Como escolher o melhor Notebook de 2020?

Bestseller

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas para escolher o seu notebook

Quase todas as pessoas concordariam que hoje em dia já não é mais possível viver sem um computador – de preferência um portátil. Em tempos de home office, programas de edição e vídeo aulas, um bom aparelho é essencial para manter um alto nível de produtividade. Porém, a grande quantidade de modelos disponíveis e a nomenclatura complicada dificultam a vida dos compradores.

Existem notebooks adequados para diferentes usos, necessidades e orçamentos. Saber exatamente quais são os seus objetivos evita que você adquira um insuficiente para te atender. Ou pior: desembolsar uma grande quantia com algo que não precisa. Para isso você precisa entender algumas características que compõe o computador e usar cada uma delas a seu favor.

Vamos agora analisar alguns modelos e descobrir qual o melhor notebook para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de notebooks para você.

Escolha Premium

Notebook voltado para a portabilidade voltada ao alto desempenho. Possui a versão mais moderna dos processadores Intel, juntamente com placa de vídeo, permite carregar programas e jogos mais pesados. Sua tela de alta resolução é capaz de mostrar qualquer imagem em detalhes, o HD SSD é rápido e armazena até 256 GB. Tudo em um aparelho bem fino.

Nossa recomendação

Ideal para quem precisa de uma maior capacidade de processamento, mas que não chega a ser algo tão avançado assim. A combinação de processador intermediário com placa de vídeo dedicada vai atender às necessidades da maioria das pessoas. Além disso, é fino, leve e possui possibilidade de customização da memória.

Melhor para o seu bolso

Melhor opção para quem deseja apenas estudar, trabalhar com documentos Office e ver alguns vídeos. No máximo, alguns jogos leves ocasionalmente. O processador e as telas são básicos, possui teclado numérico para facilitar edição de documentos e uma abertura de até 180°. Em outras palavras, é um notebook para o dia-a-dia.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

O melhor notebook

Índice

Mini Guia de Compra

Ter um notebook pode ser considerado essencial nos dias de hoje. Seja para o trabalho ou para o lazer, os computadores portáteis estão prontos para uso em qualquer lugar. Infelizmente, os preços cada vez mais altos e os diversos modelos disponíveis deixam os consumidores inseguros, com receio de cometer erros no momento da compra.

Para escolher um notebook adequado é necessário ter em mente o que exatamente você pretende fazer com ele. Tarefas de escritório não necessitam de mais do que um processador básico, já jogos modernos e programas de design podem pedir por uma placa de vídeo. Nem todos precisam de uma tela com altíssima resolução, alguns dão preferência aos modelos mais leves e por aí vai.

Enfim, escolher um notebook não é exatamente uma tarefa fácil, já que existem muitas configurações para estar atento. Vamos analisar alguns modelos de acordo com o público a que se destinam. Ao final teremos algumas explicações mais detalhadas sobre a função de cada componente observado. Dessa forma você poderá tomar a sua decisão com mais clareza.

Notebook Ultrafino Dell Inspiron i15-5590-A20S – Alto nível para os mais exigentes

Esse notebook apresenta uma combinação de três elementos de alto nível para o processamento: processador Intel i7 10ª geração, HD SSD e placa de vídeo integrada. Na prática isso significa um alto desempenho, praticamente sem travamentos, e capacidade para rodar programas pesados. Se você trabalha com design 3D, renderização de vídeos e curte uns jogos pesados, então esse é o seu notebook.

Além disso, esse conta com uma tela com 15,6 polegadas de resolução Full HD, antirreflexo e bordas finas. Isso permite mostrar as imagens em detalhes, o que é perfeito para quem trabalha com mídia ou simplesmente quer assistir a um filme/série em alta resolução. Apesar de ter uma grande tela o notebook não é muito pesado pois se trata de um aparelho ultrafino.

Caso você seja uma pessoa que ainda trabalha com CDs ou internet a cabo (meio raro, mas nunca se sabe) esse aparelho vai precisar de adaptadores. Além disso, a memória interna de 256 GB pode ser insuficiente para algumas pessoas. Por fim, todas essas vantagens cobram um preço; e esse preço é alto quando comparado a maioria dos computadores.

Lenovo 81S90008BR Ideapad S145-15IWL – Completo

A grande maioria das pessoas não precisa ter o processador mais avançado do mercado – isso é uma realidade mesmo para quem usa programas pesados no trabalho. A combinação de Intel i5 (considerado intermediário) e placa de vídeo é suficiente para gráficos em 3D e até mesmo de alguns jogos mais pesados.

Outro destaque desse computador é a sua enorme memória interna de 1 TB. A menos que você seja o maníaco dos arquivos, isso deve ser o bastante. Sua tela é bem ampla, com 15,6 polegadas, mas isso não chega a interferir tanto no peso – apenas 1,85 Kg. Não é um dos mais leves do mercado, mas com certeza é  bastante portátil.

Por falar em tela, essa é uma das desvantagens: sua resolução é apenas HD. Essa tecnologia já está defasada e não é suficiente para os novos gráficos de alta resolução, podendo atrapalhar trabalho e lazer. O HD tradicional, apesar da grande memória, é lento e pesado comparado ao SSD (que felizmente pode ser instalado à parte). Por fim, como em todos os notebooks finos, faltam algumas entradas, como para projetor, por exemplo.

Notebook Lenovo Ideapad 330 – Básico diário

Muitas pessoas compram um notebook apenas para navegar na internet, consumir conteúdo e utilizar aplicativos Office. Se esse for o seu caso, os modelos mais simples são suficientes para te atender. Esse Ideapad da Lenovo vem equipado com um Intel i3, a versão mais simples do processador, que é o bastante apenas para tarefas básicas.

Esse computador conta com uma memória interna de 1000 GB em um HD tradicional, mas é possível acrescentar um SSD. Aliás, uma das vantagens desse notebook é a possibilidade customização. Se algum dia você precisar de mais memória ou processamento ele permite que seja adicionado sem danificar a sua estrutura.

É importante frisar mais uma vez que aqui o objetivo são tarefas básicas, como estudos, edição de textos e trabalho de escritório. A ausência de placa de vídeo e o processador simples não permitem a utilização de programas mais pesado e exigentes. A tela pode se abrir em um ângulo de até 180° para facilitar a visualização, mas sua resolução é apenas HD.

Notebook Acer Aspire 5 A515-52-56A8 – Opção intermediária

Boa opção de computador intermediário para aqueles que precisam rodar alguns programas pesados, mas não necessitam de gráficos tão avançados. Aqui nós temos um Intel i5 (desempenho médio) e uma memória híbrida: mistura SSD com HD tradicional. O resultado é uma inicialização rápida, poucos travamentos e uma memória interna de 1 TB.

A tela HD é o bastante para a maioria das pessoas, mas não deixa de ser uma tecnologia meio defasada que o fabricante tenta compensar com sistemas de ajuste de cor, contraste e iluminação. Ele possui, além do USB tradicional, entradas USB do tipo C, que estão aos poucos se tornando o novo padrão do mercado.

Por fim, esse notebook não é indicado para aqueles que desejam rodar jogos pesados ou renderizar vídeos e animações em 3 dimensões, devido à ausência de placa de vídeo. Até porque, a tela não tem resolução o bastante para mostrar os vários detalhes desse tipo de imagem.

A memória SSD abriga o sistema operacional e o HD normal outras coisas que você queira armazenar. Isso significa que a inicialização é rápida, mas a leitura dos seus arquivos pode ter lentidão.

Lenovo 81S90003BR - Notebook Ideapad S145-15IWL – Opção potente

Para quem não abre mão de jogos com gráficos mais modernos, trabalha com pesados softwares de design ou simplesmente gosta de ter sempre algo bom. Esse notebook oferece processador Intel i7 8ª geração (avançado, mas já há modelos mais novos disponíveis) juntamente com placa de vídeo dedicada para oferecer bons gráficos ao consumidor.

A tela de resolução Full HD mostra todos os detalhes de qualquer coisa que você queira ver e pode ser aberta em um ângulo de até 180°. Para reduzir o preço o fabricante utilizou um HD tradicional com 1 TB de armazenamento. A capacidade é grande, mas reduz a velocidade. Felizmente, é possível acrescentar o SSD à parte, caso você ache necessário.

A respeito da conectividade, assim como outros notebooks, faltam algumas entradas antigas, mas que ainda são necessárias para muitas pessoas, como a para internet. Não, as indústrias não entendem que as coisas não desaparecem da noite para o dia. Curiosamente, também faltam entradas mais modernas, como a USB tipo C. Pequenas falhas de projeto que não chegam a destruir o desempenho geral.

Macbook Pro 13" – Premium do premium

Não se pode falar de notebooks sem fazer ao menos uma menção honrosa aos modelos da Apple. Esses computadores possuem a impressionante capacidade de manter um bom desempenho com processadores que podem ser considerados intermediários e sem placa de vídeo. Reza a lenda que isso é devido ao SSD e à integração entre os programas e componentes do computador.

Os destaques aqui são a tela retina, de altíssima resolução (que também proporciona conforto visual ao usuário) e a durabilidade. Macbooks são famosos por durarem muitos anos sem queda visível da sua performance. Além disso, possuem um alto valor de revenda e não será difícil conseguir um bom preço por ele quando quiser trocar.

Como desvantagens podemos citar a dificuldade que muitos têm para se adaptar ao sistema operacional e a falta de entradas para conexão. Você deve precisar de muito adaptadores para sincronizar seus dispositivos. Não farei comentários a respeito do preço.

Notebook Samsung Flash F30 – Básico do Básico

Segunda menção honrosa do dia, dessa vez para os universitários de plantão. A vez agora é desse notebook de processador Intel Celeron (bem fraquinho). Esse modelo super básico serve para assistir vídeos no Youtube, editar documentos de texto de maneira geral e transportar para onde você precisar. Possui tela de resolução Full HD (incomum em modelos baratos), boa autonomia de bateria e pesa apenas 1,4 Kg.

A memória utilizada também é um tipo de SSD, bem veloz, porém com pouquíssimo armazenamento – somente 64 GB. Você pode precisar de cartões de memória ou pendrives para complementar. Também pode acrescentar um segundo HD. Ele vem com leitor de impressões digitais e um ótimo acabamento considerando o preço, que é bem baixo.

Não esqueça que só faz tarefas básicas, não espere rodar nada pesado nele.

Guia do comprador

Quais fatores levar em conta na hora de comprar um notebook?

Escolher um computador pode ser difícil e confuso. Você tem que levar em conta o que pretende fazer com ele. Para efeitos de praticidade, aqui vamos falar apenas dos modelos mais tradicionais. Notebooks híbridos e voltados para o público gamer vão ficar de fora. Também vamos evitar entrar em detalhes muito técnicos.

Eu preciso de uma placa de vídeo?

Alguns trabalhos exigem demais do processador, de modo que mesmo os mais avançados podem precisar de fôlego extra. É aí que entra a famosa placa de vídeo. Se você é um artista 3D, animador, gamer ou edita fotos e vídeos profissionalmente essa placa vai salvar a sua vida. Em outros  casos um processador mais forte deve dar conta.

Qual é a melhor marca?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, porque envolve muitas preferência pessoais. Em geral Apple e Dell tem uma reputação muito boa, mas são mais caras. Samsung, Lenovo, Asus e Acer também são bem avaliadas pela maioria dos usuários. Essas marcas te proporcionam uma maior chance de acertar, mas atenção: não compre se na sua cidade/região não houver uma rede de assistência técnica autorizada. Você pode se arrepender.

De resto, evite certas marcas que são muito vendidas e conhecidas, mas tem uma reputação duvidosa. Tenho certeza que vocês sabem de quem eu estou falando.

Notebook X Tablet

Muitas pessoas já consideraram a possibilidade de trocar um notebook pelo tablet devido à leveza e praticidade. Apesar de existirem tablets excelentes no mercado, a falta de entradas e o sistema operacional diferente podem geral problemas de compatibilidade. Em outras palavras, são produtos com objetivos diferentes e um não substitui o outro.

Cuidados com o seu notebook

Em geral são os mesmos cuidados para você ter com qualquer eletrônico: não se alimentar perto dele, não utilizar produtos abrasivos na limpeza, tomar muito cuidado no transporte para evitar quedas, não use acessórios que não estão aprovados para ele. Lembre-se que deixar o computador ligado na tomada pode prejudicar a bateria (a famosa bateria viciada). Então só conecte a fonte de energia quando estiver descarregando. Também não use o notebook no colo, pois vai prejudicar sua ventilação e esquentar demais.

Cuidados com você ao usar o notebook

A nossa tendência com os dispositivos portáteis é de usar eles enquanto estamos deitados de qualquer jeito e em qualquer lugar. Essa falta de postura pode ser danosa para punhos e costas. Para trabalhar por longos períodos de tempo sem sofrer danos vale a pena investir em cadeiras adequadas, apoios para os pés e outros acessórios que melhorem a ergonomia. Veja mais no vídeo abaixo.

Conclusão

Escolher um computador com uma quantidade de modelos tão grande no mercado pode ser uma tarefa bem ingrata. Para facilitar a sua vida tentamos enxugar ao máximo as informações necessárias antes da compra. Existem vários outros critérios, mas creio que os mais importantes sejam esses.

Recomendamos o notebook Lenovo Ideapad S145-15IWL por ter uma excelente configuração, rodar programas pesados e se adequar a necessidade da maioria das pessoas. Um computador que serve não só para o dia-a-dia, mas também para tarefas pesadas.

Já escolheu o seu notebook? Compartilhe com a gente!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados