Ração para gatos: Top 7 com as melhores opções de rações para seu felino

E aí? Procura pela melhor ração para gatos do mercado? Gostaria de saber qual é a ração capaz de manter seu animalzinho sempre saudável e cheio de energia?

Bom, se é isso que realmente procura, saiba que você está no lugar certo!

Não há dúvidas de que oferecer o alimento certo é a melhor forma de manter seu amiguinho saudável.

Porém, apesar de parecer uma tarefa fácil, a grande verdade é que comprar a ração certa e fazer a melhor escolha vai muito além da escolha do sabor.

Agora, é preciso, por exemplo, verificar a indicação, compostos e nutrientes que foram utilizados na elaboração do produto. Acontece que como temos muitas opções de rações para gatos no mercado, é normal nos confundirmos nessa hora.

Pensando nisso, neste artigo vamos ajudar quem ainda não tem muitas informações sobre o assunto. Neste guia super completo e detalhado trouxemos exemplos de alimentos super nutritivos que vão auxiliar na dieta balanceada  conforme as necessidades do felino.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de descobrir qual é a melhor Ração para gatos do mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Confira agora:

Escolha Premium

Como indicação premium temos a Ração Royal Canin Premium Cat para Gatos Adultos Castrados, ração completa capaz de proporcionar todos os nutrientes que o seu bichano precisa.

Recomendada para todos os tipos e tamanhos, além de fornecer todos os nutrientes que seu amigo merece e precisa, é também um alimento delicioso.

Com um baixo teor de calorias, a Ração Royal, além de proporcionar todos os nutrientes necessários, é também capaz de ajudar seu amiguinho a manter o peso ideal, sendo capaz também de proporcionar beleza, maciez e brilho aos pelos dos gatos.

Nossa recomendação

A Ração Farmina N&D Prime é a nossa recomendação, principalmente, por contar com proteínas de alta qualidade e palatabilidade para seu bichano.

Livre de conservantes artificiais, corantes ou ingredientes transgênicos, a Ração Farmina N&D Prime Adulto Raças Pequenas Cordeiro e Blueberry 800g é considerada a principal linha da marca Farmina. A N&D.

A Farmina N&D Prime usa nas suas receitas proteínas de alta qualidade e palatabilidade (que são mecanicamente separadas), sendo feita com ingredientes selecionados e frescos.

Melhor para o seu bolso

A Ração Para Gatos Castrados Gran Plus Gourmet Salmão E Frango 10,1Kg é uma das melhores em seu segmento, não só pelos ingredientes nobres e de alta qualidade, mas também pelo custo-benefício.

A Gran Plus Gourmet conta com minerais que auxiliam no controle do PH da urina sendo também capaz de auxiliar no controle do peso do seu bichano.

Feita de aminoácidos essenciais, ricos em taurinas, a Gran Plus Gourmet auxilia também na saúde da pele, do coração, dos olhos e dos pelos do seu amiguinho.

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com as melhores Rações para gatos do mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias:

Melhor Ração para Gatos do Mercado

Índice

Mini Guia de Compra

Não há dúvidas de que oferecer o alimento ideal é essencial para que o seu gato se mantenha sempre saudável e com disposição. E como você provavelmente já deve saber, hoje, o principal meio de alimentação dos bichanos são as famosas rações.

Ocorre que a ração por si só não pode fazer milagres. Pelo contrário, ela precisa ser muito bem escolhida. Como você já deve ter percebido, atualmente, existem centenas de opções de ração de gato no mercado com promessas de promoverem uma saúde de qualidade.

No entanto, a grande verdade é que nem sempre podemos confiar em todas essas promessas. Pelo contrário, precisamos prestar atenção redobrada na alimentação que oferecemos aos nossos felinos, pois eles possuem necessidades nutricionais muito peculiares.

E para te ajudar a fazer a melhor escolha, neste mini guia de compra vamos te mostrar alguns dos principais pontos que precisam ser avaliados no momento da compra. Lembre-se que, apesar de parecer uma tarefa fácil, comprar o alimento ideal é muito mais que escolher o sabor.

Neste momento, é importante levar, por exemplo, alguns pontos em consideração, como a idade (filhote, adulto ou idoso), o porte (pequeno, médio ou grande) e a raça (ou mistura) do pet.

É muito importante também se atentar ao valor nutricional (quantidade de proteínas, vitaminas e gorduras), aos ingredientes (tipos de proteínas, grãos e legumes) e à presença de transgênicos, corantes e conservantes na ração para gato.

Lembre-se que, diferentemente de outros animais, os felinos são carnívoros essenciais. Ou seja, o metabolismo deles é diferente em relação à sua produção de energia.

Com deficiências de alguns sistemas enzimáticos em comparação a outros carnívoros, os felinos são incapazes de utilizar as vias metabólicas normais para sintetizar determinados nutrientes.

Tais nutrientes, portanto, devem ser fornecidos pré-formados através da alimentação. Além disso, nunca caia no erro de pensar que seu gatinho pode comer a mesma ração que o seu cão.

Afinal, as rações de felinos possuem uma concentração bem maior de proteína do que as rações de cachorro (em média, 30% a mais).

Aqui também é importante frisarmos que, como a gama desses produtos é bem grande, é fundamental, primeiro, entender e conhecer os tipos de ração para gato mais populares.

Atualmente, as mais populares que temos são a ração para gato Premium e a ração para gato Super Premium.

A ração Premium, em sua fórmula, é uma boa fonte de proteína. Já a ração Super Premium utiliza proteínas de mais qualidade (de origem animal).

Além dos pontos que citamos acima, para fazer a melhor escolha, é importante que você se atente a muitos outros fatores e pontos.  Para te ajudar, elaboramos uma lista com as melhores Rações para gatos do mercado.

Este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que são Rações para gatos e conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Saiba que ao considerar esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você.

Então, para descobrir quais são as melhores Rações para gatos do mercado, é importante ler esse Guia até o final.

Apresentaremos agora os melhores produtos com mais detalhes!

Vamos lá?

As 7 melhores Rações para gatos do mercado

Veja agora nosso review bastante completo sobre as melhores Rações para gatos que estão fazendo sucesso no mercado brasileiro e no mundo.

Lembre-se que cada uma delas tem características diferentes, mas que podem ser exatamente aquilo que você está buscando em uma Ração para gatos.

Confira agora: 

Ração Royal Canin Premium Cat para Gatos Adultos Castrados : ração completa capaz de proporcionar todos os nutrientes que o seu bichano precisa

A Ração Royal Canin Premium Cat é a mais indicada se hoje o que você procura é uma ração completa capaz de proporcionar todos os nutrientes que o seu bichano precisa.

Recomendada para todos os tipos e tamanhos, além de fornecer todos os nutrientes que seu amigo merece e precisa, é também um alimento delicioso.

Com um baixo teor de calorias, a Ração Royal, além de proporcionar todos os nutrientes necessários, é também capaz de ajudar seu amiguinho a manter o peso ideal sendo capaz de proporcionar beleza, maciez e brilho aos pelos dos gatos.

Considerada uma das rações mais completas do mercado, ela foi desenvolvida pensando em felinos adultos castrados, contribuindo para que o trato urinário tenha um bom funcionamento.

Além de tudo isso, a Ração Royal possui ingredientes que proporcionam um ótimo sabor e aroma, além da nutrição recomendada diária.

Com ingredientes selecionados em sua fórmula, como milho, grãos, óleo de peixe e arroz e sem haliote em sua composição, com toda certeza, ela irá satisfazer até mesmo o paladar mais exigente.

A Ração Royal Canin Premium Cat vem em uma embalagem de 10 quilos, e conta também com um preço muito acessível.

Como foi falado anteriormente, além de fornecer todos os nutrientes que seu amigo merece e precisa, ela também pode satisfazer até mesmo o paladar mais exigente por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista com as melhores rações para gatos de 2021.

Ração Farmina N&D Prime: Proteínas de alta qualidade e palatabilidade para seu bichano

Livre de conservantes artificiais, corantes ou ingredientes transgênicos, a Ração Farmina N&D Prime Adulto Raças Pequenas Cordeiro e Blueberry 800g é considerada a principal linha da marca Farmina. A N&D

A Ração Farmina N&D Prime usa nas suas receitas proteínas de alta qualidade e palatabilidade (que são mecanicamente separadas), sendo feita com ingredientes selecionados e frescos.

Além das proteínas de alta qualidade, podemos dizer que uma das maiores vantagens desta ração é o fato dela apresentar uma variação enorme de sabores como: Frango com Romã, Cordeiro com Blueberry, Peixe com Laranja, entre outras.

Com cerca de 70% da proteína em sua composição de origem animal, algo essencial para os gatos, outro fato muito interessante é que em sua fórmula também possui adição de ovos desidratados, que são importantíssimos para suprir aminoácidos essenciais.

Outro ponto muito importante para os cuidados diários com a alimentação do seu gato é que esta ração possui baixo índice glicêmico por não utilizar grãos em sua fórmula (linha Grain Free) ou por utilizar cereais de altíssima qualidade (linha Ancestral Grain), como aveia, levedura de cerveja e quinoa (esta última presente nas variações para gatos com problemas no trato urinário, trato digestivo sensível, pele e pêlo sensíveis ou acima do peso).

Todos os tipos de grãos são muito mais valiosos nutricionalmente do que outros grãos utilizados com mais frequência na produção de rações Premium e Standard (exemplo da soja e do milho).

Porém, é importante frisarmos que a linha Grain Free, por sua vez, tem como principais fontes de carboidrato o amido de batata e de mandioca.

Mas não se preocupe, pois, mesmo contendo baixo índice glicêmico, é altamente palatável: os gatos adoram o sabor desta ração.

A Ração Farmina N&D Prime também melhora a imunidade do seu amigo.

Hoje sabemos que os compostos EDA e DHA presentes no óleo de peixe também são essenciais para manter a saúde do sistema nervoso e cardíaco do seu gatinho. Fonte incrível de fibras e que adiciona uma série de minerais à composição da ração, por ter muitas frutas, verduras e óleo de peixe em sua fórmula, a N&D é rica em vitaminas e antioxidantes, proporcionando uma ótima saúde da pele e do pêlo.

A Ração Farmina N&D Prime possui variedades que abrangem gatos filhotes, adultos e castrados e, como falamos anteriormente, a linha Quinoa que atende algumas sensibilidades / problemas de saúde.

A sua maior desvantagem fica por conta do valor que é um pouco alto e acaba, por isso, sendo inacessível para muitos.

Porém, como foi possível perceber, seu valor elevado é resultante da qualidade dos ingredientes, bem como da equipe de profissionais necessária para manter e produzir uma alimentação com essa qualidade.

Ração Golden para Gatos Adultos Castrados: sabor inigualável e delicioso para seu gato

A Ração Golden para Gatos Adultos Castrados é garantia de que você precisa de um sabor inigualável e delicioso para seu bichano.

Feita especialmente para gatos castrados, a Ração Golden conta com minerais balanceados, que vão controlar o PH urinário, deixando-o super saudável.

Indicada para todos os tamanhos de raça adulta, esta incrível ração conta também com  uma mistura de ingredientes como milho, arroz, farinha de salmão e de frango, polpa de beterraba, entre outros que, juntos, garantem que a digestão seja a ideal.

Outro ponto interessante é que graças a seleção dos ingredientes que foram listados acima, o odor das fezes do seu gato também será reduzido. Além disso, também será possível manter um controle de peso do seu gato.

Essa embalagem possui 10 quilos e oferece diferentes vitaminas, proteínas e minerais que o seu amiguinho tanto precisa.

Ração Hercosul Biofresh para Gatos Castrados, Sabor Carne 7,5kg: uma das rações mais completas do mercado

Com variações para gatos filhotes, gatos adultos e gatos castrados, a Ração Super Premium feita com alta concentração de ingredientes frescos conservados de maneira inteiramente natural, a Biofresh é hoje uma das rações mais completas do mercado.

Sem adição de conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos ou corantes, toda a linha da Biofresh para gatos é Grain Free, ou seja, não possui adição de grãos como soja e milho.

A Biofresh possui adição de óleo de peixe, proporcionando ótima saúde à pele e ao pêlo do seu animal e oferece também uma altíssima digestibilidade e absorção, pois, sua fonte proteica é proveniente de carnes frescas (frango, peixe e fígado de frango).

As rações dessa marca também são conhecidas por serem muito palatáveis para os animais.

Além da adição de ovos desidratados, a Biofresh apresenta também outros ingredientes naturais em sua fórmula (frutas, verduras e legumes) que são fontes naturais de vitaminas, antioxidantes e minerais por isso, fortalecem o sistema imune do seu gatinho.

No final, tais alimentos fornecem também fibras de alta qualidade capazes de controlar o apetite, índices glicêmicos e ainda beneficiam a digestão do seu animal.

Além disso, ela apresenta também outro componente muito interessante para a saúde do trato intestinal do seu gatinho: os prebióticos (MOS).

Ração Premier Ambientes Internos para Gatos Adultos Sabor Frango 7,5Kg: projetada para suprir todas as necessidades nutricionais do seu bichano

Com uma fórmula completa e bem preparada, a ração PremieR pode suprir todas as necessidades nutricionais do animal, por ser feita com ingredientes de ótima qualidade, a ração PremieR também está na categoria Super Premium.

Além dos benefícios que citamos anteriormente, a PremieR conta também com a adição de MOS (prebióticos que ajudam a regular o intestino do seu gatinho).

Trata-se de uma ração que, assim como os exemplos que citamos anteriormente, possui muitas variedades de apresentações para atender todas as idades (filhote, adulto, sênior), estilos de vida e tipos (ambientes internos, castrados, pêlos longos) e necessidades terapêuticas (sobrepeso, obesidade e problemas no trato urinário).

A ração PremieR também existe a linha Seleção Natural (para adultos e filhotes), que não possui transgênicos em sua fórmula.

Ração Whiskas Peixe Para Gatos Adultos 10,1 kg: ração super saudável e com um ótimo saber

Produto super balanceado e completo, a Ração Whiskas para gatos adultos  além de super saudável possui também um ótimo sabor.

Com zinco e ômega 6 em sua fórmula, a Ração Whiskas pode manter o pelo e a pele do seu gato, super saudáveis. E o melhor, ela não possui corantes artificiais e conta também com minerais, vitaminas e taurinas, que garantem o melhor cuidado possível.

O fato dela não possuir corantes artificiais e contar também com minerais, vitaminas e taurinas faz com que seu gato tenha uma visão sempre saudável e também cuida do trato urinário dele. E não se preocupe com o sabor, afinal, os felinos adoram o sabor de peixe.

Ração Para Gatos Castrados Gran Plus Gourmet Salmão E Frango 10,1Kg: ingredientes nobres e de alta qualidade

Com ingredientes nobres e de alta qualidade, a Ração Para Gatos Castrados Gran Plus Gourmet pode auxiliar no controle do peso do seu bichano.

A Ração Gran Plus Gourmet conta com minerais que auxiliam no controle do PH da urina. Feita de aminoácidos essenciais, ricos em taurinas, a Gran Plus Gourmet auxilia também na saúde da pele, do coração, dos olhos e dos pelos do seu amiguinho.

E para facilitar os cuidados diários, a sua embalagem conta com o sistema abre e fecha, que ajuda na conservação do produto por mais tempo.

Guia do Comprador – Tudo que você precisa saber sobre Rações para gatos

E aí? Gostou do nosso Ranking com as melhores Rações para gatos do mercado?

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher a ração para gato ideal para seu amiguinho

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve se atentar para fazer a melhor escolha de uma Ração para gatos.

Conheça agora:

Ração para Gatos: Entenda porquê escolher a melhor ração para gatos

Desenvolvidas para conter o equilíbrio correto de nutrientes e calorias para os gatos, não há dúvida de que escolher a ração ideal é um fator muito importante para deixar o seu amiguinho mais saudável.

A ração deve fazer parte da alimentação dos gatos, visto que, ela é responsável por garantir ao seu pet todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento, o que, por sua vez, ajuda a prevenir uma série de doenças.

Claro, aqui é importante frisarmos que, além de escolher a ração ideal para seu bichano, é muito importante também acertar na frequência. Na hora de cuidar da alimentação do seu amiguinho, o equilíbrio é fundamental.

Diferente dos cães, os felinos possuem um paladar extremamente criterioso e não costumam comer tudo o que veem pela frente. Por isso, você precisa ter em mente quantas vezes por dia o gato deve comer e, principalmente, qual a quantidade certa de ração e sachê para gatos que deve ser oferecida ao seu bichano.

E tome cuidado, pois, deixar a comida à disposição do felino ou oferecê-la apenas uma vez ao dia são escolhas que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde do seu bichano.

Deixar a comida à disposição, por exemplo, pode fazer com que o seu pet coma mais do que o necessário e, consequentemente, se torne um gato obeso, mesmo com uma rotina de exercícios físicos regulares.

Oferecê-la apenas uma vez ao dia, por outro lado, não é saudável e pode acabar desenvolvendo algumas doenças, como a lipidose hepática felina.

Além disso, é importante pensar também no tipo de ração que será oferecida. Afinal, seca ou úmida?

Entenda agora quais são os principais diferenciais entre as rações secas e úmidas:

Ração para gatos: Seca ou Úmida? Afinal, qual é a melhor escolha?

Temos disponíveis no mercado, basicamente, dois tipos de rações: a ração seca e a ração úmida.

Pelo fato de poder ser deixada em um recipiente de um dia para o outro sem perder suas qualidades, a ração seca ainda continua sendo a mais utilizada. A ração seca te permite, por exemplo, passar o dia todo fora, e deixá-la disponível para o animal sem problema.

Lembre-se apenas de não esquecer de oferecer bastante água limpa e fresca para seu gato. A água é o principal nutriente que o animal precisa ter sempre à sua disposição.

Além disso, como os gatos também tendem a ser mais preguiçosos, é uma boa dica deixar mais de um recipiente com água pela casa.

Agora, caso seu gato tenha dificuldade em ingerir água ao longo do dia, pode ser melhor investir em ração úmida. Afinal, ela possui 80% de água em sua composição.

O corpo dos gatos é composto por 70% de água, por isso, essa ração é muito completa. O recomendado também é que você procure rações que possuam o menor nível de conservantes, corantes e produtos químicos possíveis em sua formulação. Tais elementos podem, por exemplo, causar alergias no seu animalzinho.

Veja agora quais são os ingredientes mais importantes presentes nas melhores rações para gatos:

Ração para Gatos: principais ingredientes

Os componentes que uma ração ideal deve apresentar são, basicamente: água; proteína sendo que hoje a proteína pode ser encontrada em diversas fontes, como a carne bovina, aves, peixes, ovos e proteínas vegetais.

Porém, além da água e proteína, as rações consideradas completas possuem mais alguns outros componentes. Veja agora mais detalhadamente quais são os ingredientes mais importantes presentes nas melhores rações para gatos:

Gordura

A gordura é outro componente considerado essencial numa ração para gatos, visto que é ela quem dará energia ao animal. Neste caso, recomendamos que você opte por rações que contenham em sua composição nutrientes como ácido linoleico, ômega 6 e ômega.

Aminoácidos

Responsáveis pela construção de blocos de proteínas, o aminoácido é um componente essencial de uma ração para gatos. Neste caso, recomendamos que você analise no rótulo do produto a presença de arginina, metonina, histidina, fenilalanina, isoleucina, treonina, leucina, triptofano, lisinina, valina e taurina.

Hidrato de carbono

Responsável por gerar energia para os tecidos musculares, o Hidrato de carbono é também outro componente que não pode faltar em uma ração para gatos.

Vitaminas

Em uma ração para gatos é essencial também a presença de vitaminas, visto que elas são responsáveis por catalisar enzimas.

Minerais

Por último, mas não menos importante, para uma ração ser considerada completa é muito importante que tenha a presença de minerais. Os minerais também são essenciais, pois contribuem para manter a imunidade dos gatos.

Descubra agora quais são os principais critérios para compra de uma ração para gatos:

Rações para gatos: principais critérios para compra

Rica em nutrientes para garantir a saúde do animal, independente da fase de vida em que ele se encontra, a melhor ração para gatos é aquela capaz de proporcionar mais energia e um bom funcionamento do organismo

A aparência dos felinos, assim como acontece conosco, é também reflexo da alimentação. Por isso, lembre-se que não adianta investir em produtos estéticos para pelos bonitos, por exemplo, se ele não possuir uma alimentação saudável.

Além disso, como você provavelmente já deve saber, os bichanos são bem criteriosos com a alimentação, geralmente, costumam cheirar o alimento, sentir a textura e o gosto e não sendo do seu agrado, não adianta insistir, pois, dificilmente ele comerá mais tarde.

Por isso, seja paciente nesse processo até descobrir qual a melhor ração para o seu gato.

Atualmente, podemos contar com marcas que oferecem combinações com carnes, vegetais e frutas.

E lembre-se que, embora seja muito comum escutarmos que gatos gostam de leite, não é recomendado dar leite de vaca para eles. Afinal, a maioria tende a sofrer de intolerância à lactose.

Agora, é importante também observar a ração específica para cada fase do seu pet, afinal, isso interfere no tanto de nutrientes que ele precisa para se manter saudável.

No próximo tópico te mostraremos mais detalhadamente quais são as rações indicadas para cada fase do seu gato.

Recomendamos que, se possível, anote essas informações para não ter erro no momento da compra.

Confira logo abaixo atentamente:

Ração para Gatos de acordo com a idade

Para poder se desenvolver saudável, o seu gato precisa receber a quantidade de nutrientes necessários para cada fase da sua vida. E é exatamente por isso que hoje encontramos diferentes tipos de ração, cada uma indicada para uma determinada faixa etária

Você poderá encontrar, por exemplo, opções para filhotes, adultos e idosos que diferem nos benefícios para o organismo.

Aqui vamos mostrar como são divididas as faixas etárias dos gatos conforme as rações.

Conheça agora:

Ração para Gatos Filhotes

Se considerarmos que, os gatos param de mamar com, em média, 2 meses, precisamos a partir de aí inserir uma alimentação sólida para eles.

Neste momento, é preciso investir em uma dieta muito nutritiva que permita seu crescimento forte e saudável. Esta é a fase em que eles estão em processo de formação por isso, é preciso muita atenção.

Pensando nisso, e para suprir corretamente os bichanos, hoje podemos encontrar rações especiais compostas por alimentos que, por exemplo, melhoram o sistema imunológico dos filhotes.

Este tipo de ração também, geralmente, conta com aminoácidos que ajudam no fortalecimento muscular e na absorção de proteínas.

Ração para Gatos Adultos

Na fase adulta, em média, os gatos de 1 a 7 anos, os corpos, assim como o sistema imunológico já estão fortalecidos. Porém, os cuidados devem continuar, e para isso, hoje podemos encontrar rações especificamente para gatos adultos.

Aqui é importante frisarmos a importância de não se dar ração de filhotes para um gato adulto.

A ração para gatos filhotes, como falamos anteriormente, é enriquecida com proteínas e ingredientes que podem, no final, causar obesidade e excesso de nutrientes em gatos adultos.

Rações para Gatos Idosos

Assim como nas fases anteriores, também temos rações próprias para gatos idosos.

Os gatos considerados idosos, geralmente, acima de 7 anos, começam a transição da meia-idade para velhice e passam por mudanças no funcionamento do organismo. A partir dos 10 anos, por exemplo, eles devem consumir mais fibras para que o sistema digestivo se fortaleça.

Pensando nisso, o ideal é que se invista em rações ideais para isso, e, além disso, como os dentes começam a cair, os gatinhos irão adorar as rações úmidas na dieta. Neste caso, por garantirem um envelhecimento saudável, o recomendado são rações do tipo premium, ou mesmo super premium.

Ração para Gatos Obesos

Apesar de ser algo normal, a grande verdade é que o excesso de peso pode diminuir a expectativa de vida do gato, diminuir a qualidade de vida e ainda causar problemas de saúde quando ele estiver velhinho.

Pensando nisso, é muito importante que você cuide corretamente do seu bichano para evitar esse problema.

Recomendamos que você invista, por exemplo, em rações que possuam menos calorias. Você poderá encontrar rações light, que contêm menos gorduras e mais fibras e proteínas.

Claro, aqui é importante frisarmos que o médico veterinário é o mais indicado para recomendar o tipo e a quantidade ideal de ração que o seu felino deve ingerir por dia.

Ração para gatos castrados

Castrar o seu gato também significa mudanças nos hábitos alimentares. Prática que só oferece benefícios à saúde dos pets, de forma que os felinos fiquem menos expostos a doenças, a castração traz mudanças significativas ao metabolismo dos pets, que necessitam de uma maior ingestão de fibras e menor quantidade de gorduras.Além disso, inúmeras pesquisas já comprovaram que, os gatos castrados ​têm três vezes mais tendência a engordar, apresentando um maior nível de apetite e menor disposição para exercícios.

E isso acontece, pois, com a retirada dos órgãos sexuais (testículos e ovários), a quantidade de hormônios diminui e ocorre uma desaceleração metabólica.

Pensando nisso, aqui entra a importância do investimento em uma alimentação correta para gatos castrados. De preferência, rações específicas para gatos castrados. Uma boa ração para gato castrado, por exemplo, auxilia na prevenção à obesidade e no funcionamento do trato intestinal dos bichanos.

Além disso, no momento de escolha, é muito importante considerar também em qual segmento o seu pet se encaixa.

Ele é um gatinho filhote, adulto ou idoso? Neste momento é preciso considerar também o porte do animal (pequeno, médio ou grande).

Veja também se ele sofre com diabetes ou outros problemas de saúde. No final, todos esses são fatores que ajudam os tutores a filtrar melhor qual a ração ideal para seu bichano.

Além de investir em rações específicas para gatos castrados, para ajudar o seu pet e evitar a obesidade, você pode estimular a atividade física com bolinhas e prateleiras, além de diminuir a quantidade de ração que é colocada no potinho.    

Conheça agora quais são as principais categorias das rações para gatos:

Categorias das rações para gatos

Atualmente, podemos encontrar três categorias básicas de ração para gatos: Standard, Premium e Super premium.   

Conheça agora cada uma delas mais detalhadamente:

Standard:

A Standard é conhecida como o tipo comum sendo hoje a mais popular e a mais fácil de se encontrar nas prateleiras devido ao seu preço muito acessível. Porém, é importante frisarmos que, apesar do ótimo preço, esta é também a que possui o menor valor nutricional, assim como a sua qualidade proteica também não é muito boa.

Apesar dessa categoria ser do tipo balanceada, a proteína utilizada em sua formulação costuma ser de qualidade inferior a outros tipos de ração.

E mesmo que os gatinhos possam se acostumar com esse alimento, é possível que acabem comendo mais, já que a maior parte da proteína utilizada é de origem vegetal (como o milho e o sorgo), necessitando de maior volume, e isso pode acarretar possíveis problemas de obesidade.

O grau de digestibilidade, por exemplo, fator que indica quão bem aquele alimento é digerido pelo corpo do animal, no caso das rações Standard também é menor, o que pode atrapalhar na absorção de nutrientes importantes que estão presentes na alimentação.

Além disso, esta categoria de ração também contém uma quantidade maior de corantes, sódio e conservantes, todos prejudiciais à saúde do seu gato.

Premium:

Com um ótimo custo benefício, a categoria Premium é a versão intermediária.

Considerada melhor que a Standard, principalmente, no que diz respeito aos nutrientes e a qualidade da proteína, assim como oferece uma melhor digestão.

No entanto, esta ainda não é a mais indicada, pois pode conter conservantes, palatabilizantes e corantes todos ainda prejudiciais à saúde dos felinos.

Super Premium:

Com 100% de proteína animal, advindos de cortes nobres de carne, aves ou peixes, sem a mistura de proteína vegetal, a categoria Premium é a mais completa do mercado.

As rações dessa categoria são capazes de proporcionar uma fácil absorção, melhor digestibilidade assim como diminui também o volume fecal do seu bichinho.

As rações pertencentes a essa categoria também trazem uma maior saciedade, sendo, portanto, a mais indicada pelos profissionais. Além das categorias Standard, Premium e Super Premium, temos também alguns outros tipos de categorias como as medicamentosas, Indoor, rações lights e hipoalergênicas.

Conheça agora cada delas mais detalhadamente:

Indoor:

Essa categoria de ração é mais indicada para aqueles que moram em espaços fechados, pequenos, sem quintal, como apartamento, por exemplo, e que não saem para passear. As rações da categoria Indoor contam com uma menor quantidade de fibras, o que colabora para fezes mais secas.

Ração light

Com uma formulação rica em proteínas e restrita em calorias, as rações lights são as mais indicadas para gatos que praticam poucos exercícios e que já tem uma certa tendência à obesidade.

Capaz de proporcionar uma maior saciedade, as rações lights também auxiliam na redução de peso de forma saudável.

Ração hipoalergênica

Com o passar do tempo, alguns gatos também podem apresentar problemas respiratórios que são causados por alergia a determinadas substâncias e organismos que podem ser desde pulgas e medicamentos.

Além disso, temos casos de alergia por conta da alimentação. Pensando nisso, foram desenvolvidas rações hipoalergênicas.

Tais rações, além de possuir quase nenhum corante ou aditivo, não contém em sua formulação o tipo de proteína que causa a alergia – que pode variar de gato para gato.

Além disso, esse tipo de ração também ajuda a evitar a proliferação da alergia, garantindo uma melhor qualidade de vida para o bichano.

Medicamentosa:

Algumas rações, como o caso das medicamentosas, foram desenvolvidas para aqueles gatos que precisam de cuidados especiais com a alimentação em razão de algum problema de saúde. Isto inclui também as doenças crônicas como doenças renais, obesidade, diabetes e problemas no trato urinário

Neste caso, para evitar que esse quadro se agrave, é importante garantir que seu gatinho esteja consumindo a ração ideal.

Felizmente, hoje podemos contar com rações específicas para tratar isso, assim como muitos outros problemas.

Temos marcas que oferecem combinações com carnes, vegetais e frutas.

Lembre-se também que, embora seja muito comum escutarmos que gatos gostam de leite, não é recomendado dar leite de vaca para eles. Afinal, a maioria tende a sofrer de intolerância à lactose. Além disso, é importante frisarmos que, mesmo que geralmente não seja necessário receita médica para comprar esse produto, o recomendado é que você procure um médico veterinário, pois ele irá lhe indicar a melhor marca ou formular uma ração específica para o seu gato, que seja a ideal para complementar e fortalecer a dieta nesses casos.

Ração para gatos: como encontrar a ração com melhor custo benefício?

O valor final que você terá que pagar pela ração do seu gato dependerá muito de fatores como marca, tipo, tamanho e a fórmula escolhida.

Além disso, é claro, o lugar escolhido para realizar a compra também impactará no valor final. Porém, de modo geral, quanto maior a embalagem, melhor será o custo benefício.

Pensando nisso, recomendamos que você opte sempre por embalagens tamanho econômico, com mais de 10 Kg.

No entanto, para garantir que está realmente comprando um produto com bom custo benefício, recomendamos que verifique o valor total da embalagem, e veja quantas refeições ela fornece ao todo.

E sim, o tamanho econômico costuma ser uma boa opção para quem tem mais de um gato em casa.

Porém, é sempre bom conferir. Avalie também a validade da ração. Afinal de contas, elas devem ser armazenadas em ambiente seco.

Lembre-se também que, ao abrir o pacote, inicia-se o processo de oxidação.

Por isso, mantenha sempre o alimento dentro de um recipiente fechado, com pouco contato com o ar.

A melhor escolha – A Ração Farmina N&D Prime

A Ração Farmina N&D Prime foi eleita pela maioria dos consumidores com a melhor escolha, principalmente, por contar com proteínas de alta qualidade e palatabilidade para seu bichano.

Livre de conservantes artificiais, corantes ou ingredientes transgênicos, a Ração Farmina N&D Prime Adulto Raças Pequenas Cordeiro e Blueberry 800g é considerada a principal linha da marca Farmina. A N&D.

A Ração Farmina N&D Prime usa nas suas receitas proteínas de alta qualidade e palatabilidade (que são mecanicamente separadas), sendo feita com ingredientes selecionados e frescos.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? Já sabe qual ração comprar?

Pronto, agora você sabe como escolher a ração certa para o seu amiguinho.

Recomendamos que siga as nossas recomendações e opte por aquela ração que ofereça os nutrientes ideais para manter a saúde e nutrição do seu pet.

Para te ajudar, elencamos algumas das melhores rações comumente utilizadas para os gatos. Além de serem nutritivas e deliciosas, são de marcas de qualidade e amadas pelos felinos.

No final, com certeza alguma delas irá se adaptar ao estilo de vida do seu bichinho e satisfazer suas necessidades!

Dessa forma, você conseguirá retribuir todo o carinho que o seu gatinho te dá com uma alimentação gostosa e que oferece uma melhor a qualidade de vida.

Caso tenha alguma dúvida se o seu gato está recebendo os nutrientes que ele precisa, recomendamos que consulte um veterinário nutricionista.

No final, somente ele vai saber te dizer se sua ração é adequada ou não.

Aproveite, curta e compartilhe sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

A ração deve fazer parte da alimentação do seu bichano, visto que, ela é responsável por garantir ao seu pet todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo ​o que, por sua vez, ajuda a prevenir uma série de doenças.

Cães e gatos que são alimentados exclusivamente com produtos industrializados de alta qualidade durante toda sua vida têm importantes ganhos para sua saúde, que se refletem em aspectos como: maior longevidade, facilidade no fornecimento do alimento industrializado para o animal e mais segurança alimentar e qualidade do alimento fornecido.

A quantidade de ração indicada de acordo com cada idade/peso do seu gato dependerá de cada alimento a ser fornecido.

Hoje podemos contar com fórmulas matemáticas que são usadas pelos fabricantes de alimentos industrializados para se calcular essas quantidades, e essas informações constam no rótulo de cada produto.

Portanto, a nossa recomendação é que você siga sempre a orientação do fabricante para cada alimento.

Sim, isso é verdade, a ração interfere na textura e no cheiro das fezes. Isso porque a qualidade do alimento interfere diretamente em seu aproveitamento pelo organismo e aspecto das fezes.

Neste caso, o que sai nas fezes é justamente o que o animal não conseguiu aproveitar.

No final, se o alimento é de alta qualidade, propiciará alta absorção de seus nutrientes e as fezes serão em pequena quantidade, bem formadas e com pouco cheiro.

No entanto, se o alimento é de má qualidade, boa parte dele não será aproveitada e será eliminada, levando à formação de fezes mais volumosas, amolecidas e com cheiro mais forte.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados