Qual é o melhor expansor e o melhor repetidor de wi-fi?

Hoje em dia muito do nosso dia a dia no trabalho, estudos e lazer está relacionado ao uso da internet. Nos últimos anos foi intensificada a utilização de videoconferências tanto para reuniões de trabalho, como para aulas online (de crianças e adultos) e também filmes, jogos e redes sociais funcionam de maneira conectada à internet.

Nem sempre o sinal da internet é ótimo nas casas, e dependendo de onde o modem é instalado pode ser que não seja verificada uma internet muito satisfatória pela casa toda de igual maneira, podendo causar instabilidade na conexão. Nesta situação um repetidor ou um expansor de Wi-Fi podem auxiliar e muito.

O repetidor Wi-Fi terá como função distribuir o sinal pelo domicílio ou escritório compartilhado, é um aparelho sem fio, que recebe o sinal do roteador e o transfere por meio de uma amplificação do sinal por toda a casa (que não altera o quanto de sinal você tem contratado com a empresa de telefonia), dessa forma, o sinal da internet atinge cômodos mais distantes de onde está instalado o roteador. Nos modelos mais antigos pode ser preciso conectar o repetidor no modem por meio de um cabo, já os modelos mais modernos, basta ligar na tomada e apertar o botão, funciona de forma independente.

No caso do expansor a finalidade é a mesma, propagar o sinal da internet por uma distância maior comparada ao local onde está o modem, neste caso o expansor funciona para ampliar a conexão WiFi, recebendo os sinais do roteador, amplifica (aumento de potência) o sinal por meio de antenas (o que não existe no caso do repetidor). No caso do expansor é necessário funcionamento aos pares, para levar a rede sem fio para outro cômodo da residência ou escritório, será necessário configurar um outro expansor neste cômodo diferente de onde está instalado o modem também.

Há diversas opções de repetidores e expansores no mercado. Neste artigo vamos diferenciar cada um, trazer características de cada produto e quais as melhores escolhas.  

Além das características dos produtos em específico, também vamos sugerir qual seria o modelo mais indicado para cada local, se você já conta com um sinal de internet bom e só quer repetir para outros cômodos ou se você tem por objetivo amplificar o sinal e potência do WiFi para trabalhar, estudar ou jogar no notebook, por exemplo.   

Visto que você está procurando por um repetidor ou expansor, vamos te ajudar a considerar aspectos importantes para escolher modelos que se adequam mais à sua necessidade e o que mais você pode analisar na hora de escolher, vamos lá.

Recomendações

A proposta central do repetidor e do expansor é levar o sinal do WiFi para um local maior do que só aquele cômodo em que o modem está instalado. 

Vamos te mostrar agora três produtos que são nossas recomendações principais e as razões pelas quais nós recomendamos cada  produto.

Escolha Premium

Essa é uma opção com necessidade de um maior investimento, se adequa para aqueles que necessitam de uma cobertura muito intensificada de internet (cobertura máxima), que realmente depende da internet em vários cômodos.

Nossa recomendação

Essa é a nossa sugestão por ser um ótimo repetidor, de uma marca muito conhecida e estabelecida no mercado, sendo ótima opção para quem assiste bastante streaming em tecnologia HD ou joga bastante online, exigindo uma boa estabilidade da conexão. 

Melhor para o seu bolso

É a opção mais acessível, com um ótimo custo benefício, com avaliações muito positivas. A Xiaomi ganhou muito espaço nos últimos anos, demonstrando entrega de produtos de qualidade e atingindo mercado de tecnologia.

Itens que também podem te interessar:

Continue lendo para obter mais detalhes dos produtos já indicados e mais algumas opções que também podem ter características diferenciadas que possam se encaixar no seu uso. 

Veja qual modelo e quais pontos são mais relevantes para o que você está procurando.

Os melhores repetidores e expansores

Índice

Mini Guia de Compra

Ao chegar até aqui, apesar de todos os produtos se comprometerem com o objetivo de repetir ou aumentar o sinal do seu WiFi, percebemos também que a escolha da melhor opção vai depender muito do que você está buscando para atividades específicas que você realiza e também da distância entre um cômodo e outro para repetir o sinal da internet.

Importante verificar quanto de tecnologia e potência você procura no repetidor ou expansor, trouxemos opções de repetidor, por exemplo, com 2, 3 e 4 antenas, que são compatíveis com qualquer modem. Este é um aspecto bem importante, verifique se o produto escolhido é compatível com o moderador que você já possui em casa.

Se você depende muito da internet para o trabalho, opte por um expansor, que te entregue uma velocidade maior, isso irá gerar mais estabilidade, até mesmo se você usa a internet com diversas outras pessoas na mesma casa ou escritório compartilhado.

Por fim, há aspectos de usabilidade que podem ser verificados, como o tamanho do aparelho, se é uma tecnologia que demanda fio ou não, por exemplo, apresentaremos todos os detalhes de alguns produtos que são ótimas opções a seguir.

Confira os melhores repetidores e expansores

Repetidor Xiaomi Pro 300mbps - Ótima opção para quem precisa repetir e aumentar ao mesmo tempo o sinal WiFi

Este repetidor da Xiaomi, que vem ganhando muito espaço em produtos tecnológicos. Além de funcionar como um repetidor, este produto também promete entregar um amplificador de sinal do WiFi, sendo uma opção perfeita para quem precisa aliar sinal por cômodos longes um do outro e dependência de um sinal estável. 

Repetidor com duas antenas externas de alto ganho, que favorecem maior cobertura e ótimo desempenho, suporta até 64 dispositivos para atender às necessidades de toda a família. O produto irá atualizar automaticamente sem qualquer necessidade de configuração manual.

Guia do comprador

Agora que você conhece melhor os produtos, separamos alguns itens importantes que você precisa observar antes de concluir sua compra. Acompanhe a seguir.

Quais características observar na hora de escolher o repetidor ou expansor?

Primeiramente, verifique se você precisa de um aparelho que apenas replica a velocidade da sua internet em outros cômodos ou que aumente um pouco a velocidade, ou ainda, se precisa no dia a dia das duas funcionalidades juntas.

Entender essas características já vai ser um norte para ajudar, e muito, na hora de escolher o produto que mais se adequa às suas necessidades.

Em um segundo momento, verifique a distância entre os cômodos da casa ou escritório que você tem como objetivo que o sinal da internet chegue perfeitamente. Diante disso, já é possível verificar na descrição do produto e comentários dos clientes se aquele repetidor se adequa ao que você procura (repete o sinal por longas distâncias ou não).

Avalie ainda se você deseja recursos extras, além de repetir ou expandir o sinal do WiFi, há opções de produtos em que pode ser oferecido também a função de roteador, por exemplo, com a finalidade de deixar o sinal ainda mais estável, ou ainda, aqueles que oferecem conexão direta com aplicativos no celular.

Considere também:

Esse são aspectos práticos, importantes de serem avaliados quando for escolher o melhor repetidor e expansor, como por exemplo:

A taxa de transmissão é muito importante, porque vai resultar na usabilidade do produto, verifique bem qual a sua internet e quanto o repetidor e expansor é capaz de “carregar” de sinal WiFi até o outro cômodo da sua residência ou do escritório.

Sobre as antenas, elas se correlacionam com a taxa de transmissão e também com o alcance do repetidor. Cada produto possui uma configuração de antena diferente, alguns com 2, 3 ou até mesmo 4 antenas, possibilitando uma entrega maior de repetição do sinal WiFi, estes fatores reunidos garantirão que você adquira um produto que realmente tenha alcance do sinal da internet pela sua casa, e também não tenha surpresas quando for utilizar.

Ainda auxiliando você para entender melhor a funcionalidade e principalmente a instalação de repetidores, compartilhamos o link abaixo, onde o youtuber responde às perguntas de quem sentiu alguma dificuldade em instalar ou utilizar os aparelhos.

Observação: O youtuber não é ligado a nenhuma marca específica, compartilha dicas úteis sobre instalação de um repetidor expansor.

Conclusão

E então, qual é a melhor opção de repetidor expansor?

Nas nossas pesquisas identificamos o Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi como a melhor opção. É um produto ótimo, com marca reconhecida no mercado e com comentários dos clientes extremamente positivos.

Sendo um repetidor expansor muito leve, compacto e prático, pode ser instalado diretamente na tomada, guarda as configurações (não precisa ser restaurado quanto você troca de rede), apenas com um toque no botão WPS já é possível estender a cobertura do sinal WiFi, eliminando fios e cabos. Além disso, tem padrão de conexão Fast Ethernet, ou seja, suporta velocidade de até 100Mbps a depender do sinal recebido do roteador.

Não deixe, ainda, de verificar o melhor local para instalar o repetidor e expansor. Calcule onde menos chega sinal do WiFi e faça testes. Se você não gosta muito de instalar equipamentos novos, ou não tem muita familiaridade com tecnologias, opte por uma opção de repetidor que basta colocar na tomada.

Já você que gosta de tecnologia, há opções de repetidor com opções de adequação pelo aplicativo do celular. Só escolher o que melhor se adequa a você!

FAQ

O repetidor tem como característica levar o sinal do WiFi por locais e cômodos mais distantes do lugar onde o roteador está. Já o expansor, auxiliar na velocidade do WiFi, proporciona maior rapidez na utilização da internet no notebook, por exemplo.

A grande parte deste equipamento basta ligar o aparelho em uma tomada (de preferência próxima ao roteador), clicar no botão e aguardar a luz do WiFi ligar. Após, ligue o cabo de rede que acompanha o aparelho e conecte uma ponta no repetidor e outra no computador que será utilizado.

De forma geral, fala-se que pode chegar em até 300 metros, mas isso pode depender e variar de acordo com as especificidades do produto e também da casa (se há muitas paredes no trajeto, por exemplo).

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados