Qual é a melhor câmera fotográfica e como saber o modelo ideal para mim?

Identificar qual é a melhor câmera fotográfica do mercado pode ser um grande desafio, principalmente se você for iniciante no mundo da fotografia.

Apesar de não existirem tantas marcas atuando no Brasil, há uma infinidade de modelos de câmeras e tipos de lente disponíveis.

Cada produto tem sua própria característica e você deve avaliar os fatores que considera mais importantes no momento de escolher a melhor câmera fotográfica para você.

Diante disso, fizemos este texto para te ajudar com informações importantes sobre os modelos de câmera, mostrando os prós e contras dos produtos para você conseguir fazer a sua escolha.

Mas, se você pretende fotografar com o seu celular, já confira os aparelhos com as melhores câmeras.

Recomendações

E já vamos mostrar nossas principais recomendações de produtos. Depois, detalharemos cada um deles.

Escolha Premium

Esta é uma câmera da Canon Full Frame com ISO até 40.000 e gravação em 4K. Ela também tem alta compatibilidade com lentes, apesar da lente incluída ter uma abertura que deixa a desejar.

Nossa recomendação

Essa câmera semiprofissional da Nikon é um ótimo modelo de entrada porque ela tem bons recursos como: sensor 24,2 Megapixels e ISO que vai até 25.600. Mas esta câmera não possui entrada de microfone nem grava em 4K.

Melhor para o seu bolso

A EOS Rebel SL2 é uma das alternativas mais baratas e ainda oferece recursos interessantes como visor com variação de ângulo, sensor de 24,2 Megapixels e gravação de 5 fotos por segundo.

Itens que você também pode se interessar:

Melhor câmera fotográfica

Índice

Miniguia de compra

O primeiro passo é você decidir se vai investir em uma câmera profissional ou semiprofissional. As câmeras instantâneas também são alternativas. Isso irá depender do seu orçamento, das suas habilidades como fotógrafo e de qual é o seu objetivo.

Se você nunca teve uma câmera e ainda está aprendendo sobre ISO, abertura de diafragma e velocidade do obturador, então pode não valer a pena comprar uma câmera profissional. Porque você terá um equipamento super avançado e, provavelmente, nem saberá utilizar todos os recursos dessa máquina.

Por isso, se você está iniciando no mundo da fotografia e não pretende trabalhar com isso de forma profissional, sugerimos que invista em uma câmera semiprofissional. Ela já tem muitos recursos de criação, suficientes para o uso em viagens e eventos, por exemplo.

De forma geral, a diferença entre essas câmeras é a quantidade de funções que elas oferecem e o fato de ter um sensor Full Frame ou cropado. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe porque explicaremos ao longo do texto.

Agora, vamos apresentar os principais produtos com seus benefícios e desvantagens para ajudar você a escolher a melhor câmera fotográfica para o seu caso.

Resenha

Apresentamos a seguir as melhores câmeras fotográficas para você escolher a ideal ao seu caso.

Câmera Digital EOS Rebel T100 Canon – Ótima para editores e para iniciantes na fotografia

A T100 é um dos modelos de entrada da Canon. Ela é uma câmera semiprofissional com 9 pontos de autofoco, Wi-Fi e NFC para compartilhamento de imagens, e gravação de 3 fotos por segundo.

Além disso, esta câmera permite gravação simultânea tanto em RAW quanto em JPEG. Ou seja, você pode ter uma foto pronta para uso e, também, uma imagem que ainda será tratada e editada.

A T100 cria fotos com 18 Megapixels e grava vídeos em Full HD. Ela ainda tem 10 funções personalizadas, filtros criativos e correção de iluminação periférica. E sua sensibilidade ISO vai de 100 a 6.400.

Este modelo é compatível com lentes EF ou EF-S, e elas são intercambiáveis.

O produto já vem com uma lente 18-55mm f/3.5-5.6, que é a principal lente de entrada da Canon.

Câmera DSLR Nikon D3500 – Câmera semiprofissional da Nikon com ótimo custo-benefício

A D3500 da Nikon também é um modelo de câmera semiprofissional. Ela tem um sensor de 24,2 Megapixels, superior a outros modelos da mesma faixa de preço.

Além disso, a sua sensibilidade ISO vai de 100 a 25.600, permitindo que fotos fiquem claras mesmo em ambientes escuros.

Essa câmera consegue capturar 5 fotos por segundo e gravar vídeos em Full HD. A sua conectividade para compartilhamento de fotos é por Bluetooth, através do recurso SnapBridge da Nikon.

Esse produto ainda conta com uma tela LCD de 3 polegadas e permite que 10 efeitos especiais sejam utilizados na captação de imagens.

Essa câmera semiprofissional também acompanha uma lente 18-55mm f/3.5-5.6 e permite que lentes sejam trocadas.

Câmera Canon EOS RP – Recomendada para profissionais, uma das melhores câmeras da Canon

Esta é uma câmera profissional da Canon. Ou seja, ela é Full Frame e tem várias funcionalidades avançadas. A sua tela LCD também tem 3 polegadas e o sensor é de 26,2 Megapixels.

Além disso, a sensibilidade ISO varia de 100 a 40.000, permitindo ampla personalização da luminosidade do lugar.

Este produto tem um autofoco muito rápido com o Dual Pixel AF CMOS. Além disso, seu processador é o DIGIC 8, que permite alcançar melhores resultados.

Essa câmera profissional ainda grava em 4K, tem conectividade por Wi-Fi ou Bluetooth, e conta com um visor de ângulo variável que você pode usar para tirar fotos criativas.

Ela grava até 5 fotos por segundo, tem microfone e entrada para fone de ouvido. Um grande diferencial deste produto é sua alta compatibilidade com diversos tipos de lente, suportando os modelos EF, EF-S e RF – quando usado um adaptador. Mas a sua lente acoplada é do tipo 24-105mm f/4.

Câmera Sony Aplha a6400 Mirrorless – Câmera profissional de entrada, mais barata do que outras opções Full Frame

Este modelo da Sony também é uma câmera profissional Full Frame. Sua lente incluída é 16-50mm f/3.5-5.6, funcionando como grande angular ou retrato.

Um grande diferencial dessa câmera é sua capacidade de capturar até 11 fotos por segundo a 24,2 Megapixels.

Ela também é ótima para filmagens, permitindo vídeos com lapso de tempo ou em câmera lenta, por exemplo, e gravando em 4K.

Além disso, este modelo tem uma tela LCD inclinável para variação de ângulo da fotografia, facilitando a captura de imagens e vídeos.

Ele ainda tem iluminação traseira e sua variação ISO vai de 100 a 102.400. A qualidade de imagem desta câmera profissional é muito nítida e ela oferece um ótimo desempenho.

Câmera Digital EOS Rebel SL2 EF-S – Ideal para iniciantes na fotografia

A SL2 é mais uma das câmeras Canon de entrada. Porém, devido ao surgimento da SL3, ela baixou bastante de preço e você agora consegue adquirir uma câmera semiprofissional por um valor relativamente baixo.

Esta é uma câmera bastante boa, com 24,2 Megapixels, conectividade via Bluetooth e tela LCD de 3 polegadas. Seu ISO vai de 100 a 12.800 e ela captura até 5 fotos por segundo.

Uma ótima vantagem desta câmera semiprofissional é seu estabilizador digital que reduz o risco de as fotos saírem borradas.

Além disso, a sua gravação de vídeo é em Full HD e ela possui um visor com ângulo variável para a possibilidade de melhor captura das imagens.

Essa câmera já vem com uma lente bastante versátil 18-55mm f/4-5.6, ideal para fotógrafos iniciantes que estão aprendendo a lidar com os recursos fotográficos.

Guia do comprador

Neste momento, vamos tirar suas principais dúvidas sobre fotografia para você fazer uma compra mais assertiva.

Qual é a diferença entre a câmera fotográfica profissional e a semi profissional?

Geralmente, uma câmera é considerada profissional quando é Full Frame e possui recursos avançados de fotografia. Já as semiprofissionais são aquelas com sensor cropado e menos funcionalidades.

Mas você sabe a diferença entre uma câmera Full Frame e outra cropada?

Toda câmera tem um fator de corte relacionado ao tamanho do sensor. As câmeras Full Frame conseguem capturar a imagem inteira, sem cortes. Já as cropadas sofrem uma redução da imagem através de um corte no sensor.

Isso faz com que a qualidade das imagens também seja reduzida, mesmo que a câmera tenha alta qualidade, como 24 Megapixels.

Ou seja, uma câmera Full Frame captura uma imagem maior e de qualidade melhor do que uma cropada. Porém, a diferença de preço entre essas duas opções é bastante significativa, o que faz muitas pessoas preferirem as opções cropadas, principalmente quando estão iniciando na fotografia.

Vale mais a pena investir em uma câmera da Canon ou da Nikon?

Essas são as duas marcas de maior expressão na fotografia brasileira. De modo geral, vale mais a pena você comparar as especificações de cada câmera do que a marca delas em si, já que ambas têm alta qualidade e já estão consolidadas no mercado brasileiro.

Porém, a Canon tem uma maior variedade de lentes e acessórios. Em contrapartida, a Nikon é mais indicada para nichos específicos, como pessoas que gostam de fotografar as estrelas.

Ou seja, avalie o seu caso para definir qual marca e modelo serão mais indicados.

Em quais características do produto devo ter atenção?

As câmeras contêm um número grande de especificações. Se você ainda não está acostumado com as nomenclaturas, pode ficar confuso sobre o que é mais importante e quais fatores fazem mais diferença para uma boa imagem. Por isso destacamos algumas informações sobre.

Devo adquirir lentes extras?

É raro você comprar uma câmera que já venha com a melhor lente disponível. Geralmente, você obterá uma opção versátil ou de entrada.

A decisão de comprar uma lente extra dependerá do seu estilo de fotografia. Se você gosta de fotografar animais ou a lua, por exemplo, pode querer uma alternativa com bastante zoom. Se você quer capturar ambientes fechados, uma grande angular pode ser a melhor opção.

Porém, se você busca uma câmera para fotografar pessoas e situações do dia a dia, as lentes que vêm nas câmeras serão suficientes.

De qualquer forma, se você priorizar imagens de boa qualidade, procure investir em uma lente com ampla abertura de diafragma, é o caso das 1.8 e 1.4, por exemplo.

Quais acessórios da câmera são úteis para mim?

Para uma boa fotografia, os acessórios a nossa disposição fazem toda a diferença. O tripé é um dos principais deles, essencial para fotografar as estrelas.

Também vale a pena investir em um cartão de memória rápido, para que você não perca fotos devido ao processamento.

Se você puder, vale a pena adquirir uma bateria extra e uma mochila que proteja a câmera. Existem modelos com várias divisórias para você guardar lentes, acessórios e o corpo da câmera.

Conclusão

Escolher a melhor câmera fotográfica é uma decisão pessoal e depende dos seus objetivos e orçamento. Existem muitos modelos disponíveis e devemos comparar os prós e contras de cada um deles para definir qual opção é a melhor.

Diante disso, nós recomendamos a Câmera DSLR Nikon 3500, uma câmera semiprofissional com vários recursos avançados que a fazem ter um ótimo custo-benefício.

Este modelo tem 24,2 MP, grava em Full HD e ainda tem uma variação ISO de 100 a 25.600. Além disso, esta câmera grava 5 fotos por segundo e contém 10 efeitos especiais para as fotos.

Apesar de ela não gravar em 4K, é um excelente modelo de entrada, principalmente para pessoas mais focadas em fotografia.

FAQ

Ambas são boas e estabelecidas no mercado. A Nikon pode oferecer alternativas melhores para fotografar o céu, enquanto a Canon conta com mais acessórios e tipos de lentes.

A câmera é Full Frame quando não possui corte de sensor. Assim, a imagem é completamente capturada, o que aumenta sua qualidade e tamanho, já que não há fator de corte.

A variação ISO permite transformar a luminosidade do ambiente, embora possa gerar ruído na imagem. Ou seja, câmeras com ISO alto podem criar fotos mais claras.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados