8 Receitas de Cafés Diferentes Para Um Up No Seu Dia

by Carlos

O café é muito mais do que apenas uma bebida energizante. É uma experiência sensorial que nos conecta a diversas culturas ao redor do mundo. Desde os aromáticos grãos arábica aos robustos grãos robusta, a diversidade de tipos de café é vasta e fascinante.

Podemos dizer que a versatilidade é uma das principais características do café e, não por acaso, a bebida é uma das mais consumidas em todo o mundo.

Por exemplo, é muito comum encontrarmos nos cardápios diferentes tipos de café, com variedades que agradam aos mais diversos paladares. O café expresso, café com leite, cortado, pingado, cappuccino, mocha. Enfim, são tantas variações que fica até difícil escolher a mais saborosa!

Vamos explorar os diversos tipos de café, desde os mais suaves aos mais intensos, desvendar os seus benefícios para a saúde e compartilhar algumas receitas deliciosas que vão muito além da xícara tradicional. Prepare-se para descobrir uma nova paixão pelo café e deixe-se envolver por sua versatilidade e riqueza de sabores.

Benefícios do café – a bebida mais popular do mundo

O café é considerado uma das bebidas mais populares no Brasil e no mundo, ganhando até o seu próprio dia em nosso calendário: 24 de maio – Dia nacional do café.

Assim como muitos brasileiros, você muito provavelmente também adora dar uma pausa no trabalho para tomar um cafezinho e sentir aquele cheirinho relaxante.

Dentre as inúmeras substâncias que estão presentes na composição química do café, além dos nutrientes, destacam-se a:

  • Cafeína
  • Diterpenos cafestol e kahweol
  • Ácidos clorogênicos

O café é uma importante fonte dietética destes compostos.

Diversos estudos têm verificado a influência de seus constituintes na saúde, principalmente a cafeína como:

  • Ajuda a perder peso
  • Ajuda na concentração e dá energia
  • Evita a cirrose
  • Ótima fonte de antioxidantes
  • Reduz o risco de diabetes tipo-2
  • Reduz o risco e os efeitos da doença de Parkinson
  • Combate a depressão e também deixa você mais feliz

Conheça agora quais são os principais tipos de café para você incluir as bebidas no seu dia a dia.

Infográfico com 8 tipos de café

Receitas de café para variar no cardápio

Café Expresso

O Café Expresso é preparado através da passagem de água quente sob alta pressão pelo grão moído. Para isso, ele precisa ser feito em máquinas específicas, pois elas conseguem aumentar a pressão dessa passagem.

Sobre o Café Expresso é importante destacar que, os grãos de café são os mesmos do café tradicional. Porém, o aroma e o sabor do café expresso ficam mais acentuados e gostosos. Inclusive, isso ocorre justamente pelo fato do grão ser moído na hora.

Esse procedimento faz com que a essência e o líquido do café fiquem com uma consistência maior. Detalhes estes que o deixam mais encorpado que o do café tradicional.

E se você costuma tomar café por conta da cafeína, o café expresso poderá ser perfeito para você. Isso porque ele tem mais concentração de cafeína, do que o café extraído pelo método do coador.

Para resumir, podemos dizer que o café expresso é mais forte, encorpado, mais consistente, mais cafeinado e também mais cremoso.

Cappuccino

Uma outro tipo de café muito popular, principalmente aqui no Brasil é o Cappuccino. O Cappuccino teve sua origem na Itália e se chama assim porque é uma referência aos frades Capuchinhos, que usam um capuz que serviu como inspiração para o nome da bebida.

Neste caso, se você tem dúvidas de como fazer cappuccino caseiro, não se preocupe, para isso é muito simples, você precisa apenas misturar o café expresso com o leite vaporizado e a espuma de leite.

Cabe destacar que, algumas cafeterias costumam acrescentar ingredientes como chocolate, mas isso não faz parte da proposta original.

Um detalhe também que faz toda a diferença no preparo é prestar atenção à temperatura do leite.

Receitas de capuccino simples

Destacamos 2 tipo de receitas para o preparo doméstico do Cappuccino:

Cappuccino com chocolate em pó

Ingredientes necessários: 

  • 50 g de café solúvel
  • 250 g de leite em pó (integral ou desnatado)
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 250 g de açúcar (ou equivalente em adoçante)

Como preparar:

  • Primeiro você deve bater o café no liquidificador ou mixer até resultar em um pó fino.
  • Depois você deve acrescentar o café aos demais ingredientes.
  • Peneire toda a mistura em um bowl e pronto!

O recomendado é que a cada preparo, você use duas colheres de sobremesa da mistura para uma xícara de água fervente.

Cappuccino Light

Ingredientes necessários:

  • 1 lata de leite
  • 50 g de café solúvel
  • Meio pacotinho de cacau em pó
  • 2 colheres de canela em pó
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • Açúcar light ou mascavo à vontade

Como preparar:

  • Primeiro, em um recipiente fundo, coloque o leite, o chocolate em pó, a canela, o bicarbonato, o açúcar e peneire o café solúvel até virar pó ou desfazer todas as bolinhas.
  • Depois misture bem.
  • O recomendado é que você use em média duas colheres de sopa para cada xícara de água fervente.
  • Depois mexa bem e está pronto.

Para conservar o cappuccino, basta dispor a mistura em um pote hermético. 

Caffè Latte

O Caffè Latte é formado por uma suave e refrescante bebida com o equilíbrio perfeito de um café expresso, leite e toda a cremosidade da espuma de leite. Nele iremos encontrar mais leite do que um cappuccino e a mesma quantidade de café que um expresso.

É o nosso tradicional café com leite, bem mais cremoso e com sabor de café mais intenso. Pode ser consumido tanto quente quanto gelado.

Café com leite

Tipo de café muito tradicional aqui no Brasil, o café com leite também é conhecido em todo o mundo.

As suas variações podem mudar muito de uma cultura para a outra, mas não há dúvidas de que é bastante apreciada em todas, principalmente no Brasil.

Este é um tipo de café filtrado com leite aquecido ou fervido. O café com leite também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite, servido com uma proporção igual de café e leite.

Mocha

Apesar de ser parecido com a receita do cappuccino, o café mocha é um pouco diferente, pois neste tipo de café é necessário usar chocolate, que pode ser em calda ou em pó. Neste caso, você fica à vontade para decidir conforme o seu gosto.

Em alguns lugares você poderá encontrar o mocha com o nome de mocaccino. Na xícara ou no copo da bebida, são adicionados café expresso, leite vaporizado, creme e chocolate.

Irish Coffee

Se você é fã de receitas diferentes, o Irish Coffee pode ser uma ótima opção para você.

Trata-se de um café perfeito para ser provado no fim de noite, ele traz a tradição irlandesa em um delicioso drink invernal. O Irish Coffee tem uma história bem antiga, mais precisamente nos anos 1940.

Acredita-se que a mistura de uísque com café foi inventada para aquecer um grupo de turistas que estavam saindo da Irlanda em um avião em direção aos Estados Unidos, mas precisaram retornar ao aeroporto devido ao mau tempo.

A partir daí, o coquetel tornou-se famoso ao redor do mundo.

Café Americano

O Café Americano é conhecido pela adição de água quente ao café, dando uma força semelhante, mas sabor diferente do café expresso.

A sua força varia conforme o número de colheres de café e a quantidade de água adicionada. O seu preparo começa sempre na escolha do grão que você vai usar no filtrado.

Se você já possui um moedor em sua casa, o ideal é sempre optar por comprar o grão inteiro e moer logo antes de preparar o café.

Porém, se você não possui um moedor, o recomendado é que você compre pronto, mas lembre-se de sempre de guardá-lo em um recipiente fechado, longe da luz e do contato com o ar.

Para o café Americano, a escolha do grão de café vai variar de acordo com o seu gosto para essa bebida. Temos, por exemplo, opções mais adocicadas, mais fortes, mais suaves e mais ácidas.

Felizmente, na maioria dos rótulos é possível encontrar essas informações sobre o produto que você está adquirindo.

Macchiato

O café Macchiato geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite.

Trata-se do café que aqui conhecemos por “café com espuminha”. Macchiato significa “manchado” em italiano, aludindo à mancha de leite.

O diferencial do café Macchiato está no fato do sabor do leite amenizar o sabor forte do café, para quem prefere bebidas mais suaves.

As opções que foram listadas acima são as mais populares, mas existem diversas variações. Você pode muito bem variar entre os drinks de café quentes e gelados, opcionais de cafés especiais, moídos na hora e coados.

Enfim, são inúmeras opções para você aproveitar e incluir no seu dia a dia.

Dicas para fazer um bom café

Para preparar um bom café, o recomendado é que você mesmo compre os grãos para moer na sua própria casa. Neste caso, se você não tiver um moedor, você pode comprar na cafeteira e pedir para o barista moer para você. Antes de começar o processo de fazer a bebida, é importante que você leve o filtro para coar.

O recomendado é que você lave o filtro de papel com água quente por 30 segundos, até que todo o líquido seja absorvido.

Após isso, você deve despejar toda a água de uma forma contínua. Assim, o filtro não irá transferir gosto de celulose para a bebida, nem mesmo absorver os óleos do café.

Este é um processo conhecido com pré-infusão e é feito de uma forma automática na máquina de expresso e cafeterias elétricas.

Ponto da água para preparo:

Aqui o recomendado é que não tenha sido fervida, mas sim aquecida. Neste caso, quando começar a formar pequenas bolhinhas você pode desligar o fogo e colocar na cafeteira.

Aqui também é importante frisar a importância de que a água seja mineral e não que venha diretamente da torneira, isso devido a grande quantidade de cloro.

E pronto, seguindo esses passos anteriores, o café estará pronto para ser coado, misturado à água e fervido.

Conclusão

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre o café, uma das bebidas mais populares do mundo e, conheceu também quais são os principais tipos de receitas que você poderá incluir no seu dia a dia.

Como você pode perceber essa bebida traz uma série de benefícios para o nosso organismo, por isso ela é tão popular.

Porém, apesar de todos esses benefícios, é importante frisar que, doses excessivas da bebida podem trazer complicações para quem a consome.

Neste caso, a quantidade ideal seria entre 3 e 4 xícaras diariamente, sendo 4 miligramas para cada quilo que a pessoa tenha. Se você extrapolar esse limite de segurança, poderá ter alguns problemas.

E aí? O que achou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Até a próxima!

Leave a Comment