Monitor 4K – Entenda por que ainda vale a pena investir nesse tipo de monitor

by Carolina

Monitor 4K: Entenda por que ainda vale a pena investir nesse tipo de monitor

O monitor 4K e a tecnologia Ultra High Definition (UHD) devem substituir os monitores Full HD num futuro próximo.

Além de apresentar uma imagem muito mais realista, com cores mais vivas e melhor resolução, características que atraem consumidores, o preço desse tipo de monitor também está em queda.

É verdade que os melhores monitores ainda têm um preço elevado, mas você já pode encontrar opções mais baratas e acessíveis.

Mas como escolher o modelo certo e economizar?

Pensando nisso, preparamos esse artigo completo, com tudo que você precisa saber sobre o monitor 4K. Além disso, ainda te apresentamos as melhores opções do mercado, que cabem em todos os bolsos.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os melhores monitores 4K, vamos mostrar as nossas três principais recomendações:

Escolha Premium

Monitor Dell UltraSharp de 27” 4K U2720Q

Esse monitor Dell é uma ótima opção para quem trabalha com computador e deseja aumentar sua produtividade. Para isso, ele conta com os recursos Design Infinity Edge, gestão otimizada Dell Display Manager (DDM) e ainda permite ajuste de altura, além de inclinação e rotação da tela. Ele também possui 10 portas e conexões diferentes.

Nossa recomendação

Monitor LG 4K UHD Ultrawide 32UL750 32″

Nossa recomendação é o monitor LG com tela VA, taxa de atualização 60 Hz e tempo de resposta de 4s, que permite a transmissão de imagens com alta qualidade e precisão. Além disso, ele também conta com DisplayHDR 600, tecnologia AMD Radeon FreeSync e 2 alto-falantes estéreo. Porém, não conta com muitas funcionalidades que permitem a realização de trabalhos multitarefas.

Melhor para o seu bolso

Monitor LG 27″ UltraHD 4K 27UL500

Esse monitor é um dos mais simples da linha 4K da LG, mas possui um ótimo custo-benefício! Ele conta com tela IPS com HDR 10 e tecnologia AMD Radeon FreeSync, que garantem imagens nítidas e realistas. Ele ainda conta com tempo de resposta de 5ms e função Game Mode, desenvolvida para jogos FPS e RTS. Porém, ele não permite ajuste de altura e não possui porta USB.

Itens que você também pode se interessar:

Antes de conhecer as resenhas completas dos monitores 4K que selecionamos, confira esse resumo com as nossas escolhas.

O melhor monitor 4K

Tela IPS
Design Infinity Edge
Gestão otimizada com Dell Display Manager (DDM)
Tela inclinável e rotacionável
Tela VA com tratamento antirreflexo
DisplayHDR com 600 nits de brilho
Tecnologia AMD Radeon FreeSync
Ótimo custo-benefício
Tela IPS com HDR 10
Tecnologia AMD Radeon FreeSync
Tecnologia HDR10
Recurso Dynamic Action Sync
Alto falante com MAXXAUDIO
Tela IPS com antirreflexo
Retroalimentação de LED
8 portas e conexões de entrada

Mini Guia de Compra

O monitor 4K se diferencia por apresentar a tecnologia Ultra High Definition (UHD), que suporta imagens com resolução 4 vezes maior do que o monitor Full HD.

Na prática, isso significa que o monitor com tecnologia 4K é capaz de exibir imagens bem mais nítidas e com qualidade superior. Por isso, ele é um excelente aliado para o trabalho de profissionais de edição e fotos.

Além disso, embora não apresente tantas funcionalidades quanto um monitor gamer 4K, esse monitor também pode ser uma boa opção para os amantes de jogos.

No entanto, para escolher qual modelo comprar, você precisa conhecer as características que determinam a qualidade desse equipamento, tais como taxa de frequência, tempo de resposta, tamanho da tela, portas e conexões, entre outros.

Também é importante verificar se o monitor possui as características que atendem suas necessidades e se ele possui um preço compatível com o que você pode pagar.

Para te ajudar a entender tudo isso, analisamos abaixo as melhores opções de monitor com tecnologia 4K. Também preparamos o Guia do Comprador, localizado logo após as resenhas, com várias orientações para te ajudar a escolher o modelo certo!

Monitor Dell UltraSharp de 27” 4K U2720Q

A melhor opção para aumentar a produtividade

Esse monitor Dell foi desenvolvido especialmente para quem trabalha com o computador, já que oferece várias funcionalidades que prometem aumentar a produtividade do usuário.

Uma dessas funções é o Design Infinity Edge, que se refere ao design sem borda que permite a visualização de várias telas ao mesmo tempo. Esse monitor também oferece mais conforto e flexibilidade, já que ele pode ser inclinado e rotacionado. Além disso, ele possui base compacta e permite o ajuste de altura.

Esse equipamento também conta com o recurso Easy Arrange do Dell Display Manager (DDM), que facilita a visualização de programas lado a lado e até em diferentes monitores. O DDM ainda permite transições sem falhas, possui teclas de atalho, oferece relatórios de gestão para T.I., entre outros recursos.

Outra vantagem desse monitor é que ele conta com 10 portas diferentes, incluindo portas laterais de acesso rápido. Com relação à qualidade de imagem, não há do que reclamar.

A tela IPS, a profundidade de 1,07 bilhão de cores, a alta taxa de contraste e o excelente brilho tornam as imagens bem realistas.

Porém, o tempo de resposta desse monitor varia de 5 a 8 ms, o que pode ser considerado um pouco alto. Além disso, esse modelo possui um preço elevado.

Por isso, essa não é uma opção para gamers, mas é considerado uma ótima escolha para quem utiliza o computador como uma ferramenta de trabalho.

Lembrando que esse monitor tem 3 anos de garantia e conta com a assistência técnica da Dell, que é uma das melhores do mercado. Em função desses motivos, esse monitor Dell foi eleito nossa escolha premium.

Vantagens


Tela IPS
Imagens realistas com alto detalhamento
Design Infinity Edge
Gestão otimizada com Dell Display Manager (DDM)
Tela inclinável e rotacionável
10 portas distintas
3 anos de garantia

Desvantagens


Preço elevado
Tempo de resposta alto
Não é recomendado para jogos

Monitor LG 4K UHD Ultrawide 32UL750 32″

A melhor escolha para imagens e vídeos de alta qualidade.

Com 31,5” polegadas, tela VA com tratamento antirreflexo, taxa de atualização 60 Hz e tempo de resposta de 4s, fica mais fácil entender como esse monitor consegue transmitir imagens e vídeos com alta qualidade.

Esse desempenho também é influenciado pelo padrão de cores DCI-P3, que possui um 1 bilhão de tons disponíveis e ainda é usado na indústria cinematográfica.

Além disso, esse equipamento também conta com DisplayHDR com 600 nits de brilho e tecnologia AMD Radeon FreeSync, recursos que aumentam a qualidade das imagens visual e estruturalmente.

Esse monitor também conta com a função OnScreen Control, que facilita a customização da tela e ainda permite a visualização de 2 janelas ao mesmo tempo.

Sua utilização se torna mais fácil com as 7 portas de conectividade disponíveis, incluindo saída para fone de ouvido, e com sua flexibilidade.

Afinal, esse modelo também pode ser inclinado e permite o ajuste de altura. Outra vantagem desse modelo é que ele possui 2 alto-falantes estéreo.

No entanto, esse monitor ainda possui um preço elevado, não pode ser rotacionado e não possui tantas funcionalidades que facilitam a abertura de páginas simultâneas e trabalhos multitarefas, como o modelo Dell.

Além disso, ele tem apenas um ano de garantia e, embora tenha um tempo baixo de resposta, não pode ser considerado o melhor monitor gamer do mercado.

Mesmo assim, esse monitor entrega boas imagens, permite a realização de trabalhos gráficos e com vídeos e é considerado um excelente investimento para quem quer desempenho. Por isso, esse monitor LG é a nossa recomendação de compra.

Vantagens


Tela VA com tratamento antirreflexo
Taxa de atualização 60 Hz
Tempo de resposta de 4s
Padrão de cores DCI-P3
DisplayHDR com 600 nits de brilho
Tecnologia AMD Radeon FreeSync
Função OnScreen Control
7 portas para conectividade disponíveis
Tela inclinável
Ajuste de altura
2 alto falantes estéreo

Desvantagens


Preço elevado
Não conta com muitas funções que aumentam a produtividade
Tela não pode ser rotacionada
Apenas 1 ano de garantia

Monitor LG 27″ UltraHD 4K 27UL500

O monitor com melhor custo-benefício

Apesar de ser considerado um dos monitores 4K mais simples da LG, esse modelo entrega uma ótima qualidade de imagem por um preço bem mais atraente.

O que chama atenção nesse modelo é sua tela IPS com resolução UHD 4K, HDR 10 e uma excelente cartela de cores, com cobertura de 98% do espectro sRGB.

Além disso, esse monitor também conta com a tecnologia AMD Radeon FreeSync, que garante imagens mais precisas, sem cortes ou repetições. Todas essas características garantem uma imagem com cores mais intensas e vivas, além de um ótimo brilho e contraste.

Esse modelo também conta com a função OnScreen Control, que facilita a customização do equipamento e ainda permite a visualização de duas telas ao mesmo tempo.

Ele também se diferencia por apresentar uma taxa de resposta de 5ms e função Game Mode, desenvolvida para jogos FPS e RTS, melhorando as configurações do jogo.

Por isso, embora não ofereça as mesmas vantagens de um monitor gamer, ele oferece uma excelente experiência para quem também procura um bom monitor para jogar.

Porém, antes de comprar, veja se seus pontos negativos desse modelo vão prejudicar seu uso. Suas maiores desvantagens é que ele não permite ajuste de altura e conta com apenas 4 entradas.

Além disso, ele possui apenas um ano de garantia. Para completar, diferentemente de outros monitores mais modernos, ele não possui nenhuma conexão USB, nem mesmo o USB-C.

Se essas desvantagens não forem um problema para você, então esse monitor possui um excelente custo-benefício para um modelo 4K. Por isso, ele é considerado a melhor opção para o seu bolso.

Vantagens


Ótimo custo-benefício
Excelente qualidade de imagem
Tela IPS com HDR 10
Cobertura de 98% do espectro sRGB
Tecnologia AMD Radeon FreeSync
Função OnScreen Control
Taxa de resposta de 5 ms
Função Game Mode

Desvantagens


Não permite ajuste altura
Possui apenas 4 portas
Não conta com nenhuma porta USB
Possui apenas 1 ano de garantia.

Monitor LG Ultra HD 4K 32UN500 31.5″ HDR10

Ótima opção de monitor barato para jogos

Esse monitor conta com várias funcionalidades que o tornam bem interessante para quem gosta de jogar, assistir e editar vídeos.

Para começar, ele conta com tela VA com tratamento antirreflexo, tecnologia HDR10 e suporte DCI-P3, que garante a profundidade de mais de 1 bilhão de cores.

Essas características permitem a transmissão de imagens com cores vivas, precisas e de excelente qualidade.

Mas não é só isso. Para criar uma experiência de jogo mais imersiva, esse monitor conta com tecnologia AMD Radeon FreeSync, tempo de resposta de 4ms e taxa de atualização de 60 Hz, características que tornam os movimentos mais fluidos e rápidos.

Além disso, esse modelo permite a redução do atraso de input em função do recurso Dynamic Action Sync, que facilita a reação no jogo em tempo real.

Esse monitor ainda conta com a função Black Stabilizer, que permite a calibração das cores preto e branco, facilitando a visualização dos movimentos no jogo.

Além de todas essas características, esse monitor LG também conta com suporte One-Click, que permite o ajuste de inclinação da tela. Para completar, esse possui alto-falante com MAXXAUDIO e entrada para fone de ouvido.

No entanto, ele apresenta os mesmos problemas do monitor anterior, ou seja, possui apenas um ano de garantia, não permite o ajuste de altura, tem poucas portas de entrada e não tem nenhuma porta USB, bem mesmo a USB-C.

Apesar disso, esse modelo apresenta boas configurações e um ótimo custo-benefício para quem gosta de jogos. Por esse motivo, caso suas desvantagens não sejam um problema para você, então ele pode ser considerado um ótimo investimento.

Vantagens


Bom custo-benefício
Tela VA com tratamento antirreflexo
Taxa de atualização 60 Hz
Tempo de resposta de 4ms
Padrão de cores DCI-P3
Tecnologia HDR10
Tecnologia AMD Radeon FreeSync
Recurso Dynamic Action Sync
Função Black Stabilizer
Suporte One-Click
Alto falante com MAXXAUDIO
Entrada para fone de ouvido

Desvantagens


Não permite ajuste altura
Possui apenas 4 portas
Não conta com nenhuma porta USB
Possui apenas 1 ano de garantia

Monitor HP Z32 31,5”

Ótima opção de monitor para uso profissional

Se você procura um monitor com alto desempenho para criar projetos e desenvolver trabalhos, então precisa conhecer esse monitor!

Ele já se destaca pelo seu design moderno e linhas finas, bem diferentes dos modelos anteriores. Além disso, ele conta com tela IPS com antirreflexo, retroalimentação de LED e função antiestática.

Outra vantagem desse monitor é que ele possui diferentes controles de tela, tais como gerenciamento, PIP, cor e imagem, bem como taxa de frequência vertical de até 60 Hz e horizontal de até 135 Hz.

Tudo isso permite a transmissão de imagens mais realistas, com alta nitidez e cores vibrantes. Esse monitor também permite a visualização de documentos e páginas com menos rolagem, tornando seu uso mais confortável.

Para completar, esse modelo conta com várias certificações internacionais, como a Microsoft WHQL, suporte VESA e a tecnologia Plug and Play, que permite a leitura automática de periféricos. Falando nisso, esse monitor possui 4 conectores de entrada e 3 portas USB, incluindo USB-C e mini DisplayPort.

No entanto, o monitor HP possui um preço muito elevado. Apesar disso, ele não permite ajustes de altura ou inclinação e possui um tempo de resposta de 14 ms, considerado alto. Por isso, não é recomendável utilizar esse monitor para jogos.

Outra desvantagem é que esse monitor tem apenas 12 meses de garantia e não conta com outras funcionalidades como o monitor Dell, por exemplo, que está na mesma faixa de preço.

Porém, esse monitor LED HP faz sucesso entre os compradores em função de sua qualidade, eficiência e durabilidade. Por todos esses fatores, vale a pena investir nesse modelo apenas no caso de uso profissional.

Vantagens


Tela IPS com antirreflexo
Retroalimentação de LED
Função estática
Imagens realistas com alta nitidez e cores vibrantes
Design moderno
Controle de tela
Possui certificações internacionais
Tecnologia Plug and Play
8 portas e conexões de entrada
Qualidade e durabilidade

Desvantagens


Preço elevado
Tempo de resposta alto
Não é recomendado para jogos
Apenas um ano de garantia

Guia do Comprador

O que é um monitor 4K?

O monitor 4K se diferencia por suportar um número maior de pixels na tela em comparação ao monitor comum. Isso é possível graças a tecnologia Ultra High Definition (UHD), também conhecida como Ultra Alta Definição, que suporta imagens com resolução de 3840 pixels de largura por 2160 pixels de altura.

Ou seja, a área total de imagem é de aproximadamente 8 milhões de pixels. A título de comparação, a tela Full HD, considerada de alta definição, possui 1920 largura por 1020 pixels de altura, resultando numa área de 2 milhões de pixels.

Isso significa que o monitor 4K tem 4 vezes mais pixels do que a tela de um monitor Full HD! Mas será que isso faz diferença em termos práticos?

Sim, faz muita diferença! Em função da quantidade de pixels disponíveis na tecnologia 4K, o monitor é capaz de exibir imagens bem mais nítidas e com qualidade superior.

Essa característica também tem permitido que as empresas de tecnologia consigam fabricar monitores cada vez maiores, já que o número elevado de pixels disponíveis evita a perda de qualidade e da imagem.

Por esses motivos, o monitor 4K sempre aparece nas listas de melhores monitores do mercado. Além disso, tudo indica que ele vai se tornar o modelo padrão de alta definição do futuro.

Quais as vantagens e desvantagens do monitor 4k?

Conforme explicamos anteriormente, o monitor de ultra alta definição oferece imagens com qualidade, clareza, nitidez e vivacidade superiores. Por isso, ele é um excelente aliado para o trabalho de profissionais que atuam na área de edição e fotos.

Até mesmo designers gráficos podem aproveitar a tecnologia 4K para criar projetos e conferir a versão final do conteúdo com a qualidade que será entregue ao cliente.

Além disso, por conta dessa tecnologia de ultra alta definição, esse monitor também pode ser uma boa opção para quem gosta de jogar.

No entanto, se esse for o seu objetivo, nossa recomendação é que você conheça o monitor gamer 4K, que conta com características específicas para garantir a qualidade de imagens em movimento, fator importante para os gamers.

Bom, até agora só falamos das vantagens desse monitor, mas será que ele tem algum ponto negativo?

Sim, ele tem. Na verdade, suas desvantagens estão relacionadas, sobretudo, ao preço elevado e a necessidade de adquirir acessórios apropriados para esse equipamento.

Isso ocorre porque o uso desse aparelho exige a compra de um cabo HDMI específico, pelo menos na versão 1.4.

Além disso, a função 4K só poderá ser utilizada se a sua CPU for equipada com uma placa de vídeo UHD. Caso contrário, não vale a pena comprar esse monitor, já que você não poderá usar a função 4K.

É claro que existe a opção de comprar a placa de vídeo à parte e instalar. No entanto, isso também exige um investimento.

Portanto, esse tipo de monitor é sim excelente investimento, mas é necessário verificar as questões citadas acima antes de comprar.

Qual a diferença entre monitor 4K e TV 4K?

Embora os dois aparelhos suportam imagens 4K, é importante lembrar que uma TV não deve ser usada como monitor.

Muita gente opta por um aparelho de TV, por ser mais barato, por contar com vários aplicativos e por apresentar uma aparente versatilidade. Ou seja, ela pode ser usada tanto como televisão, quanto como monitor.

No entanto, as pessoas esquecem que a TV não é fabricada para ficar próximo aos olhos, nem oferece proteção para pessoas que passam muitas horas na frente do computador.

Por outro lado, apesar de ter um uso restrito, já que só pode ser utilizado conectado ao hardware, o monitor conta com recursos para reduzir o cansaço da visão. Por isso, ele é o mais indicado para a montagem de um setup ou escritório.

Critérios de compra: Como escolher um monitor 4K?

Para entender como escolher o melhor monitor, recomendamos os critérios de compra apresentados abaixo:

  • Tamanho da tela: Essa característica depende da sua preferência pessoal e espaço na mesa. Porém, para ter mais conforto durante longas horas de uso, nossa recomendação é que a tela tenha no máximo 27 polegadas;
  • Tipo de painel: O monitor pode contar com um painel de cristal do tipo IPS, VA ou TN. O IPS é mais indicado para edição de fotos e vídeos; o VA, para quem procura alto contraste; e o TN, possui o menor tempo de resposta;
  • Tempo de resposta: Para jogar ou assistir filmes, o ideal é que o tempo de resposta do monitor seja de 1 a 5 ms;
  • Taxa de atualização: Pode variar entre 60 e 244 Hz. De forma geral, quanto maior, melhor. Porém, monitores 60 Hz já são suficientes para trabalhar com gráficos e assistir filmes;
  • Conectividade: O monitor 4K conta com portas HDMI e DisplayPort, mas a versão dessas portas pode variar de acordo com a fabricante. Além disso, é importante verificar o número e o tipo de portas USB disponíveis;
  • Recursos extras: É importante verificar se o monitor conta com tecnologias FreeSync da AMD e G-Sync da NVIDIA, alto-falantes e entradas para fone de ouvido, entre outros recursos extras. Essas características fazem a diferença no desempenho do equipamento.

Conclusão

O monitor 4K se tornou objeto de desejo para muitos profissionais e até gamers que buscam imagens mais nítidas, com riqueza de cores e detalhes superiores à qualidade oferecida pelo monitor Full HD.

Além disso, ele ainda pode ser encontrado em diferentes versões, que variam de acordo com o tamanho da tela, tempo de resposta, taxa de frequência, conectividade, entre outros parâmetros.

Por isso, não importa qual o seu objetivo e orçamento: é possível encontrar o modelo ideal para você!

Porém, apesar da variedade disponível no mercado, nossas análises indicaram que o Monitor LG 4K UHD Ultrawide 32UL750 32″ é a melhor escolha.

Ele se diferencia por apresentar funcionalidades como tela VA, tempo de resposta 4 ms, DisplayHDR 600 e tecnologia AMD Radeon FreeSync, entre outros recursos.

Em função disso, esse monitor é considerado um bom investimento para quem procura um bom desempenho, até mesmo para editar vídeos, projetos e imagens.

F.A.Q.

Leave a Comment