Como escolher o melhor Notebook do momento?

by Carolina

Notebook como escolher o seu em 2020

Quase todas as pessoas concordariam que hoje em dia já não é mais possível viver sem um computador – de preferência um portátil. Em tempos de home office, programas de edição e vídeo aulas, um bom aparelho é essencial para manter um alto nível de produtividade. Porém, a grande quantidade de modelos disponíveis e a nomenclatura complicada dificultam a vida dos compradores.

Existem notebooks adequados para diferentes usos, necessidades e orçamentos. Saber exatamente quais são os seus objetivos evita que você adquira um insuficiente para te atender. Ou pior: desembolsar uma grande quantia com algo que não precisa. Para isso você precisa entender algumas características que compõe o computador e usar cada uma delas a seu favor.

Vamos agora analisar alguns modelos e descobrir qual o melhor notebook para você.

Os melhores Notebooks

Notebook Ultrafino Dell Inspiron i15-5590-A20S

Alto nível para os mais exigentes

Esse notebook apresenta uma combinação de três elementos de alto nível para o processamento: processador Intel i7 10ª geração, HD SSD e placa de vídeo integrada. Na prática isso significa um alto desempenho, praticamente sem travamentos, e capacidade para rodar programas pesados. Se você trabalha com design 3D, renderização de vídeos e curte uns jogos pesados, então esse é o seu notebook.

Além disso, esse conta com uma tela com 15,6 polegadas de resolução Full HD, antirreflexo e bordas finas. Isso permite mostrar as imagens em detalhes, o que é perfeito para quem trabalha com mídia ou simplesmente quer assistir a um filme/série em alta resolução. Apesar de ter uma grande tela o notebook não é muito pesado pois se trata de um aparelho ultrafino.

Caso você seja uma pessoa que ainda trabalha com CDs ou internet a cabo (meio raro, mas nunca se sabe) esse aparelho vai precisar de adaptadores. Além disso, a memória interna de 256 GB pode ser insuficiente para algumas pessoas. Por fim, todas essas vantagens cobram um preço; e esse preço é alto quando comparado a maioria dos computadores.

Vantagens


Tela Full HD
Processador avançado
Placa de vídeo
HD SSD
11 horas de autonomia de bateria
8 GB de RAM
Ultrafino

Desvantagens


Ausência de algumas entradas mais antigas
Memória interna insuficiente (para algumas pessoas)
Preço alto

Lenovo 81S90008BR Ideapad S145-15IWL

Completo

A grande maioria das pessoas não precisa ter o processador mais avançado do mercado – isso é uma realidade mesmo para quem usa programas pesados no trabalho. A combinação de Intel i5 (considerado intermediário) e placa de vídeo é suficiente para gráficos em 3D e até mesmo de alguns jogos mais pesados.

Outro destaque desse computador é a sua enorme memória interna de 1 TB. A menos que você seja o maníaco dos arquivos, isso deve ser o bastante. Sua tela é bem ampla, com 15,6 polegadas, mas isso não chega a interferir tanto no peso – apenas 1,85 Kg. Não é um dos mais leves do mercado, mas com certeza é  bastante portátil.

Por falar em tela, essa é uma das desvantagens: sua resolução é apenas HD. Essa tecnologia já está defasada e não é suficiente para os novos gráficos de alta resolução, podendo atrapalhar trabalho e lazer. O HD tradicional, apesar da grande memória, é lento e pesado comparado ao SSD (que felizmente pode ser instalado à parte). Por fim, como em todos os notebooks finos, faltam algumas entradas, como para projetor, por exemplo.

Vantagens


Roda programas mais pesados
Memória customizável
Placa de vídeo
1 TB de memória interna
Fino e leve

Desvantagens


HD tradicional
Tela resolução HD
Ausência de algumas entradas mais antigas

Notebook Lenovo Ideapad 330

Básico diário

Muitas pessoas compram um notebook apenas para navegar na internet, consumir conteúdo e utilizar aplicativos Office. Se esse for o seu caso, os modelos mais simples são suficientes para te atender. Esse Ideapad da Lenovo vem equipado com um Intel i3, a versão mais simples do processador, que é o bastante apenas para tarefas básicas.

Esse computador conta com uma memória interna de 1000 GB em um HD tradicional, mas é possível acrescentar um SSD. Aliás, uma das vantagens desse notebook é a possibilidade customização. Se algum dia você precisar de mais memória ou processamento ele permite que seja adicionado sem danificar a sua estrutura.

É importante frisar mais uma vez que aqui o objetivo são tarefas básicas, como estudos, edição de textos e trabalho de escritório. A ausência de placa de vídeo e o processador simples não permitem a utilização de programas mais pesado e exigentes. A tela pode se abrir em um ângulo de até 180° para facilitar a visualização, mas sua resolução é apenas HD.

Vantagens


Processamento suficiente para o dia-a-dia
Abertura de até 180°
Menor preço
1000 GB de armazenamento

Desvantagens


HD tradicional
Tela resolução HD
Ausência de algumas entradas mais antigas
Ausência de placa de vídeo
Processador fraco

Notebook Acer Aspire 5 A515-52-56A8

Opção intermediária

Boa opção de computador intermediário para aqueles que precisam rodar alguns programas pesados, mas não necessitam de gráficos tão avançados. Aqui nós temos um Intel i5 (desempenho médio) e uma memória híbrida: mistura SSD com HD tradicional. O resultado é uma inicialização rápida, poucos travamentos e uma memória interna de 1 TB.

A tela HD é o bastante para a maioria das pessoas, mas não deixa de ser uma tecnologia meio defasada que o fabricante tenta compensar com sistemas de ajuste de cor, contraste e iluminação. Ele possui, além do USB tradicional, entradas USB do tipo C, que estão aos poucos se tornando o novo padrão do mercado.

Por fim, esse notebook não é indicado para aqueles que desejam rodar jogos pesados ou renderizar vídeos e animações em 3 dimensões, devido à ausência de placa de vídeo. Até porque, a tela não tem resolução o bastante para mostrar os vários detalhes desse tipo de imagem.

A memória SSD abriga o sistema operacional e o HD normal outras coisas que você queira armazenar. Isso significa que a inicialização é rápida, mas a leitura dos seus arquivos pode ter lentidão.

Vantagens


Roda programas mais pesados
Memória customizável
Até 1TB de armazenamento
SSD presente
Entrada USB tipo C

Desvantagens


Ausência de placa de vídeo
Acesso aos arquivos pode ser um pouco mais lento
Tela de resolução HD

Lenovo 81S90003BR – Notebook Ideapad S145-15IWL

Opção potente

Para quem não abre mão de jogos com gráficos mais modernos, trabalha com pesados softwares de design ou simplesmente gosta de ter sempre algo bom. Esse notebook oferece processador Intel i7 8ª geração (avançado, mas já há modelos mais novos disponíveis) juntamente com placa de vídeo dedicada para oferecer bons gráficos ao consumidor.

tela de resolução Full HD mostra todos os detalhes de qualquer coisa que você queira ver e pode ser aberta em um ângulo de até 180°. Para reduzir o preço o fabricante utilizou um HD tradicional com 1 TB de armazenamento. A capacidade é grande, mas reduz a velocidade. Felizmente, é possível acrescentar o SSD à parte, caso você ache necessário.

A respeito da conectividade, assim como outros notebooks, faltam algumas entradas antigas, mas que ainda são necessárias para muitas pessoas, como a para internet. Não, as indústrias não entendem que as coisas não desaparecem da noite para o dia. Curiosamente, também faltam entradas mais modernas, como a USB tipo C. Pequenas falhas de projeto que não chegam a destruir o desempenho geral.

Vantagens


Tela Full HD
Processador avançado
Placa de vídeo
Abertura de até 180°
1 TB de armazenamento
Possibilidade de customização

Desvantagens


Processador de geração mais antiga
HD tradicional
Ausência de algumas entradas

Macbook Pro 13″

Premium do premium

Não se pode falar de notebooks sem fazer ao menos uma menção honrosa aos modelos da Apple. Esses computadores possuem a impressionante capacidade de manter um bom desempenho com processadores que podem ser considerados intermediários e sem placa de vídeo. Reza a lenda que isso é devido ao SSD e à integração entre os programas e componentes do computador.

Os destaques aqui são a tela retina, de altíssima resolução (que também proporciona conforto visual ao usuário) e a durabilidade. Macbooks são famosos por durarem muitos anos sem queda visível da sua performance. Além disso, possuem um alto valor de revenda e não será difícil conseguir um bom preço por ele quando quiser trocar.

Como desvantagens podemos citar a dificuldade que muitos têm para se adaptar ao sistema operacional e a falta de entradas para conexão. Você deve precisar de muito adaptadores para sincronizar seus dispositivos. Não farei comentários a respeito do preço.

Vantagens


Tela Retina – resolução e conforto
Memória SSD
Muito durável
Alto valor de revenda

Desvantagens


Adaptação ao sistema operacional
Poucas entradas para conectividade
Preço proibitivo

Notebook Samsung Flash F30

Básico do Básico

Segunda menção honrosa do dia, dessa vez para os universitários de plantão. A vez agora é desse notebook de processador Intel Celeron (bem fraquinho). Esse modelo super básico serve para assistir vídeos no Youtube, editar documentos de texto de maneira geral e transportar para onde você precisar. Possui tela de resolução Full HD (incomum em modelos baratos), boa autonomia de bateria e pesa apenas 1,4 Kg.

memória utilizada também é um tipo de SSD, bem veloz, porém com pouquíssimo armazenamento – somente 64 GB. Você pode precisar de cartões de memória ou pendrives para complementar. Também pode acrescentar um segundo HD. Ele vem com leitor de impressões digitais e um ótimo acabamento considerando o preço, que é bem baixo.

Não esqueça que só faz tarefas básicas, não espere rodar nada pesado nele.

Vantagens


Memória SSD
Tela Full HD
Baixo preço
Pode-se acrescentar mais um HD
Leitor de impressões digitais
Boa autonomia de bateria
Leve

Desvantagens


Processador muito fraco
Armazenamento interno pequeno
Poucas entradas

Conclusão

Escolher um computador com uma quantidade de modelos tão grande no mercado pode ser uma tarefa bem ingrata. Para facilitar a sua vida tentamos enxugar ao máximo as informações necessárias antes da compra. Existem vários outros critérios, mas creio que os mais importantes sejam esses.

Recomendamos o notebook Lenovo Ideapad S145-15IWL por ter uma excelente configuração, rodar programas pesados e se adequar a necessidade da maioria das pessoas. Um computador que serve não só para o dia-a-dia, mas também para tarefas pesadas.

Já escolheu o seu notebook? Compartilhe com a gente!

Leave a Comment