Qual o melhor notebook compacto em 2021?

O grande crescimento da globalização e das empresas tecnológicas transformaram os computadores nas principais ferramentas de trabalho, possibilitando a execução de tarefas de forma cada vez mais simples e automatizadas.

Seja para armazenar informações, gerenciar projetos, compartilhar dados ou processar comandos, os computadores são sempre muito úteis no dia a dia, e estão presentes na rotina de muitas pessoas. Para atender melhor esse público, boa parte das fabricantes também desenvolveram versões super compactas e tecnológicas, prontas para uso em qualquer espaço, como os notebooks ultrafinos e leves.

Planejados para entregar a maior portabilidade para os usuários, eles possuem funcionalidades equiparáveis aos grandes desktops das estações de trabalho, podendo suportar tarefas bastante exigentes nos quesitos resistência, utilidade e desempenho.

Se você quer saber quais são os notebooks mais compactos e leves ideais para você, assim como a avaliação e usabilidade, conheça abaixo as nossas melhores recomendações de compra!

Recomendações

Os notebooks começaram a fazer sucesso no mercado à pouco tempo, mas já se tornaram as melhores opções para quem utiliza computadores com muita frequência, sem abrir mão da portabilidade como requisito de compra.

Passando a ocupar o espaço de muitos computadores desktops (exemplares de mesa), muitas empresas consideram os seus benefícios bem mais vantajosos que os modelos antigos, já que a tecnologia de ponta já permitiu o desenvolvimento de hardwares menores e com maior potência de uso, presentes atualmente em muitos microcomputadores.

Para te ajudar a decidir entre os muitos notebooks disponíveis para você, separamos abaixo algumas recomendações, de acordo com a Escolha Premium, a Nossa Recomendação e a melhor compra para o seu bolso.

Escolha Premium

Fabricado com tecnologia de ponta da empresa Dell, o XPS 13 faz parte de uma das linhas mais conceituadas da marca. Trazendo o processador I7 da décima geração da Intel, 16GB de memória RAM, 1TB de SSD e uma tela com 13.4 polegadas com qualidade 4K, esse notebook é um dos melhores do mercado na relação desempenho-portabilidade.

Nossa recomendação

Transformando por completo o catálogo de produtos da LG, o notebook Gram foi um dos maiores investimentos da fabricante, sem deixar a desejar para os usuários intermediários mais exigentes, além de ter um ótimo desempenho e ser o mais leve dentre as nossas recomendações.

Melhor para o seu bolso

O Samsung Flash F30 é o notebook com um valor relativamente acessível, e por esse motivo pode deixar a desejar em algumas configurações de hardware, sendo indispensável que você o conheça bem nesse nosso artigo, antes de comprá-lo. Acompanha processador Intel Celeron, 4GB de memória RAM, 128 GB de SSD e uma tela HD de 13.3 polegadas.

Itens que você também pode se interessar:

Além das principais recomendações, baseadas nas melhores avaliações dos usuários e na ótima ficha técnica das respectivas marcas, separamos mais alguns computadores que podem ser ótimas escolhas, destacando também os seus detalhes e a indicação de utilização para o seu desempenho!

Melhor notebook compacto

Índice

Mini Guia de Compra

Comprar um bom computador exige a observação de alguns detalhes anteriores, levando em conta principalmente a capacidade de processamento, a quantidade de armazenamento para os seus dados, o desempenho da memória RAM, o tipo do hardware utilizado, dentre outros componentes lógicos e físicos.

Um dos problemas mais frequentes para as pessoas que acabam adquirindo equipamentos erroneamente é comprar os modelos mais acessíveis, sem analisar se eles atendem ou não as suas necessidades. Por isso, considerar o tipo de uso do notebook pode ajudar bastante na procura.

Também é muito importante ressaltar que o preço nem sempre é aliado de uma boa compra, e adquirir um produto de baixa capacidade poderá trazer vários transtornos durante o uso, sendo mais recomendável investir um valor mais alto para evitar prejuízos a longo prazo.

No geral, os notebooks são divididos em vários tipos, de acordo com os locais de destino e a sua usabilidade, podendo ser recomendados para estudos, atividades de exigência gráfica, uso de softwares básicos, dentre outros. Saber qual produto lhe atende é bem mais fácil após diferenciar o seu perfil de usuário.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual das nossas opções é a melhor para você, conheça maiores detalhes de cada um dos notebooks apresentados, e aproveite para aprimorar a sua melhor escolha!

Notebook Ultraportátil Dell XPS 13 - Leve a alta produtividade sempre junto de você

Fabricado especialmente para possibilitar o trabalho em alta performance, o modelo de notebook Dell XPS 13 é uma aposta robusta da empresa Dell Inc. na linha intermediária superior, sem deixar a desejar na qualidade de processando de dados, armazenamento e velocidade de resposta do Sistema Operacional.

Acoplado ao novo Windows 10 Home Single, o XPS 13 alcança o nível máximo de programas pesados, sem pedir reinício ou forçar overclock de processador. No quesito de sistema, o notebook poderia trazer uma versão mais completa da Microsoft, como o Windows 10 Professional, se considerarmos o seu preço no mercado. Entretanto, isso pode não fazer nenhuma diferença no seu uso rotineiro.

Se você está pensando em uma máquina potente nos gráficos, para trabalhar com edição de imagens em alta qualidade, renderização de vídeos e topografia de mapas, essa pode ser a sua melhor compra. Trazendo todo o potencial do processador i7 de décima geração da Intel, ele também possui uma placa de vídeo Plus Graphics integrada, o que só poderia ser melhor no caso da superior Nvidia.

A sua tela possui qualidade gráfica Ultra HD 4K, sendo a melhor para quem quer ter imagens e vídeos em cores mais vibrantes e únicas. O sistema de armazenamento no XPS 13 também é inovador, e possui a tecnologia de disco SSD M.2, que deixa o sistema muito fluido em qualquer comando efetuado.

Com mais 16BG de memória RAM DDR4, Tela Infinita Dolby Vision Touch de 13.4 polegadas, processador de 3.90 GHz de frequência e capacidade de armazenamento de 1TB, esse modelo de apenas 1,2 KG é a escolha ideal para quem quer investir no alto desempenho com portabilidade.

Notebook LG Gram - Pague pelo desempenho, economize no conceito da marca

Sendo uma opção ainda bem discutida no mercado, já que a LG acaba não sendo uma das melhores fabricantes de notebooks no Brasil, embora o LG Gram possua um preço considerável, ele ainda pode ser uma boa compra para você.

Dependendo da experiência de muitos usuários, a LG consegue entregar em hardware o conceito de marketing que falta na marca, no valor pago pelos próprios notebooks, o que acaba sendo uma saída para fugir dos altíssimos preços de outras fabricantes.

O Gram possui o processador Intel Core i5-8250U, que é uma opção bem mediana, conseguindo trazer uma capacidade de processamento legal quando atrelado à outros hardwares mais vantajosos do mercado, à exemplo do disco SSD e de uma boa capacidade de memória. Já que a marca atende esse requisito, ao invés de adicionar um processador Intel Core i7, o notebook também vem com 256GB de SSD, e 8GB de memória RAM, resultando em uma performance geral bem favorável.

A tela desse notebook é uma Full HD IPS LCD de 14 polegadas, que se resume em um ótimo tamanho e qualidade de vídeo se você quer trabalhar em um maior espaço útil. Entretanto, se você precisa de edições gráficas potentes, esse computador não vai atender as suas expectativas, e você já pode analisar outras recomendações deste artigo!

Com menos de 1 KG de peso, o LG Gram possui detalhes favoráveis, como um teclado retroiluminado, 21 horas e meia de durabilidade da bateria, sensor de impressão digital e a comprovação de durabilidade e resistência pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com a certificação MIL-STD 810G.

Notebook Samsung Flash F30 - Um modelo básico, leve e barato para estudantes

Já citado em outro artigo nosso dentre os melhores notebooks do ano, reavaliamos essa opção de acordo com a sua relação de desempenho/portabilidade, trazendo todas as características para quem quer comprar um modelo acessível e muito leve.

Desde já, a recomendação desse notebook vai para quem busca uma performance simples, com funções básicas e um design compacto. O Samsung Flash foi feito para ser levado para qualquer lugar, focado no uso dos estudantes e no home office simples.

A sua aparência é bastante atrativa, com o teclado em estilo retrô e revestimento com aspecto de tecido, formando um notebook elegante e confortável para o dia a dia. O principal diferencial dessa versão da Samsung fica por conta do SSD, que proporciona uma velocidade até 5x mais rápida que o HD comum, compensando o processador Intel Celeron, que acaba sendo uma desvantagem dessa compra.

Com toques ainda mais especiais, ele traz também um leitor de impressão digital discreto, possibilitando uma maior segurança de acesso e logins mais fáceis para você. O seu display também é simples, e possui resolução apenas em Full HD, mas que pode ser o suficiente para edição de textos e visualização de vídeos. Possuindo 4GB de memória RAM, 1,4 KG de peso e ótimas avaliações dos usuários, ele está na nossa melhor escolha para o seu bolso!

Notebook Samsung NP730XBE-KP2BR - O modelo top de linha para as suas viagens

Um dos modelos mais caros da fabricante Samsung, o notebook NP730XBE-KP2BR é o ideal para quem gosta de fazer longas viagens sem abrir mão de ter um bom computador a bordo. O seu peso de apenas 1KG está dentro da média das versões mais leves no Brasil, sem dispensar um rápido processamento do sistema.

A estrutura toda em alumínio desse computador traduz um design elegante e resistente, com bordas parcialmente arredondadas e superfícies sofisticadas para todos os momentos. Para a Samsung, este modelo também não poderia deixar de ter o Solid-State Drive(SSD), que aprimora a velocidade de resposta do Windows e ressalta um hardware Premium, neste caso, com a capacidade de 256GB de armazenamento.

Como já é costume da fabricante, ele também vem com um leitor biométrico de rápida leitura, e assim como no Samsung Flash F30, ele se apresenta de forma discreta entre as teclas do notebook, o que dá uma aparência de acabamento bem finalizado!

A autonomia de processamento desse modelo é totalmente controlada pelo módulo Core i5 de 8.ª geração (quad-core), que apresenta ótimos resultados para muitos usuários da Intel. Por sua vez, o seu display possui um tamanho de 13,3 polegadas, totalmente ajustável para parecer bem maior durante as suas experiências com vídeos mais exigentes.

Para finalizar, a sua memória Random-access memory é de 8GB, o suficiente para o uso intenso sem bugs ou travamentos. No caso do áudio, ele possui tecnologia Dolby Atmos®, que suporta sons mais nítidos e intensos em três dimensões.

Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i5 - O notebook ultrafino, super leve, sofisticado e com placa de vídeo dedicada

O exemplar da Lenovo no nosso artigo de recomendações é o Ideapad S145, desenvolvido em uma linha de hardware com preços bem mais acessíveis que outras marcas, pronto para trazer experiências incríveis de utilidade e portabilidade.

A Lenovo é uma das marcas que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e vem apostando ainda mais com a linha ideapad, criando computadores portáteis completos e com alta tecnologia, sendo dessa forma uma opção de compra bem conceituada.

Esse modelo possui um processador Intel® Core™ i5-8265U, que já está dentro da média dos melhores em usabilidade e processamento. Com mais 8GB de memória RAM e um SSD de 256GB de capacidade de armazenamento, esse computador suporta altos níveis de stress por programas pesados.

Para quem trabalha com edição de vídeos, e precisa de um notebook leve e ultrafino, ele também deve ser considerado, já que acompanha uma placa de vídeo dedicada GeForce MX 110, com 2GB de memória interna.

Mais um destaque está na sua tela, com o tamanho de 15.6 polegadas dentre as maiores do mercado, e uma curvatura de ângulo de até 180º, com tecnologia anti reflexo e vídeo UHD. Possibilitando um ótimo upgrade de armazenamento, ele conta com um slot extra, onde você poderá adicionar mais um SSD ou HD com entrada SATA 2,5 comum para ter mais espaço para os seus arquivos. Tudo isso, por um preço um pouco salgado, mas que pode sim valer a pena!

Notebook ASUS ZenBook 14 UX434FAC A6339T - O modelo compacto com duas telas

Na vez da fabricante ASUS, o ZenBook 14 também é um notebook bastante compacto e leve, ainda mais com o diferencial supervalorizado das duas “telas”, que proporcionam um visual futurista e a função multitarefas para os seus usuários.

Entrando na onda da Positivo no Brasil, que lançou o seu modelo com teclado no touchpad, a ASUS decidiu adicionar uma tela totalmente interativa, o ScreenPad, que pode ser usado para ler textos, editar planilhas, responder e-mail, dentre outras atividades, direto pelo toque dos seus dedos, assim como nos próprios notebooks  touchscreens.

Logo de cara, o ZenBook impressiona pelo seu desempenho, que pode sim ser considerado o melhor custo-benefício da nossa lista! O seu novo processador Intel Core i7-10510U dá uma potência super arrojada para esse novo modelo do ano. E como não poderia faltar, o SSD também está presente, dessa vez com 256GB de espaço.

O seu design também não deixa a desejar, já que ele possui bordas super finas e um acabamento com reflexo brilhante. A sua tela possui um display FHD de 14 polegadas com painel IPS, além, claro, da segunda tela logo abaixo do teclado.

A mini tela para tarefas menos exigentes é um acréscimo único no Brasil se compararmos o preço deste produto, e pode ser usada para qualquer aplicação otimizada no ScreenPad.

No geral, esse é um notebook muito atrativo se considerarmos a portabilidade, podendo sim bater vários desktops de alto desempenho do mercado, com os seus 8GB de memória RAM e toda a capacidade de processamento do conjunto.

Guia do comprador

Em contrapartida com as grandes estações de trabalho antigas, que ainda podemos encontrar nas empresas em forma de desktops, os notebooks revolucionaram por completo a nossa forma de realizar tarefas informatizadas.

Essa grande mudança tecnológica já nos permite portar computadores de alta performance para viagens, universidades ou escolas, e até nas próprias empresas que buscam mobilidade e autonomia de trabalho. Ainda mais com a criação de hardwares cada vez menores e potentes, destinados para atividades robustas ou para o home office comum.

Mas antes de adquirir o melhor notebook compacto do ano, você também precisa considerar outros quesitos importantes, como a capacidade de processamento, o tipo de sistema, o armazenamento, a memória, dentre outros detalhes técnicos que podem fazer a toda a diferença na sua rotina.

1.0 O que observar antes de comprar um notebook?

Entrar no navegador de buscas e filtrar a sua escolha apenas pelos menores preços não será uma boa opção, principalmente com a enorme variedade de marcas, modelos e versões, que quase sempre confundem muitas pessoas na hora de comprar um bom notebook.

A nossa primeira dica antes mesmo da procura, é avaliar quais são as suas necessidades e o seu tipo de uso, já que a experiência dos usuários com o mesmo computador pode variar muito por esses dois fatores.

Saber o que você precisa vai te ajudar a decidir entre todas as nossas recomendações. Após essa auto avaliação, basta entender o que cada um deles oferece e de que forma podem ajudar na sua rotina de estudos ou trabalho.

1.1 Saiba avaliar o Hardware

Os notebooks possuem diversos detalhes que podem chamar a sua atenção logo de cara, como o tamanho, espessura, detalhes das bordas, design do teclado, dentre outras inovações. Mas na verdade, a eficiência e o boa performance de um computador podem variar sempre de acordo com os componentes de hardware internos, por isso, saiba o que é realmente importante!

Processador 

Um dos componentes internos mais importantes é o processador, responsável por controlar todos os outros periféricos do computador e executar as tarefas solicitadas pelos usuários. Opte sempre por modelos com as melhores opções do mercado.

Memória RAM

A memória RAM trabalha em conjunto com o processador, enviando todas as informações solicitadas de acordo com a sua frequência e capacidade de armazenamento temporário. Busque por uma maior capacidade em GB e por modelos mais recentes, que possuem maior taxa de transferência de dados.

Disco Rígido

Os Discos Rígidos dos computadores são encarregados de armazenar todos os dados, como os seus arquivos pessoais e o próprio Sistema Operacional. Os HD’s comuns possuem uma velocidade de leitura e gravação reduzida, perdendo muito em desempenho para os novos discos SSD, que são bem mais duráveis e até 5 vezes mais rápidos, e por isso, são preferíveis na hora da escolha.

Slots adicionais

Pensando em possibilitar um upgrade futuro, muitas fabricantes já vendem notebooks com slots adicionais, sendo possível acrescentar um novo HD, um pente de memória melhor ou mesmo uma placa gráfica dedicada, tornando a escolha bem mais segura à longo prazo. Se esse for o seu caso, isso pode sim fazer uma grande diferença!

Placa de vídeo

Muitos programas exigem uma capacidade de processamento gráfico bem maior que outros, como ocorre nos editores de vídeos e imagens. Se esse for o seu caso, você não pode abrir mão uma boa placa de vídeo dedicada, criada especialmente para diminuir o stress do processador e desenvolver tarefas bem mais complexas nesse quesito.

2.0 Confiar na marca é importante!

Embora avaliar todo o hardware de um bom notebook seja essencial, escolher uma boa marca também pode ser um item bastante importante. Dentro do enorme mercado de vendas de computadores, uma das maiores necessidades dos clientes quando a questão é sobre eletroportáteis, é sempre quanto à qualidade do suporte prestado pela fabricante.

Muitas empresas fazem uma grande estratégia de marketing de vendas para entregar produtos interessantes para os clientes, mas nem todas são tão boas quando a questão é prestar um suporte ou assistência em momentos de necessidades.

Para evitar grandes transtornos e até prejuízos com o seu notebook compacto, compre de marcas bem avaliadas e garanta uma ótima assistência durante todo o tempo de vida útil do seu produto!

3.0 Invista sempre nas boas práticas de uso

Os computadores são compostos por diversos componentes eletroeletrônicos que exigem um certo cuidado e atenção, convertidos em boas práticas de uso para prolongar a durabilidade do seu dispositivo.

A primeira dica para garantir o bom funcionamento do seu notebook é entender as suas limitações de processamento, evitando prejudicar as suas peças por stress forçado ou por mau uso do Sistema Operacional.

Como segunda dica, mas não menos importante, você também deve levar o seu computador em uma assistência técnica periodicamente, para realizar uma manutenção preventiva e evitar problemas como o superaquecimento, curto-circuito, travamentos, e até queimas de periféricos importantes da placa mãe.

Veja mais informações aqui: Torne a vida útil do seu notebook ‘infinita’ com algumas dicas especiais

Conclusão

Ter um notebook leve e super portátil se tornou uma grande vantagem nos dias de hoje, tornado possível o trabalho ou estudo de forma simplificada e móvel. Além disso, eles também ocupam menos espaço e oferecem um maior conforto e comodidade para os escritórios.

Com uma enorme diversidade de opções para compra, considerar os requisitos de usabilidade, a capacidade do hardware e a melhor marca para o seu tipo de uso torna a escolha bem mais fácil e intuitiva, além de acrescentar conhecimentos relevantes sobre o seu dispositivo, e como ele poderá lhe auxiliar na sua rotina.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores notebooks compactos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

A recomendação do notebook Samsung Flash F30 vai para quem busca uma performance simples, com funções básicas e um design compacto. Este notebook foi feito para ser levado para qualquer lugar, focado no uso dos estudantes e no home office simples.

Com menos de 1 KG de peso, o LG Gram possui detalhes favoráveis, como um teclado retroiluminado, 21 horas e meia de durabilidade da bateria e sensor de impressão digital.

Ter um notebook leve e portátil se tornou uma grande vantagem nos dias de hoje, tornado possível o trabalho ou estudo de forma simplificada e móvel. Além disso, eles também ocupam menos espaço e oferecem um maior conforto e comodidade.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados