Melhor bicicleta infantil: qual aro certo para cada idade?

Você sabe escolher a bicicleta infantil correta para seu filho (a)? Saberia identificar qual aro certo para cada idade?

Se você está com dificuldade ou dúvidas sobre isso, vamos te ajudar a fazer a melhor escolha, identificando as bicicletas adequadas para cada tamanho e idade dos pequenos.

Sabemos que aprender a andar de bicicleta é um divisor na vida de todos nós, marca o início de uma nova fase com mais autonomia e consciência corporal e além de ser diversão garantida, não é mesmo?

Neste guia vamos te apresentar alguns modelos de bicicletas infantis e com eles vamos apontar os aros apropriados para cada idade e tamanho de criança, também iremos falar sobre outras questões importantes que podem ajudar ou atrapalhar os pequenos a aprender a pedalar.

Continue a leitura e venha escolher a melhor bicicleta infantil!

Recomendações

Para escolher a bicicleta infantil certa dois pontos precisam ser considerados: a idade e tamanho da criança que vai usar a bike.

Com isso vamos apresentar a seguir ótimas opções para faixas etárias diferentes para que você possa avaliar qual modelo faz mais sentido para a sua criança e acertar na aquisição.

Veja!

Escolha Premium

A bicicleta Infantil com Dupla Suspensão da Status Bike é indicada para crianças de 7 a 11 anos, devido seu quadro ser mais elevado é propício à faixa etária indicada favorecendo a ergonomia do usuário.

A dupla suspensão dessa bike tem a função de controlar os impactos sofridos pelos pneus devido às oscilações da superfície que será percorrida, além de contribuir para uma pedalada mais leve sem transtornos.

Nossa recomendação

Como nossa melhor recomendação está a Bicicleta Infantil Aro 16 Completa da WRP, pois é uma bicicleta segura  devido a sua estrutura reforçada que facilita a aprendizagem da criança através da promoção da autonomia.

O modelo dessa bike já se desvincula da ludicidade dos modelos menores porque possui características de uma bicicleta de adulto só que adequada para crianças de 4 a 5 anos.

Sem dúvidas é o modelo mais indicado devido à segurança e eficiência estrutural que a peça possui.

Melhor para o seu bolso

Ideal para ser a primeira bike da sua filha a Bicicleta Infantil Aro 12 Puppy da Nathor tem toda a graciosidade que a brincadeira de pedalar permite, sim, a bicicleta se parece com um brinquedo justamente para que esse primeiro contato da criança seja parecido a uma brincadeira divertida para que ela tenha maior simpatia pela peça.

A introdução ao mundo das bicicletas será eficiente com esse produto que além de lindo é seguro e adequado às crianças de menor estatura.

Itens Que Você Também Pode Se Interessar

Pensando em como podemos te ajudar ainda mais no seu processo de compra de uma bicicleta infantil, vamos agora apresentar outros modelos de bicicletas e kit de segurança, porque preservar a integridade física dos pequenos é fundamental.

Melhor bicicleta infantil

Índice

Mini Guia De Compra

As bicicletas infantis são desenvolvidas especificamente para cada fase das crianças, pois se entende que cada idade possui sua anatomia própria.

Sabendo disso, é preciso ter em mente que comprar a melhor bicicleta infantil facilitará consideravelmente a aprendizagem da criança, permitirá mais confiança em si e na bike.

A melhor bicicleta infantil é aquela que corresponde às características físicas de seu usuário ao mesmo tempo permite ótimas experiências.

Uma bicicleta em tamanho desproporcional à criança implica em postura errada, dificuldade de equilíbrio, por esses motivos não é recomendável adquirir uma bike muito grande pensando que será utilizada por mais tempo, pode acontecer justamente o contrário.

A melhor bicicleta infantil é aquela que:

Considerando principalmente a altura e a idade da criança, com certeza você terá sucesso na escolha da bicicleta infantil.

Bicicletas aros 12 e 14 possuem sistema de segurança como rodinhas laterais, proteção total da corrente, controle de giro, rodas mais largas. Tudo isso é para que a criança tenha estabilidade ao pedalar, mesmo sendo tão pequena ainda.

Os aros 16 e 20 são bicicletas para crianças maiores com habilidade de pedal mais desenvolvida e maior experiência de percurso, podem conter rodinhas de apoio ou não, isso dependerá da desenvoltura da criança.

As bikes de aro 24 é considerada a última bicicleta infantil, já contém características dos modelos adultos, permite maior desempenho e rendimento da criança que está se tornando pré-adolescente.

Agora vamos aprofundar as informações sobre cada produto recomendado anteriormente, com isso você terá mais propriedade para definir sua escolha da bicicleta infantil ideal.

Resenha Dos Produtos

A seguir compartilhamos as características mais relevantes de cada bicicleta infantil sugerida anteriormente e também do kit de segurança, com mais essas referências  você terá condições de identificar o melhor produto de acordo com a sua necessidade.

Bicicleta Infantil Aro 20 Dupla Suspensão 6v Status - Status Bike: Topa qualquer trajeto

A Bicicleta Infantil Aro 20 da Status Bike é ideal para as crianças de 6 a 9 anos com 1,10 a 1,30 mt e com peso até 70 kg, se atente à essas informações porque são relevantes para você fazer a melhor escolha.

Expostas essas informações de base é importante você saber também que essa bike já não possui tantas características infantis exceto as medidas próprias para a faixa etária mencionada.

Isso porque as bicicletas devem evoluir conforme o crescimento dos pequenos para acompanhá-los em todos os momentos e com segurança.

Essa bike tem rodas raiadas em alumínio que agrega ainda mais resistência ao produto, o seu sistema de frenagem é o v-brake, nesse modelo de freio  o acionamento será pela manete que irá puxar as pastilhas de freios e fazê-los encostar nos pneus e efetuar a paralisação da bike.

É uma bicicleta com o custo mais elevado, porém é devido às condições necessárias para o equilíbrio exato entre uma bicicleta infantil e os sistemas de segurança e ergonomia de uma bike adulta, assim a criança alcança mais autonomia e liberdade de pedalar.

Bicicleta Infantil Aro 16 Completa com cesta - WRP: Melhor bike da categoria

A Bicicleta Infantil Aro 16 da WRP é charmosa e promove a sociabilidade e autonomia da criança, com sua estrutura reforçada a ciclista irá pedalar com maior firmeza e equilíbrio. 

O sistema de frenagem dessa bike é misto, na roda dianteira o freio é cantilever e na roda traseira v-brake, ambos os sistemas são eficientes e de rápida resposta quando acionados.

É indicada para crianças de 4 a 6 anos, medindo até 1,20 mt e com peso máximo de 30 kg, ciclistas que possuem essas medidas podem desfrutar melhor dessa bicicleta e aproveitar todo o potencial que ela oferece.

Bicicleta Infantil Aro 12 Puppy - Nathor: Para crianças independentes

A Bicicleta Infantil aro 12 Puppy da Nathor foi elaborada exclusivamente para ser a primeira bike da sua ciclista mirim, dispõe de muita segurança e promoção da independência da criança para que desfrute da experiência de pedalar sozinha.

Quando citamos a segurança, estamos nos referindo a alguns sistemas importantes  como o limitador de giro que não deixa o guidão realizar uma volta completa e desregular os freios e as regulagens do guidão e altura do banco de acordo com as medidas da criança.

Outro ponto a destacar é o controle preciso da velocidade que a bike pode alcançar, para evitar acidentes essa bicicleta chega a velocidade máxima equivalente a um adulto caminhando.

Essa bike é indicada para crianças a partir dos 3 anos medindo entre 90 cm a 1 mt e com peso máximo de 21 kg, é uma excelente opção para ser a porta de entrada para a prática de um novo esporte que é o ciclismo.

Bicicleta Aro 14 Zigbin - Caloi : Profissionalismo desde a infância

A Bicicleta Infantil Aro 14 Zigbin da Caloi contempla o combo perfeito entre a promoção da ludicidade e acompanhamento da bicicleta ao crescimento da criança.

Essa bike é toda ajustável para que possa adaptá-la de acordo com as medidas da criança, pois é fato o quanto elas crescem muito rápido, não é mesmo?!

Pensando nisso a Caloi desenvolveu essa bicicleta infantil porém totalmente profissional, com possibilidades de ajustes inerentes à categoria, como o banco regulado com quick release, aro em ABS, aplicação de rolamentos em todos os movimentos.

É recomendada para crianças a partir dos 4 anos com medidas entre 95 cm a 1,10 mt com peso de até 25 kg.

Bicicleta Infantil Aro 24 Status Lenda - Status Bike: Sua última bike infantil

Podemos considerar a Bicicleta Infantil aro 24 modelo Lenda da Status Bike como a última bicicleta infantil da categoria, mesmo sendo indicada para as crianças esse produto possui mais atributos da modalidade adulta do que os modelos menores.

Possui 18 marchas, aro em alumínio raiado e sistema de freios v-brake, pressupondo que a criança já saiba pedalar sem rodinhas, essa bike não possui esse item de apoio lateral.

Indicada para crianças entre 9 e 13 anos com estatura entre 1,30 a 1,60 mt pesando no máximo 85 kg, sua estrutura propicia movimentos livres e conforto para ser utilizada por longos períodos e para várias superfícies diferentes.

Kit Proteção Infantil Turma Aventura Segurança - Unitoys: Segurança Garantida

Para evitar ferimentos ou lesões mais graves quando a criança estiver andando de bicicleta é importante utilizar o Kit de Proteção Infantil da Unitoys.

Os desequilíbrios e as quedas são inevitáveis quando a criança começa a pedalar, ainda que a bike tenha rodinhas e a criança alcance os pés no chão. Os tombos fazem parte dessa experiência de aprendizagem.

É preciso proteger as partes mais afetadas em uma queda: a cabeça, as mãos, os cotovelos e joelhos. Com esse kit de proteção você não precisará se preocupar tanto caso a criança sofra uma queda, o risco de ferimentos graves é reduzido.

Feito de material resistente e confortável, esse kit de proteção é ideal para utilizar em qualquer faixa etária.

Guia Do Comprador

Para te ajudar definitivamente a escolher a melhor bicicleta infantil vamos falar um pouco sobre os itens e medidas que você deve se atentar ao avaliar uma bike para crianças.

Lembre-se que nosso intuito é contribuir para o seu processo de compra compartilhando informações sobre a categoria de cada produto, dessa forma a sua escolha será ainda mais assertiva.

Qual aro certo para cada idade?

De forma bem resumida e objetiva para você compreender com facilidade, as medições se fazem dessa forma:

Bicicleta aro 12: Para crianças a partir de 1 ano e meio até 3 anos com mobilidade e equilíbrio desenvolvidos, com peso até 21 kg e medindo entre 90 cm a 1 mt.

Bicicleta aro 14: Ideal para os pequenos a partir dos 3 anos até 6, com pesagem máxima de 25 kg e medindo até 1,10 mt.

Bicicleta aro 16: Indicada para crianças de 5 a 6 anos com até 1,20 mt e pesando 30 kg.

Bicicleta aro 20: Esse tamanho é destinado para a faixa etária a partir dos 7 anos medindo até 1,45 mt e pesando 45 kg no máximo.

Bicicleta aro 24: Última bike infantil, é destinada para crianças entre 9 e 12 anos que meçam até 1,50 mt e pesando até 85 kg.

Quais ajustes podem ser feitos na bicicleta infantil para aumentar seu tempo de uso?

É relevante você se atentar ao custo-benefício, dar preferência a modelos ajustáveis é uma boa alternativa para prolongar o tempo de uso da bike.

As regulagens mais importantes nesse caso é do guidão e do selim, com isso você adapta a distância entre essas extremidades de acordo com o crescimento da criança.

Realizar esses ajustes facilita a distribuição uniforme do peso da criança sobre a bike e propicia pedaladas corretas e bem impulsionadas, além de regular a ergonomia da bike à estrutura física de seu usuário.

Outro ajuste importante é da manete de freio, o acionamento dessa peça deve ser fácil e leve, para que seja dessa maneira você precisa ajustá-la à mão da criança e aproximá-la da manopla.

Nesse caso repare na inclinação do braço e da mão da criança, a manete deve estar alinhada no mesmo ângulo para evitar que o pulso fique em posição errada e torta.

O que envolve a criança aprender a andar de bicicleta?

Engana-se quem pensa que aprender a pedalar sozinho é somente sobre desenvolvimento motor, há experiências mais profundas que envolvem fatores psicológicos e sociais, por exemplo.

A criança aprende a trabalhar seu senso de percurso, percebe a necessidade de prestar mais atenção a tudo em sua volta, assim como faz com seus outros brinquedos.

Desenvolve sua autonomia, sua percepção de liberdade e independência, pois é algo que só depende dela para acontecer, andar de bicicleta requer coragem e confiança em si.

Viu como pedalar é algo mais complexo do que imaginamos? E, as crianças “tiram de letra”, aprendem brincando.

Como ensinar a criança a andar de bicicleta sem rodinhas?

A primeira atitude a tomar é sempre respeitar o tempo da criança, cada uma possui o seu processo de aprendizagem, a você caberá incentivá-la e mantê-la motivada mesmo quando houver dificuldades.

Verifique se a bike está adequada avaliando os freios, o guidão e os cabos, faça os ajustes que forem necessários para a criança ficar confortável e, claro, retire as rodinhas laterais.

Dê preferência para locais planos e pouco movimentados até a criança ter mais confiança e equilíbrio, você pode segurar na parte de trás do banco e ir acompanhando a velocidade que ela pratica.

Conforme a criança for tendo desenvoltura e independência você vai espaçando momentos em que segura no banco e momentos que não segura, aos poucos ela nem vai perceber que está pedalando sozinha.

O importante é manter a criança estimulada a aprender e não desistir, também é fundamental proteger o seu corpo com o kit de segurança para não causar traumas e ferimentos.

Conclusão

Com todas essas informações ao seu alcance você saberá realizar a melhor escolha em sua compra, procuramos compartilhar com você dados importantes sobre os produtos sugeridos mas também sobre outros fatores que envolvem e afetam o seu processo de compra.

Com isso chegamos à conclusão que as crianças aprendem tudo brincando, desde andar de bicicleta até andar de patins, tudo é lúdico para elas, aos adultos compete adquirir produtos de qualidade e segurança.

Dito isso, reforçamos que nossa melhor recomendação é a Bicicleta Infantil Aro 16 Completa com cesta – WRP que oferece aos pequenos muita segurança para poder pedalar tranquilamente.

Esse produto é ideal para crianças aprenderem brincando, as rodinhas oferecem mais estabilidade ao longo do passeio em conjunto com as rodas raiadas super resistentes.

É um produto ideal para quem opta por proporcionar grandes experiências e muita diversão às crianças.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mundo das bikes infantis desejamos que você faça a melhor escolha e encontre a melhor bicicleta infantil.

FAQ

Cada bicicleta possui a estrutura montada especificamente para cada faixa etária, comprar uma bike muito grande com o objetivo de durar mais vai afetar a postura do ciclista e reduzir sua mobilidade.

Dê atenção, principalmente, à altura e idade da criança, a compra da bicicleta deve ser seguida por esses fatores.

Aro 12: de 1 ano e meio a 3 anos

Aro 14: de 3 a 6 anos

Aro 16: de 5 a 6 anos

Aro 20: de 7 a 9 anos

Aro 24: de 9 a 12 anos

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados