Como escolher a melhor máquina de fazer pão?

Se antes só era possível ter pães quentinhos no café da manhã indo até a padaria logo cedo, tendo uma máquina de fazer pão doméstica isso não é mais necessário. Ela facilita muito o dia a dia, e não é apenas um eletrodoméstico a mais para encher em sua cozinha, mas sim um investimento para o bolso e para a saúde.

Existem panificadoras elétricas, como também são chamadas, de todos os tamanhos, funcionalidades e preços, e encontrar qual a melhor máquina de fazer pão para o que você precisa e o que pode pagar exige um pouco de pesquisa. Para te ajudar com essa escolha tão importante, criamos um guia de compra com tudo que é preciso saber na hora de comprar uma panificadora doméstica e as melhores do mercado.

Recomendações

Antes de saber como escolher a melhor panificadora elétrica, confira as máquinas de pão que indicamos.

Escolha Premium

Esta é a máquina de fazer pão com maior peso disponível para massa, 1,2 kg. Ela demora menos de 2 horas para assar, e você pode salvar suas receitas em seus programas manuais ou automáticos. Tantas facilidades a tornam a opção mais cara.

Nossa recomendação

A panificadora da Britânia tem um bom preço e forma antiaderente. Nela você pode escolher se o pão ficará claro, médio ou escuro e entre 4 tamanhos diferentes. Não é inteligente como a versão Premium, nem é possível salvar receitas próprias.

Melhor para o seu bolso

Além de ser a mais barata, a panificadora da Mondial tem a maior quantidade de funções e um dos timers mais longos, até 15 horas de antecedência. Ela é fácil de limpar e tem um bom desempenho. Por outro lado, tem menos opções de tamanho do pão.

Itens que você também pode se interessar:

Para ficar mais fácil comparar as melhores máquinas de pão do mercado, confira esta tabela com as principais especificações.

Melhor Máquina de Fazer Pão

Índice

Mini Guia de Compra

Muita gente gosta de fazer pão em casa, ou adora o cheirinho de massa no forno e a sensação de saber exatamente o que está ingerindo.

Mas nem todos têm tempo de separar ingredientes, misturar, amassar, deixar descansar e depois acompanhar no forno o ponto exato da massa.

Aí entra o grande diferencial da máquina de fazer pão: A autonomia. Em uma era em que tudo é automático, desde lavagem de roupas até fritadeiras elétricas que dispensam óleo e desligam sozinhas, fazer pães, bolos, massas de pizza e até panetones não poderia ser diferente.

Se você realmente gosta de fazer várias receitas, o interessante é escolher uma panificadora elétrica que salve suas receitas personalizadas e te poupe repetir as mesmas preferências todas as vezes.

Se você é mais básico ou não quer investir tanto em um único eletrodoméstico, o modelo custo benefício que recomendamos provavelmente atenderá suas expectativas.

Panificadora Tramontina by Breville Pan Express – A máquina de fazer pão inteligente para personalizar receitas

A máquina de fazer pão da Tramontina é a opção mais completa, fácil de programar e com menu manual ou automático.

Ao comprá-la você terá 9 configurações que permitem receitas variadas, incluindo frutas, nozes ou outros ingredientes extras, além das opções sem glúten, crocante, geleias, massas e 3 cores diferentes de pão.

Outra facilidade é que você pode acompanhar o processo pelo visor, já que há uma luz interna.

Panificadora Multipane Britânia (Preta) – Todas as funcionalidades necessárias por um preço acessível

A panificadora da Britânia tem o melhor custo benefício, com 4 tamanhos e 12 programações para fazer desde pães e bolos até geléias, pudins, panetones e salgados.

Você pode escolher que seu pão fique claro, médio ou escuro, sem se preocupar com o ponto da massa nem com tempo de preparação.

Como a forma dessa máquina de pão é antiaderente, você não terá problemas durante a limpeza.

Panificadora Automática Master Bread Mondial – Mais funções, menos tamanhos disponíveis de forma

Embora seja a máquina de pão mais barata, ela é cheia de vantagens que também a tornam relevante.

Com um visual moderno e duas opções de cores, preta ou prata, a panificadora da Mondial tem painel digital e ajuste de cor do pão entre claro, médio ou escuro.

O timer dela é um dos mais longos, até 15 horas de antecedência, e dá para acompanhar o processo da receita sem abrir o aparelho, pelo visor de acrílico.

Ela tem um bom desempenho e faz todas as etapas sem ajuda. Outro ponto positivo é a forma antiaderente fácil de limpar.

Panificadora Multipães Multilaser – Mais fácil de limpar, menos pesos de massa

A panificadora da Multilaser tem tampa e forma removível, e tem um bom desempenho para preparar todo tipo de massas, pães e geleias.

Nela você poderá escolher entre três tamanhos de pão, e se quer que ele fique claro ou mais escuro.

Ela faz todo o preparo sozinha com 12 opções de preparação, sem necessidade de colocar a massa para descansar ou intervir em qualquer outra etapa.

O timer é um dos mais longos, o que é um grande ponto positivo ao considerar comprar a máquina de pão da Multilaser.

Panificadora Multipane Britânia (Branca) – Melhor custo benefício na versão branca

Semelhante à segunda máquina de pão que recomendamos e que representa o melhor custo benefício, as únicas diferenças dessa para a outra são a cor (branca) e o preço, que acaba sendo um pouco mais alto.

Como a opção em preto, ela é fácil de limpar e oferece várias vantagens, ainda que mais cara:

Guia completo do Comprador

Como Funciona a Máquina de Fazer Pão?

As panificadoras elétricas realizam todas as etapas de produção dos pães, bolos, roscas, massas em geral e até geléias, sem que seja necessário você interferir.

Basta colocar os ingredientes na máquina de fazer pão que ela mesma os misturará. O tempo de assar e ponto da massa dependerão da função que você escolher, do tamanho e peso da receita, se ele leva fermento ou não, entre outras variantes.

Por que comprar uma máquina de fazer pão?

As vantagens que te farão querer uma panificadora elétrica são várias:

  • As massas ficam prontas em poucas horas, bem mais rápido do que se você fizesse por conta própria em um forno comum;
  • Você pode programar a máquina para começar o preparo algumas horas antes do café da manhã e assim acordar com pães quentinhos sem precisar ir à padaria;
  • É um investimento na saúde, já que você pode controlar os ingredientes usados em cada receita, ideal para dietas sem glúten ou outras restrições;
  • Você não terá a sujeira que teria se fizesse o pão em casa, já que não precisa amassar a massa e deixar descansar;
  • Em apenas alguns meses, o que você gasta em pães e bolos industrializados paga o valor da máquina de pão.

 

Como Escolher a Melhor Máquina de Fazer Pão

Como Escolher uma Máquina de Fazer Pão?

Há diversas facilidades que a melhor panificadora elétrica pode ter:

Verifique o Timer

Uma das grandes vantagens de comprar uma máquina de fazer pão é não ter que se preocupar em misturar os ingredientes, amassar, deixar a massa descansar e o tempo de cozimento.

Para isso, as marcas investem em aparelhos que podem ser programados para começar a funcionar mesmo após 13 ou 15 horas.

Sendo assim, você pode colocar os ingredientes na noite anterior e programá-la para começar a preparação algumas horas antes de você acordar no dia seguinte.

O resultado é que quando você for tomar o café da manhã, o pão ou outra receita que você tenha escolhido estará quentinha e recém feita.

Observe os pesos de pão disponíveis

A verdade é que você nem sempre irá precisar fazer uma grande quantidade de massa, principalmente se morar sozinho, mas também haverá ocasiões em que irá querer servir amigos ou mesmo a família.

Para ter essa opção de escolha, as máquinas de fazer pão oferecem vários tamanhos, que variam entre 400 g até mais de 1 kg.

Talvez fique mais caro comprar uma panificadora elétrica com maior espaço de forma, mas com certeza compensa, já que esse é o tipo de aparelho doméstico que se usa por muito tempo e a diferença de valores é baixa.

Quanto mais funções, melhor

Embora todas as máquinas de fazer pão em teoria tenham o mesmo objetivo, as quantidades de funções variam de acordo com a marca.

Você irá encontrar aparelhos com entre 9 e 19 funções que dispensam qualquer configuração extra para determinadas receitas. Entre elas estão pão doce, sem glúten, macarrão, pizza, integral, rápido, em fermento, apenas assar, pão sanduíche, pão integral, geléia, bolo, entre outros.

Outra função interessante que você pode encontrar em uma máquina de fazer pão, embora seja comum nas panificadoras elétricas mais caras, é a de gravar receitas originais na memória.

Sendo assim, você pode personalizar tempo de cozimento, cor do pão, ingredientes extras e muito mais de acordo com seu gosto, e apenas selecionar essa opção na próxima vez que for fazer a receita, sem ter que configurar tudo de novo.

A melhor panificadora elétrica deve permitir escolha de cor do pão

Embora pareça um detalhe menor a ser observado durante a compra, para muitos faz toda diferença.

Talvez você goste de um pão mais dourado e crocante, ou o mais claro possível. O interessante é que a maioria das máquinas de fazer pão dão essa possibilidade de escolha, normalmente entre claro, médio e escuro.

Forma antiaderente e peças removíveis facilitam a limpeza

Sobra dizer que é sempre melhor optar por panificadoras elétricas que venham com formas antiaderente.

Isso porque você não irá querer economizar tempo de preparo da massa no aparelho, para depois gastar esse tempo desgrudando comida da assadeira.

A boa notícia é que a maioria das máquinas de fazer pão oferecem essa facilidade, mas é bom dar uma olhada no manual ou na descrição do produto no site do fabricante para ter certeza.

Observar se a tampa ou outras partes do aparelho são removíveis também é interessante, já que também é algo que facilita na hora de limpar.

Não se esqueça de ver se o tamanho se adapta a sua cozinha

Essa dica é tão óbvia que pode passar despercebida na hora de decidir qual a melhor máquina de fazer pão.

As medidas das panificadoras elétricas nem sempre estão na descrição dos ecommerce, nem mesmo do site do fabricante, então vale a pena baixar o manual do produto e verificar o tamanho.

Em especial se sua cozinha for pequena, ou se você já tinha outra máquina e está substituindo por outra que será colocada no mesmo lugar, errar nas medidas é algo frustrante e pode ser evitado.

Receitas para Fazer em sua Máquina de Fazer Pão

Como já mencionado, as panificadoras elétricas vão muito além de fazer só pão.

Sabia que dá para fazer bolo de chocolate sem nenhuma sujeira em 1 hora? Confira do canal Café Tecnológico:

Veja também a dica do site Panela Terapia para adaptar suas receitas caseiras para a máquina de fazer pão:

Conclusão

Agora que você viu o que deve ser levado em conta para saber qual a melhor máquina de fazer pão, deve ter percebido o porquê indicamos a Panificadora Multipane Britânia como o melhor custo benefício da categoria.

Ela tem funções o suficiente para as receitas mais variadas, permite escolher a cor do pão entre 3 tons, seu timer tem um limite razoável e ela se mantém por até 60 minutos aquecido em caso de interrupção da energia elétrica.

Além disso, ela é fácil de limpar e prepara massas com até 1,2 kg.

Em resumo, se você quer um produto que cumpre o mais importante de uma máquina de fazer pão por um preço razoável, este é o aparelho ideal.

Não deixe de ver também as outras panificadoras elétricas que indicamos, que são ótimas e tem visuais e tamanhos diferenciados.

 

E aí? O que achou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados