Kindle 10ª Geração: O leitor digital mais em conta de 2020

Em mais uma análise de Kindle – o leitor digital preferido no mundo todo – vamos avaliar agora o modelo mais básico, Kindle 10ª geração. Essa é a versão mais simples disponibilizada pela Amazon e oferece o suficiente para a maioria dos usuários. Suas configurações mais simples refletem em um preço baixo que é muito atrativo para os que estão entrando no mundo dos ebooks.

O Kindle 10ª geração pode ser considerado o modelo de entrada da empresa, utilizado para as pessoas decidirem se vale a pena adquirir um e-reader. Vamos ver agora as possibilidades oferecidas por esse aparelho para que você saiba se os recursos te interessam ou não. Além disso, caso você já tenha um Kindle mais antigo vai descobrir se é a hora de obter uma versão mais recente.

Kindle 10a. geração com iluminação embutida – Cor Branca

Índice

Resumo

Kindle 10a. geração com iluminação embutida – Cor Branca

O Kindle 10ª geração, considerado o modelo de leitor digital básico da Amazon, representa um marco em relação às suas versões antigas. Isso porque, apesar de o design permanecer basicamente o mesmo, é a primeira vez que a versão mais simples conta com iluminação embutida na tela. Com isso, pela primeira vez desde que a Amazon lançou o seu e-reader, você não precisa investir dinheiro em aparelhos mais caros poder usar seu Kindle durante a noite.

Mesmo assim, a simplicidade tem suas limitações: são poucas as lâmpadas responsáveis pela retro iluminação, o que pode resultar em distribuição menos uniforme da luz. Também vale mencionar que a resolução da tela e o armazenamento interno são menores do que dos modelos mais caros, e não estão presentes recursos como ajuste automático de luz e resistência à água.

Resenha completa

Conheça todas as características do Kindle 10ª geração!

Design

O design é realmente simples e segue a mesma linha do Paperwhite – a aparência semelhante ao de um tablet comum. A construção é em plástico, porém isso não significa que não possua qualidade. Na verdade, o Kindle é um aparelho bem resistente e até mesmo bonito. De resto, não há muito o que falar sobre o aspecto dele.

É o aparelho mais leve da linha, pesando apenas 161 gramas, muito fácil de transportar em bolsas e mochilas e utilizar por períodos de tempo prolongados. Não possui botões físicos para passar as páginas, sendo que você estará totalmente dependente do touch para isso.

Apesar de ser realmente desconfortável depender da tela para passar as páginas (especialmente quando você lê durante muito tempo), é importante destacar que o touch tem um bom funcionamento. De fato, essa é a tela de Kindle básico com melhor responsividade ao toque já feita pela Amazon.

Tenha em mente, no entanto, que essa versão do Kindle não conta com proteção contra água. Então se você tem a intenção de ler à beira da piscina, na praia ou banheiro (incrível que algumas pessoas leiam lá) é melhor investir em um modelo mais caro que conte com esse recurso.

Tela

O modelo Kindle 10ª Geração apresenta uma tela de 6 polegadas com resolução de 800X600 pixels, com uma densidade de 167 pixels por polegada. Com essas características as imagens apresentam uma definição inferior ao de outros modelos da companhia. Na prática, isso dificulta a formação de figuras – dificilmente você terá problema com textos e livros comuns. Como é de praxe nos Kindles, a tecnologia usada é a e-ink, que reduz bastante o desconforto visual, e também é antirreflexo.

Podemos dizer a tela do Kindle 10ª geração tem qualidade o suficiente para se aproveitar bem as funcionalidades do e-reader e proporcionar uma boa experiência para a maioria dos usuários. Você só teria problemas com a definição de histórias ilustradas ou revistas.

Desempenho

Quanto ao desempenho, é um leitor digital que raramente apresenta algum problema de lentidão e não deve nada aos modelos mais caros. A Amazon fez um sistema operacional bem leve para seus Kindles, sendo que você não terá dificuldades para acessar a loja virtual. Após realizar o download do seu ebook a sincronização é fácil e rápida. Em pouco tempo já está pronto para ler.

É sempre bom lembrar que o arquivo baixado precisa ser compatível com o Kindle, o que ocorre na maioria das vezes. Caso tenha dúvida, sempre cheque a compatibilidade antes de comprar. Assim como ocorre com as outras versões, essa pode apresentar problemas na visualização de arquivos em PDF mesmo após conversão. A respeito do armazenamento, temos apenas 8 GB de memória disponíveis, o que é suficiente para livros, mas não para áudio books ou outros arquivos mais pesados.

Funcionalidades

Assim como os outros Kindles, esse conta com todas aquelas funcionalidades que melhoram a experiência do usuário e fizeram a fama desses e-readers. Os três modelos compartilham o mesmo software. Na prática, isso significa que você pode marcar páginas, destacar trechos do seu interesse ou escrever observações a respeito de algum parágrafo. Essas modificações são armazenadas em nuvem e podem ser visualizadas em outros Kindles, smartphones ou tablets.

Você também pode compartilhar os seus trechos preferidos com amigos, consultar o dicionário e o tradutor e ler informações complementares na Wikipedia. Tudo isso pode ser feito com um simples clique sobre a palavra de interesse, sem fechar o livro que você está lendo. Também é possível fazer personalizações no texto, como alterar o tamanho da fonte, por exemplo.  Além disso, o tradicional indicador de tempo de leitura está disponível para estimar quanto tempo falta para finalizar o ebook baseado em seu ritmo.

A respeito das novidades do Kindle 10ª geração, com certeza a iluminação de tela é o destaque. Anteriormente ela não estava presente nos modelos básicos, mas nesse nós temos 4 lâmpadas LED embutidas que te permitem a leitura em locais escuros e durante a noite. Apesar de não possuir ajuste automático da iluminação (ou alteração de temperatura da luz) e da pequena quantidade de lâmpadas não garantir uma luminosidade uniforme, esse com certeza é um atrativo importante

Independente dessas pequenas limitações, podemos dizer que o Kindle 10ª Geração oferece uma boa experiência ao usuário. Seus recursos são suficientes para uma boa parte das pessoas e você estará bem assistido na maior parte de suas leituras. Também não vamos esquecer que esse modelo é o que apresenta o preço mais em conta.

Bateria

Assim como ocorre com o Kindle Paperwhite, essa iluminação própria ocasiona um gasto maior de energia comparado aos modelos anteriores. Apesar disso a bateria continua tendo uma durabilidade impressionante. Até porque, como são poucas lâmpadas e não há muitos ajustes possíveis o consumo de energia, a elevação do consumo de bateria não é tão grande assim.

Enfim, podemos dizer que esse modelo é realmente econômico. É claro que a maneira de utilização, o tempo e o tipo de arquivo visualizado terão influência no tempo de duração da bateria. Porém, mesmo um uso mais intenso não deve de atrapalhar muito e os e-readers continuam com uma carga bem mais durável que a de celulares e tablets.

Conclusão

Muito atrativo pelo seu preço, o Kindle 10ª geração agrada muito aos leitores ocasionais e aos iniciantes no mundo dos e-readers. Na verdade, muitas pessoas que gostam bastante de ler (em grandes quantidades) se sentem muito satisfeitas com ele. Suas configurações, apesar de simples, são suficientes para uma boa experiência.

Vale muito a pena investir nele se você não pretender armazenar arquivos muito pesados ou que exigem uma maior resolução de tela – também é bastante indicado caso seja o seu primeiro e-reader. Em outros casos talvez seja melhor dar uma olhada nos modelos Paperwhite e Oasis.

Com esses novos recursos somados a eficiência de sempre, o Kindle 10ª Geração sempre será uma opção excelente para os amantes da leitura.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados