Hub USB: Conheça os melhores modelos e saiba como fazer a escolha certa!

Investir num Hub USB deixou de ser apenas um desejo para tornar a vida mais fácil e se transformou numa necessidade. 

Afinal, os dispositivos eletrônicos estão cada vez mais leves, com dimensões menores e com uma aparência mais moderna – o que é ótimo para sua portabilidade, por exemplo.

O problema é que, com essas características, a disponibilidade de entradas USB diminuiu em muitos aparelhos. Em alguns, os padrões e formatos do USB simplesmente mudaram, já que muitos dispositivos já possuem cabos com entrada tipo USB-C, por exemplo.

Em compensação, à medida que a disponibilidade de entradas USB diminui, a necessidade de conectar mais dispositivos e gadgets aumenta. Nesse contexto, a única forma de lidar com tantos equipamentos ao mesmo tempo é através do multiplicador USB.

Mas com tantos modelos disponíveis no mercado, como investir no produto certo? 

Pensando nessa pergunta, reunimos tudo que você precisa saber sobre USB Hub neste artigo. Assim, será muito mais fácil fazer a escolha certa!

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre as melhores opções de hub USB, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Esse modelo se diferencia por contar com 7 portas USB 3.0. Cada uma delas possui uma luz de LED que indica seu funcionamento. Além disso, as 3 últimas portas podem ser utilizadas como fonte de energia de 1,5 A, o que é ótimo para carregar dispositivos como o smartphone. No entanto, esse aparelho tem um preço elevado em comparação a outros modelos da lista.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é um modelo com design ultracompacto e quadrado, perfeito para carregar na bolsa ou na mochila. Ele conta com 4 portas USB 3.0, sendo que cada uma delas possui uma luz de LED que indica seu funcionamento. Além disso, esse modelo conta com função Plug-And-Play. Porém, seu cabo de conexão é curto.

Melhor para o seu bolso

Com design simples e 4 portas USB 2.0, esse é o modelo ideal para quem busca um hub funcional, eficiente e com preço acessível. Esse aparelho ainda conta com proteção sobrecorrente e função Plug-And-Play. No entanto, ele não é indicado para o uso de dispositivos com grande quantidade de arquivos, como HDs externos.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões das melhores opções de hub USB que podem te interessar:

Melhores Hub USB

Índice

Mini Guia de Compra

Um Hub USB é um aparelho essencial para quem precisa conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, mas não possui entradas USB suficientes para isso.

Afinal, com um multiplicador USB, a necessidade de retirar o cabo de algum dispositivo para dar lugar a outro, acaba.

Mas um USB hub oferece muito mais do que essa comodidade. Simples e fácil de usar, existem modelos com diferentes padrões (2.0, 3.0 ou 3.1) e formatos de portas (USB-A, USB-B, USB-C, por exemplo), projetados para serem compatíveis com diferentes dispositivos eletrônicos.

Além disso, muitos deles também apresentam funções extras, como indicador de LED, carregamento mais rápido e cabo oculto.

Para completar, é claro que, alinhado ao seu design, tudo isso influencia no preço de cada modelo. Em geral, os hubs com mais funcionalidades e com características mais modernas são os mais caros.

Diante dessas informações, como fazer a escolha certa? Para responder essa pergunta, analisamos os melhores Hubs USB disponíveis no mercado, como você verá a seguir. 

Mas antes de comprar, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador, com informações valiosas que vão te ajudar a comprar o modelo ideal para você.

Hub USB 2.0 4 portas HU-220BK C3Tech – Perfeito para quem busca eficiência e preço acessível

Quem procura um Hub USB bom, eficiente e com um preço acessível, pode escolher esse produto da C3Tech. Com formato retangular e configuração simples, esse aparelho conta com 4 portas USB 2.0, sendo que cada uma delas é capaz de atingir uma velocidade de transmissão de dados de até 480 Mbps.

Por isso, esse modelo é ideal para conectar periféricos, pendrives, impressoraswebcam, entre outros produtos. No entanto, se sua intenção é conectar dispositivos com grande quantidade de arquivos, como HDs externos, é melhor optar por modelos com portas USB 3.0, com velocidade de transmissão mais rápida.

Nos demais casos, esse modelo funciona de modo bem eficiente. Vale lembrar que ele também conta com a função Plug-And-Play, que dispensa a instalação de drivers de instalação.

Além disso, cada porta desse hub suporta até 500mA de corrente, sendo que o aparelho conta com proteção sobrecorrente.

Para completar, esse aparelho conta com um design simples e é confeccionado com um material que o deixa com a aparência de fragilidade.

Apesar disso, ele é funcional, muito eficiente na transmissão de dados, possui portas com bom encaixe e ainda pode ser encontrado por um preço baixo. Por isso, esse hub usb é a melhor opção para o seu bolso.

Adaptador Móvel USB-C Dell DA300 – O melhor hub USB-C

Mais do que um hub USB, este adaptador da Dell é um produto versátil e cheio de funcionalidades. Ele já começa a chamar a atenção pelo seu design moderno e arredondado, além de ser bonito e compacto.

Sem falar que esse adaptador também conta com um cabo oculto, que pode ser estendido ou retraído quando você quiser.

Mas não é só a aparência que se destaca nesse aparelho. Ele também se diferencia por ser um produto 6 em 1, porque apresenta 6 tipos de porta diferentes em um mesmo hub. Além da entrada USB-A 3.1, este adaptador também possui porta HDMI, DP, VGA, Ethernet e USB-C 3.1.

Aliás, esse hub é considerado a melhor opção do mercado para quem busca um hub USB-C. Falando nisso, as entradas USB-A e USB-C alcançam uma taxa de transferência de arquivos de 10 Gbit/s, ou seja, é bem rápido.

Outra vantagem desse adaptador é que ele pode ser conectado a monitores com telas de alta resolução, já que não compromete seu desempenho. Isso é possível porque ele é compatível com a resolução 4K a 60 Hz.

Além disso, esse hub é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, inclusive Windows e Mac, e conta com a função Plug-And-Play, que dispensa a instalação de algum driver.

No entanto, esse é aparelho tem um preço elevado e não é uma boa opção para quem precisa de um hub com várias portas USB disponíveis.

Porém, se você precisa de um adaptador eficiente e com entradas diferentes daquelas comumente encontradas em outros modelos, ou se precisa de um hub USB tipo C, essa é a melhor opção do mercado. Por isso, nesses casos, vale a pena fazer esse investimento.

Hub Usb 4 Portas 3.0 Super Speed Multilaser – Simples e eficiente

Essa é mais uma opção para quem procura um hub simples, mas com alta velocidade na transmissão de dados. Com 4 portas USB 3.0, que permite que os dados sejam transferidos numa taxa de 5 Gbps, ou seja, o processo ocorre de maneira bem rápida, o que é perfeito para a execução de várias atividades.

Além disso, esse produto é compatível com vários sistemas operacionais, incluindo Windows e Mac. Sem falar que esse modelo é compacto e possui um design simples, com todas as portas localizadas em apenas um lado do hub.

Para completar, ele também é equipado com a função Plug-And-Play, que permite a conexão do aparelho a diferentes dispositivos sem a necessidade de instalação de driver.

No entanto, diferentemente do Hub USB 2.0 4 portas HU-220BK C3Tech, esse modelo não possui luz de LED, que indica o funcionamento das portas.

Em compensação, o hub da Multilaser também apresenta o mesmo problema com relação ao cabo, que foi considerado curto para alguns usuários. Outro problema é o preço, considerado elevado para esse tipo de produto.

Apesar disso, esse hub cumpre o que promete, sendo bem eficiente para conectar diferentes periféricos e ainda apresenta um bom desempenho. Por isso, vale a pena investir nesse produto.

Guia do comprador

O que é hub USB?

Pode parecer uma pergunta desnecessária, já que é um aparelho comum, mas muita gente ainda não entende o que é hub USB.  Também chamado de multiplicador USB, esse aparelho é muito útil para quem precisa utilizar vários dispositivos USB, mas não dispõe de portas suficientes para isso.

Esse é o caso dos usuários de notebook, por exemplo. Embora existam vários tipos de notebooks disponíveis no mercado, a maioria não apresenta muitas portas de conexão. Por isso, às vezes é necessário investir num USB Hub.

No entanto, esse aparelho não precisa ser conectado apenas ao computador. Afinal, ele também pode ser utilizado para conectar pendrives, mouses, teclados, HDs, impressora, entre outros dispositivos.

Além disso, ainda existem modelos que, além da entrada USB, também contam com porta para cabo HDMI, Ethernet, leitor de cartão, entre outras funções.

A melhor parte é que essas funcionalidades são encontradas num produto compacto e simples de usar. Para completar, ele pode ser encontrado em diferentes faixas de preço, o que também facilita a sua aquisição.

Qual a diferença entre os padrões USB?

Os padrões USB variam de acordo com a velocidade de transmissão de dados e carregamento de energia. O USB 1.0 foi o primeiro a ser lançado em 1998, porém, a tecnologia avançou muito desde então e esse padrão já ficou para trás.

Hoje, a maioria dos produtos eletrônicos já conta com portas do tipo USB 2.0, USB 3.0 ou USB 3.1.

Desse grupo, o padrão USB 2.0 é o mais antigo em circulação. Lançada no ano 2000, essa versão é capaz de atingir uma velocidade de transferência de 480 Mbps.

Mas apesar de ser antiga, ela continua sendo utilizada até hoje, porque atende às necessidades da maior parte dos produtos eletrônicos. A boa notícia é que hubs com esse tipo de entrada, em geral, são mais baratos.

No entanto, você também pode encontrar portas USB 3.0. Esse padrão se diferencia porque atinge uma velocidade de transmissão de até 4.8 Gbps, ou seja, é muito mais veloz do que o USB 2.0. 

Além disso, esse tipo de USB é capaz de fornecer até 80% a mais de energia do que os tipos anteriores. Por isso, essa entrada é muito utilizada em dispositivos com alta performance. Não é à toa que modelos de hub USB 3.0 são os mais procurados do mercado

Já o USB 3.1 é considerado uma atualização do USB 3.0, já que dispositivos com esse tipo de porta conseguem realizar a transmissão de dados numa velocidade de até 10 Gbps.

Vale ressaltar que a tendência é que portas e dispositivos continuem avançando e se tornem cada vez mais rápidos e eficientes. A prova disso é que, embora ainda não seja muito comum, o USB 4.0 já é uma realidade, se destacando por ser capaz de atingir incríveis 40 Gbps de velocidade.

Qual a diferença entre os conectores USB?

Além da velocidade de transferência de dados, existe outra característica que chama a atenção quando se trata de portas USB – o tipo de conector.

Porém, enquanto as variações de padrões são especificadas com uma numeração, os diferentes tipos de conectores USB, também chamados de formatos, são indicados de acordo com uma letra.

O USB-A é o tipo de conector mais antigo, mas que ainda é utilizado em dispositivos eletrônicos. Esse é aquele conector comum, que todo mundo já deve ter visto, encontrado em pendrives, mouses e teclados, por exemplo.

E você ainda pode encontrar dispositivos com o conector micro USB-A, que são menores e também continuam sendo utilizados.

Além disso, ainda existe o formato USB-B, que possui um design diferente, sendo muito utilizado em impressoras, entre outros dispositivos. E ainda tem o formato Micro USB-B, que pode ser encontrado em vários smartphones, HDs e até em controles de videogames.

Por fim, chegamos ao conector mais avançado do mercado – o USB-C. Esse formato é voltado para o padrão de velocidade 3.1, sendo capaz até de transferir conteúdo audiovisual com qualidade.

No entanto, essa saída ainda não está presente na maioria dos produtos, apenas naqueles que exigem um alto desempenho. Por isso, o hub USB-C ainda não se popularizou e, geralmente, é encontrado com preços mais altos.

Diante dessas informações, é importante que você entenda que, antes de investir num USB Hub, você precisa conferir se os seus dispositivos eletrônicos possuem portas USB compatíveis com o produto.

Para entender melhor as diferenças entre padrões e formatos USB, bem como sobre a importância da compatibilidade desse tipo de entrada, assista ao vídeo abaixo.

Critérios de compra

Além das características apresentadas anteriormente, existem outros critérios que devem influenciar na escolha do seu USB Hub. Conheça cada um deles abaixo:

Conclusão

A variedade de modelos de USB hub disponíveis no mercado é importante para garantir que consumidores, com diferentes perfis e necessidades, consigam adquirir um aparelho compatível com o que procuram.

No entanto, apesar de ser difícil apontar apenas um modelo que ofereça as melhores vantagens, de acordo com nossas análises, a melhor escolha é o HUB USB 3.0 UH400 TP-Link. Afinal, ele se diferencia por apresentar 4 portas USB, número suficiente para atender as demandas da maioria das pessoas.

Além disso, essas portas possuem o padrão USB 3.0, que transfere arquivos com mais velocidade. Para completar, esse produto é compacto e fácil de ser transportado, o que também agrada boa parte dos consumidores.

F.A.Q.

De acordo com nossas análises, o HUB USB 3.0 UH400 TP-Link é a melhor opção. Esse modelo se diferencia porque, além de apresentar um design ultracompacto, também conta com função Plug-And-Play e 4 portas USB 3.0, sendo que cada uma delas possui uma indicação de LED.

Como o PS4 possui entradas USB 3.0, é fundamental escolher hubs que ofereçam o mesmo tipo de portas. Dentre os modelos disponíveis no mercado que se encaixam nessa descrição, os melhores são o Hub TP-Link UH700 USB U, o HUB USB 3.0 UH400 TP-Link e o Hub Usb 4 Portas 3.0 Super Speed Multilaser, sendo que todos eles são eficientes e de qualidade.

O melhor hub USB-C para HDMI é o Adaptador Móvel USB-C Dell DA300. Esse produto conta com 6 tipos de entrada diferentes, incluindo a porta USB-C 3.1, e ainda é compatível com monitores com telas de alto desempenho, já que tem suporte para a resolução 4K a 60 Hz. 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados