Como tomar colágeno para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas

by Margareth

O colágeno vem conquistando cada vez mais pessoas, e principalmente, o público fitness. E isso tem a ver com dois fatores: ele traz benefícios significativos tanto para saúde, quanto para estética.

Essa combinação de tomar colágeno e ficar “bem por dentro” e “bonito por fora”, tem um efeito difícil de resistir. E tornou a suplementação de colágeno atraente, para quem busca se manter saudável no corpo e na aparência.

Tipos de colágeno

Para sua rotina de suplementação você vai encontrar 5 tipos de colágeno:

1.       Colágeno hidrolisado em pó

2.       Cápsulas

3.       Bebidas

4.       Barrinhas

5.       Gomas

Como tomar colágeno hidrolisado?

O pó é a forma mais popular de se tomar o suplemento de colágeno hidrolisado ou peptídeos. Você consegue a dosagem adequada, e de acordo com nutricionistas, por sua biodisponibilidade é facilmente absorvido pela corrente sanguínea, o que aumenta sua eficácia e benefícios.

Esse colágeno também é o mais fácil de ser incorporado em uma rotina diária, por ser facilmente misturado com outros alimentos, sejam eles frios ou quentes, e pelo fato do suplemento dissolver rapidamente em líquidos.

Portanto, você pode tanto beber quanto comer o suplemento, e o melhor horário para tomar o colágeno hidrolisado em pó, é a qualquer hora do dia. Mas a preferência de muitos, é na parte da manhã.

Procure um colágeno hidrolisado de boa qualidade, em geral eles são insípidos, assim o pó não vai alterar o sabor dos alimentos, e você vai esquecer que está tomando um suplemento alimentar.

Maneiras diferentes de tomar o suplemento, podem ajudar você a manter a consistência no consumo diário. Então é hora de aproveitar a versatilidade do colágeno hidrolisado, em suas receitas preferidas.

Confira algumas dicas práticas e saborosas de como tomar o colágeno hidrolisado

Colágeno no Café

O colágeno em pó, desde que de boa qualidade, não interfere no sabor e na textura do café, e se dissolve rapidamente na bebida quente. Você pode adicionar uma colher de sopa de colágeno hidrolisado a uma xícara de café, e mexer bem, ele vai se dissolver em cerca de 15 segundos. Café mocha ou café com leite, são apreciados e continuam sendo, com o colágeno.

Colágeno no Chá

Como os líquidos quentes são uma ótima forma de dissolver o colágeno hidrolisado, o chá de sua preferência, também vai ser uma boa opção para tomar o suplemento. E você pode tomar de manhã, à tarde ou como uma bebida relaxante antes de dormir. Adicione uma colher de sopa para uma xícara de chá.

Colágeno com Leite

Você pode misturar o pó de colágeno ao leite quente ou frio. E pode ser leite de vaca, castanha, coco, arroz, amêndoa, ou seja, o leite de sua preferência. E se quiser dar o efeito de um shake, adicione uma colher do suplemento em 250 ml/ 300ml de leite frio, e agite em uma squeeze ou garrafa shaker e agite, está pronto para beber.

Colágeno com Iogurte

Uma forma simples, prática e nutritiva de tomar colágeno hidrolisado, é misturar o pó no seu iogurte. É uma ótima opção no café da manhã, ou para os lanches rápidos da tarde. Iogurte grego e 1 colher de sopa do suplemento, combinam bem.

Colágeno no Suco

Da mesma forma que o suplemento é diluído com água, você dilui com sucos, como por exemplo, o suco de laranja, que também é uma fonte de vitamina C, e vai auxiliar na síntese do colágeno. A dose geralmente é 1 colher de sopa, para 250/300 ml do suco que você preferir.

Shake de proteína com colágeno

Em seu shake de proteína você também pode misturar, de uma a duas (10 a 20 gramas), do suplemento de colágeno hidrolisado. Com isso você tem duas fontes de proteínas diferentes, após um treino mais intenso, essa suplementação vai ajudar na recuperação dos seus músculos, e melhorar sua força física. O pó é uma boa opção, para você combinar com whey protein e proteínas à base de vegetais.

Smoothie com colágeno

Combine uma colher de sopa do pó de colágeno hidrolisado, com seu smoothie diário, é uma ótima maneira de misturar frutas, vegetais, e vários outros ingredientes, que você está acostumado a colocar em seu smoothie. Bater os ingredientes com o suplemento, vai ajudar para a bebida ter uma textura cremosa.

Colágeno no Kombucha

Quando você mistura o suplemento de colágeno hidrolisado com kombuchá, está combinando a proteína com fontes de probióticos e antioxidantes naturais. Vale observar, que os probióticos não interferem na eficácia do colágeno hidrolisado. Misture uma colher de sopa do suplemento em uma xícara de kombucha.

Nos ovos

Suplemento de colágeno hidrolisado combina muito bem com omelete. É só misturar uma colher de sopa nos ovos mexidos e fazer a omelete normalmente. Com o calor o pó é incorporado rapidamente, e torna o alimento ainda mais saudável. O suplemento também pode ser usado em quiches.

Com aveia

Se você costuma comer aveia na forma de um mingau cremoso, durante o preparo é só adicionar uma colher de sopa do suplemento hidrolisado, como parte dos ingredientes. O seu mingau vai ficar ainda mais cremoso e nutritivo.

Na sopa

As sopas quentes são uma ótima forma de tomar o suplemento, o pó se dissolve com facilidade e o valor nutricional aumenta. Misture de uma a duas colheres em seu prato de sopa, ou conforme a quantidade que você está fazendo, coloque uma quantidade maior direto na panela.

Arroz

Cozinhe arroz com 1 ou 2 colheres de colágeno hidrolisado, é só adicionar o pó na água do cozimento. Isso vai aumentar a nutrição, com aminoácidos essenciais que fazem parte da proteína.

 Além das nossas dicas , o suplemento de colágeno hidrolisado, pode ser misturado com outros alimentos que serão cozidos ou assados, como por exemplo: bolos, muffins, pães, biscoitos, panquecas, brownies, waffles, cremes, tortas, e outros que você mais gostar. Mas lembre-se, você não pode misturar colágeno hidrolisado em refrigerante.

Cápsulas ou Comprimidos de colágeno

As cápsulas de colágeno são extremamente práticas: fáceis de transportar, rápidas para tomar. Porém, como é o pó de colágeno transformado em comprimido ou gel encapsulado, será preciso verificar a dosagem fornecida pelo fabricante, para chegar na quantidade adequada do suplemento. A cápsula de gel tem maior biodisponibilidade do que os comprimidos.

As cápsulas podem ser tomadas com os líquidos de sua preferência, e combinadas com seus comprimidos de vitamina C e probióticos. Procure tomar os comprimidos com uma boa quantidade de líquido, aproximadamente um copo de água. E se você tem sensibilidade gástrica não deve tomar de estômago vazio.

A maior diferença entre o pó e as cápsulas, é a quantidade que você vai precisar tomar para ter uma dosagem eficaz. Muitas marcas de cápsulas possuem 500 mg de colágeno, se a dose indicada for de 2.5 gramas, serão necessários 5 comprimidos. Sendo assim, quanto maior a dose, mais fácil será o pó.

Colágeno líquido

O colágeno líquido vem na forma de bebida pronta, e como acontece nos comprimidos, em geral, a quantidade de colágeno é menor que a do pó. A maioria dessas bebidas apresenta de 3 gramas até 10 gramas de colágeno em sua composição.

Procure observar também, a fonte de colágeno na fórmula das bebidas, muitas opções contem colágeno marinho, em que é predominante os tipos I e II, e o ideal é a composição com os tipos I e III, por atender a maioria das necessidades do seu corpo.

O lado bom dessas bebidas, é que elas combinam sucos de frutas ou extratos de chá, que tornam o sabor agradável, são ótimas para viagens e quando geladas ideais no calor. A ressalva fica por conta das calorias vazias, que podem estar nos diferentes tipos de açúcares, e nos aditivos para saborizar essas bebidas.

E se for preciso consumir uma dose maior de colágeno, mesmo que os fabricantes destacam que o líquido é uma forma de aumentar a biodisponibilidade, essas bebidas podem não ser tão eficientes e econômicas. Principalmente, se comparadas com as gramas do pó de colágeno, misturado em um suco de morango natural, e uma dose de clorofila líquida.

Barrinhas de colágeno

As barrinhas de colágeno funcionam da mesma forma que as barrinhas de cereal ou proteína. A diferença é que uma barrinha possui proteínas de colágeno hidrolisado e as outras têm em sua composição proteínas lácteas, como soro do leite e caseína, ou, proteínas à base de vegetais, como soja, ervilha, arroz integral.

Entre as opções de barrinhas de colágeno no mercado, é importante observar a variação da quantidade de peptídeos hidrolisados na composição dos produtos. Em geral a maioria contém 2,5 gramas e algumas podem chegar até a 12 gramas de colágeno.

As barrinhas de colágeno vão ajudar em um lanche rápido, mantendo a saciedade. Muitas opções contêm nozes, castanhas ou amêndoas, algumas, têm pouco ou zero adição de açúcar.

Gomas de colágeno hidrolisado

As gomas mastigáveis são enriquecidas com peptídeos de colágeno, mesmo parecendo um “doce”, elas não têm gosto de doces. E para ter um benefício real da ingestão de colágeno, é preciso encontrar um produto de boa qualidade, que não adicione calorias extras, porque pode ser fácil comer mais gomas do que o ideal.

Ainda não tem uma grande variedade de opções disponíveis no mercado, e geralmente as gomas contém colágeno tipo I, na quantidade de 2,5 gramas em poucos sabores.

Entretanto, aqui a comparação da goma com o colágeno hidrolisado, deixa claro que o pó é a melhor opção, por trazer benefícios de forma mais eficaz, e pela economia. As gomas têm um preço bem elevado, em relação a quantidade que possuem de colágeno.

Quanto colágeno você deve tomar por dia?

É importante observar que tomar uma quantidade maior de suplemento alimentar, de qualquer tipo, não quer dizer resultados mais rápidos. Com base em benefícios para saúde, as doses de colágeno recomendadas são:

  • Pele: 2,5 a 10 gramas por dia
  • Músculo: 15 a 20 gramas por dia
  • Articulações: 2,5, 5 a 10 gramas por dia
  • Ossos: 5 a 10 gramas por dia.

Considere tomar um suplemento que contenha colágeno dos tipos I e III, ele vai atender a maioria das necessidades do seu corpo, independente do seu objetivo de suplementação. A dosagem pode aumentar, para até 30 gramas por dia, dependendo da condição a ser tratada, e do efeito esperado.

Quanto tempo demora para ver os resultados do colágeno?

O processo de renovação do colágeno no corpo humano é lento, e o tempo mínimo para você avaliar os efeitos da suplementação, na pele e no alívio de dores das articulações, é a partir de 8 semanas. Mas esse período pode ser maior, e chegar a 12 meses, para saúde óssea.

Tomar colágeno é seguro?

A suplementação adequada de colágeno é segura, mas o ideal é consultar e seguir as orientações de um nutricionista, para prescrever um suplemento de acordo com as necessidades do seu organismo e conforme os resultados que você pretende alcançar.

O que acontece quando você para de tomar colágeno?

O efeito da colagenase

Outro ponto importante, sobre como você toma colágeno, é saber que o corpo produz uma enzima que destrói constantemente o colágeno natural (colagenase). Ou seja, o colágeno não tem efeito duradouro. Portanto, a pergunta é: você alcançou os efeitos desejados?

Então, para conseguir manter, a suplementação vai ser para sempre. O que evidencia a necessidade de usar um colágeno de alta qualidade.

Leave a Comment