Quais são os Celulares com Melhor Câmera de 2024?

by Romildo

Nossa recomendação

Samsung Galaxy S22 Ultra

Melhor para o seu bolso

Motorola Edge 30 Fusion

Os aparelhos celulares já são considerados dispositivos quase essenciais na nossa rotina. Trazendo mais praticidade e comodidade para a nossa vida, eles são os eletrônicos móveis mais famosos em todo o mundo, podendo ser encontrados em estilos, marcas e modelos cada vez mais únicos no mercado.

Ferramenta de trabalho para alguns e canal de entretenimento para outros, o celular é o “computador de bordo” mais versátil da atualidade.

Mas não parou por aí, e tudo o que as empresas de smartphones mais buscam atualmente é trazer tecnologias de ponta em aparelhos ainda mais móveis. Isso já nos entrega modelos de alta performance, seja na capacidade de processamento, no armazenamento, na reprodução de mídias ou nas câmeras profissionais que levamos sempre no bolso.

Falando da qualidade das câmeras, comprar um celulares com melhor câmera se tornou comum em dispositivos que concorrem com as melhores fabricantes de câmeras do mundo, como é o caso da Canon e da Nikon, e é exatamente sobre essa linha de mobile que trataremos agora.

Recomendações

Os celulares com as melhores câmeras são considerados aparelhos bem mais exclusivos, mas essa classificação tem se tornado muito relativa, já que os próprios intermediários atuais também são fabricados com uma ótima capacidade fotográfica.

Neste sentido, cabe uma boa avaliação sobre o que de fato é inovador para este nicho tão específico dos smartphones.

Para isso, separamos alguns dos melhores aparelhos do mercado, tendo em vista a relação custo-benefício das suas câmeras e todo o conjunto de hardware oferecido, de acordo com as especificações técnicas das fabricantes e avaliações dos próprios usuários desses dispositivos.

Escolha Premium

Apple iPhone 14 Pro

Como indicação premium temos o Apple iPhone 14 Pro, o aparelho que conta com uma das melhores câmeras frontais do mercado. 

O aparelho conta com um suporte para foco automático e uma abertura f/1.9 maior que o iPhone 13 Pro que tem abertura f/2.2.

O modo retrato traz ainda um desfoque suave, detecção de profundidade correta e recorte bastante acertado. Na parte de vídeos seus pontos mais fortes ficam em quesitos como exposição, balanço de brancos, texturas e foco automático.

Nossa recomendação

Samsung Galaxy S22 Ultra

O novo Samsung Galaxy S22 Ultra oferece atualmente uma das melhores experiências de câmera do mercado e, por isso, hoje é a nossa recomendação. 

O aparelho conta com uma câmera quadrupla traseira, consistindo de um sensor principal de 108 megapixels com abertura f/1,8. Um sensor ultra amplo de 12MP com abertura f/2,2, e duas teleobjetivas de 10MP – uma com abertura f/4,9 e zoom 10x, a outra com abertura f/2,4 e zoom 3x.

A câmera frontal também eleva um nível em relação ao padrão Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22+, com uma lente de 40 megapixels oferecendo uma abertura de f/2,2.

Melhor para o seu bolso

Motorola Edge 30 Fusion

Composto por um conjunto fotográfico triplo e câmeras com sensores modernos e eficientes, o Smartphone Motorola Edge 30 Fusion é uma opção que, além de muito completa, conta também com um ótimo custo-benefício. 

A câmera principal traz sensor de 50 MP, a secundária é híbrida entre ultra-wide e macro com resolução máxima de 13 MP, enquanto a última tem apenas 2 MP e cuida do desfoque de cenários. A câmera frontal tem sensor de 32 MP.

O foco das câmeras é também bastante ágil e a captura de som é limpa e de boa qualidade. É possível gravar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo.

Celulares com as melhores câmeras

Suporte para foco automático e uma abertura de f/1.9
O modo retrato traz um desfoque suave, detecção de profundidade correta e recorte
Os vídeos tem boa exposição, balanço de brancos, texturas e foco automático
Câmera quádrupla traseira
Sensor principal de 108 megapixels com abertura f/1,8 e um sensor ultra amplo de 12MP com abertura f/2,2
Câmera frontal conta com uma lente de 40 megapixels oferecendo uma abertura de f/2,2.
 Resolução de tela bump e uma capacidade de taxa de atualização muito eficiente
Conjunto fotográfico triplo
Sensores modernos e eficientes
Foco ágil e a captura de som limpa
Possível gravar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo
Câmera de 48 megapixels e uma resolução de 8000×6000 pixels
Permite gravar vídeos em 8K com de 7680×4320 pixels
Tela é de 6.7 polegadas de resolução 3216×1440
Câmeras com bom controle de sombras, cores e nitidez.
Câmera principal tem 200 MP
No modo noturno consegue compensar bem a ausência de luz para entregar imagens claras

Mini Guia de Compra

É fato que os smartphones atuais são verdadeiros facilitadores do nosso dia a dia, mas alguns deles oferecem muito mais que apenas chamadas telefônicas ou acesso às redes sociais, funcionando como verdadeiros “canivetes suíços” dentro do nosso bolso.

Gradualmente as empresas passaram a criar modelos de uso específico e profissional, visando às necessidades mais exploradas pelo seu público através da praticidade e de outros diferenciais. Neste sentido, as câmeras topo de linha são algumas das engenharias mais exploradas.

Para comprar um smartphone com uma boa câmera, a primeira coisa que você precisa saber é quais são os tipos de hardwares mais utilizados nesse recurso.

Um bom exemplo disso é saber a diferença entre as lentes ultrawide e a macro, que ao contrário do que muitos pensam, atuam complementarmente independentes da câmera principal. Mas falaremos sobre isso um pouco mais à frente.

Antes de mostrarmos como escolher o melhor aparelho dentre tantas opções, trouxemos mais alguns detalhes sobre os celulares que recomendamos, para te ajudar a entender um pouco mais o funcionamento, as vantagens e as desvantagens de cada um deles.

Apple iPhone 14 Pro

Uma das melhores câmeras frontais do mercado

O iPhone 14 Pro é um dos últimos lançamentos da Apple e conta com uma das melhores câmeras frontais do mercado. 

Composto por um design diferenciado, tela de 6.1 polegadas com bordas arredondadas que se ajustam ao design curvo do aparelho dentro da sua forma retangular, o aparelho não deixa nada a desejar quando o assunto é usabilidade e experiência de uso. 

O iPhone 14 Pro vem com chipset Apple A16 Bionic que apresenta excelente desempenho em jogos e roda tudo na qualidade máxima com ótima fluidez. Contudo, o que realmente ganha destaque neste aparelho é o seu conjunto de câmeras. 

O aparelho conta com um sistema de três câmeras; Grande-angular de 48 MP com sensor quad-pixel para resolução até 4x maior. 

Outro ponto interessante é que o seu novo sistema de câmera Pro ganha uma teleobjetiva de 2x com qualidade óptica nas opções de zoom. Ou seja, você terá muito mais flexibilidade de enquadramento para suas fotos.

O aparelho conta ainda com um suporte para foco automático e uma abertura f/1.9 maior que o iPhone 13 Pro que tem abertura f/2.2. O modo retrato traz ainda um desfoque suave, detecção de profundidade correta e recorte bastante acertado.

Na parte de vídeos pontos como exposição, balanço de brancos, texturas e foco automático ganham muito destaque neste aparelho.

Com relação a bateria, o aparelho também não deixa a desejar, sua bateria oferece 3.200 mAh e, apesar de não ser a mais potente do mercado, o iPhone 14 Pro dá um banho em todos os outros, pois mesmo tendo a menor capacidade em mAh, ainda assim é o que dura mais tempo realizando tarefas.

Especificações técnicas: 

  • Marca: Apple
  • Sistema operacional: iOS
  • Conjunto de câmeras: Sistema de três câmeras; Grande-angular. 48 MP para resolução até 4x maior

Vantagens


Conta com um suporte para foco automático e uma abertura de f/1.9
O modo retrato traz um desfoque suave, detecção de profundidade correta e recorte bastante acertado
Os vídeos conta com uma boa exposição, balanço de brancos, texturas e foco automático
Conjunto de câmeras profissionais com modo noturno

Desvantagens


Preço muito acima de média do mercado
As fotos frontais apresentam algum nível de ruído
Não acompanha a fonte de carregamento

Samsung Galaxy S22 Ultra

Um processamento de imagem aprimorado

Outro aparelho que veio para revolucionar o mercado oferecendo a melhor experiência de câmera é o Samsung Galaxy S22 Ultra. 

Composto por um design diferenciado com uma tela de 6.8 polegadas bordas superior e inferior retas, o aparelho oferece um processador de última geração – Snapdragon 8 Gen1 Qualcomm SM8450. 

No final, o aparelho oferece alta performance, graças ao chip Snapdragon 8 Gen 1 e à memória RAM de 12 GB.

Porém, como mencionado no parágrafo anterior, o que este aparelho realmente trouxe de revolucionário foi o seu conjunto de câmeras. 

O smartphone recebeu recebeu novidades no setor e possui uma câmera quadrupla traseira, consistindo de um sensor principal de 108 megapixels com abertura f/1,8. 

Um sensor ultra amplo de 12MP com abertura f/2,2, e duas teleobjetivas de 10MP – uma com abertura f/4,9 e zoom 10x, a outra com abertura f/2,4 e zoom 3x.

A câmera frontal também eleva um nível em relação ao padrão Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22+, com uma lente de 40 megapixels oferecendo uma abertura de f/2,2.

O S22 Ultra também oferece uma resolução de tela bump e uma capacidade de taxa de atualização menor assim como também mais memória RAM. 

Com relação a capacidade de armazenamento, o aparelho não deixa a desejar e oferece mais opções de armazenamento, assim como uma maior capacidade de bateria (5000 mAh) e uma autonomia de bateria de quase 23 horas. 

O aparelho oferece também uma caneta S embutida, diferenciando-a ainda mais dos outros dois aparelhos e oferecendo uma gama de opções adicionais.

Especificações técnicas: 

  • Marca: Samsung 
  • Sistema operacional: Android 12 Samsung One UI 4.1
  • Conjunto de câmeras:  câmera quádrupla traseira e uma câmera frontal composta por uma lente de 40 megapixels oferecendo uma abertura de f/2,2

Vantagens


Possui uma câmera quádrupla traseira
Conta com um sensor principal de 108 megapixels com abertura f/1,8 e um sensor ultra amplo de 12MP com abertura f/2,2
Sua câmera frontal conta com uma lente de 40 megapixels oferecendo uma abertura de f/2,2
Oferece uma resolução de tela bump e uma capacidade de taxa de atualização muito eficiente
Compatibilidade com S Pen
256 GB de memória interna e 12 GB de memória RAM

Desvantagens


Os tons de pele podem ficar menos reais em cenas escuras e/ou com grandes níveis de contraste

Motorola Edge 30 Fusion

Câmeras com sensores modernos e muito eficientes

Composto por um design elegante e harmonioso com contornos delicados que unem com perfeição o vidro frontal e traseiro,criando uma borda infinita que arrasa no visual e no toque, o Motorola Edge 30 Fusion trouxe ao mercado câmeras com sensores modernos e muito eficientes. 

O Fusion é um bom celular Android com processador de 2.5GHz Octa-Core que possibilita executar jogos e aplicativos pesados. 

Além disso, uma grande vantagem do Motorola Edge 30 (256GB) é a possibilidade de utilizar duas operadoras de telefonia, um aparelho Dual-Chip com entrada para dois cartões SIM.

Contudo, o que realmente impacta neste aparelho é o seu conjunto de câmeras que ele disponibiliza. O aparelho é composto por um conjunto fotográfico triplo. A câmera principal traz sensor de 50 MP, a secundária é híbrida entre ultra-wide e macro com resolução máxima de 13 MP, enquanto a última tem apenas 2 MP e cuida do desfoque de cenários. A câmera frontal tem sensor de 32 MP.

A câmera principal é capaz de registrar boas fotos no modo padrão quando comprime quatro pixels em um. 

Porém, quando se amplia a imagem verá que falta nitidez nos pequenos detalhes e é aqui que o modo Ultra-Res faz diferença. 

Ele usa toda a resolução do sensor e captura arquivos mais pesados, mas com maior riqueza de detalhes.

Há estabilização óptica na principal e eletrônica nas demais, mas se quiser se livrar ao máximo dos tremidos é melhor evitar a resolução máxima. 

O foco é bastante ágil e a captura de som é limpa e de boa qualidade. É possível gravar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo.

Sua bateria que, apesar de ser 4020 mAh, também não deixa a desejar. Segundo alguns testes, são necessárias 25 horas e 33 minutos para esgotar a bateria do dispositivo. 

Especificações técnicas: 

  • Marca: Motorola
  • Sistema operacional: Android 12
  • Conjunto de câmeras: câmera principal traz sensor de 50 MP, a secundária é híbrida entre ultra-wide e macro com resolução máxima de 13 MP, última tem 2 MP e a câmera frontal tem sensor de 32 MP

Vantagens


É composto por um conjunto fotográfico triplo
Conta com sensores modernos e eficientes
O foco é bastante ágil e a captura de som é limpa e de boa qualidade
É possível gravar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo

Desvantagens


Não tem uma câmera teleobjetiva
Como não há uma câmera dedicada para zoom, você terá que usar o sensor principal para aproximar o que estiver distante com zoom apenas digital

OnePlus 10 Pro

Módulo de câmeras muito chamativo, moderno e eficiente

O OnePlus 10 Pro chegou ao mercado trazendo inovação quando o assunto é câmeras de qualidade. 

O modelo traz um novo design, uma tela de 6.7 polegadas que se integra com seu módulo quadrado que se integra à lateral, onde ficam suas três câmeras e também um flash de LED.

Sua tampa traseira é composta por uma textura fosca, nas cores preto e verde. Além disso, na frente, tem um furo no canto superior esquerdo para câmera frontal, e o painel traz curvatura para as laterais.

O OnePlus 10 Pro vem equipado com alguns dos componentes mais potentes disponíveis atualmente, incluindo um chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 e oferece um dos maiores desempenhos da atualidade.

Ou seja, quando o assunto é design e desempenho, o aparelho realmente cumpre o que promete. Mas e com relação ao seu conjunto de câmeras? 

Bom, como mencionado no início, o aparelho chegou ao mercado trazendo inovação quando o assunto é câmeras de qualidade. 

O aparelho é composto por uma câmera de 48 megapixels que permite tirar fotos fantásticas com uma resolução de 8000×6000 pixels e gravar vídeos em 8K a espantosa resolução de 7680×4320 pixels. 

A espessura de 8.6 milímetros é realmente ótima e torna o OnePlus 10 Pro ainda mais espetacular.

Sua resolução também é uma das mais altas atualmente em circulação: 3216×1440 pixel também ganha muito destaque. 

O aparelho também conta com outras funcionalidades como o 5G que permite a transferência de dados e excelente navegação na internet, além de conectividade Wi-fi e GPS presente no aparelho. 

O aparelho tem também leitor multimídia, videoconferência, e bluetooth e conta ainda com uma excelente memória interna de 256 GB mas sem a possibilidade de expansão.

Sua bateria de 5.000 mAh é outro ponto positivo do aparelho. Além de oferecer uma ótima autonomia de carga, a bateria pode ser carregada rapidamente com até 80 watts via SuperVOOC e até 50 watts sem fio via AirVOOC.

Especificações técnicas: 

  • Marca: ONEPLUS
  • Sistema operacional: Android
  • Conjunto de câmeras: câmera traseira de 48MP + 8MP + 50MP, Hasselblad e frontal de 32 MP, f/2.2, (wide)

Vantagens


É composto por uma câmera de 48 megapixels e uma resolução de 8000×6000 pixels
Permite gravar vídeos em 8K a espantosa resolução de 7680×4320 pixels
Sua tela é de 6.7 polegadas e resolução das mais altas atualmente em circulação: 3216×1440

Desvantagens


Compra internacional, pouca opção no Brasil

Xiaomi 12T Pro

Uma das opções de câmeras top de linha com melhor custo-benefício do mercado

O Xiaomi é hoje uma das opções top de linha com melhor custo-benefício do mercado. O aparelho conta com uma plataforma Snapdragon 8+ Gen 1 que oferece um desempenho de última geração. 

Em complemento ao chipset, o celular oferece também até 8 GB de memória RAM e 3 GB de RAM virtual baseada no que é fornecido pelo armazenamento interno UFS 3.1. Para guardar fotos, vídeos e aplicativos, o smartphone tem 256 GB, e não tem slot para cartão microSD.

Contudo, o maior destaque deste aparelho é, sem dúvidas, o seu conjunto de câmeras. O Xiaomi 12T Pro possui três câmeras em sua parte traseira. A principal tem 200 MP, e essa capacidade surpreende em números e qualidade. 

No plano geral, as imagens são ótimas, e a resolução é utilizada como o prometido. Há um bom controle de sombras, cores e nitidez.

No modo noturno, o sensor, em conjunto com o software, consegue compensar bem a ausência de luz para entregar imagens claras e coerentes.

Para filmagens, ele suporta até à resolução 8K. Sua tela é AMOLED tem 6,67 polegadas e a presença da tecnologia Dolby Vision garante uma experiência visual mais avançada. 

Sua bateria do 12T Pro tem 5.000 mAh e conta com uma tecnologia de carregamento rápido a 120 W. Na prática, isso permite que a carga esteja completa em 20 minutos.

Especificações técnicas: 

  • Marca: Xiaomi 
  • Sistema operacional: MIUI
  • Conjunto de câmeras: Possui três câmeras em sua parte traseira. A principal tem 200 MP

Vantagens


Conta com câmeras que oferecem um bom controle de sombras, cores e nitidez
A câmera principal tem 200 MP, e surpreende em números e qualidade
No modo noturno, o sensor, em conjunto com o software, consegue compensar bem a ausência de luz para entregar imagens claras e coerentes
Carregamento ultra rápido

Desvantagens


Câmera ultrawide com excesso de ruídos

Como escolher Celular com Melhor Câmera

Os aparelhos celulares são os eletroportáteis mais comuns atualmente, e no mundo onde o crescimento desenfreado da tecnologia tem invadido a nossa rotina, utilizá-los significa mais praticidade, bem-estar, comodidade e flexibilidade.

Mas comprar um bom smartphone, investindo apenas nos recursos necessários para você é um grande desafio para qualquer consumidor.

Além das diversas marcas no nicho, o lançamento frequente de tecnologias inovadoras e o marketing de vendas afinado das lojas pouco ajudam na hora de considerar a relação de custo-benefício do produto ideal.

As câmeras também são alguns dos recursos que mais crescem em aparelhos móveis, e algumas chegam inclusive a se aproximar das máquinas fotográficas profissionais, com sensores de última geração, mapeamento 3D e controle considerável de foco e nitidez.

Com tudo isso, saber qual é o melhor smartphone do mundo ainda é um desafio, e quando consideramos as câmeras, isso se torna ainda mais difícil. Mas saiba que é possível escolher um modelo que atenda perfeitamente às suas exigências e entregue extras interessantes para as suas fotos. Veja algumas dicas:

Entenda os tipos de lentes

Um dos erros mais comuns das pessoas que buscam por boas câmeras é optar pelos aparelhos com lentes triplas ou quadruplas, sem observar as características e a qualidade de cada uma delas.

Os primeiros smartphones com mais de uma câmera foram sim lançados com o intuito de aprimorar as fotos, mas elas nem sempre são utilizadas simultaneamente.

As câmeras ultrawide, muito comum nos aparelhos mais novos, foram produzidas para ampliar o ângulo das fotos, e são as mais adequadas em fotos paisagísticas, onde as outras lentes não alcançam.

  • Teleobjetivas:  Já as lentes teleobjetivas, presentes nos aparelhos intermediários e avançados, são utilizadas para tirar fotos mais nítidas, permitindo ampliá-las até 50 vezes mais que na câmera comum, sem perder o foco ou a qualidade.
  • Lente periscópio: Presente no Samsung Galaxy S21 Ultra, a lente periscópio possibilita ampliar o alcance da câmera e até 100 vezes, antes mesmo de fazer as fotos. Ela funciona muito bem quando queremos registrar algum momento de longe, como a partida preferida de futebol no estádio.
  • Macro: A lente macro funciona de forma contrária à lente periscópio, atuando na melhor fotografia de perto, na captura de detalhes de um objeto ou ponto específico. Ela perde o foco e não serve para fotos de longe. Hoje, já é possível encontrar lentes macro em celulares mais básicos, como é o caso do Redmi Note 8 Pro.
  • Câmeras de profundidade: As lentes de profundidade são as mais exigidas atualmente, e permitem uma melhor percepção de espaço, trazendo mais qualidade para as fotos. Ela pode ser utilizada junto com outras câmeras e funciona como um “sensor” adicional.

Um dos recursos mais modernos dessa câmera é o LIDAR 3D, essencial na hora de fazer o desfoque perfeito no plano de fundo, além de ser usado na Realidade Aumentada. Um celular com uma ótima câmera de profundidade é o iPhone 12 Pro Max.

Vale lembrar que cada câmera tem a sua característica e especificação, independente das outras. Isso significa que um smartphone de câmera única pode sim ter fotos melhores que os modelos de câmera tripla, por exemplo.

Armazenamento é essencial

Embora pareça pouco importante, ter armazenamento suficiente é indispensável para smartphones com boas câmeras. As fotos em alta resolução exigem muito espaço para serem guardadas, e funções extras também podem impactar no uso diário do aparelho celular.

Se o seu modelo ideal não tem um armazenamento interno suficiente, veja algumas alternativas que podem ajudar:

Armazenamento externo:

Uma das possibilidades mais comuns dos usuários ainda é o uso de cartões Micro SD, que permitem armazenar arquivos fora da memória interna do celular, além de possibilitarem certa portabilidade dos seus dados. Vale ressaltar que alguns dispositivos já não possuem mais suporte a esse tipo de disco, e se esse for o seu caso, precisará optar por outro recurso:

Nuvem:

Após conquistar o mercado de armazenamento de arquivos, o uso das nuvens se tornou a melhor forma de armazenar arquivos no mundo. Mais segura, prática e versátil, ela pode minimizar inclusive a dependência do espaço interno dos celulares. Com muitas opções grátis, você não terá mais problemas com espaço para as suas melhores fotos.

Escolha um bom desempenho

Um smartphone de bom desempenho é capaz de entregar diversos diferenciais e pode ser ainda mais importante na hora de abrir aplicações um pouco mais pesadas, processar fotos com maior velocidade ou mesmo enviá-las para outras pessoas através da nova conexão 5G.

O desempenho de hardware dos celulares são indispensáveis para produtividade, e também impactam indiretamente na capacidade das câmeras. Ter uma bateria durável pode oferecer mais disponibilidade, um bom processador garante agilidade na galeria de arquivos e mais memória RAM possibilita fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Trata-se do conjunto ideal para te entregar tudo o que você precisa no melhor dispositivo! Você pode descobrir também como fotografar pelo celular com 8 dicas incríveis!

Sensor

O sensor faz total diferença na qualidade dos pixels que a câmera pode oferecer. Isso porque é o sensor que tem a tarefa de transformar a luz em sinais elétricos que se traduzem em pixels. 

Vale lembrar que câmeras com muitos megapixels tendem a ter pixels pequenos, pouco sensíveis à luz, mas com maior capacidade de captar detalhes.

O sensor maior, nesse caso, pode gerar pixels maiores, mais sensíveis à luz, melhores imagens em ambientes escuros, mas com menos detalhes por causa da baixa quantidade de pixels.

Abertura

A abertura em f também faz total diferença e precisa ser analisado no momento da compra. 

Representada pela letra f e um número em sequência (varia de f/1 a f/16), a abertura da lente é responsável por definir quanta luz entra no sensor e tem dois efeitos: melhorar o desempenho da câmera em uma iluminação ruim e aumentar a velocidade de captura das fotos.

Vale lembrar que quanto menor o valor em f, maior é a abertura da câmera e vice-versa.

Neste caso, quanto menor o número em f, melhor será a qualidade da foto em ambientes com pouca iluminação. Padrões de abertura f/1.7 e f1.8 já produzem fotos bonitas.

Conclusão

Após saber todas as dicas sobre como escolher o aparelho ideal, as principais diferenças entre as câmeras de smartphones e as nossas recomendações sobre os celulares com as melhores câmeras do mundo, basta rever o nosso guia de compra e saber como é possível escolher o dispositivo ideal para você!

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos celulares com as melhores câmeras? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Leave a Comment