, escolhemos o Xiaomi Redmi 9i Sport, por reunir características importantes que tornam o dispositivo um ótimo celular.

E isso está relacionado a qualidade de construção, chipset de bom desempenho, câmeras com recursos IA e HDR para otimizar as fotos, bateria de longa duração, tela de tamanho grande, e grande durabilidade de acordo com a Xiaomi. E tudo, sem que você precise abrir mão do preço acessível. 

Perguntas Frequentes sobre os celulares de até R$1000

Leave a Comment