April 28, 2020
Sem respostas

Guia prático completo: Dicas incríveis para fazer os melhores drinks e coquetéis

O que você precisa saber sobre os melhores drinks?

Assim como muitas outras bebidas, os drinks são bastante conhecidos ao redor do mundo, sendo muito degustado e apreciado por pessoas de diversas culturas e naturalidades. E é exatamente por seu histórico bastante diverso que elas compartilham sabores cada vez mais distintos, únicos e marcantes.

Se você gosta dos mais diferentes tipos de drinks, sem dúvidas vai aproveitar as dicas deste artigo. Isso porque além de explicar como eles surgiram, quais são as opções mais conhecidas e em que classes eles são divididos, também vamos mostrar receitas básicas para você preparar os melhores exemplares dessas bebidas.

Sempre que pensamos nos drinks mais conhecidos, podemos ter na mente a visão de férias em lugares paradisíacos, como nas Ilhas Maldivas, no Caribe, Grécia, Europa, Estados Unidos, e nos locais mais incríveis da América Latina. Na verdade, os drinks são bebidas muito mais locais do que imaginamos, possuindo também uma boa história por trás da sua criação, o que também nos permite um alto intercâmbio cultural quando os degustamos.

Pensar em aproveitar um bom drink revela momentos festivos em bares e restaurantes, ou mesmo um final de semana de happy hours na sua casa. E como não para por aí, nas casas de festas também não podem faltar as opções de coquetéis e batidas, para os que querem aproveitar sabores e diversão ao mesmo tempo.

Seja para dias tropicais em frente às praias, ou em qualquer outro lugar acessível, os drinks são ótimos para comemorar, passar o tempo e apreciar os seus sabores cada vez mais criativos e feitos para os diversos gostos.

Quando foram criados os drinks ainda é uma discussão bastante remota, já que existem relatos em que já se uniam bebidas destiladas com sucos de frutas, assim como outros componentes, a muito tempos atrás, em diversos países. Mas o que todos concordam é a origem de muitos deles, como o Martini nos Estados Unidos e o Sugar Loaf da Rússia.

Essas bebidas foram se espalhando pelo mundo através da cultura, trazida por nativos ou reapresentadas por estrangeiros como exóticas, o fato é que são muito vendidas por coquetelarias em algumas regiões, e não é nada difícil encontrar uma nova delas todos os anos, já que esta prática já é considerada por muitos como uma arte centenária, reinventada frequentemente.

Mas você sabia que essas bebidas são divididas em categorias, modalidades e classificações?! Se não, veja abaixo quais são as propriedades analisadas em cada uma delas, e como isso pode te ajudar a preparar as suas melhores bebidas!

Índice

As diversidades de Drinks mais atrativas

Assim como toda boa bebida, também podemos conhecer uma ótima história por trás, que quase sempre nos leva a uma diversidade de produtos. Essa diversidade, no caso dos drinks, é bem segmentada em 4 importantes divisões, sendo elas: A modalidade, que diz respeito ao modo como o drink é produzido antes de ser servido; A categoria, que muitas vezes está voltada ao volume do drink, ao formato da taça e a sua temperatura; As finalidades, que direcionam às indicações específicas de cada uma dessas bebidas, e por fim os grupos, que subdivide em sessões os diversos tipos de drinks.

Com todas essas classificações pode até parecer bastante difícil fazer uma boa e saborosa bebida como essa, mas não se preocupe, vamos explicar cada uma delas detalhadamente logo abaixo!

O que são as modalidades dos drinks?

As modalidades existem para diferenciar as formas de produção de um bom drink, o que também está diretamente relacionado com os tipos de componentes adicionados, isso porque muitos deles exigem um manuseio mais detalhado na hora de mexer, para que o sabor da bebida fique ideal.

Além disso, alguns deles levam gelo, já outros são levados à temperatura ideal antes mesmo de serem servidos. O mesmo ocorre na hora de montar a bebida na taça ou copo, já que a densidade também é um fator crucial para um bom drink.

Tendo em mente a importância de dividir os drinks em modalidades, pensando em conservar o seu sabor e oferecer opções ideais para as ocasiões mais diversas, conheça algumas das modalidades!

1.Drinks montados

Caso você já tenha visto ou degustado alguma dessas bebidas dispostas em camadas, geralmente de forma uniforme, esses são os drinks montados!

Eles são produzidos pensando na intensidade dos sabores e principalmente na densidade. Os seus componentes são acrescentados diretamente no copo respeitando a ordem da receita, assim como o gelo, estando pronto para serem servidos após isso.

2.Drinks mexidos

Já as opções de drinks mexidos são um pouco diferentes, com um processo um tanto detalhado. Embora as suas bebidas sejam simples de serem mexidas, elas são acrescentadas no conhecido Mixing Glass com os outros componentes e principalmente bastante gelo, e aí sim são todos misturados com uma colher bailarina. Um detalhe importante é que os copos precisam ser preparados com antecedência, estando com gelo antes de serem servidos.

3.Drinks batidos

E por último, os drinks batidos são quase sempre compostos por componentes mais difíceis de serem mexidos, e por isso exigem o uso de uma coqueteleira.

Tudo é acrescentando dentro deste “copo especial” e misturado manualmente com gelo. Após batidos, podem ser servidos nos copos normalmente.

O que são as categorias dos drinks?

Se você é uma pessoa admiradora dos drinks, já deve ter em mente alguma categoria simples dessa bebida, mas você sabia que existem algumas outras, feitas para auxiliar no preparo e garantir o seu sabor marcante e único?

Então essas categorias existem, e são divididas de acordo com o uso de alguns componentes específicos, como o Café e a Cachaça, de taças e copos, como o Long Drink e principalmente o seu modo de preparo. Veja algumas das principais categorias!

1.Long Drinks

Esta categoria de bebidas é preparada especialmente em copos longos, com acréscimo de uma ou mais bebidas alcoólicas e sucos de frutas naturais, água tônica ou gaseificada e principalmente uma boa quantidade de gelo, já que são bem mais recomendadas para tempos quentes.

2.Short Drinks

Esses, por sua vez, são servidos em copos um pouco mais largos e pequenos, como o Old Fashioned ou em taças de mesma forma. São muito conhecidos por possuírem uma maior taxa de álcool, e por isso serem bastante degustados em festas noturnas e finais de semana.

Possui uma grande variedade de sabores e componentes. Um bom exemplo de um Short Drink é o Cosmopolitan, que veremos mais abaixo!

3.Frozen Drinks

Já no caso dos Frozen Drinks, as bebidas mais conhecidas para quem gosta de fazer os seus preparos em casa, os seus componentes podem ser misturados no liquidificador, podendo utilizar licores, leite condensado, alguns tipos de bolachas e a própria bebida alcoólica, sem esquecer do gelo.

O ideal desta opção é servir uma bebida com uma boa consistência e cremosidade, pronta para ser degustada entre amigos e familiares, com um gosto adocicado e relaxante.

Para que existem as finalidades dos drinks?

Os drinks são bebidas artesanais, cada vez mais apreciados pelas pessoas, atraído pelos seus sabores marcantes e fortes. Quando pensamos na grande quantidade dessas opções, pode ficar difícil pedir ao barman a bebida ideal.

E foi por isso que as finalidades dos drinks também foram compreendidas como essenciais, para que o seu paladar se encaixe perfeitamente no que você precisa para o momento. As principais finalidades são divididas detalhadamente em:

1.Coquetéis nutritivos

Com a finalidade de trazer componentes importantes para a nutrição, sendo algumas vezes substituído por uma refeição, os coquetéis nutritivos costumam ser cheios de nutrientes e vitaminas, além claro, de uma boa bebida alcoólica.

Quando acompanhados de um bom prato de restaurante, esses drinks possuem a finalidade de aprofundar a experiência dos clientes, em contraste com o sabor da comida.

2.Coquetéis refrescantes

Chegando na vez dos coquetéis refrescantes, estes são bem mais indicados para climas mais quentes, a exemplo de regiões tropicais. E sim, o clima influencia bastante na escolha do melhor drink!

Por conter líquidos cítricos feitos com bastante gelo, essa é uma ótima opção para dias de calor. Alguns exemplos de drinks refrescantes é o Aperol Spritz e o Mojito.

3.Coquetéis digestivos

Como toda bebida alcoólica, existem recomendações de ingestão para antes, durante ou após as refeições diárias. Esse é um ótimo exemplo dessas opções, que deve ser tomado logo após a sua refeição, pois pode prejudicar o seu sabor.

Na maioria das vezes são bebidas mais adocicadas, como o Pier 17, Macarena e o Lolita.

4.Coquetéis aperitivos

Ao contrário dos digestivos, os drinks aperitivos têm seu consumo recomendado para momentos antes das diárias refeições, pois possuem sabores um pouco mais amargos, que abrem o apetite para um prato atrativo.

Quais são os seus grupos principais?

E a última e mais utilizada divisão dos drinks envolve todas as opções que já citamos acima. São altamente conhecidas por barmans e recomendadas para momentos específicos. Com os mais diversos componentes e sabores, esses grupos indicam como as bebidas são preparadas, a sua recomendação, categorias e finalidades. Tudo funciona como um bom e refinado catálogo com as mais diversas alternativas para o seu paladar!

1.Fancies

Um dos grupos mais diversos e inusitados de drinks atuais, os Francies são preparados pelo bartender de acordo com a sua capacidade criativa.

2.Sours

São bastante servidos aqui no brasil, com frutas cítricas bastante ácidas, bastante típicas para o clima tropical, muito vendidas em festas na praia.

3.Fizzes

Muito conhecido pela sua efervescência, os Fizzes são preparados com maiores detalhes e devem ser bebidos na hora. Também com frutas ácidas, eles recebem o acréscimo do gelo e da soda, que reflete um sabor calmo e muito refrescante.

4.Flips

Recomendados por darem muita energia, os Flips representam um grupo de preparo bastante único, por ser forte e marcante. São feitos com gemas de ovos, alguns tipos de vinhos específicos, nozes, dentre outros componentes mais específicos.

5.Cups

Os drinks Cups são os clássicos sociais, muito encontrado em reuniões comerciais despojadas ou festas empresariais. São produzidos em recipientes maiores e com muitas frutas, vinhos e outras bebidas.

6.Slings

Outra bebida para ocasiões comemorativas importantes são os coquetéis Slings, contendo Whisky ou Gin, gelo e licores. Podem possuir um teor alcoólico mais alto que outras opções.

7.Grogs

Com uma pegada mais doce, os Grogs também são compostos por bebidas marcantes, como o Gin, Rum ou Conhaque, sendo recomendado para ocasiões mais frias, pois já representam uma boa porcentagem de álcool.

8.Soft Drinks

E por último, os Soft Drinks são muito apreciados em todo o mundo. São bebidas muito naturais, contendo sucos cítricos, refrigerantes e xaropes. Por serem de sabores mais naturais e brandos, também podem ser servidos em Long Drinks.

Coquetéis: Quais as principais diferenças e dicas de preparo

Embora poucas pessoas saibam a diferença entre as nomenclaturas e composições, de forma bem simples, os coquetéis são grupos específicos dos drinks. Eles são bebidas bem mais complexas e que na maioria das vezes, exigem um preparo bem mais acentuado de um bom bartender.

O preparo de um coquetel saboroso pode ser simples, como a Margarita e o Mojito, ou bem mais complexos e detalhados, como nos casos do Michelada e do Caesar, bastante populares em outros países.

Para aprimorar a produção de um coquetel com um sabor cada vez mais adequado, é necessário aprender algumas técnicas específicas para cada categoria que já explicamos acima.

Além disso, dependendo da classe que você escolheu, ainda são necessários alguns materiais específicos, como uma boa coqueteleira e um copo ou taça específico para servir aquele tipo de bebida. Já outros podem ser feitos em casa, apenas com o uso do seu liquidificador e dos componentes necessários.

Mas se a sua preocupação é em que momento os servir, saiba que o que você deve fazer é encontrar o drink perfeito para o seu momento, pois acredite, ele existe! As diversidades são tantas, que eles podem ser apreciados em comemorações de familiares e amigos, festas na praia, e inclusive antes, durante e depois das refeições diárias.

A dica é entender as indicações e as classes para escolher o coquetel ideal para o seu evento! E se for interessante apostar em diversidade, existem muitos que podem cair muito bem.

Pensando em aprimorar ainda mais a sua experiência com a produção de drinks e coquetéis, desde os mais difíceis aos mais simples, veja abaixo algumas dicas, que podem ser bastante interessantes na hora de preparar as bebidas que separamos de forma profissional!

Invista na diversidade de componentes

Antes de começar a preparar os seus drinks, você pode investir na maior quantidade de componentes possíveis, isso também vai permitir que você coloque um pouco da sua criatividade e aprimore ao seu gosto as suas bebidas.

Alguns componentes importantes são frutas cítricas, dentre elas as ácidas, as bebidas alcoólicas, licor e principalmente o gelo!

Faça os preparativos com antecedência

Preparar com antecedência vai permitir um maior tempo para acertar no ponto das bebidas, entregando os melhores resultados e sabores para degustação.

Dica do gelo: Economize tempo e deixe as suas bebidas mais saborosas

Mas se você quer acrescentar uma dica extra para aumentar ainda mais as sensações de um bom drink, você também pode criar cubos de gelo já com acréscimo de componentes, como pedaços de laranja, morangos, uvas, dentre outras opções. Acredite, isso vai deixar as suas bebidas com uma cara ainda mais profissional!

E aí, o que achou das dicas? Está pronto para conhecer as receitas dos melhores coquetéis do mundo? Então conheça abaixo e aprimore as suas práticas com os drinks!

1. Cosmopolitan: Simples e atrativo

Assim como boa parte das modalidades e tipos de drinks, o Cosmopolitan ainda tem a sua origem um pouco controvérsia, sendo datado próximo ao ano de 1980. A verdade é que esta receita criou grande fama nos bares mais conhecidos dos Estados Unidos, feita com o suco de Cranberry anteriormente preparado, assim como uma das frutas cítricas ácidas mais conhecidas, o limão.

Como bebida alcoólica, a opção é para a Vodca ou o licor Cointreau, que realçam perfeitamente com o sabor da fruta. Como toque adicional, o limão é adicionado na ponta da taça, o que pode acrescentar um sabor mais marcante. Conheça abaixo a receita de um bom drink Cosmopolitan:

Você vai precisar de:

1 –  Suco cítrico de limão previamente preparado

2 – Suco de Cranberry

3 – Uma dose de Vodca

4 – Uma dose de Licor (em especial de Laranja)

5 – Bastante gelo

Como fazer:

Una todos os componentes em uma boa coqueteleira, mexa bastante de forma uniforme e por último, sirva em uma taça previamente resfriada, sem o gelo da coqueteleira. Para dar o toque adicional, coloque um limão na borda da taça!

2. Sex On The Beach: O sabor marcante para as férias tropicais

Como mais um bom drink estadunidense, o Sex On The Beach foi criado em meados de 1987, inovando com um dos seus componentes essenciais: O pêssego.

Em contrapartida com essa versão alcoólica, também é possível encontrar uma bebida natural da mesma família, o Virgins On The Beach, entretanto, esse não é o mais apreciado. Quer saber uma ótima receita dessa bebida? Conheça abaixo:

Você vai precisar de:

1 –  Uma dose pequena de Vodca (Cerca de 45 ml)

2 – 65 ml de suco de laranja

3 – 25 ml de licor de pêssego

4 – 15 ml de licor Grenadine

5 – Bastante gelo

6 – Laranja e/ou cereja para uma boa decoração

Como fazer:

Em uma boa taça de coquetel (podendo ser o long drink) adicione os cubos de gelo até a boca, meça pelo menos 3 dedos e adicione a Vodca, após isso você pode adicionar o licor de pêssego e o suco de laranja, deixando apenas um dedo sobrando até a borda. Pode decorar com uma rodela de laranja na borda da taça e uma cereja por cima, e logo estará pronto para ser servido.

3. Margarita: Ótimo para festas noturnas

Com um sabor único e apaixonante, o drink Margarita é sempre um grande participante de filmes cinematográficos com cenas de mar e calor. Isso por que os seus componentes são muito apreciados por muitas pessoas ao redor do mundo.

Muitos indicam que esta bebida foi desenvolvida em uma comemoração social americana em Acapulco, por volta de 1940. Mas a certeza é que ainda é uma ótima opção para confraternizações até os dias de hoje. Veja a sua receita e aprenda a fazer esse ótimo drink:

Você vai precisar de:

1 –  Uma raspa de limão

2 – Meia colher de chá de sal, de grãos meio refinados

3 – 40 ml de tequila

4 – 20 ml de cointreau

5 – Cubos de gelo

6 – Duas colheres de suco de limão

Como fazer:

Coloque um pouco do suco de limão nas bordas do copo e grude os grãos de sal, até formar uma linha homogênea. Adicione na coqueteleira a tequila, o contreau, o gelo e o suco de limão. Mexa bastante e logo depois despeje sobre o copo coando os ingredientes.

4. Bloody Mary: A melhor opção para a Happy Hours

Este é sem dúvidas um dos drinks mais saborosos e exóticos que existem, com uma cor de tom vermelho forte, ele também conquista muitos paladares por bares afora. Como uma boa bebida francesa, foi desenvolvido por volta de 1920 em Paris, e hoje já é feito em muitos países, nos bares mais conhecidos.

Se você quer fazer esse ótimo coquetel na sua casa, veja agora a sua receita e aproveite os seus sabores!

Você vai precisar de:

1 –  Duas colheres de chá de suco de limão

2 – Duas colheres de chá de molho inglês

3 – Uma pequena colher de sal

4 – No máximo 4 gotas de pimenta

5 – 180 ml de suco de tomate

6 – Uma dose de Vodca

7 – Cubos de gelo

8 – Talo de salsão

Como fazer:

Em uma boa coqueteleira, misture o suco cítrico de limão, a Vodca, a pimenta, o molho inglês, o sal e o molho de tomate e o gelo. Misturar tudo e servir no copo, com o talo de salsão para decorar.

5. Caipirinha: Prático e saboroso

A nossa próxima receita é muito conhecida no Brasil, encontrada em diversas praias e principalmente na região Nordeste, a Caipirinha é uma ótima bebida para um dia ensolarado, relaxante e muito saborosa. E é exatamente por ter sida desenvolvida aqui, em meados de 1918, no interior do estado de São Paulo, que criou fama país afora. Embora já seja uma receita bastante típica do nosso país, veja abaixo como preparar uma ótima Caipirinha na sua casa.

Você vai precisar de:

1 –  Cachaça de tipo à gosto

2 – Um limão inteiro grande

3 – Duas colheres de açúcar

4 – Bastante gelo

Como fazer:

Essa é uma bebida bem fácil de fazer. Você vai precisar preparar o limão, cortando-o em duas partes, retirando as suas pontas laterais e também a sua parte branca interna, deixando-o em rodelas.

Após isso, adicione o limão em um copo com o açúcar e esprema até que retire todo o suco cítrico. Coloque gelo até um pouco mais da metade do copo, encha-o com cachaça e misture uniformemente. Ela estará pronta para servir!

As quatro dicas cruciais para servir um drink da forma correta

E aí, o que achou das receitas que apresentamos para fazer os drinks mais saborosos do mundo? Gostou?

Mas mesmo após fazer todos os drinks de forma correta, você sabe que ainda existem diversas técnicas utilizadas por barmans de todo o mundo, para deixar a bebida ainda mais gostosa para o paladar? Se não sabia, então conheça agora as duas dicas mais importantes para servir o seu drink da forma correta!

Escolha o copo ou taça ideal

Como já foi bem possível perceber as especificidades de cada grupo de coquetéis, eles também possuem uma grande exigência com relação ao modo de serem servidos. Uma dessas exigências está relacionada com o seu copo ou taça ideal.

De acordo com muitos especialistas atuais, o sabor das bebidas também pode ser adulterado dentro dos recipientes em que são manipulados, por isso já existem coqueteleiras especiais para alguns deles. E o mesmo também ocorre na hora de servir, caso seja posto na taça errada.

Por isso, a dica perfeita é analisar com cuidado o grupo do seu drink, o que vai indicar em que tipo de copo servir.

Observe a temperatura correta do drink

Um outro erro muito cometido na hora de fazer este tipo de bebida é com relação à sua temperatura. Nem todos os drinks levam gelo, e muitos deles são refrigerados dentro da coqueteleira, sem precisar de gelo na taça ou copo.

Tenha sempre cuidado em seguir as receitas corretamente, pois o modo como o seu drink é refrigerado também pode atenuar o seu sabor.

Cuidado com os drinks montados na taça

Outra dica importante neste momento é ter um pouco mais de atenção com os coquetéis montados na própria taça. Alguns deles possuem uma receita simples, mas que exigem a disposição dos seus componentes em ordem, pois isso influi na densidade da bebida e na experiência de degustação.

Por tanto, siga a receita à risca e aproveite os diversos sabores com os contrastes perfeitos!

Saiba como ornamentar um bom coquetel

A ornamentação do seu drink tem bem mais influência do que você pode imaginar. Além de deixar a sua bebida com uma aparência bem mais atrativa, ela também pode acrescentar sabores leves ou acentuados no resultado final, como é o caso dos pedaços de frutas.

Pensando nisso, a maneira ideal de ornamentar o seu coquetel é com componentes que realçam ou contrastam o seu sabor, sem prejudicar a essência do seu paladar, nas receitas já devem conter ótimas opções para isso.

Conclusão

Levando em consideração tudo o que tratamos sobre os drinks, como um pouco da sua história, os principais tipos e suas divisões, fica bem mais fácil compreender quais são os melhores para as ocasiões mais específicas.

Além disso, as receitas que apresentamos também deverão ajudar você no preparo do seu melhor drink, de forma profissional na sua própria casa.

Também explicamos como os sabores mais marcantes e únicos podem ser conquistados por barmans, e quais são as formas corretas de servir um drink.

Após ler este artigo completo, você poderá aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre as bebidas mais saborosas, através deste guia prático, seja repetindo receitas ou criando as suas próprias preferências!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados