Webcam: Quais são os melhores modelos de câmera para computador?

As pessoas descobrem, geralmente nas horas mais inconvenientes possíveis, que a câmera embutida no notebook não é muito eficiente.

São nesses momentos que elas percebem que investir em uma boa webcam, que oferece uma imagem mais nítida e bonita, é fundamental para conseguir fazer uma videochamada ou apresentação com qualidade de som e imagem.

O problema é que hoje existe uma grande variedade de webcams para PC e notebook disponíveis no mercado, o que confunde muita gente no momento da compra. Diante dessa variedade, qual modelo escolher?

Para te ajudar a responder a essa pergunta, preparamos esse artigo para te apresentar os modelos de webcam mais interessantes do mercado e as diferenças entre eles.

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os modelos de webcam e como escolher vamos mostrar as nossas três recomendações.

Escolha Premium

Considerada a melhor webcam do mundo, esse modelo se destaca por ser capaz de produzir vídeos com resolução Ultra HD 4k e zoom HD de 5x. Além disso, ele conta com tecnologia RightLight™ 3, o sensor HDR, 3 tipos de campo de visão e certificação para uso em apps específicos para empresas. Mas tudo isso custa caro.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é uma das webcams preferidas entre os youtubers e usuários do Twitch, esse modelo filma em FULL HD 1080p, tem autofoco HD e conta com mecanismo de correção de luz. Além disso, ele tem um tripé ajustável e oferece uma licença gratuita de 3 meses do software XSplit premium. No entanto, o microfone não é tão eficiente.

Melhor para o seu bolso

Esse modelo de webcam é recomendado para quem deseja produzir imagens de qualidade, com resolução FULL HD 1080p, mas não pode gastar muito. Essa câmera tem campo de visão de 110º e foco automático, além de ter um tripé pequeno. Porém, o áudio produzido é ruim, sendo necessário o uso de um microfone melhor a parte.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de webcam que podem te interessar:

Melhor câmera para computador

Índice

Mini Guia de Compra

Diante de tantos modelos de webcam disponíveis no mercado, escolher a câmera ideal pode ser uma missão difícil para quem não é familiarizado com o assunto.

No entanto, escolher o modelo ideal pode ficar mais fácil se você observar as características certas do produto. Primeiro, é fundamental analisar as funcionalidades da webcam, como resolução de imagem produzida, microfone e qualidade do áudio, quadros por frame, autofoco, entre outras características.

Afinal, é o conjunto dessas propriedades que vai determinar a qualidade, ou não, de uma câmera para computador. Depois, é importante comparar modelos diferentes de um mesmo produto, permitindo que as qualidades fiquem mais evidentes, o que ajuda a escolher a webcam ideal.

Além disso, é fundamental lembrar que alguns modelos de webcam para PC exigem um computador com bom desempenho para gerar imagens com alta resolução. Por isso, antes de sair comprando webcam por aí, verifique se ela é adequada para trabalhar no seu computador.

E para te ajudar a observar todas essas características, vamos analisar alguns modelos populares de webcam disponíveis no mercado, com suas principais informações, vantagens e desvantagens. Além disso, preparamos um Guia do Comprador, cheio de dicas e dados úteis para te ajudar a fazer uma escolha mais segura.

Webcam UltraHD 4K BRIO Logitech – A melhor do mundo

Considerada o melhor produto da categoria, a Webcam UltraHD 4K Brio da Logitech pode transmitir e gravar vídeos em resolução Ultra HD 4k a 30 fps, em FULL HD de 1080p a 60 fps ou em HD de 720p a 30, 60 ou 90 fps. E tudo isso fica ainda melhor com o foco automático e o zoom HD de 5x.

A qualidade do seu vídeo também é influenciada pela presença da tecnologia RightLight™ 3 e o sensor HDR, que permite o ajuste automático das diferenças entre as partes mais claras e mais escuras do vídeo, em diferentes ambientes. 

Essa webcam Logitech ainda se destaca por oferecer 3 diferentes campos de visão: 65º, 78º e 90º, que é o mais amplo. Quanto a gravação de áudio, essa webcam para notebook é equipada com dois microfones, que contam com uma tecnologia de eliminação de ruídos.

Tudo isso permite que seu usuário tenha um excelente streaming, estável e sem atrasos. Por isso, a Webcam UltraHD 4K Brio tem certificação para empresas, sendo compatível com Skype for Business, Microsoft Teams®, Windows Hello, entre outros aplicativos de videochamadas.

Vale lembrar que é importante ter um computador com um desempenho avançado para utilizar o máximo dessa webcam sem ter problemas.

Outro ponto negativo é o preço elevado. Por isso, esse modelo é indicado para quem trabalha com audiovisual, precisa fazer reuniões de negócio ou deseja uma transmissão com mais qualidade para trabalhar com seu público e seus clientes.

Webcam Logitech C922 – A preferida entre os streamers

A webcam Logitech C922 foi desenvolvida especialmente para streamers. Esta câmera para computador pode gerar vídeos em qualidade FULL HD 1080p com até 30 fps, ou vídeos a 720p HD hyperfast a 60 fps. Além disso, ela conta com um campo de visão de 78º, que pode enquadrar até 2 pessoas.

Mas não é só isso. Esta webcam para PC possui autofoco HD e ainda conta com um mecanismo de correção de luz, que permite a produção de vídeos de qualidade até mesmo em ambientes pouco iluminados.

Assim como o modelo anterior, a webcam Logitech C922 também possui 2 microfones. O áudio produzido não é dos melhores e pode apresentar ruídos, mas tem uma qualidade interessante em comparação a outros modelos.

Vale ressaltar que além da câmera, ao adquirir esse modelo você também receberá um tripé ajustável, que te oferece outras possibilidades de gravação, além de um cabo de 1,80 m, além disso, o comprador ganha uma licença gratuita de 3 meses do software XSplit premium, com ferramentas que auxiliam na transmissão de um vídeo com qualidade profissional.

Apesar de não estar entre os modelos mais baratos, essa webcam para computadores tem um preço bem mais acessível do que nossa indicação premium. Por isso e por suas funcionalidades, a webcam Logitech C922 é uma das preferidas entre os youtubers e usuários do Twitch.

Webcam Full HD 1080P WB – Ótimo custo-benefício

Se você não quer gastar uma fortuna numa câmera para computadores, então você precisa conhecer esta Webcam Full HD 1080P WB.

Assim como os modelos anteriores, ela pode gravar vídeos com resolução FULL HD 1080p e 30fps. Porém, ela possui um único campo de visão de 110º, que é bem amplo, e ainda conta com foco automático.

E não se preocupe com a instalação. Para usar esta webcam para computador, basta conectá-la ao PC ou notebook e começar a utilizá-la. Em compensação, esse modelo não possui um software com configurações a mais para o seu uso, como ocorre nas webcams Logitech.

Além disso, essa câmera para computador pode ser usada no notebook ou monitor e ainda tem suporte para tripé. Aliás, esse modelo já vem com um tripé pequeno de brinde, mas você também pode utilizar outros modelos se quiser.

Apesar da fabricante afirmar que o microfone acoplado a essa webcam pode reduzir ruídos, a verdade é que o som produzido é abafado e não possui muita qualidade. O ideal é utilizar um microfone à parte, para não prejudicar a qualidade do seu vídeo.

E tudo isso é oferecido por um preço bem mais acessível, o que deixa esse modelo com um ótimo custo-benefício.

Webcam Logitech C920 – Vídeos nítidos e boa definição

A webcam Logitech C920 é considerada o modelo antecessor do C922, que é nossa melhor escolha. Apesar de ser uma versão mais antiga, essa câmera para computador continua a surpreender e pode ser uma ótima escolha para quem precisa de vídeos com qualidade.

Essa webcam pode produzir vídeos com resolução FULL HD 1080p a 30 fps. Graças a suas lentes HD e foco automático, a webcam Logitech C920 consegue produzir imagens nítidas, limpas e com boa definição. Porém, apesar de possuir uma tecnologia de correção de luz, é importante ter uma boa iluminação para produzir vídeos de qualidade.

Fácil de instalar, a webcam só precisa ser ligada ao computador para começar a funcionar. Além disso, você pode utilizá-la com um software de configuração da Logitech, que permite o ajuste de várias características da imagem.

Com relação à produção de áudio, esse modelo também conta com 2 microfones. No entanto, assim como o modelo C922, a webcam Logitech C920 também produz um áudio de baixa qualidade. Por isso, o ideal é utilizar um microfone à parte para não prejudicar os seus vídeos.

Apesar de não apresentar as mesmas funcionalidades que o modelo C922, por conta de suas características, a webcam Logitech C920 continua atraindo pessoas que precisam fazer videochamadas com qualidade ou desejam gravar vídeos para o Youtube.

Vale lembrar que seu preço não é tão acessível, mas a qualidade de vídeo vale o investimento.

Webcam Logitech C270 – Áudio de qualidade

A webcam Logitech C270 é um dos modelos mais populares da marca. Apesar de ser um aparelho mais antigo e de não gravar na resolução FULL HD, essa câmera para computador é um modelo mais básico que continua apresentando uma imagem com uma qualidade interessante.

Ela pode filmar em formato widescreen e resolução HD 720p e 30fps, o que permite uma qualidade de vídeo razoável, mas que é suficiente para fazer uma boa transmissão. Seu campo de visão de 60º permite que o foco do vídeo seja mais restrito, mas é o bastante para mostrar com clareza a pessoa do vídeo.

Apesar de contar com tecnologia de correção de luz, é importante ter uma boa iluminação para melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Porém, o que realmente chama a atenção nessa webcam Logitech C270 é o áudio. Seu microfone integrado pode reduzir ruídos, oferecendo um áudio com uma qualidade bem melhor do que outros modelos mais avançados da mesma fabricante, como a webcam Logitech C920, mostrada anteriormente.

Seu preço está numa média entre os modelos caros e baratos, mas sua qualidade vale o investimento apenas para quem não quer ser mais refém da câmera simples do computador. Caso você já tenha algum modelo de webcam FULL HD, é melhor investir em modelos mais avançados.

Guia do comprador

O que é importante observar antes de comprar uma webcam?

Antes de comprar qualquer webcam, é importante que você preste atenção em alguns detalhes do produto e do seu próprio computador para não escolher o modelo errado.

Com relação a webcam para PC, três características são determinantes no seu desempenho – a resolução do vídeo produzido, a quadros por segundo e o campo de visão, que faz referência ao espaço que a câmera pode mostrar em seu visor.

Mas isso não significa que outras características também não são relevantes no momento da escolha. Funcionalidades como suporte para tripé, software para configuração e correção de luz, entre outros, também fazem diferença no momento da escolha – e até no preço final do produto.

E apesar de todas as câmeras mostradas anteriormente serem equipadas com microfones, você deve ter percebido que nem todas possuem um áudio de qualidade. Por isso, verifique se está nos seus planos comprar um microfone a parte ou dê preferência a um modelo que seja capaz de capturar um áudio de melhor qualidade.

Outro detalhe importante é verificar se sua webcam é compatível com o sistema operacional do seu computador. Se você deseja produzir vídeos com a melhor qualidade oferecida no mercado, tenha consciência de que você precisa ter uma máquina que consiga rodar e suportar essas imagens.

Qual a diferença entre as resoluções 4k e FULL HD?

Um dos itens mencionados anteriormente e que são determinantes na escolha da câmera é a resolução da imagem. Afinal, as pessoas buscam boas câmeras justamente para produzir a melhor qualidade de vídeo possível. Mas você sabe o que determina uma boa resolução?

Primeiro, você precisa entender que a resolução está relacionada a capacidade do vídeo de ocupar uma tela. Essa capacidade é avaliada através dos pixels, que são os pontinhos que se unem para formar a imagem.

Quanto maior a resolução, maior o número de pixels utilizados na produção e reprodução da imagem e, consequentemente, quanto maior o número de pixels, mais nítido é o seu vídeo.

Por isso, quando falamos em vídeo em 4K, que atualmente é a resolução mais avançada do mercado, estamos nos referindo a um vídeo com 3840 x 2160 pixels. É por causa dessa quantidade de pixels que a imagem produzida é tão boa, nítida e clara.

Já a resolução de FULL HD possui 1920 x 1080 pixels. Por isso, as descrições de produtos são acompanhadas de “1080p”, referência à informação dos pixels. Ou seja, ela apresenta quase a metade dos pixels da resolução 4K.

Para entender melhor a diferença entre as diferentes resoluções de imagens, assista ao vídeo abaixo.

O que é fps? Qual a diferença disso para a sua webcam?

Outra característica que influencia a qualidade da imagem produzida por uma webcam é a quantidade de quadros por segundo. Esse termo vem do inglês Frames per second (Sigla fps) e indica a quantidade de imagens que são reproduzidas em apenas 1 segundo.

Isso significa que vídeos com 30 fps reproduzem 30 imagens por segundo, enquanto vídeos de 60 fps, 60 imagens por segundo. A diferença entre ambos é grande e se reflete na qualidade dos movimentos observados em vídeo, especialmente em câmera lenta, quando o intervalo entre os quadros fica mais evidente.

No caso da webcam para computador ou notebook, essa medida indica a quantidade máxima de quadros que o aparelho é capaz de capturar durante uma gravação e, consequentemente, na qualidade do vídeo que será gravado ou transmitido.

Por isso, a webcam que filma em 60 fps, que é mais avançada, se diferencia e geralmente tem essa característica evidenciada na comparação a outros modelos.

É melhor investir numa webcam ou num smartphone?

Agora chegamos numa pergunta-chave para decidir o que comprar para fazer gravações e videochamadas. Afinal, por que comprar uma webcam se muitos modelos de smartphones já possuem câmeras de excelente qualidade?

Se o seu objetivo é participar de eventuais videochamadas, assistir aulas ou participar de alguma apresentação, é melhor utilizar seu smartphone. Isso porque você não participa desses eventos todos os dias, então pode converter o seu aparelho numa webcam apenas quando precisar.

No entanto, se você precisa participar de reuniões com clientes, participar de entrevistas, ministrar aulas, produzir lives para o Youtube ou Twitch, por exemplo, o ideal é investir num aparelho que produza imagens de qualidade e compatíveis com essas finalidades.

Por isso, nesses casos é recomendável investir numa boa webcam, uma vez que ela possui configurações específicas para essas funções e podem ser facilmente manuseadas, sem a necessidade de conversão.

Conclusão

Os melhores modelos de webcam conseguem gravar imagens em alta resolução, são associados a softwares de configurações adicionais e até podem ser acompanhados de acessórios, como um tripé e um software com configurações adicionais.

Levando em consideração todas essas características, concluímos que a Webcam Logitech C922 é a melhor escolha. Esse aparelho é capaz de gravar imagens em alta resolução, com ajuste automático de foco e correção de luz, produzindo vídeos mais nítidos e com qualidade. Além disso, ele é acompanhado por um tripé ajustável, que permite outra forma de utilização da sua webcam.

E tudo isso é oferecido por um preço bem mais acessível do que a nossa escolha premium, características que tornaram essa webcam uma das preferidas para streamers.

F.A.Q.

A webcam UltraHD 4k Brio Logitech é excelente para realizar videochamadas com qualidade, produzindo som e imagem de alta definição. Mas se você quiser uma opção mais barata, a webcam Logitech C922 também é uma ótima escolha, sendo um dos modelos preferidos para streamers.

Hoje, a Webcam Full HD 1080P WB é a câmera com o melhor custo-benefício do mercado. Ela é capaz de produzir imagem em alta resolução, embora a qualidade do microfone deixe a desejar.

A webcam Logitech C922 é considerada uma versão mais avançada em relação ao modelo C920. Por isso, o modelo C922 apresenta funcionalidades adicionais que a tornam bem mais interessante do que o modelo C920.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados