August 22, 2020
Sem respostas

O Guia Completo para Comprar um Notebook: Qual é o melhor computador para você?

O notebook já se tornou, praticamente, um eletroeletrônico essencial na nossa vida. É quase uma unanimidade afirmar que, atualmente, é impossível realizar as atividades relacionadas a estudo e ao trabalho sem o auxílio desse equipamento. E apesar dos smartphones possibilitarem o acesso de muitas funções que já são desenvolvidas no computador, como acessar e-mails, redes sociais e leitura de arquivos PDF, o notebook continua indispensável para realizar várias outras tarefas, como digitação e criação de conteúdo multimídia.

Além disso, o notebook permite que você assista vídeos e aulas de maneira mais confortável e, alguns modelos, ainda suportam a execução de jogos e programas essenciais para o exercício profissional de muita gente. Por isso, encontrar um bom notebook que atenda suas necessidades e que tenha um bom custo-benefício, é fundamental para todos.

Mas nesse momento surge a dúvida – como saber qual escolher?

Infelizmente, não existe um modelo de notebook que apresente, ao mesmo tempo, design moderno, versatilidade, leveza, processador de última geração, bateria que dura 10 horas fora da tomada, que execute jogos e que tenha um preço acessível. Porém, conhecer as diversas opções de notebooks disponíveis no mercado pode ser um primeiro passo para te ajudar a entender por que não é possível encontrar todas essas características em um único notebook e, mais importante, qual modelo é capaz de atender às suas expectativas.

Pensando nisso, criamos esse guia para te ajudar a responder essa dúvida e esclarecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de notebook, de forma a te ajudar a entender qual modelo é o mais indicado para o seu estilo de vida.

Índice

Como escolher o melhor notebook?

Antes de te apresentarmos os tipos de notebooks, bem como suas vantagens e desvantagens, precisamos te explicar alguns critérios que você deveria levar em consideração durante o processo de compra.

Afinal, cada tipo de notebook apresenta características específicas, que influenciam na faixa de preço do produto e que tornam cada um deles mais indicado para determinada finalidade. Por isso, para te ajudar a ter clareza durante o processo de escolha, separamos 8 pontos que você deveria prestar atenção antes de escolher sua cafeteira.

Quais são as melhores marcas de notebook?

Atualmente as marcas que apresentam os modelos mais bem avaliados do mercado são a Dell e a Apple. Contudo, geralmente essas marcas oferecem notebooks com preço elevado, o que acaba afastando muitos compradores. Felizmente, marcas como Lenovo, Acer e Samsung, que possuem notebooks com um preço mais acessível, também fazem sucesso entre os consumidores.

Porém, vale lembrar que cada notebook precisa ser avaliado individualmente, de forma que você utilize todos os critérios citados anteriormente para saber se aquele equipamento pode oferecer o que você precisa. Por isso, não olhe apenas a marca do modelo, mas o conjunto de características e funcionalidades que o notebook apresenta. Se você estiver procurando sugestões de modelos para investir, pode acessar esse artigo e conferir nossas indicações.

Tipos de notebook

Para encontrar o seu notebook ideal é fundamental conhecer os tipos de notebook disponíveis no mercado. Assim, você evita surpresas desagradáveis e ainda consegue um modelo que realmente supra suas necessidades. Por isso, confira os tópicos abaixo!

Notebook Básico

Como o próprio nome diz, o notebook básico é indicado para pessoas que desejam executar apenas funções básicas. Por exemplo: navegar na internet, acessar redes sociais, utilizar os programas do Pacote Office (Word, PowerPoint, Excel etc.), assistir vídeos, séries e filmes, escutar música, entre outras atividades que não demandam muita memória ou capacidade de processamento.

Perceba que esse notebook não é indicado para utilizar programas mais pesados ou que exigem uma grande capacidade de memória ou processamento. Isso ocorre porque o notebook básico pode apresentar processadores do tipo Intel Celeron e Pentium, formando o grupo de notebooks super básicos; ou do tipo Intel Core i3 e AMD equivalente.

Nos chamados modelos super básicos, as marcas economizam na tecnologia do processador e investem em armazenamento flash ou em telas e acabamentos melhores. Além disso, para melhorar a performance do seu notebook básico, você pode investir num SSD, que vai melhorar o desempenho do Windows 10.

Em compensação, por ser um modelo básico, esse é o tipo de notebook mais barato disponível no mercado. Porém, é sempre bom avaliar se ele realmente atende as suas necessidades. Caso contrário, é melhor investir um pouco mais e adquirir, pelo menos, um notebook intermediário, que permite a execução de alguns programas mais complexos.

Notebook Intermediário

Os notebooks intermediários apresentam o melhor custo-benefício dentro os modelos disponíveis. Afinal, ele pode ser utilizado tanto na empresa ou no escritório, quanto na realização de tarefas básicas, como edição de textos e planilhas, e entretenimento, com edição de imagens e vídeos, desde que seja em nível amador.

Além disso, o notebook intermediário pode estar equipado com uma placa de vídeo dedicada, uma boa memória RAM, com 8 GB, entre outras vantagens. E você pode adquirir um equipamento com todas essas vantagens por um preço razoável, quando comparamos com outros tipos de notebooks disponíveis no mercado.

Mas para executar programas mais pesados, o ideal é um notebook avançado. Isso acontece porque esse tipo de notebook geralmente apresenta processadores Intel Core i3 e i5, ou o AMD Rysen 5, que podem ser considerados processadores intermediários.

Notebook Avançado

Os notebooks avançados são indicados para uso profissional ou para quem precisa executar programas mais pesados. Afinal, esse notebook apresenta os melhores processadores do mercado: o Intel Core i7 e i9 ou o AMD Ryzen 7, que são fundamentais para que profissionais, como editores de vídeos, arquitetos e fotógrafos, consigam utilizar realizar seu trabalho sem sofrer com lentidão ou qualquer outro problema de processamento.

Esse tipo de notebook também pode apresentar placas de vídeo de alta performance, tela com melhor resolução, mais espaço de memória RAM, entre outras vantagens. Além disso, é importante ressaltar que, por apresentar processadores mais avançados, entre outras características, os notebooks gamers e o ultrabook, também podem ser considerados modelos avançados. Nós vamos comentar mais sobre as características desses modelos nos próximos tópicos.

A única desvantagem desse tipo de notebook é o preço que, em geral, é mais elevado que os modelos básicos e intermediários. Afinal, estamos falando de notebooks com modelos de peças com a tecnologia mais avançada disponível.

Notebook 2 em 1

O notebook 2 em 1 leva esse nome por oferecer a possibilidade de ser utilizado em diversas posições, sendo que as mais utilizadas são o modo convencional e tablet. Por isso, ele é considerado o modelo mais versátil do mercado, sendo indicado para quem precisa utilizar o seu notebook em diferentes situações ou carregá-lo para vários lugares.

Para ser considerado um notebook 2 em 1, o modelo precisa apresentar uma mobilidade de 360º e tela com display touch screen, que pode ser manuseada com canetas stylus com suporte pelo Windows Ink, recurso nativo do Windows 10, ou com os dedos. Afinal, são essas as características que permitem que esse equipamento também seja utilizado como tablet.

E não podemos esquecer do design desse notebook, que chama a atenção pelo seu visual fino e elegante que, geralmente, também conta com acabamento de alumínio. Além disso, ele também é mais leve e resistente, já que o notebook 2 em 1 também pode ser utilizado como tablet. Outro ponto que chama a atenção nesse tipo de notebook é que eles também apresentam níveis básico, médio e avançado, que podem ser diferenciados pela presença de processadores Intel Core i3, i5 e i7.

Mas todos esses benefícios possuem um preço. Por isso, em geral, esse tipo de notebook é mais caro do que outros modelos disponíveis no mercado. Outra desvantagem do notebook 2 em 1 é a resistência, já que, com o tempo, as dobradiças e os mecanismos que permitem a rotação da tela podem se danificar, comprometendo a transição entre notebook e tablet. Aliás, também é bom lembrar que o ultrabook é mais leve que outros modelos de notebook, porém, é mais pesado do que um tablet.

Se você ficou interessado nesse tipo de notebook, precisa conferir nosso artigo com resenhas e sugestões com os melhores notebooks 2 em 1 disponíveis no mercado.

Ultrabook

O ultrabook se tornou um modelo muito desejado de notebook pelo seu design elegante. Na verdade, esse modelo é uma categoria de computador portátil criada pela Intel, que o desenvolveu para se tornar um equipamento ainda mais portátil do que os notebooks convencionais. Por isso, esse é o modelo ideal para quem precisa levar o seu notebook para todos os lugares.

Para ser considerado um ultrabook, esse aparelho precisa apresentar entre 1,8 cm a 2,3 cm de espessura quando fechado e não deve ultrapassar o peso de 1,4 kg. Tudo isso para criar um aparelho para compor um design refinado, reduzido e leve, que é uma marca desse modelo.

Outra característica marcante desse modelo é que, geralmente, ele apresenta corpo em alumínio ou outro metal leve e resistente. Você também pode encontrar opções com teclado iluminado, telas com resoluções melhores, SSD, entre outros detalhes que tornam o ultrabook um modelo especial.

Porém, por serem muito compactos, esse modelo também apresenta algumas desvantagens que impactam do desempenho gráfico do ultrabook. Por causa desse tamanho reduzido, o sistema de ventilação não consegue refrigerar o equipamento e as placas de maneira muito eficiente. Isso acaba influenciando no processador utilizado, que não pode ser muito potente por conta do calor produzido. Mesmo assim, é possível encontrar modelos com processadores Intel Core i5 e I7.

Notebook Gamer

Os notebooks gamers são indicados para quem precisa de um equipamento que capaz de executar, com um bom rendimento, jogos, emuladores e conteúdo multimídia em geral. Ele não chega a ser um PC gamer, que apresenta características e componentes específicos, mas com certeza é um tipo de notebook mais bem equipado para as finalidades citadas acima.

Em geral, o notebook gamer se destaca por apresentar um sistema especial de refrigeração e coolers de alta velocidade, que evitam o superaquecimento da sua máquina. Além disso, ele possui uma placa de vídeo de alta performance, que permitem a execução de gráficos de alta resolução, e processadores de alta potência, como o Core i7 e Core i9.

Outro ponto que chama a atenção nesse notebook é a sua memória. Eles possuem uma capacidade maior de armazenamento RAM e VRAM (especial para vídeos). E esse notebook ainda pode ser encontrado com um visual moderno e com um teclado especial integrado, configuráveis e com display de grande qualidade, que pode estar associado a iluminação LED.

Porém, como nem tudo são flores, esse tipo de notebook também apresenta algumas desvantagens, sendo que a maior delas é o preço. Seu preço elevado está relacionado a presença de todos esses diferenciais, que tornam esse equipamento uma verdadeira potência. Além disso, como os processadores do notebook gamer apresentam um alto consumo de energia, geralmente sua bateria apresenta uma durabilidade menor. Mas, investir em baterias externas pode te ajudar a resolver esse ponto.

Notebooks empresariais

Você já ouviu falar nos notebooks empresariais? Esse tipo de notebook é muito procurado por empresas e executivos por apresentar uma série de características que os diferenciam dos demais modelos.

Esse tipo de notebook se destaca por apresentar nomes e séries especiais que não são encontradas nas lojas de varejo comum. Afinal, eles são vendidos diretamente pelo fabricante ou distribuidores especializados e, geralmente, podem ser encontrados nas áreas especiais dos sites dos fabricantes dos notebooks.

A vantagem do notebook empresarial é que ele pode apresentar um acabamento com mais qualidade e resistência; bateria com maior durabilidade, garantia mais extensa e um suporte específico.

Além disso, eles podem apresentar vários mecanismos de segurança, que previnem a invasão e o roubo de dados, modificações não autorizadas, entre outras transações que podem colocar em risco a sua empresa. Por exemplo, eles podem apresentar o Windows PRO, que é uma versão especial do sistema operacional Windows, que permite o melhor controle de usuários e segurança.

As principais desvantagens desse modelo são o preço mais elevado, já que estamos falando de características de segurança e suporte muito específicas, e o processo de compra mais burocrático, que só pode ser concluído se você entrar em contato com o distribuidor ou fabricante.

Conclusão

Existem vários tipos de notebook disponíveis no mercado. Cada um deles apresente suas especificidades e é mais indicado para um perfil de consumidor. Por isso, se você precisa de um equipamento apenas para realizar atividades básicas, você pode optar pelo notebook básico.

Mas se você prefere um modelo com uma performance melhor, que tenha mais funcionalidades e que possa ser utilizado para estudar e/ou trabalhar, pode escolher um notebook intermediário, como o notebook 2 em 1.

Agora, se você é um profissional ou um gamer, que precisa executar programas mais pesados e requerem mais velocidade e resolução, o ideal é investir num notebook avançado. Nesse caso, vale a pena optar por um ultrabook ou notebook gamer, por exemplo.

Contudo, se você busca opções de notebooks para utilizar na sua empresa, você pode escolher o notebook empresarial, que garante a segurança das informações contidas nesse equipamento.

É claro que essas são apenas sugestões de utilização, mas você pode ficar à vontade para utilizar a notebook que mais te agrada, desde que você se lembre das limitações e possibilidades de uso oferecidas por cada modelo.

FAQ

Durante o processo de escolha tem 8 pontos que você deveria prestar atenção antes de escolher sua cafeteira: Necessidade, Processador, Memória RAM, Disco rígido HD, Tamanho da tela, Sistema operacional, Bateria, Conexões e periféricos e Suporte técnico oferecida pela fabricante.

Atualmente as marcas que apresentam os modelos mais bem avaliados do mercado são a Dell e a Apple. Contudo, geralmente essas marcas oferecem notebooks com preço elevado, o que acaba afastando muitos compradores. Felizmente, marcas como Lenovo, Acer e Samsung, que possuem notebooks com um preço mais acessível, também fazem sucesso entre os consumidores.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados