Qual é o melhor horário para tomar colágeno?

by Margareth

Qual é o melhor horário para tomar colágeno?

Se você tem mais de 25 anos, o colágeno que seu corpo produz naturalmente, está diminuindo. Manter uma dieta rica em proteínas e usar colágeno hidrolisado como suplemento alimentar, é uma ótima opção para repor o que o organismo perdeu com o passar dos anos.

Essa proteína é um dos principais componentes do tecido conjuntivo e crucial para órgãos, como: coração, pulmões, sistema digestivo, além de evitar o envelhecimento precoce da pele e fortalecer cabelos e unhas.

Portanto, o colágeno é uma combinação de saúde, estética e bem-estar. A suplementação dessa proteína é feita diariamente e a dúvida que costuma surgir, diz respeito a que horas tomar o suplemento. O melhor horário para tomar colágeno é pela manhã, após o treino, em lanches rápidos ou antes de dormir?

E a resposta é que o horário ideal para tomar o suplemento, tem muito a ver com seu ritmo de vida. 

Melhor horário para tomar colágeno

Não existe uma regra que estabeleça o melhor horário para tomar colágeno, estudos mostraram que a eficácia da suplementação, não está diretamente relacionada a uma hora específica.

Ou seja, o efeito do suplemento não vai diminuir se você tomar de manhã ou em um lanche da tarde, e não irá aumentar o efeito significativamente, se você tomar a noite. Porque até agora, não existe nenhuma pesquisa que mostre qualquer vantagem definitiva em tomar o colágeno hidrolisado em uma hora do dia, em comparação com qualquer outra.

O que você deve evitar é tomar o colágeno junto com grandes refeições, como almoço e jantar, isso porque, a grande quantidade de nutrientes dos alimentos, pode competir e diminuir a absorção do suplemento.

E não é indicado  tomar o suplemento na parte da manhã, de estômago vazio, se você tiver alguma sensibilidade gástrica. No entanto, essas duas questões não dizem respeito á um horário especifico.

Mas você vai precisar ter em mente, que a dose adequada, o uso contínuo e um colágeno hidrolisado de alta qualidade, podem fazer toda a diferença sim, nos resultados que você deseja obter, tanto na saúde quanto na estética.

É importante considerar, que de acordo com especialistas, o colágeno leva de 3 a 5 horas, para ser totalmente absorvido no corpo.

Sendo assim, como a hora do dia não tem efeito significativo na absorção do colágeno hidrolisado pelo organismo, você pode encontrar o seu momento ideal, e tornar o suplemento parte da sua rotina de alimentação diária. E escolher se você vai tomar o suplemento de colágeno hidrolisado, pela manhã, no lanche, após o treino, antes de dormir ou a qualquer hora.

Ao tomar pela manhã

A maioria das pessoas tomam o suplemento no café da manhã, e um dos motivos é que o colágeno hidrolisado combina facilmente com diferentes tipos de alimentos, sejam frios ou quentes. Então, você pode misturar o suplemento no café, em seu shake, ou mesmo em uma omelete ou panqueca. Já as cápsulas conseguem ser ainda mais práticas, e tomadas com uma bebida da sua preferência, ou água.

E a não ser que você tenha alguma sensibilidade no estômago, tomar o suplemento em jejum, ou durante e depois do café, não vai fazer diferença. Uma vez que, a maior parte da quebra das proteínas e sua absorção ocorrem no intestino delgado e não no estômago.

Ao tomar a noite

Algumas pessoas preferem tomar o suplemento à noite, por acreditarem que os aminoácidos serão melhores utilizados e absorvidos pelo organismo em repouso, o que irá favorecer os resultados.

No entanto, segundo especialistas, o colágeno tem demonstrado igual eficácia, quando tomado à noite ou pela manhã. Se você gosta de tomar um chá relaxante antes de dormir, a sua dose de colágeno pode ser uma opção. Sem esquecer, que tomar o suplemento junto com o jantar não é indicado.

Em lanches rápidos

O suplemento pode ajudar a prolongar a sensação de saciedade, quando consumido em seus lanches rápidos. Para isso, você deve combinar o colágeno hidrolisado em pó, com algumas fibras. Tomar somente o colágeno com água, não tem o efeito de diminuir a sensação de fome.

Após o treino

O colágeno hidrolisado ajuda no ganho de massa muscular, e ingerir o suplemento no pós-treino pode ser especialmente benéfico, para seus exercícios de força. Por ser um suplemento de proteína, ele ajuda no processo de recuperação e estimula a formação de músculos.

Em qualquer lugar

O colágeno pode ser tomado a qualquer hora do dia, e se a sua agenda está corrida, os sachês de colágeno hidrolisado em pó, cabem facilmente em uma bolsa, mochila ou até mesmo em seu bolso. E tudo o que você vai precisar quando der um tempinho, é abrir, misturar e beber.

Agora que você definiu o melhor horário para tomar seu suplemento, é importante conhecer um pouco mais sobre o colágeno, suas funções e os principais benefícios.

O que é colágeno?

O Colágeno é uma proteína produzida em grande quantidade e de forma natural, pelo corpo humano. Está presente nos órgãos vitais, e também nos músculos, ossos, intestino delgado e pele. Existem 28 tipos conhecidos de colágeno.

Os 3 tipos de colágeno mais pesquisados

Tipo I: representa 90% do colágeno no corpo humano, o melhor para a pele, e com uma função importante nos órgãos e ossos. Sua diminuição é responsável pela flacidez da pele e queda de cabelo.

Tipo II: é o principal componente da cartilagem, e de grande importância para o sistema esquelético, beneficiando diretamente as articulações e coluna.

Tipo III: geralmente encontrado com o tipo I, promove elasticidade da pele e fortalece os ossos. É o principal componente das fibras reticulares, dos vasos sanguíneos e da pele.

As funções do colágeno

O nome colágeno tem origem da palavra grega “kólla”, que literalmente significa “cola”. E sua função está diretamente relacionada a seu significado: fornecer suporte estrutural aos tecidos, manter a pele elástica e tornar possível unir células, músculos, ossos, tendões e ligamentos. Além de atuar como uma capa protetora dos órgãos sensíveis do corpo, como os rins. Com sua estrutura semelhante a uma fibra, essa proteína ajuda a tornar os tecidos mais fortes e resistentes.

O corpo diminui a produção de colágeno

O seu corpo é muito bom na produção de colágeno, desde seu nascimento até seus 25-30 anos de idade. São os fibroblastos, as células do tecido conjuntivo, que produzem e mantêm o colágeno no corpo. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, a função dos fibroblastos é afetada, e com isso a produção da proteína diminui e se torna fragmentada.

Com a perda de colágeno aparecem alguns sinais característicos do envelhecimento, com rugas, pele desidratada e flácida. 

Como você consegue aumentar o colágeno do corpo?

O seu corpo produz colágeno a partir de aminoácidos, por isso, é importante garantir proteínas em sua dieta: carne vermelha, suína, frango, peixes, frutos do mar. Sendo que em algumas partes do animal o colágeno é mais concentrado, como pele e articulações.

Para ajudar na síntese do colágeno, a vitamina C exerce um papel essencial, portanto, procure consumir alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo: laranja, acerola, goiaba, mamão, couve, brócolis, pimentão, etc.

Por que fazer suplementação de colágeno hidrolisado?

Porque dificilmente, você vai conseguir somente com alimentação, repor a quantidade necessária de colágeno para suprir a perda que acontece com o passar dos anos, e quanto mais você envelhece a produção natural cai significativamente. E o melhor passa a ser, combinar uma dieta de alimentos ricos na proteína, com a suplementação de colágeno hidrolisado. 

Por que tomar colágeno hidrolisado em pó?

A principal diferença entre cápsulas e pó é a quantidade da proteína, se uma colher de sopa tem 10 gramas de colágeno hidrolisado em uma cápsula geralmente é 2,5 gramas (4 comprimidos). As moléculas ao passarem pelo processo de hidrólise, são transformadas em partículas muito pequenas, o que facilita a digestão e absorção.

Os benefícios do suplemento de colágeno hidrolisado

Tomar colágeno hidrolisado é uma maneira eficaz de melhorar a massa muscular, aumentar a flexibilidade das articulações e ajudar no funcionamento do intestino.

Um dos benefícios mais conhecidos do suplemento é manter a pele saudável, hidratada e com maior elasticidade. Ao tomar colágeno hidrolisado você consegue reduzir o aparecimento de rugas, e recuperar a vitalidade da pele. 

A suplementação de colágeno, pode aumentar progressivamente a densidade mineral óssea, o que diminui os riscos de osteopenia e osteoporose. 

Conclusão

O colágeno vai diminuir com a idade, isto é fato. No entanto, um estilo de vida saudável, alimentação e exercícios, com uma suplementação adequada de proteínas, certamente pode retardar os sinais da idade, e promover saúde e bem-estar.

O horário que você tomar o seu suplemento, não irá interferir na eficácia dos resultados. Não tomar regularmente, vai.

Por isso, encontre o horário que funciona melhor para você fazer sua suplementação de colágeno e cuide-se!

Leave a Comment