Como escolher a melhor coleira para cachorro? [Guia Completo]

by Carolina

Uma boa coleira para cachorro é um item indispensável para passear e se exercitar com seu pet.

No entanto, para que ela ofereça conforto e segurança para seu cão, você precisa escolher a coleira certa, compatível com o tamanho e a personalidade do seu animal.

Para te ajudar nessa tarefa, neste artigo vamos te explicar tudo que você precisa saber para escolher a coleira ideal para o seu amigo canino. Além disso, ainda te apresentamos as melhores opções do mercado.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre as melhores coleiras para cachorro, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Peitoral para Cães Ferplast Hercules Cammie

Fabricada em material resistente a arranhões, essa coleira tem formato ergonômico e revestimento acolchoado. Além disso, ela conta com sistema de micro regulagem Quick Fit e elástico porta objetos. Esse modelo também está disponível em 6 tamanhos distintos, sendo indicado principalmente para cães de trabalho. Contudo, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Peitoral ergonômico para cães Ferplast Ergocomfort

Nossa recomendação é uma coleira do tipo peitoral com formato ergonômico, que envolve o tronco do seu pet. Ela é fabricada em nylon resistente e possui acolchoamento interno. Além disso, esse modelo conta com um sistema de fechamento com micro regulagem dupla e está disponível em 5 tamanhos diferentes. Porém, seu preço é elevado.

Melhor para o seu bolso

Peitoral para Cães Power Safe Chalesco

Fabricado em material resistente, essa coleira é parcialmente acolchoada, possui fita refletora, conta com alça ajustável na região do peito do animal e outra alça em velcro ajustável na parte frontal. Contudo, esse modelo está disponível somente em 3 tamanhos distintos e possui uma forma pequena. Apesar disso, ele possui um ótimo custo-benefício.

Itens que você também pode se interessar:

Antes de conhecer as resenhas completas das coleiras para cachorro que selecionamos, confira esse resumo com as nossas escolhas.

Melhores coleira para cachorro

Peitoral acolchoado
Sistema de micro regulagem Quick Fit
Ideal para cães de trabalho
Possui acolchoamento interno
Sistema de fechamento com micro regulagem dupla
Disponível em 5 tamanhos distintos
Ótimo custo-benefício
Parcialmente acolchoada
Possui fita refletora
Indicada para cães que precisam ser adestrados
Fabricada em nylon resistente
Incentiva seu cão a parar de puxar
Indicada para filhotes e cachorros pequenos
Possui faixa refletiva
Pode ser usada como peitoral comum ou easy walk

Mini Guia de Compra

A escolha da coleira ideal para o seu cachorro deve levar em consideração o conforto, a segurança, o tamanho e a personalidade do seu cão.

Como existem vários tipos de cachorros, com temperamentos e medidas distintas, é possível encontrar diversas opções de coleiras e guias de passeio disponíveis no mercado.

Você pode optar pelo modelo tradicional, peitoral, peitoral com gancho frontal, cabresto, com focinheira e enforcador.

Desse grupo, a coleira tradicional é a mais comum. Porém, a coleira com peitoral é a mais recomendada pelos especialistas, porque oferece proteção e evita que o cachorro sofra lesões no pescoço.

Apesar disso, pode ser que o peitoral não seja o mais adequado para o seu pet, já que você também precisa considerar o porte e o temperamento do animal.

Por esse motivo, selecionamos as melhores coleiras para cachorro do mercado e explicamos abaixo para quais pets cada uma delas é indicada.

Além disso, criamos um Guia do Comprador, localizado logo após as resenhas, explicando os critérios que devem ser levados em consideração para escolher a coleira certa.

Peitoral para Cães Ferplast Hercules Cammie

Resistente para cachorros de todos os portes, especialmente cães de trabalho

Além de ser fabricado em material resistente a arranhões, essa coleira com peitoral se destaca por ser robusta, prática e muito confortável para o seu cão.

Esse modelo é totalmente acolchoado, especialmente na região da barriga, e tem um formato ergonômico, distribuindo a carga de tração no corpo do animal, mas sem lesionar seu pescoço.

Outro detalhe importante é que esse peitoral da Ferplast conta com um elástico para segurar objetos, como uma lanterna, por exemplo.

Além disso, esse modelo possui o chamado sistema de micro regulagem Quick Fit, que permite o ajuste rápido da coleira ao peitoral do seu cão, deixando-o bem confortável.

Vale lembrar que a própria fabricante indica essa coleira para cães de trabalho, que desempenham alguma função do tipo: policial, guarda, caça ou pastoreio, por exemplo, ou até apoio emocional. Apesar disso, ela pode ser utilizada em cães de diferentes portes.

Por isso, você pode encontrar esse modelo disponível em 6 tamanhos diferentes, desde o PP (para cães de 12 kg) até o XGG (para cães de até 80 kg).

No entanto, por ser um produto importado e com uma estrutura diferenciada, esse peitoral possui um preço elevado.

Apesar disso, se você procura uma coleira resistente e de qualidade, até mesmo para cães de grande porte, vale a pena investir nesse modelo. Por todos esses motivos, essa coleira foi eleita nossa escolha premium.

Vantagens


Material resistente a arranhões
Peitoral acolchoado
Formato ergonômico
Elástico para segurar objetos
Sistema de micro regulagem Quick Fit
Disponível em 6 tamanhos distintos
Ideal para cães de trabalho

Desvantagens


Preço elevado

Peitoral ergonômico para cães Ferplast Ergocomfort

Perfeita para oferecer conforto e segurança ao seu pet

A linha de coleiras com peitoral Ergocomfort foi desenvolvida para deixar seu pet mais confortável e seguro ao mesmo tempo. Para isso, a peça possui um formato ergonômico, que envolve o peitoral do seu pet, permitindo a distribuição equilibrada da carga de tração.

Assim, caso ele tente puxar a coleira, não será sufocado, nem sofrerá qualquer lesão no pescoço resultante do arrastamento.

Além disso, esse modelo conta com um sistema de fechamento com micro regulagem dupla, que facilita o ajuste ao corpo do seu cão, tornando seu uso mais confortável.

Com relação ao material, ele é fabricado em nylon resistente e possui acolchoamento interno. No entanto, esse estofamento está presente somente na região da barriga do animal.

Para completar, esse peitoral está disponível em 5 tamanhos disponíveis, desde o PP (para cães de 15 kg) até GG (para cães de 50 kg).

No entanto, assim como a opção anterior, esse modelo também é importado, produzido por uma das melhores empresas do setor. Por isso, ele possui um preço elevado.

Porém, levando em consideração o conforto proporcionado ao pet, seu custo-benefício e o fato de ser mais barato do que o modelo anterior, essa coleira com peitoral foi eleita como nossa recomendação de compra.

Vantagens


Formato ergonômico
Fabricado em nylon resistente
Possui acolchoamento interno
Sistema de fechamento com micro regulagem dupla
Disponível em 5 tamanhos distintos

Desvantagens


Somente a parte que envolve a barriga do animal possui estofamento

Peitoral para Cães Power Safe Chalesco

O melhor custo-benefício

Se você procura uma coleira confortável e segura, mas que seja mais em conta do que as opções anteriores, então precisa conhecer esse modelo Power Safe da Chalesco.

Fabricado em material resistente, essa coleira envolve o peitoral do animal e é parcialmente acolchoada, apresentando estofamento na parte superior do tronco. Na região da barriga, existe uma alça que pode ser ajustada ao peito do animal.

Além disso, esse modelo ainda conta uma alça em velcro ajustável na parte frontal, logo abaixo do pescoço, tornando a coleira mais ergonômica e confortável. Outra vantagem desse modelo é que ele conta com fita refletora, ótimo recurso para passear com seu cão à noite.

No entanto, essa coleira está disponível somente em 3 tamanhos distintos (33-45 cm; 40-53 cm; e 51-67 cm de comprimento de pescoço).

Além disso, alguns compradores alegaram que o molde da coleira é pequeno. Por esse motivo, é bom comprar um tamanho pelo menos 2 cm maior do que a medida do pescoço do seu pet.

Apesar disso, essa coleira com peitoral oferece qualidade e preço baixo, ou seja, possui o melhor custo-benefício. Por consequência, ela foi eleita a melhor opção para o seu bolso.

Vantagens


Ótimo custo-benefício
Parcialmente acolchoada
Possui alça de ajuste no peitoral
Conta com alça de velcro ajustável na parte frontal
Possui fita refletora

Desvantagens


Estofamento somente na parte superior do tronco
Poucos tamanhos disponíveis
Forma pequena

Peitoral Easy Walk Petsafe

Perfeita para cachorros de grande porte

Diferentemente da coleira tradicional e da coleira com peitoral comum, como os modelos anteriores, o peitoral easy walk possui um gancho na parte frontal, logo abaixo do pescoço.

Ele apresenta a mesma estrutura do peitoral comum, com fitas que envolvem o tronco do animal, mas a localização desse gancho frontal exige que você conecte a guia de passeio nesta região.

Como consequência, caso o cachorro puxe a guia, será arrastado para trás, o que incentiva seu pet a parar de puxar. Esse modelo ainda conta com fivelas de encaixe rápido e que podem ser ajustadas.

Assim, a coleira pode ser adaptada perfeitamente ao corpo do seu cão, deixando-o mais confortável. No entanto, apesar de sua estrutura ser fabricada em nylon resistente, esse modelo não é acolchoado.

Mesmo assim, ele possui um preço elevado por se tratar de um produto fabricado no exterior. Apesar disso, esse tipo de coleira é uma excelente opção para cães que precisam ser adestrados e para cachorros de grande porte, com até 43 kg.

Se esse é o caso do seu pet, então vale a pena investir nessa coleira.

Vantagens


Indicada para cães que precisam ser adestrados
Fabricada em nylon resistente
Possui fivelas de encaixe rápido e ajustáveis
Incentiva seu cão a parar de puxar
Indicada para cães até 43 kg

Desvantagens


Não é acolchoada

Peitoral reflexivo FitBest

Perfeita para filhotes e cães de pequeno porte

Essa coleira tipo peitoral se destaca por ser fabricada com malha respirável e macia, que garante conforto e não arranha seu cão. Esse material envolve a parte acolchoada do peitoral, é resistente e possui bordas bem costuradas, garantindo sua durabilidade.

Além desse tecido que envolve o peitoral do seu pet, esse modelo conta com tiras ajustáveis. Isso também permite que a carga de tração seja melhor distribuída pelo tronco do seu cachorro, evitando que ele seja sufocado ou lesionado caso puxe a guia de passeio.

Essa coleira ainda conta com uma faixa reflexiva, garantindo que seu pet fique seguro e visível à noite ou nas primeiras horas do dia.

Outra vantagem desse modelo é que ele conta com gancho para conexão da guia de passeio tanto na parte superior quanto na região frontal do corpo. Ou seja, ela pode ser utilizada como peitoral tradicional ou peitoral easy walk, garantindo a segurança do seu cachorro.

Para completar, ela é fabricada especialmente para filhotes e cachorros de pequeno porte. Por isso, você pode escolher entre 4 tamanhos diferentes, desde o S (para cães de até 4,5 kg) até XL (para cães de até 12 kg). Vale lembrar que essa coleira está disponível em 6 cores diferentes.

Porém, apesar de ser pequena, essa coleira tem um preço elevado. Por outro lado, em função de seu material, acabamento e ergonomia, vale a pena investir nesse modelo para garantir a segurança e conforto do seu filhote.

Vantagens


Indicada para filhotes e cachorros pequenos
Fabricada em malha respirável
Possui estrutura acolchoada
Conta com tira ajustável
Possui faixa refletiva
Pode ser usada como peitoral comum ou easy walk
Disponível em 4 tamanhos diferentes
Disponível em 6 cores distintas

Desvantagens


Apenas para cães de pequeno porte ou filhotes

Guia do comprador

Quando se fala em acessórios para pet, geralmente as pessoas pensam em itens como ração, tapete higiênico e até cama para cachorro.

No entanto, a coleira certa também faz muita diferença tanto para o conforto e segurança do seu cão quanto para a comodidade de quem vai passear com ele.

Pensando nisso, nos próximos tópicos vamos te explicar tudo que você precisa saber para escolher a melhor coleira para o seu cachorro.

Como escolher a melhor coleira para cachorro?

O primeiro passo para fazer a escolha certa é avaliar se a coleira é confortável e segura para o seu cachorro. Para isso, ela deve ter o tamanho compatível com o seu animal e também deve estar bem ajustada.

Além disso, é fundamental analisar a personalidade e temperamento do seu pet. Se ele for muito agitado, por exemplo, precisará de uma coleira mais estruturada e resistente.

Com base nessas questões e nos diferentes tipos de cachorros, é possível encontrar coleiras fabricadas em tamanhos, materiais e com formatos diferentes. Vamos falar sobre cada uma delas nos próximos tópicos.

Conheça os principais tipos de coleira para cachorro

Se você está conhecendo o mundo canino agora, então precisa entender que nem toda coleira é igual.

Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, sendo que cada um deles é indicado para diferentes tipos de cachorros, de porte e personalidade distintos.

Para te ajudar a entender essas diferenças, te apresentamos os principais modelos abaixo.

Coleira plana ou tradicional

Esse é o modelo de coleira mais básico do mercado. Simples e discreta, ela tem o formato de um colar, ou seja, trata-se de uma fita que deve ser colocada ao redor do pescoço do seu cachorro.

Sua grande vantagem é que ela pode ser encontrada com diferentes estampas e materiais. Além disso, esse modelo é ideal para colocar um pingente de identificação do seu cão.

Porém, essa coleira é indicada apenas para cachorros calmos – bem tranquilos mesmo!

Cachorros agitados ou com algum problema de obediência podem puxar a coleira, o que pode provocar lesões no pescoço em função de traumas na traqueia. Portanto, cuidado com essa coleira!

Coleira peitoral

A coleira com peitoral tem uma estrutura que lembra uma camisa vazada, que envolve parte do peitoral do cachorro. Nesse caso, a guia para cão é conectada a um gancho localizado nas costas do animal.

Por isso, quando o cachorro puxa a coleira, a pressão é direcionada para o seu tronco, não para o pescoço, evitando acidentes.

Até pouco tempo atrás, era possível encontrar coleira com peitoral somente para cachorros pequenos, mas hoje você já consegue encontrar esse modelo  para cachorros maiores.

Essa coleira também é indicada para pets idosos ou com alguma dificuldade motora ou de locomoção, já que precisam de mais suporte para seus movimentos.

No entanto, é importante lembrar que esse tipo de coleira pode estimular seu cão a ficar te puxando durante todo o passeio.

Em compensação, você pode até mesmo escolher coleiras com diferentes estampas e desenhos para deixar seu pet ainda mais bonito!

Por todos esses motivos, a coleira com peitoral é o modelo mais indicado por profissionais para passear com seu cachorro.

Coleira peitoral com gancho frontal

Também chamada de peitoral anti-puxão ou peitoral easy walk, essa coleira tem uma estrutura parecida com o modelo anterior.

A diferença entre ambas é que na coleira peitoral anti-puxão, o gancho de encaixe para a guia fica localizado na região do peito do animal, abaixo do pescoço.

Por isso, quando o cachorro tenta puxar a guia, ele é arrastado para trás. Isso não causa desconforto no animal, mas pode deixá-lo cansado e frustrado, até que ele desista de puxar.

Porém, para que a coleira funcione, ela precisa estar bem ajustada e ser do tamanho correto para o seu pet. Lembrando que esse modelo está disponível para cachorros de diferentes portes.

Para entender melhor como essa coleira pode te ajudar a adestrar seu cachorro, recomendamos que você assista ao vídeo abaixo:

Coleira cabresto

Apesar de ser confundida com a focinheira ou outro tipo de mordaça, a coleira cabresto ou coleira gentle leader, como também é chamada, tem um funcionamento parecido com o modelo anterior.

Nesse caso, a estrutura da coleira é formada por duas tiras principais: uma envolve o pescoço e a outra a boca do animal. O gancho para a guia de passeio fica localizado na parte inferior do pescoço do cão.

Mas não se preocupe, porque apesar de envolver sua boca, ela continua permitindo que o seu pet possa latir e transpirar sem problemas.

Em função desse formato que lembra mesmo um cabresto, caso o cachorro tente puxar, sua cabeça é jogada para trás e para baixo, impedindo-o de continuar se movimentando assim como a coleira com peitoral anti-puxão.

Por esse motivo, essa coleira é indicada para cães que precisam ser educados, que não gostam de nenhum objeto estranho em seu corpo ou que possuem uma personalidade forte.

Coleira com focinheira embutida

Essa coleira se diferencia por ter uma tira principal que envolve o pescoço, que é conectada a uma focinheira que restringe o movimento da boca do animal.

Por esse motivo, essa coleira é indicada para pets de raças consideradas perigosas ou agressivas, como pitbull e rottweiler. Em muitos estados e cidades brasileiras, seu uso chega a ser obrigatório nesse tipo de cachorro.

No entanto, apesar de receber o nome de coleira, esse modelo não conta com gancho para guia de passeio. Por isso, seu uso deve ser associado com outro tipo de coleira, como a peitoral, por exemplo.

Coleira enforcador

A coleira enforcador é muito semelhante ao modelo tradicional, já que ambas envolvem o pescoço do animal. A diferença entre elas é que a coleira enforcador é fabricada com uma corrente de metal.

Por ser um material mais resistente, ela é muito utilizada por tutores e adestradores de cães de grande porte. Porém, seu uso é motivo de muita polêmica, já que a coleira enforcador não é recomendada por vários veterinários.

As críticas estão relacionadas a seu formato e modo de ação. Assim como o modelo tradicional, essa coleira também pode provocar lesões no pescoço do cachorro quando ele tentar puxá-la.

Por outro lado, os adestradores alegam que é possível utilizar esse tipo de coleira sem gerar danos ao animal, desde que ele tenha algum adestramento anterior.

Além disso, você pode combinar o uso do enforcador com uma guia mais longa e uma coleira com peitoral mais curta. Assim, você só utiliza o enforcador caso necessário.

De qualquer forma, para poupar seu animal de qualquer acidente, você pode optar por outros modelos de coleira voltadas para animais de grande porte e que são fabricadas em materiais mais resistentes.

Como escolher a coleira com o tamanho certo?

Embora os fabricantes de coleira geralmente indiquem com qual porte de cachorro cada modelo é compatível, é importante lembrar que, muitas vezes, cachorros da mesma raça possuem tamanho diferentes.

Por isso, a melhor forma de comprar a coleira para cachorro do tamanho certo é medindo o seu pet.

Para isso, você só precisa medir o comprimento do pescoço e a circunferência do tronco do seu cão. Conferir o peso do seu pet também pode ajudar nessa escolha.

Com base nesses dados, fica muito mais fácil escolher a coleira e a guia de passeio, já que os sites de venda e fabricantes oferecem as dimensões de cada modelo. Sendo assim, basta comparar essas dimensões com as medidas do seu pet.

Apesar disso, para te ajudar a ter uma noção de tamanho, nos próximos tópicos vamos te apresentar os principais tamanhos de coleira disponíveis no mercado.

Lembrando que é sempre importante conferir se as medidas coincidem com as dimensões do seu cachorro.

Confira abaixo:

Para filhotes e cachorros micro

Em geral, filhotes e cachorros muito pequenos, tamanho micro ou nano, utilizam coleiras com 16 a 26 cm de comprimento no pescoço.

Cachorros de raças como chihuahua, pinscher zero e Yorkshire, por exemplo, podem utilizar esse tamanho de coleira mesmo quando adultos.

Para cachorros pequenos

Geralmente, cachorros considerados pequenos utilizam coleiras com 25 a 33 cm de comprimento. Cachorros como Shih Tzu, maltês e pinscher podem se encaixar nessa categoria.

Para cachorros médios

Cachorros considerados médios podem utilizar coleiras de 30 a 38 cm de comprimento.

É o caso de raças como Lhasa Apso, Shih Tzu e Schnauzer, entre outros. Lembrando que algumas raças consideradas de porte médio, como o Bulldog Francês e o Pug, não se enquadram nessa categoria.

Para cachorros grandes

Apesar do nome, esse tipo de coleira é indicado para cachorros de porte médio, como o Bulldog Francês, Pug, Cocker Spaniel e até cachorros vira-lata. Nesse caso, a coleira possui 42 e 52 cm de comprimento.

Para cachorros extragrandes

Agora sim entram os cachorros de grande porte, que utilizam coleiras com 50 a 59 cm de comprimento. É o caso do Pastor Alemão, Golden Retriever, Chow Chow, Labradores e alguns vira-latas, entre outros.

Conclusão

Para escolher a coleira certa para o seu cachorro, você precisa levar em consideração o tamanho, a personalidade e o temperamento do seu pet. Com base nessas informações, fica mais fácil descobrir qual modelo atende suas necessidades e garante conforto e segurança para o seu cão.

Afinal, existem vários tipos de coleiras disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas é recomendada para cachorros de porte e comportamento diferentes.

Apesar dessa variedade, nossas análises indicaram que a Peitoral ergonômico para cães Ferplast Ergocomfort é a melhor escolha. Ela se diferencia por ter um formato ergonômico, ser parcialmente acolchoada e permitir vários ajustes.

Além disso, esse modelo está disponível em 5 tamanhos diferentes. Ou seja, tem opção para todos! Por isso, com esse acessório, seu cão fica bem mais seguro e confortável, e seus passeios serão bem mais tranquilos.

Gostou das indicações? Confira outros guias de compra para seu pet!

F.A.Q.

Leave a Comment