O que é SSD? Qual o melhor SSD para comprar em 2020?

Se você já está, conectado ao mundo das tecnologias e notebooks, já deve ter ouvido falar nos SSDs. Mas se não ouviu e quer dar um upgrade ao seu notebook, tenha calma, nós  vamos tirar todas as suas dúvidas.

SSD significa Solid State Driver. Consiste na evolução dos famosos discos rígidos ou  HDs, essa nova tecnologia de armazenamento, traz mais rapidez ao seu notebook, ela é a mesma tecnologia dos smartphones e tablets.

Tornando sua máquina mais funciona, e agilizando sua vida na hora de iniciar seus trabalhos, este acessório pode já vir no notebook ou ser comprado separadamente e ser  facilmente instalado.

Confira aqui as melhores opções de SSD, do mercado e as dicas de instalação para seu notebook.

Recomendações

Antes de passar todas as dicas, para você fazer a melhor escolha do seu SSD, confira nossas indicações!

Escolha Premium

Esta é a opção da Kingston, o SSD vem reforçado com uma controladora de última geração, para velocidades de leitura e gravação de até 500MB/s.

Ele entrega ações, no seu pc ou notebook, 10x mais rápido do que um disco rígido tradicional. Melhorando seu  desempenho com uma resposta ultra-rápida em multitarefas. Sua capacidade é de 480 GB além de ser resistente a impactos e vibrações.

Nossa recomendação

Nossa indicação, garante velocidade para utilizar seus principais programas e também na hora de ligar seu computador.

Este SSD é compatível com versões Sata REV. 2.0(3GB/s), possui capacidade mediana de 240 GB. Dando muita liberdade para quem tem só alguns programas mais pesados e quer qualidade no seu dispositivo.

Além da confiabilidade, este acessório é muito indicado  para notebook e outros dispositivos móveis, por  possuir resistência a impactos e vibrações, ele aumenta a velocidade de leitura e gravação.

Melhor para o seu bolso

Se você não usa muitos programas pesados e quer somente aumentar a capacidade do seu desktop ou notebook, esta é a melhor opção.

O SSD  ADATA. Este SSD tem 120 Gb, possui ótimas recomendações, entregando todas as boas funcionalidades dos SSDs do mercado por um preço mais acessível.

Itens que você também pode se interessar:

Aqui você vai encontrar sugestões de SSDs que podem ser, o que se encaixa a sua necessidade.

Melhor SSD

Índice

Mini Guia de Compra

O SSD é responsável pela memória do seu dispositivo, com este acessório seu dispositivo se torna mais funcional para seu dia a dia. Ele interfere na hora de abrir programas mais pesados e também na inicialização dos computadores.

Quanto mais espaço você tiver, mais rápido e menos pesados se torna seu sistema operacional.

O desempenho de inicialização do seu computador, com um SSD é muito mais rápido, isso  já foi testado  e aprovado por vários profissionais do ramo eletrônico.

Principalmente se você usa programas como photoshop, jogos e outros programas mais pesados, já deve ter passado pela necessidade de dar um restart na máquina, para resolver algum problema ou, já passou um tempo esperando o programa abrir.

Este tempo será bem menor,  se você começar a utilizar um SSD. A diferença de tempo de inicialização entre uma máquina com  HD e uma com SSD, para qualquer programa, pode chegar a 1 minuto e meio de diferença na espera.

Você deve sempre se atentar se o modelo de SSD é compatível com sua máquina, para que você não se decepcione. No mercado existem muitos modelos de SSD de fabricantes e capacidades diferentes.

Siga conosco que vamos te explicar as diferenças entre eles e qual a capacidade de acordo com seu uso.

Confiras as melhores opções e escolha o seu SSD

SSD, Kingston, SA400S37/480G

A Kingston marca super conhecida no mercado para acessórios e peças tecnológicas, principalmente em computadores, trouxe para mercado uma ótima opção de SSD.

Este modelo possui capacidade de 480 Gb sendo ótimo para uso em computadores com programas mais pesados, como editor de fotos, auto cad e jogos. Proporcionando um computador mais rápido para abertura dos programas e na hora da inicialização.

Os SSDs são super indicados para notebooks, por terem resistência a vibrações e impactos,  muito comum em dispositivos móveis.

Tornando seu computador 10 vezes mais rápido do que com  um disco rígido tradicional, ele entrega uma  resposta ultra-rápida em multitarefas.

Possui ainda a Interface SATA 6.0 GB/s, a melhor do mercado, possibilitando baixar downloads muito mais rápido.

SSD A400, Kingston, SA400S37/240G, Cinza

Também da marca líder a Kingston, aqui esta a opção mediana, para você que deseja um computador mais rápido e com espaço suficiente para os principais programas do dia a dia.

Proporcionando ótima velocidade de boot e na hora de baixar downloads, você terá um ótimo custo benefício com este SSD.

Ele é super leve e se encaixa perfeitamente em vários modelos, tem um formato de 7 milímetros, ideal  para se ajustar a uma grande variedade de computadores.

Como  notebooks mais finos e computadores, além de  ultrabooks e ultratop com espaços limitados.

Apesar de não possuir o conector para o barramento e o USB,  para facilitar a transferência do sistema operacional antigo para o novo, este item pode ser comprado, separadamente.

Sendo uma ótima opção, ele entrega o boot do PC  mais veloz, a transferência de arquivos se torna mais fácil e até carrega jogos muito mais rápido que um HD comum.

Se sua intenção é dar um upgrade no seu computador ou notebook, aqui está, o acessório que pode deixá-lo mais veloz por um preço mais em conta. Pode comprar sem medo!

SSD 120GB 2.5 SATA SU650 - ASU650SS-120GT-R, Adata, Armazenamento Interno SSD

Quem nunca passou raiva com algum computador que demorava muito para inicializar, nunca vai entender o quanto um SSD faz diferença.

E se você já passou por isso e quer mudar sua realidade, a marca ADATA trouxe uma opção super acessível com uma capacidade  de 120 GB.

Pode parecer pouco, mais já é o suficiente para fazer seu computador inicializar, muito mais rápido e agilizar seus downloads.

Se você só faz uso casual de programas pesados e utiliza em sua maioria os programas normais do dia a dia, como word e power point ou quer ressuscitar aquele laptop mais antigo, que esta um pouco lento, esta opção se encaixa perfeitamente para você.

Ele entrega a  Interface SATA III  e velocidade de Leitura ATTO de até 520 MB/ s.

SSD, WD, Armazenamento Interno SSD, 240 GB

A WD GREEN trouxe a opção para aqueles que buscam utilizar ao máximo a tecnologia a seu favor.

Com o modelo de SSD de 240 Gb atendendo a maioria dos usuários com programas mais pesados e facilitando a inicialização, ele tem dimensões físicas um pouco diferentes dos outros modelos de SSD apresentados,  com dimensões de M.2 2280:  1.5 x 220 e  80 milímetros.

Por isso é tão importante pesquisar qual modelo é compatível com seu notebook ou computador, cada marca e tecnologia pode possuir características diferentes.

A WD GREEN entrega a tecnologia M.2. Isso significa que ela aproveita ao máximo a capacidade da placa mãe do seu computador, otimizando tudo, o fazendo funcionar muito mais rápido.

Hoje os SSDs M.2 suportam até mesmo as interfaces  de PCI Express 2.0 x4, junto com uma tecnologia NVMe, o que lhes permite ir até três vezes mais rápido do que os SSDs SATA.

Sempre observe se a placa-mãe do seu computador é compatível com a tecnologia NVMe.

Para agilizar ainda mais sua vida, a Wd Green disponibiliza um software pra te ajudar na migração do seu Hd antigo apara o novo sistema.

SSD WD Green 2.5´ 240GB SATA III 6Gb/s Leituras : 545MB/s e Gravações: 465MB/s - WDS240G2G0A

Como vimos anteriormente a  WD Green está no mercado com boas opções de acessórios para seu computador.

E aqui vamos falar da opção de SSD mais compacta, a de 240 Gb, também  compatível com sistema SATA III.

Ele entrega a Velocidade de leitura de até 545 MB/s, é muito leve e compacto. Além de ser resistentes a choques, ele é a unidades de menor consumo de energia da indústria, possibilitando o menor uso de energia, desta forma  seu laptop funciona por mais tempo.

Se seu notebook trava ou fica muito lento quando abre mais de 3 abas, na hora dos seus trabalhos? Aqui está a opção que vai resolver seus problemas.

Seu notebook pode ser transformado, com a instalação do SSD da WD Green, ele agiliza seus trabalhos tornando o uso  do pacote office e outros programas muito mais rápida.

SSD Externo Portátil Sandisk Extreme 500GB

Se você  viaja muito ou não pretende fazer modificações no seu computador, por que ele satisfaz suas necessidades do dia a dia, mas às vezes precisa levar seus documentos ou vídeos com você, temos opções portáteis. 

A Sandisk Extreme trouxe a  opção portátil do SSD, entregando Velocidade de leitura de até 550mb/s e sendo compatível com windows e mac.

Com ele você consegue carregar suas fotos e vídeos muito mais rápido. Ele oferece transferências de alta velocidade, além de ser  perfeito para  salvar e editar fotos e vídeos de alta resolução.

Por ser uma opção portátil e ideal para viagens ele possui resistência  a chuva, respingos, derramamentos e poeira, dando mais confiança ao seu usuário mesmo em acampamentos ou passeios na praia.

Ele ainda acompanha os cabos USB Tipo C para Tipo C e  Adaptador Tipo C para Tipo A, facilitando a transferência de fotos e arquivos do notebook para seu SSD.

Seu designer é compacto e super atrativo podendo ser pendurado em mochilas facilmente.

Guia do comprador

Veja aqui as principais características e dúvidas sobre os SSDs. Confira um guia sobre notebooks e seus componentes nesse artigo aqui.

SSD o que é?

O SSD (solid-state drive) é a evolução tecnológica que veio para substituir os HDs de computadores e notebooks.  Muito utilizados em dispositivos móveis como smartfones e tabletes, ele vem em sua maioria muito mais resistentes a impactos e muito mais rápidos em seu processamento de dados e inicialização.

Por que um notebook com memória SSD?

Com a evolução dos notebooks podemos encontrar opções que possuem  HD Externo ou SSD como seus recursos de memória. Mais qual é o melhor?

Confira na tabela abaixo, as vantagens entre modelos com HD E SSD

HD
Possui partes móveis
Mais lento na inicialização
Possui menor durabilidade
Pode chegar a 10.000 rotações por minuto, causando ruídos
Mais barato no mercado
SSD
É um sólido, sem partes móveis
Muito mais rápido na inicialização
Possui maior durabilidade
Proporcionam notebook mais silencioso
Um pouco mais caro

Podemos destacar as vantagens dos SSDs, sendo inúmeras e entre elas podemos chegar a conclusão que eles são; mais leves e proporcionam notebooks mais finos, além de menos ruidosos.

São mais rápidos em comparação aos modelos de HD e muito duráveis por não terem partes móveis, que podem ser facilmente danificadas em caso de impactos.

Confira como escolher o seu SSD.

Confira suas diferenças:

SSDs SATA Express (SATAe)

Possui velocidade de 10 GB/s (Gigabytes por segundo), possui dois, drives internos e é compatível com os modelos SATA I, II e III.

Serve como conexão para as entradas PCI Express da placa-mãe.

SSD SATA M.2.

Este modelo por suportar uma quantidade maior de memória, pode entregar mais  armazenamento.  Este é um tipo bem menor em comparação a outros SSDs e pode transferir dados rapidamente.  São encontradas em quatro tamanhos: 42mm, 60mm, 80mm e 110mm.

SSD PCI Express

Este talvez seja a opção mais cara. Poucas placa-mães possuem compatibilidade para esse tipo de armazenamento então não deixe de conferir essa compatibilidade.

NVMe( Non Volatile Memory Express)

E uma interface que aumenta o desempenho do SSD potencialmente. Reduz significativamente o tempo de acesso aos seus recursos no computador.

O  NVMe foi projetado para se aproveitar a  leitura e escrita de dados.

Qual SSD é o melhor? Qual é o SSD mais rápido?

Dentre as opções e diferenças que mostramos, a melhor opção em questão de economia e entrega de agilidade é o SSD com SATA M.2.

Mas avalie seu modelo de computador e seu preço, pois as outras opções também entregam uma boa qualidade de impulsionamento e muita rapidez.

O que é SSD M.2?

São modelos de SSD que suportam  interfaces PCI Express 2.0 x4 junto com uma tecnologia NVMe, são muito mais rápidos que  os modelos SSD SATA.

SSD como instalar no notebook?

Sim é possível ressuscitar seu notebook mais antigo, com um SSD.

E você mesmo pode fazer isso, tendo as ferramentas certas.

Fique atento ao passo a passo:

Nunca abra equipamentos, eletrônicos conectados a energia elétrica. Certifique que a tomada foi desconectada. Além disso, para ter certeza remova o cabo de alimentação.

Veja a instalação em Desktops como disco reserva

Verifique se há espaço para instalação de um novo disco e portas SATA.

Lista  necessária:

*HD SSD

*Um cabo SATA

*Suporte para “discos 2.5″

*Conector de energia disponível na fonte.

*Alguns parafusos para fixação

Você pode encontrar kits de instalação completos, vendidos no mercado. Essa é uma ótima opção.

Monte o disco SSD no suporte de discos.

Remova a tampa do gabinete, encaixe o SDD com o suporte, parafusando

* Conecte o cabo de energia da fonte no SSD;

Conecte o cabo de dados no SSD e na entrada SATA da placa mãe;

Feche o gabinete, conferindo se a instalação interna de cabos não está encostando em alguma ventoinha ou placa.

Conecte novamente o cabo de energia e depois ligue o interruptor.

Instalação do SSD em notebooks

O ganho na instalação do SSD em notebooks é considerável. Independente se seu notebook é tradicional ou notebook touch screen.

Remova a tampa inferior do notebook, tomando cuidado para que não haja arranhões na mesma. Uma dica é: forre a superfície com uma toalha ou algum material macio.

Verifique onde está o HD e desencaixe os conectores de energia e dados;

Existem  modelos de notebook que possuem um cabo que se encaixa no HD. Outros modelos possuem uma espécie de gaveta, com conectores fixos. Onde o HD é encaixado.

Remova parafusos extras que prendem o suporte do HD, caso existam;

Retire o HD do notebook e desencaixe o HD da estrutura de suporte, removendo os parafusos caso existam;

Encaixe o SSD na estrutura de montagem e parafuse conforme modelo de suporte do fabricante;

 

Encaixe o SSD na estrutura de disco rígido no notebook, e parafuse conforme necessário;

Conecte os cabos de energia e dados no SSD;

Por último, verifique se todos os parafusos foram devidamente posicionados e feche a tampa do notebook.

Conclusão

Concluímos que o SSD é uma ótima opção para trazer mais velocidade aos computadores de mesa e notebooks.

Entregando rapidez na inicialização e na abertura de programas mais pesados. Nossa indicação é o SSD A400, da Kingston, modelo SA400S37 de 240 Gigabytes.

Ele atende a maioria dos usuários, proporcionando um ganho considerável na funcionalidade dos computadores tornando-os tão rápidos quanto smartfones.

Agilidade, rapidez e eficiência são características que seu notebook ou desktop terão com este upgrade.

Gostou das nossas dicas? Comente aqui, compartilhe! E sempre que tiver dúvidas retorne para relembrar as informações!

FAQ

São modelos de SSD que suportam  interfaces PCI Express 2.0 x4 junto com uma tecnologia NVMe, são muito mais rápidos que  os modelos SSD SATA.

O SSD (solid-state drive) é a evolução tecnológica que veio para substituir os Hds de computadores e notebooks.  Muito utilizados em dispositivos móveis como smartphones e tabletes, ele vem em sua maioria muito  mais resistentes a impactos e muito mais rápidos em seu processamento de dados e inicialização.

Os SSDs são mais leves e proporcionam notebooks mais finos, além de menos ruidosos.

São mais rápidos em comparação aos modelos de HD e muito duráveis por não terem partes móveis, que podem ser facilmente danificadas em caso de impactos

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados