Como escolher os melhores kits de pintura infantil?

Tinta change, giz de cera, marcador, tela, as opções são bastante variadas. Os kits variam de tamanho e material disponíveis. No entanto, são seguros, sendo respeitadas as sugestões de faixa etária, e fáceis de usar.

Para escolher é importante considerar a idade da criança, se já tem familiaridade com esse tipo de atividade ou não, e claro suas preferências em relação à personagens e temas.

Recomendações

Escolha Premium

A maleta de pintura Avengers (Os Vingadores) é personalizada com imagens dos personagens da Marvel. Ao todo o kit conta com 72 itens entre eles marcadores, lápis de cor, giz de cera, pastilhas aquareláveis e vários outros materiais para pintura.

Nossa recomendação

Essa maleta de pintura da Patrulha Canina contém 42 itens para desenhar e pintar. Além disso, acompanha borracha, apontador, clips de plástico e hidrocor. Os desenhos são licenciados e seguem o padrão do desenho animado.

Melhor para o seu bolso

A Tinta Guache Académie pode ser usada para trabalhos artísticos e escolares. É possível pintar em papel, papel cartão e cartolina. É ideal para desenvolver a coordenação motora e percepção de cores em crianças.

Itens que você também pode se interessar:

Melhor kit de pintura infantil

Índice

Mini Guia de Compra

Brincar com kits de pintura estimula a criatividade, ajuda no desenvolvimento motor das crianças. Além disso, também pode ensinar sobre cores, formas e espaço. É importante, no entanto, considerar alguns fatores antes de escolher um kit para dar de presente para uma criança. Considere a segurança, idade e objetos disponíveis.

Uma bebê de 6 a 24 meses, já podem brincar de pintura com a ajuda de alguns acessórios, mas sempre com a supervisão de um adulto. A partir dos 3 anos,  a criança já pode usar kits de pintura que  acompanham pincéis, telas e outras ferramentas para colorir.

Já crianças de 5 ou 6 anos, já conseguem usar materiais como a paleta, pincéis, telas, entre outros. Neste momento você pode estimulá-las a buscar novas formas de usar sua criatividade. É possível ainda inserir outros temas como formas, contação de histórias entre outros.

O mais importante é ter atenção quanto a segurança dos produtos contidos no kit. Se houver tinta, esta deve ser atóxica, por exemplo. Veja se as peças são pequenas e podem ser engolidas, certifique-se de que é um produto autorizado, e qual a faixa etária recomendada.

Resenha dos produtos

Maleta Para Pintura The Avengers (Grande diversidade de itens para pintar)

A maleta para pintura The Avengers contém 72 itens. Dentre estes estão 12 marcadores de colorir, 12 lápis de cor, 12 giz de cera, 12 giz pastel a óleo e um 1 lápis preto hb n. Seu diferencial está no fato de contar também com pastilhas aquareláveis e pincel, algo que não é encontrado em muitos modelos. Como todos os itens possuem um lugar certo, é também de fácil organização.

Maleta Para Pintura Patrulha Canina (Conteúdo extra além dos itens de pintura)

A maleta para pintura Patrulha Canina acompanha 42 itens para desenhar e pintar. Além dos lápis de cor, canetinhas e giz de cera, também contém 01 borracha, 01 apontador, 03 clips plásticos, 06 hidrocor. O fato de contar com itens extras pode facilitar na hora de completar a lista de material escolar. Além disso, pode ser levada com facilidade para a escola já que é pequena e fácil de transportar com a ajuda de sua alça.

Tinta Guache Académie, Tilibra (Seguro e prático de usar)

O conjunto de tinta guache Tilibra conta com seis potes de cores diferentes, com 15ml cada. Pode ser utilizada em papel, papel cartão e cartolina. O produto não é tóxico e é aprovado pelo INMETRO. A tinta é fácil de usar e lavar, e pode ser inserida em diversas atividades.

Presente em diversas listas de material escolar, pode ser usada também no dia a dia, ajudando no desenvolvimento motor de crianças desde cedo, o que faz com que seja a melhor opção para crianças menores que ainda não podem usar os itens de kit infantil por questões de segurança, como engolir parte do produtor, por exemplo.

Kit de Pintura Turma da Mônica (Material completo para pintar com tinta guache)

O kit de pintura da turma da Mônica acompanha 4 telas, 1 cavalete, 1 paleta em madeira, 6 guaches e um pincel. É indicado para crianças acima de 4 anos. Ideal para quem quer começar a ensinar crianças a pintar com tinta.

Os desenhos com contorno ajudam a criança a exercitar sua noção de espaço e habilidade motora. Já o cavalete pode ser reaproveitado mesmo depois das páginas originais terem acabado. As tintas são fáceis de usar e também podem ser incorporadas em diversas atividades.

Kit Pintura Com Stencil - Fundo Do Mar (Ideal para aprender a manusear stencil)

O kit de pintura com stencil Fundo do Mar acompanha 1 tela de 20 x 25 cm, 1 stencil, 3 espumas e 6 potes de cola colorida. Para usar basta posicionar o molde sobre a tela e colocar um pouco da cola colorida no centro do desenho. Depois basta usar a espuma para pintar sempre de fora para dentro, aplicando pequenas batidinhas.

Stencil é ideal para treinar noção de espaço, planejamento e desenvolver a criatividade. Após treinar com os moldes do produto é possível ensinar a criança como fazer os próprios modelos, por exemplo. Além disso, a cola colorida também pode fazer parte da rotina escolar.

Kit Pintura Infantil Amor Lindo Boutique (Acompanha cavalete)

Esse kit de pintura infantil com mini cavalete acompanha 01 mini cavalete com 24,7 cm de Altura x 13,6 cm de largura x 18,5 cm de profundidade. Contém ainda 2 telas grampeadas atrás, medidas 15X20. E também 1 Caixa com 6 tintas guache, de cores variadas, e 1 pincel.

Guia do comprador

Como escolher o kit de pintura infantil?

Existem diversas opções de kits de pintura infantil por aí. O mais importante da hora de escolher é considerar a faixa etária da criança e seus interesses. Veja a lista de acessórios, que tipo de pintura pode ser feita e se necessita ou não de material extra.

Se a criança for menor de 4 anos, por exemplo, talvez não seja indicado uma maleta com diversos acessórios. Isso porque estes podem conter peças pequenas o que causa risco para a sua segurança.

Todos os kits que apresentamos neste artigo possuem uma lista completa com a quantidade e descrição de cada item. Isso permite que você visualize bem o que está escolhendo. Caso opte por uma opção com tinta, canetinha e lápis de cor, precisa entender que o material onde será feita a pintura terá de ser providenciado por você.

Já as opções com papel ou cavalete já incluem o material a ser pintado. Com isso você precisa se preocupar apenas em repor. Veja se tem acesso a esse material e se é compatível com o tipo de atividade que tem em mente.

Comprar ou montar o kit de pintura para crianças?

Como mencionado no tópico anterior, alguns kits vêm completo e outros apenas com o material de pintura. A escolha depende de como você quer usar o kit e sua versatilidade. Uma maleta tem a vantagem de já vir pronta, já para montar um kit pode ser o mais adaptável possível.

Uma das grandes vantagens de uma maleta de pintura é sua praticidade. Com todos os objetos em um número considerável e um lugar certo para guardar. Dessa forma, quando termina a brincadeira você já sabe para onde todo o material deve ir.

Já para montar um kit é possível usar sua imaginação e ser o mais criativo possível. Você pode começar por materiais básicos como lápis de cor, canetinhas, giz de cera, etc. Também pode personalizar o máximo possível, escolhendo as cores ou personagens preferidos da criança, por exemplo.

Tinta ou lápis de cor?

Existem diversos tipos de maletas, como mostrados nas opções aqui neste artigo. Alguns acompanham lápis de cor e canetinha, tintas guache, e até mesmo stencil. Por isso, na hora de escolher qual o melhor pense em como e por quem será usado.

O lápis de cor e giz de cera tem a vantagem de não deixarem tantas marcas e serem mais fáceis de limpar. No caso das tintas, o ideal é dar preferência a gache já que sua remoção é mais fácil. Considere a idade da criança e se pode usar esses acessórios.

O material onde a pintura será feita também deve ser considerado. A tinta não precisa necessariamente de cavalete e tela, mas de um papel adequado. Também pode ser feita ou não com pincel.

Considere as cores que estão contidas no kit. No caso de tinta as mesmas podem ser misturadas e transformadas em novas. Fique atento para escolher opções não tóxicas e aprovadas por órgãos de controle.

Conheça os acessórios extras

De modo geral os kits mais comuns são aquelas que vem dentro de uma maleta. Uma maleta de pintura contém lápis de cor, canetinha, giz de cera, e na maior parte das vezes possuem cores variadas em número compatível para cada acessório.

Algumas maletas ainda contam com tinta e pincel, e nesse caso a quantidade de cores pode ser mais limitada. Isso geralmente ocorre por questão de espaço e porque as tintas podem ser misturadas formando novas tonalidades.

Certos kits acompanham materiais específicos para a atividade desenvolvida. No caso do kit com stencil, por exemplo, que precisa de esponja e molde para a atividade. Outros podem ainda acompanhar cavaletes e telas ou papéis específicos para pintura.

Quais as opções de pintura de um kit infantil?

Alguns dos kits já possuem acessórios definidos para as atividades. O kit da Turma da Mônica que apresentamos neste artigo, por exemplo, possui cavalete e tela como outros que também mostramos. A diferença daquele modelo é o desenho dos personagens de quadrinhos.

Por isso ao comprar o kit vejo se já existe um material junto de pintura, e se pode ser substituído. No caso dos kits com cavalete, por exemplo, basta comprar novas telas. No caso do stencil basta repor o papel. Já os kits de maleta e a tinta guache precisam de acessório extra.

Nesse caso é indicado investir em material extra como livros de pintura e cadernos. No caso de comprar o material de pintura para uso geral você pode simplesmente aproveitar o mesmo nas tarefas da escola.

Conclusão

É muito importante entreter as crianças ao mesmo tempo que se propõe uma atividade educativa. Existem diversos tipos de brinquedos infantis disponíveis no mercado. Mas ideias que  estimulem a criatividade e permitam mais tempo ao lado dos pequenos, como cozinhar, por exemplo, são sempre bem-vindas. Os kits de pintura, por exemplo, podem servir tanto como atividades educativas como de lazer.

A nossa indicação é a maleta para pintura Patrulha Canina. Isso porque o acessório acompanha 42 itens para desenhar e pintar. Nela é possível encontrar acessórios para pintar com lápis de cor, canetinhas e giz de cera. Além de objetos extras como apontador e clipes, que podem ajudar na rotina escolar.

O que achou do artigo? Você conseguiu decidir qual o melhor kit de pintura infantil? Divida conosco sua escolha e deixe sua opinião. Curte e compartilha essas dicas com seus amigos que também estão à procura de dicas de como escolher um kit de pintura infantil!

Deixe suas dúvidas, críticas ou elogios nos comentários!

FAQ

Uma maleta de pintura infantil pode ser a melhor opção para quem quer comprar um kit de pintura. Ela possui grande variedade de acessórios e é prática na hora de guardar.

Considere a faixa etária indicada no produto. Decida como vai ser usada, se é só para entretenimento ou para a escola, por exemplo. Veja qual opção se encaixa melhor nesses atributos.

Um kit básico com um conjunto de tintas guache pode custar em torno de R$ 8,00 reais. Já uma maleta de pintura pode variar entre R$ 30,00 reais até R$ 400,00 reais.

Um kit de pintura infantil pode variar entre um conjunto de tintas e lápis de cor, canetinha, giz de cera e outros acessórios de pintura. Pode ainda conter itens extras como telas e pincéis.

A partir de doze meses já é possível começar a desenvolver essa habilidade, adaptando a idade da criança.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados